domingo, 28 de fevereiro de 2010

Quaresma vai ajudar seminários diocesanos

A renúncia dos fiéis nesta Quaresma 2010 em Bissau está orientada para os seminários, na diocese de Bissau. Até a data os seminários foram apoiados por benfeitores das comunidades irmãs da Europa e da América do Norte.
Segundo um documento mensagem de Dom José Câmnate Na Bissing, o Ano Sacerdotal é uma oportunidade para que os cristãos ajudem materialmente e espiritualmente a casa que forma os futuros padres.
Ano passado a renúncia quaresmal ajudou o Hospital de Cumura, para comprar medicamentos para portadores de HIV-SIDA, tendo colectado 1.206.425 FCFA calculado em cerca de 1.500 USD.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NUNCIO APOSTOLICO VISITA GUINÉ-BISSAU

Dom Luis Mariano Montemayor estará de visita a Guiné-Bissau dos dias 6 a 12 de Março de 2010. O diplomata é representante do Papa para Guiné-bissau, Cabo-Verde, Mauritânia e Senegal, onde reside.
Durante a visita, dom Luís vai se fazer acompanhar do Sub-Secretário da Propaganda Fide, Padre Massimo Cenci, PIME, e farão visitas aos Seminários, à Casa de Formação diocesana, bem como em algumas obras sociais, tanto em Bissau, como em Bafata.
Pelos Seminários, o padre Bernardo Gomes, reitor do Seminário Maior de Guiné-Bissau, exprimiu a sua satisfação, opinando que a presença reforça a unidade da Igreja. O seminário de Bissau tem 9 anos de existência e é a primeira vez que recebe a vista do actual Núncio Apostólico.
Dom Luis Mariano Montemayor é argentino de nacionalidade, está no cargo desde 2008. A última visita que fez ao país foi por ocasião da tomada de posse do Presidente da Republica fazendo-se acompanhar pelo delegado do Papa ao evento.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Caritas lusofonas na Guiné-Bissau

A Caritas da Guiné Bissau vai acolher fórum de Caritas dos países de língua portuguesa nos dias 26 a 2 de Maio de 2010, em Bissau. Segundo Ir Lourdes directora da Caritas em Bissau já 5 delegações confirmaram presença.
Os agentes de Caritas já começaram os preparativos, num programa que contará com a participação da organização nas comunidades e paróquias.
A Cáritas de Bissau coordena uma das maiores redes de assistencia social em quase todo o país, com ajuda de parceiros nas áreas de saúde, educação e direitos humanos. O evento é esperado para dinamizar este serviço de assistencia. Entre os confirmados estão Angola, Momçambique e Portugal

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jubileu em Farim

Casal de italianos Ensa Misi e Paolo di Paulo ofereceram um dispensário em Guiné-Bissau, na localidade de Farim, assinalando os seus 50 anos de matrimónio. “A ideia de servir a comunidade com este gesto nasceu da amizade que temos com os Padres Oblatos que ali trabalham”, justificaram.
Di Paolo e Misi estão casados desde 1958 e são pais de três filhos, conheceram Guiné-Bissau em 2006. Para celebrar as suas bodas dedicam aos mais necessitados a sua aliança. Assim, numa placa lê-se o convénio e o motivo da dedicação.
O gesto que é considerado original vai custar dos seus esforços cerca de 10.000 euros. Dom José Bispo de Bissau elogiou a iniciativa, como um acto de caridade exemplar do casal cristão.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bolama está isolada

A afirmação é do padre Jorge Carlos Soares que vive a 9 anos na Ilha de Bolama, onde além do trabalho de catequese desenvolve uma intensa actividade social na alfabetização e uma escola do pré ao Liceu complementar 10 e 11ª Classe.
Para padre Jorge, as pessoas recusam-se a ir a Bolama quando são indicadas para irem servir a comunidade como professores e a par disso, o estado não tem politicas de incentivo, às pessoas: “Puxa-se tudo para Bissau e esvazia-se a comunidade”, reclamou.
A Guiné-Bissau é um país com 36.125 kilometros quadrados dos quais 1.500 Kilometros quadrados é insular. O acesso às localidades das Ilhas se faz geralmente de canoas, havendo ainda muito pouco investimento no transporte fluvial. Além de Bolama estão também outras comunidades como o Bubaque, onde está uma comunidade de Irmãs Consolatas e padres do PIME.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quaresma da fidelidade

O tema é um apelo dos Bispos da Conferencia Episcopal que para as comunidades, no âmbito do ano sacerdotal na Quaresma 2010. Segundo o episcopado, a quaresma é um caminho de fidelidade para todo cristão.
Falando aos nossos serviços de informação dom Pedro Zilli indicou que em relação ao Jejum e abstinência o documento lembra directamente aos fiéis que um sinal de conversão é deixar para traz o que degrada a vida pessoal e família. “Os bispos pedem que na quaresma, os fiéis se abstenham do consumo do álcool”, exemplificou.
A Guine - Bissau é um país com temperaturas altas. O consumo de álcool mesmo em quantidades menores, para outros pontos do planeta, altera muito a pessoa o que aumenta o risco de violência no lar sobretudo para as famílias de baixa renda.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mais um ano ao serviço da paz

A Emissora Católica da Guiné-Bissau, Radio Sol Mansi, RSM, completa mais um ano de vida. A estação nasceu em 2001, questionando o valor das rádios durante o conflito armado, em Massoa, sob a liderança do padre Davide Sciocco, seu actual director.
Segundo responsável, a reacção da comunidade foi de prontidão, “se a rádio foi usada para favorecer a guerra, porque não fazer uma rádio para favorecer a paz”? Na pequena comunidade onde trabalhava a “Sol Mansi” deu os primeiros passos com um pequeno emissor de 250 Watt, com uma grelha de programas que reunia todas as sensibilidades: Evangélicos, Islâmicos e vários grupos étnicos, passando a chamar-se “Rádio da paz”.
Em 2008 começou um projecto de expansão para todo o território nacional e deslocando-se para Bissau e instalou um estúdio na diocese de Bafatá.
Olhando para frente, o padre opinou que a paz é ainda o grande desafio do desenvolvimento. No editorial da “Rádio Sol Mansi”: “Não se pode parar é preciso continuar a sonhar,”defendeu.
A festa edição 2010 da RSM será sábado a partir de Bissorã, Zona Norte de Guiné-Bissau com os ouvintes.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SAHEL homenagea bispo emérito de cabo verde

A Fundação João Paulo II para o Sahel, fundação dedicada a combater a pobreza e a desertificação homenageou Dom Paulino Evora bispo emérito de Cabo-Verde na sua reunião ordinária, em Cabo Verde. A homenagem lembrou o desempenho do bispo, desde a sua fundação em 1984.
Pela comunidade cristã da Guiné - Bissau faz parte do conselho o bispo de Bafata, Dom Pedro Zilli. Para o bispo, o Sahel é uma rede de solidariedade e os participantes não olham apenas para as suas comunidades, mas procuram sintonizar e partilhar. Uma característica da Fundação é sua abertura às diferentes religiões dos habitantes, servindo como um instrumento de diálogo inter-religioso.
Os países do SAHEL são Burkina Faso, Cabo Verde, Chade, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Nigéria e Senegal.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Direitos humanos ocupam agentes de pastoral

A frente de serviço tem a facilitação da FEC (Fundação de Evangelização e Cultura) e reúne 5 organismos: Comissão de Justiça e desenvolvimento e direitos humanos; Comissão de Adolescência e da juventude; Comissão Interdiocesana de Educação e ensino, Rádio Sol Mansi e Fera de Possibilidades Nhabijões de Bafata.
Sob cuidados financeiros da Caritas Alemã, o projecto começou a ser implementado este ano. Segundo padre Marcos pela comissão da Juventude já foi feito o primeiro encontro nos dias 15 a 17 de Janeiro. A experiencia, segundo o padre permite uma melhor articulação da mensagem social da Igreja, abrindo novos espaços de diálogo entre as pessoas, na redescoberta do mandamento do amor.

Carnaval homenagea Dom Setímio

Bissau todas as tardes mais parada desde o sábado, com avenida principal do Aeroporto ao centro da cidade paralizada, para o tradiocional festa do carnaval.
Os cerca de 10 grupos que desfilaram na Edição 2010 na paróquia na Paróquia de Santo António de Bandim, na cidade de Bissau lembraram a figura de Dom Sétimo Ferrazzeta, no tema "trabalhemos pela paz, justiça e reconciliação". Dom Setimio, o primeiro bispo da Guiné Bissau(1977-1999), franciscano italiano, foi um homem muito dedicado e corajoso, que se tornou a única autoridade moral durante a guerra de 1998. A sua personalidade está ligada a imagem moral da Igreja local sempre solicitada para as questões do país.
Os grupos em várias alegorias encenaram a fome a miséria dos mais pobres proclamando a necessidade da palavra da fé para justiça e paz entre os homens. Os júris consideraram a temática muito actual para o momento do país.
Na vida pública, Dom Sétimo é, a partir de 27 de Janeiro 2010, nome da avenida que era conhecida como "estrada da granja", indicado pelas Autoridades Públicas da Guiné Bissau pelo reconhecimento do seu trabalho.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Caritas reforça acções sobre hiv/sida

O programa da Caritas da Guiné-Bissau, denominado "Sida Service" reforça acções durante o Carnaval, com objectivo de informar, educar e sensibilizar os jovens. A actividade tem como objectivo contribuir para a mudança de comportamento e acontece nos dias 13 a 16 de Fevereiro, em Cachungu, das 20h às 00h.
O evento conta com atractivos juvenis como passagens de modelos, música e dança, tem por base difundir a mensagem de luta contra a sida nos moldes defendidos e apresentados pelo grupo temático fidelidade e abstinência, em favor do próximo.
Os grupos que se a apresentam concorrem a prémios. Segundo Emanuel Gonçalves Pereira, coordenador, pelo menos 7 grupos participam dos trabalhos.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Brasileiros formam padres na Guiné

Padre Lauro Sergio Barbosa e padre Videlson Teles Menezes terminaram presença na Guiné-Bissau, ao serviço da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, depois de cerca de 20 dias de serviço no Seminário Maior da Guiné-Bissau.
O Seminário Maior de Teologia e Filosofia abriu as suas portas em 13 de Outubro de 2001, mas com dificuldades de professores. Através dos bispos da Guiné-Bissau, o grito chegou ao Brasil e a igreja brasileira assumiu a responsabilidade de enviar professores para ajudar na formação académica dos alunos.
O Lauro Sergio trabalhou em Dogmática e Videlson em Escritura. O acordo, entre as duas comunidades Brasil e Guiné-Bissau, teve inicio no ano Lectivo 2004/2005 com a presença do padre Gervásio Queiroga de Qeuiroz. Até a data já fez parte da equipa o Bispo José António Peruzzo, Bispo de Palmas - Francisco Beltrão, que ensinou Sagrada Escritura (Sinópticos), no ano académico 2005-2006.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Partilha de experiencia é o sentido do carnaval católico

A afirmação é de Casimiro Jorge Cajucan, coordenador da Comissão da Juventude e Adolescência para Bissau e membro da comissão organizadora do Carnaval Católico Edição 2010. “O carnaval, maior manifestação cultural do país, tem que exprimir a riqueza cultural das nossas diferentes etnias”, disse.
Segundo o responsável esta foi a ideia que inspirou a proposta do carnaval organizado pelos jovens cristãos católicos. A primeira edição foi feita no ano 2000 e foi articulada pela Irmã Inês e o jovem Calô. Depois de 9 anos o evento cresceu e tem oferecido alternativas à comunidade guineense que muitas vezes lhe chamam “verdadeiro Carnaval”. Porém, para a organização a maior dificuldade, para o Casimiro é encontrar os patrocinadores que não os atendem por falta de espaço para comercializar seus produtos. “O nosso objectivo é outro, é evangelizar”, defendeu. Enquanto isso, a realização tem em mãos, pela evangelização, aproximar a realização a jovens de outras confissões religiosas, coisa que poderá acontecer no próximo ano, depois que se abrirem caminhos de aproximação com a assembleia que se espera realizar, nos próximos dias, “vamos contar pelo menos com a juventude evangélica”, estimou.
O carnaval católico parece uma experiência única e constitui para a Igreja de Bissau, uma conquista uma pastoral a preservar.

Bispo é uma providência para o país

A tese é do padre Domingos Cá, vigário geral da Diocese de Bissau, convidado a pronunciar-se sobre os 10 anos de ministério de Dom José Câmnate na Bissign, na Diocese de Bissau.
Segundo o presbítero, o bispo começou o seu ministério no ano 2000, quando se vivia um clima de instabilidade, facto que inspirou a escolha do seu lema episcopal: "Felizes os construtores da Paz", no ano de 2000. Para o padre Cá, o momento mais forte de empenho foi aquando dos acontecimentos políticos de 2003, quando dom José Camnate foi chamado para chefiar a comissão técnica “ad hoc”, até ao governo de transição. O bispo emprestou o seu génio conciliador como palavra de esperança para o povo. “Isso é uma providência de Deus!”, exclamou. Padre Domingos Cá é vigário da diocese desde que dom José ascendeu ao cargo de serviço de bispo; ele
olhando para frente, apontou esperançoso que os desafios ainda se impõe na senda do diálogo e da reconstrução do país, para deixar-se definitivamente para atrás as contradições, para a construição de uma sociedade justa com ajuda e carisma do bispo, por isso rezou: “ Neste dia pedimos força e bênção de Deus para ele”.

Biografia de Dom José Camnate na Bissing
Dom José Camnate na Bissign é o primeiro bispo guiniense; nasceu em Binduro, em Mansoa no dia 28 de Maio de 1953, filho de Matcha Bechala na Bissing e de Bama na Mbadé. Frequentou a escola em Catió e depois em 1965 em Bafata fez a 4ª classe, até entrar no seminário menor em 1969. Em 1971 deixou Bafatá e veio para o Seminário de Bissau frequentando curso geral e complementar no Liceu Honorário Barreto. No ano lectivo 1974/75 foi professor de Português e história no Boé (escola agrícola). Em 1976 viajou para a União Soviética, como representante do Liceu, no mesmo ano ingressou no Seminário de Sebikotane, no Senegal, onde frequentou os Cursos de Filosofia e Teologia.
Em 12 de Julho de 1981 foi ordenado diácono e em 31 de Dezembro de 1982, no Estádio de Lino Correia, era ordenado Sacerdote por Dom Settimio. Nos anos de 1984 a 1986 cursou Pontificia Universidade Urbaniana, em Roma, o Curso de Teologia Moral e em 1991 foi nomeado Secretário particular do então bispo diocesano, de Dom Settimio e no mesmo ano serviu a diocese como Vigário Pastoral.
Em Janeiro de 1999 com a morte de Dom Setímio Ferrazzetta foi escolhido como Administrador Apostólico da Diocese da Guiné-Bissau, cargo que desempenhou até ao anúncio da sua nomeação como bispo da diocese, a 18 de Novembro de 1999, vindo a sagrar-se no dia 12 de Fevereiro de 2000.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Palhota de oração revigora Ano Sacerdotal

Mais de 5 mil jovens das paróquias de Bissau reuniram-se em oração, nesta 4ª Feira, no fim do dia na Paróquia de Santo António de Bandim. Palhota, (termo guiniense que designa lugar de reunião) é uma oportunidade de intercâmbio espiritual que acontece uma vez em cada mês, com realização nas diferentes comunidades, ficando, a organização a cargo da comunidade que acolhe.
A reunião sustentada foi pela reflexão eucarística e por vários louvores que permitiram a vivencia do Ano Sacerdotal que a igreja universal está a viver. Na Diocese de Guiné - Bissau o nome dos presbíteros está distribuído nas comunidades e estas rezam diariamente por eles, como seus afilhados.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Igreja faz carnaval

Juventude de Bissau sai a rua nos próxmos dias para festa do carnaval edição 2010. O evento é uma organização da Pastoral Juvenil da Diocese de Bissau, no sector de Bissau. Os grupos juvenis estão a ultimar os preparativos para o desfile. Segundo a organização, a idéia do evento nasceu com a finalidade de propor uma alternativa de estilo ao carnaval oficial. "Pensamos que há valores a proteger e por isso decidimos fazer a nossa proposta". Este ano a festa acontece no dia 13, na Paróquia de Santo António de Bandim, na cidade de Bissau, para todas as paróquias do sector de Bissau, na cidade de Bissau. A edição 2009 foi ganha pelo grupo de Bandm. Segundo testemunhos, o carnval católico tem sido muito concorido o que aumenta ainda mais o empenho da organização.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Experiencia de missionário na Guiné-Bissau

Padre Quintino KANDANDJI
O caminho feito de esperança, junto da comunidade cristã ocupa a agenda de cerca de 70 missionários, entre eles os padre diocesanos de Benguela na comunidade de Antula, na cidade de Bissau, e nas localidades mais ao interior as Irmãs de S. José de Cluny, dividida em duas comunidades e as Irmãs Espiritanas.
Os católicos, em todo o país, segundo dados oficiais, são uma pequena comunidade de apenas 10% da população, ao lado da maioria esmagadora Islâmica e a religião tradicional. Apesar disso é ainda grupo cristão maioritário, com uma gigantesca presença social em todos os domínios da vida. Para dar um exemplo, os padres de Benguela movimentam a maior escola de alfabetização com ajuda de parceiros e amigos. Cerca de 1000 mulheres nos turnos da tarde e da manhã enchem os recintos para as letras do alfabeto.
Para quem vem de fora, tudo é novo. As celebrações, as missas, estão cheias de jovens, rapazes e raparigas. No estilo próprio da terra, são elas que tocam o tambor que faz ritmo e conduz a comunidade. A identidade cristã é proclamada em todos as acções; até a festa do carnaval também tem uma edição católica, que por sinal é o mais concorrido por envolver a originalidade cultural. Porém o diálogo religioso está presente na agenda do fazer pastoral. A Emissora Católica, Rádio Sol Mansi, partilha programas com a Rádio Corânica, um sinal de que a paz é uma desafio que Deus dá aos homens que a ele se convertem de coração.
A inculturação, no contexto da Guiné-Bissau, é servida pelo caminho exigente do catecumenato. Aqueles que deixam para traz outras histórias para abraçam a história do Jesus de Nazaré, são acolhidos e acompanhados para os escrutínios, devidamente preparados. Testemunhos de jovens de outras tradições religiosas, nas comunidades são indicativos de um processo a encorajar. A pregação para ter algum valor neste contexto precisa de beber do “Kerygma”, (1º anuncio), do hoje interpelante da fé. Para mim, reaprender a ser cristão parece ser aqui, a única “compensação” de valor para melhor servir aquele que ainda de mim espera uma palavra de fé.