sexta-feira, 30 de abril de 2010

Igreja como presença silenciosa

A convicção foi partilhada pelo padre Nikolas, provincial dos padres Oblatos do Coração de Maria em visita aos seus confrades na Guiné-Bissau. “Se cada missionário no seu lugar oferecer o trabalho como vontade de Deus, não tardará a produzir frutos”, disse.
Padre Nikolas é da província italiana dos Oblatos e veio, visitou a Guiné depois de ter assistido a 4 ordenações de padres senegaleses na sua congregação. Apontou ainda que a delegação de Senegal está a crescer, mas para ele uma base de sustentabilidade parece ser o indicativo mais concreto para a criação de uma província na região. Em número de 40 missionários em toda a delegação, o provincial, defendeu ainda que a linha de presença é a evangelização como presença missionária, tendo como desafio a inculturação da fé.
Os padres Oblatos estão na Guiné-Bissau a servir na Diocese de Bissau, mais concretamente no Centro de Espiritualidade de N´Dame, no Economato e em Farim.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escola na agenda da Caritas lusófona

Os delegados ao fórum da Caritas Lusófonas em trabalho de campo em toda a Guiné-Bissau visitaram Escola João XXIII, uma escola da diocese de Bissau. Em meio a instabilidade política, militar e social é a única em todo o país que tem funcionamento regular, paga os funcionários em dia. Para a Ir Alice Malheiros, das Irmãs Escolápias, directora da escola classificou a visita como: “Um prémio para a diocese porque é uma escola diocese”.
Os visitantes viram além das salas de aulas também laboratórios com aulas práticas para os alunos de 7ª Classe a 11ª Classe. O laboratório é uma grande produz com os alunos lixívia que é distribuído para as missões para auxiliar o combate a cólera. Nestas experienciam os alunos aprendem a lidar com a vida, nas suas mais diferentes formas. Ir Alice, a responsável do estabelecimento, entende que não há auto-sustentabilidade sem a educação, por isso, a escola tenta educar para o ambiente, “preservar hoje para viver bem o amanhã”. José Lino Furtado de Cabo-Verde disse que ficou encantado com o que viu e surpreendido de encontrar uma escola assim. Para ele, as notícias que correm o mundo sobre Guiné-Bissau nunca lhe levaram a pensar assim, “senti vocação de trabalhar em Bissau”, disse.
Para muitos a escola João XXIII em Bissau é a mais cara da cidade nas suas propinas. Mas a madre defende que diante da estabilidade do país e este é um desafio. Porém, lembra que a escola vive dos alunos e das famílias e mesmo assim sobrevive com algum esforço. Aceita e está aberta as famílias de baixa renda, mas não vai abrir mão do compromisso que tem de oferecer qualidade nos seus serviços.
Neste dia 30 de Abril de 2010 os delegados discutem sobre estratégias conjuntas, passando em revista os desafios dos países da comunidade de língua portuguesa, depois de dois dias de trabalhos em visitas temáticas, nas duas dioceses de Bissau e Bafata.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Caritas "Portas Abertas"

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Caritas nas comunidades e apresentação dos convidados, delegados dos países de língua portuguesa marcaram o 1º dia de trabalho do Forum Caritas Lusófonas, em Bissau. Senhor Augusto Bock animou o Debate, falando sobre segurança alimentar.
Na apresentação destacou-se o projecto "Nô Kume Sabe", sob a liderança da Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, baseada na educação para a boa alimentação e combater a desnutrição nas crianças e gestantes e melhor alimentação para toda a população na Guiné-Bissau, transformar produtos que não são consumíveis com auto-valor alimentar para o organismo humano. Outro destaque foi da medicina natural, um projecto das Irmãs da Imaculada, na localidade de Mansoa. Os agentes esclareceram que o trabalho deles é baseado na pesquisa de plantas. “Não somos feiticeiros nem Curandeiros, somos médicos naturalistas”.
Os participantes acompanharam O Grupo Cultural “Netos de Bandim”. Para o dia 28 de Abril estão agendadas visitas temáticas aos locais de intervenção da Caritas, nas diferentes localidades.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ONU elogia Caritas Lusófonas

A declaração foi feita pelo senhor Joseph Mutaboba, Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, em acto que marcou a abertura oficial do VIII fórum da Caritas Lusófonas em Bissau, neste dia 26 de Abirl de 2010. “Exprimo o meu elogio à Caritas da CPLP e aos países da comunidade, por esta iniciativa”.
O diplomata indicou que erradicar a pobreza e a fome é o primeiro objectivo do milénio. Por isso, “através do meu ofício coloco-me a disposição para acompanhar este evento”. Segundo a ONU, um bilhão e duzentos milhões de pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a US$1,00 PPC por dia – dólares medidos pela paridade do poder de compra de cada moeda nacional. Mas tal situação já começou a mudar em pelo menos 43 países, cujos povos somam 60% da população mundial.
Pelo Governo guineense, Maria de Lurdes Vaz, Ministra da Mulher, Família, Coesão Social e Luta Contra a Pobreza agradeceu a Caritas da Guine Bissau pelo esforço de trabalho junto das comunidades e pela oportunidade que o evento traz ao acontecer no seu país.
Os delegados e convidados ao evento estão todos já na Guine Bissau. Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé partilham experiencias e desafios. Para este dia 27 está agendado o certame Caritas Porta Aberta.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Congregação ordena primeiro vocacionado

Padres Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo poderão ordenar o seu primeiro padre em Bissau. O jovem Lima da Silva que é ordenado diácono, neste sábado, no dia 24 de Abril de 2010, poderá ser o primeiro padre guineense na congregação.
Lima é natural de Ingore conheceu os padres através da Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue, presentes na comunidade desde 1985. “Sai da minha tabanca, (aldeia) para vir estudar”, recordou. Nesta altura, o jovem Lima era militante da comunidade evangélica igreja “Nova Apostólica”, onde se preparava para receber a ordem de serviço. Em 2000 depois do catecumenato, fez-se baptizar e nos anos seguintes começou a caminhada vocacional. Para ele, o maior desafio é a família, “na nossa tradição balanta dar filho é bom, mas não se pode ficar sem ele”, sublinhou. Porém, acredita então que a família aos poucos vai aceitando a originalidade da vocação à consagração. Padres Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo estão na Guiné-Bissau, desde 1999 e em Outubro de 2001, abriram casa em Bissau para acolhimento e formação de candidatos a membros do Instituto, que foi transferida para Safim em Julho de 2006.
Padres do PIME, Pontifício Instituto de Missões Externas, em Bissau desde 1947 também anunciaram que vão ordenar o seu primeiro padre, o jovem guineense diácono Gaudêncio Francisco Pereira na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no mês de Julho. Ainda este ano deve ordenar-se mais dois padres diocesanos para a diocese de Bissau e outros três na diocese de Bissau.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Caritas lusófonas em Bissau é um testemunho de solidariedade

“Vir a Guiné-Bissau e realizar o Encontro da Caritas Lusófonas é um reafirmar que a igreja está nas tristezas e alegrias dos povos”, disse dom José Câmnate na Bissign, quando comentava a decisão das Caritas Lusófonas de manter a data de 26 de Abrir a 2 de Maio, em meio a instabilidade político - militar que vive a Guiné-Bissau.
Para dom José, muita gente tem medo de vir a Guiné-Bissau por causa do que se diz do país lá fora. Porém, a Igreja neste país busca ser sempre sinal de esperança para o povo. Por isso, quando as Caritas Lusófonas decidem manter nesta data o evento que já tinha sido programado é sinal de encorajamento e de amparo para a comunidade cristã em todo país. A respeito do tema: “Combater a Pobreza Promovendo a Auto-suficiência Alimentar”, o bispo diocesano defendeu que é oportuno, sublinhando que: “lutar contra a pobreza e contra a fome é criar condições para que haja uma paz duradoira”.
Encontro das Caritas Lusófonas acontece nos dias 26 de Abril a 2 de Maio de 2010, em Bissau. Segundo a organização, os preparativos já estão em fase terminal. Países como Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo-Verde e São Tomé já confirmaram presença.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Seminário com esperança de melhor servir às vocações

Melhorar as condições de acolhimento e formação dos futuros padres é o indicativo que marca a celebração do dia dedicado as vocações em 2010, no Seminário Maior Bissau. Um ano considerado como “Ano Gordo”, por dom Pedro Zili, bispo de Bafata, pelo número de candidatos às ordens sacras apresentados neste ano lectivo, num total de 15 candidatos, entre diocesanos e religiosos.
A esperança é assinalada com a recente visita do Dom Luís Montemayor, Nuncio Apostolico e do sub –secretário da Propaganda Fide, padre Massimo Cenci, no dia 11 de Março de 2010. Para o bispo de Bissau, a presença do Nuncio ajudou a sentir de maneira mais forte a necessidade de ampliar as estruturas, como as salas de aula, a biblioteca, bem como a pensar a na formação de professores. Até agora, o seminário conta com a generosidade da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB que envia anualmente professores, mas, “nós temos que pensar no corpo docente local, com os nossos próprios padres”, disse o bispo de Bissau. O segundo aspecto sublinhado na visita é o de reflectir em todo curriculum do seminário, desde o propedêutico até a teologia; pensar numa planificação da formação.
O seminário abriu as portas em 2001, em Bissau terminando o círculo de envio de seminaristas da Guine - Bissau para o Senegal e Costa de Marfim. Actualmente é dirigido por uma equipe formadora de padres diocesanos. O Reitor é o padre Bernardo Gomes, padre Francelino Nhaga, vice-reitor. O seminário serve às Congregações sedeadas na Guine - Bissau e ás dioceses de Bissau e Bafata.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Meios desencorajam serviço da Pastoral da Criança

As comunidades dos líderes da Pastoral da Criança em toda Guiné-Bissau reuniram-se na primeira quinzena do mês para avaliar as estratégias do serviço à criança e reflectir como levar o serviço às comunidades.
Irmã Gilvanda dos Santos da Congregação das Irmãs Santa Teresinha, responsável do serviço em Bafata disse que em todo o país o desafio é o voluntariado no seio das comunidades. Neste sentido a comunidade, a Pastoral da Criança adoptou como estratégia animar os voluntários que já existem. Actualmente a maioria dos animadores – líderes da comunidade são jovens e a procura de melhores condições de vida nos grandes centros urbanos leva-os abandonar as comunidades para os centros urbanos.
Por sua vez Alexandre Bwasa indicou que ainda a falta de meios é muito mais desafiante, porque nas comunidades os líderes podem ter boa vontade, mas a falta de instrumentos desmotiva: “Temos comunidades sem balança para a celebração da vida e isso dificulta o trabalho.” Alexandre trabalha com a criança desde 1992 e conheceu o trabalho, através de uma organização não governamental. Próximo do dia do seu casamento religioso, na comunidade de Bra, em Bissau, defendeu que o trabalho da Pastoral da Criança tem vários eixos de ajuda pessoal que outras organizações não têm, como a formação da personalidade, além do cuidado com a vida na família.

sábado, 17 de abril de 2010

Jovens apelam para a paz na Guiné-Bissau

Os motivos encheram a estrada que liga a cidade de Bissau a Quinhamel a partir da localidade de Bissauzinho, neste sábado, na Marcha da Paz. A caminhada percorreu cerca de 6 km ao sol quente da Guine-Bissau. Os responsáveis indicaram que a ideia da marcha é quase uma tradição da jornada pascal, porque o tema da paz é sempre actual, mas para hoje, “viemos reforçar o que temos feito e ao mesmo tempo chamar atenção para a nossa responsabilidade de cristãos de transformar a imagem da Guiné-Bissau”, disse o Casimiro.
A iniciativa com carácter popular é a primeira depois dos acontecimentos de 1 de Abril, com a mencionada presença de cidadãos a pedir aos militares a paz, pela primeira vez na história do país. Padre José Lambra Cá que fez a catequese comentou a mensagem de Bento XVI aos jovens e lembrou que a lógica da Páscoa subscreve - se no respeito pelo outro (amor ao próximo) consagrado no dever de aceitar as instituições que regem e defendem a vida: “Se estamos num estado de direito não podemos viver em anarquia… não devemos banalizar a razão das nossas conquistas como a independência duramente conquistados”, disse.
A marcha terminou no palácio do governo do município. Na ocasião os jovens ouviram o senhor João Gomes Lima Wanhnon que lhes dirigiu palavras e louvou o acto.

Palavras dos Jovens!
-Felismina Indi, 23 anos: “A minha mensagem é que lutemos contra a injustiça, contra a violência”
-Carlos Frederico Oliveria Costa, 22 anos: “ A minha mensagem é o espírito da marcha seja preservada. Acho que devemos evitar tudo aquilo que estraga a paz, nas nossas palavras e no nosso comportamento”.
-Suzy Carla Candy Vinha Afonso, 21 anos: “Como o lema diz, peço que trabalhemos no sentido de trabalharmos e dar tudo que é de bom”.
-Feliciana Cabral Preira, 24 anos: “ A minha mensagem é de incentivar os jovens católicos a serem modelos para os outros jovens em geral”.
-Carlos Bideta Yola: “Minha mensagem nesta marcha deve ser de apelo para a paz. A igreja católica está sempre presente, espero que os políticos e os militares nos escutem. É verdade que os conflitos existem sempre, mas nós como cristãos não devemos desistir de desencorajar atitudes que contrariem a paz e o bem-estar de todos os guineenses”.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Liturgia pelas ondas do rádio

A experiência faz história entre os ouvintes da Emissora Católica da Guine-Bissau, Rádio Sol Mansi, todas as Segundas-Feiras à noite, na voz do padre António Imbombo, “o objectivo é fazer com que os cristãos celebrem conscientes”, disse.
O padre é formado em liturgia pela Universidade Santo Anselmo 2001/05. Ao chegar dos estudos, pensou organizar uma pastoral litúrgica dando curso aos animadores. Porém, um pequeno contacto com o estúdio de rádio na comunidade onde trabalha há 3 anos, na localidade de Mansoa, fez-lhe começar a experiencia, no programa Actualidade Litúrgica. O programa tem sido elogiado pelos ouvintes pedem esclarecimentos, bem como aprofundamento do diálogo fé - cultura.
Imbombo disse que o primeiro desafio foi o de lidar com a tecnologia. Ao fim de 3 anos, sente-se já um craque em comunicação, com respostas sempre prontas para dar aos ouvintes, fazendo do seu programa um espaço privilegiado de evangelização e diálogo inter-religioso.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Juventude católica guineense

A juventude católica guineense realiza jornada pascal da juventude, nas dioceses de Bissau e Bafata. A mensagem do Papa Bento XVI: “Que devo fazer para ter a herança a vida eterna”, para o dia da juventude, será o lema.
Na diocese de Bafata, os jovens começam os trabalhos nesta Sexta – feira, dia 16, 17, 18 na cidade de Gabu. Na noite deste dia haverá um concurso de música com o tema de comunhão, em que todas as paróquias vão concorrer com as suas músicas. Gabu é uma cidade comercial, com muito comercio e movimentação na fronteira com o Senegal.
A diocese de Bissau, nos dias 17 e 18 de Abril de 2010, na Vila de Quinhamel, a manifestação é marcada por uma caminhada pascal de 6 km, denominada MARCHA DA PAZ. Segundo a organização o espírito da marcha é propor uma sensibilização para a tarefa da paz. Actualmente o jovem está envolvido com Caritas Alemã, num projecto de Cidadania que está a formar agentes promotores de paz. A expectativa é reunir mais de 15 mil jovens para a festa. O dia da juventude é celebrado na festa litúrgica do Domingo de Ramos, mas razões pastorais protelaram para esta data.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Recuperação dos templos edifica a cidade

Os trabalhos custam apoios de comunidades, famílias e cristãos de boa vontade: Na Diocese de Bissau os trabalhos foram projectados pelo frei Michael Daniels, quando em 2006, tomou posse como pároco da mais antiga igreja de Bissau, criada em 1647, dedicada a Nossa Senhora de Cadelária e feita catedral em 1950. A recuperação do tecto, a pintura externa do prédio com recuperação das torres, bem como a pavimentação e a sua iluminação, vai dar a avenida principal de acesso ao Porto de Bissau, na zona antiga da cidade, outro visual. Mas franciscano Michael, diz que a sua principal preocupação não é a recuperação de um templo, “para mim o templo é apenas um sinal exterior, é inútil recuperar uma igreja se os cristãos não se tornam melhores”, disse.
Na Diocese de Bafata, as obras mobilizaram a igreja do Patriarcado de Lisboa em uma das suas campanhas de Quaresma que, ao lado de outras ajudas de amigos, famílias e comunidades cristãs permitiram o adamento, segundo o padre Abraão Ambessum Sambu, pároco da catedral. A igreja é dedicada a Nossa Senhora da Graça, criada como paróquia em 1959 e em 2001 feita catedral com a nomeação de dom Pedro Zilli. As obras de recuperação iniciaram em 2007 e hoje já estão em fase de conclusão.
No ocidente africano, as obras em recuperação são de vivo interesse turístico para quem busca conhecer as pegadas dos descobrimentos nas expedições do Sec. XV e XVI

domingo, 11 de abril de 2010

Dificuldades dinamizam entrega missionária

“A missão não é um campo de férias, mas uma decisão que amadurece, depois de um grande caminho, os missionários sabem que devem enfrentar grandes dificuldades, mas tudo isso é secundário frente ao ideal de anunciar a Palavra que liberta”. Assim se exprimiu o Arcebispo Metropolitano de Foggia-Bovino, Itália, Dom Francesco Pio Tamburrino, que está na Guiné - Bissau.
Dom Francisco Pio Tamburrino está em Bissau desde o dia 6 de Abril e neste domingo acompanhou a erecção da Missão de Bigene na diocese de Bissau, para Paróquia, na qual sua arquidiocese é missionária.A arquidiocese de Foggia-Bovino tem também missão na América Latina, mas o arcebispo indicou que a presença Guiné-Bissau é mais exigente, porque é mais pobre. Porém, é uma missão que tem muito a dar a comunidade cristã de Foggia-Bovino. Desde que a presença missionária foi lançada está crescer uma grande sensibilidade na comunidade cristã de Foggia, de solidariedade partilha para com a comunidade: desde a oração até ao apoio material que os fiéis oferecem para desenvolver a comunidade em Bigene. Assim, “o padre que aqui está é o enviado de toda a comunidade cristã e isto é um grande ganho para todos nós”,concluiu.
A Guine - Bissau tem sacerdotes fidei donum, da Diocese de Verona, diocese Foggia Bovino, na Itália, e da diocese angolana de Benguela.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Liberdade religiosa

A liberdade religiosa e a laicidade do estado podem ser focos de um problema social grave. A ideia foi partilhada na jornada do clero que teve lugar em Bafata, dia 6 a 7, no tema sobre o estado da justiça social, na Guiné-Bissau, e possíveis soluções, pela senhora Lucinda Barbosa Awukarie, directora-geral da Polícia Judiciária que defendeu que o estado guineense é laico.
Os participantes observaram que os políticos em busca de favores políticos buscam contentar o eleitorado favorecendo mais algumas confissões. Actualmente, o quadro é considerado como calmo em meio a outros focos de estabilidade do país, graças a tolerância da comunidade cristã, que nunca se levantou para colocar a questão.
Lucinda Awukarie disse ainda que a Justiça na Guine-Bissau exige personalidade heróica da parte dos governantes. Além da falta de recursos, há fraqueza das instituições na aplicação na aplicação das regras. Por isso, defendeu que à reforma das Forças Armadas deve-se acrescer também a reforma da justiça como forma de minimizar o estado precário da justiça social no país.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Missão de Bigene

A comunidade da Missão Católica do Sagrado Coração de Jesus, em Bigene, é erecta paróquia no dia 11 de Abril de 2010. O acto a ser presidido pelo bispo da Diocese de Bissau conta com a presença do Arcebispo Metropolitano de Foggia-Bovino, Itália, Dom Francesco Pio Tamburrino, que enviou missionário a Bigene, padre Ivo Cavraro, missionário fidei-donum a Bigene, em Bissau.
Padre Ivo fará o seu ingresso como primeiro Pároco da nova Paróquia em Bigene, casa que o vai receber será abençoada pelo bispo visitante. O missionário em Guine-Bissau desde 2008, agradece ao Senhor pelos benefícios recebidos, a presença missionária dos Padres do PIME (Pontíficio Instituto Missões Estrangeiras) e aos Padres de OMI (Oblatos de Maria Imaculada) e a toda Arquidiocese de Foggia-Bovino que assegura actualmente esta presença.
A comunidade cristã da Missão de Bigene é assistida pelas Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus que estão ali desde 1990, mas a assistência espiritual data dos anos de 1948, com assistência dos padres de Farim, comunidade pastoral mais próxima. Aos domingos, reúne os fies em três lugares para a celebração, além de Bigene, nas comunidades de Facan e Farea.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Clero faz jornada

Padres diocesanos na Guiné-Bissau têm jornada anual, em Bafatá, dia 6 a 7 de Abril de 2010. Reflexão, partilha entre os presbíteros, à luz da fidelidade, no Ano Sacerdotal, vai marcar o dia.
Segundo a organização liderada pelo padre António Imbombo, os participantes têm Dom Zilli que fala do amor ao sacerdócio e a senhora Lucinda Barbosa Awkarie, directora-geral da Polícia Judiciária para falar do estado da Justiça Social, na Guiné-Bissau e possíveis soluções. Imbombo defende que a fidelidade do presbítero tem que combinar com a responsabilidade das exigências do Reino de Deus: Amar é comprometer-se. Por isso, “a fidelidade a Cristo não se pode contentar com acções paliativas, mas deve buscar a verdadeira justiça a que cada pessoa tem direito”, justificou.
O ano passado os padres ouviram o então procurador da Republica que dissertou o tema da Justiça e o Bem Comum. Padres diocesanos que trabalham na Guiné-Bissau nas dioceses de Bissau e Bafatá são cerca de 35 presbíteros, incluindo aqueles que servem como missionários Fidei Donum do Brasil, Itália e Angola.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa 2010

A Igreja Católica na Guiné Bissau celebra a Páscoa. Bispos de Bafata e Bissau celebram nas suas comunidades. Em Bafata, dom Pedro Zilli, tem páscoa assinalada com mais um aniversário de padre, enquanto em Bissau dom Camnate páscoa é marcada pelo retorno das celebrações na Sé-Catedral, depois da recuperação parcial do têto.
Em toda Guiné-Bissau, a Páscoa 2010 é celebrada sob o signo da prece pela Paz. Depois dos acontecimentos que marcaram a 5ªFeira, dia 1 de Abril de 2010. Nas comunidades,o mandamento do amor no Lava-pés foi apresentado como convite expresso de que poder é serviço e servir é amar. A Mensagem da Cruz reflectindo o dificil caminho do calvário que ainda espera por uma palavra de perdão, na manhã do 1º dia de Semana acolhe proclamar da luz na noite das trevas na esperança de que Deus está presente na nossa "canseira".
RAINHA DA PAZ DAI-NOS A PAZ