domingo, 30 de maio de 2010

Amor solidário

O tema marcou a homilia do bispo de Bissau na missa da Santíssima Trindade, na catedral, neste domingo, na presença de voluntários italianos ligados à construção e manutenção da Clínica Pediátrica de Bor que, a partir de 1 de Junho, passará a chamar-se Hospital Pediátrico de Bor.
Para dom José Camnate, a presença dos voluntários e benfeitores é um testemunho de fé que deve interpelar os cristãos guineenses pelo dever de caridade aos mais necessitados. Segundo prelado, não tem sido fácil aos benfeitores, mais agora com a crise financeira para ajudarem as crianças da Guine – Bissau. “Saibamos aproveitar do testemunho de ajuda fraterna e convertamos o nosso coração ao senhor e não amemos com palavras mas com obras e com verdade”, pediu.
A Guine - Bissau tem presença fraterna de vários grupos de voluntários italianos desde 1977, quando o frade menor Setimio Ferrazzeta foi feito bispo para esta terra. Para o hospital pediátrico de Bôr estão, na cidade de Bissau Agenzia Vigevano - Prabis, Projecto “Anna” Poliambulanza di Brescia; Poliambulanza Cratitas Brescia; Rotary Club de Brescia Vittoria-Alata e Familia Donnati.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Catequistas preparam o dia

Catequistas da Guine – Bissau vão celebrar o dia do padroeiro dia nos dias dos mártires da Uganda, na primeira semana de Junho de 2010, nas comunidades. A comissão inter-diocesana de catequese deve fazer chegar às comunidades um guião de celebração para a preparação, com as indicações concretas da modalidade da celebração.
Segundo a Ir Zuzana Matos, uma reunião da Comissão Inter-diocesana catequese, que avaliou o andamento do trabalho da comissão nas comunidades, deixou a sugestão de as comunidades celebrarem a data localmente. O dia do catequista este ano vai coincidir com a festa de ordenação de novos padres na diocese de Bafata. Por esta razão, a comissão sugere que cada comunidade escolha o seu dia festejar a data.
Em Bissau, por exemplo as comunidades das paróquias de Santa Luzia e São Francisco decidiram celebrar juntos, num dia a indicar.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comunidade de Bôr em novo dinamismo

O testemunho foi partilhado pelo padre Cristiano Urolis, responsável da comunidade, ao constatar mudanças, depois da chegada das irmãs da Caridade de Madre Teresa de Calcutá. Mesmo sem falar bem a língua local, as religiosas desafiam-se às visitas domiciliares que são, na opinião do padre, um sucesso: “As pessoas começaram a vir a comunidade, a mandar as crianças para a catequese e a participar em massa na oração da tarde com a presença das religiosas”, disse.
No dia 1 de Junho de 2010 está anunciada a inauguração do Hospital Pediátrico, “São José do Bor” e do seu bloco operatório, com a presença de uma equipa de italianos, oriundos de Brescia, Veróna e Padova. Em Outubro, inaugura-se igualmente a casa de acolhimento de crianças na antiga casa das Franciscanas Hospitaleiras, até aos anos da independência, agora renovada e entregue às Irmãs da Caridade de Madre Teresa.
Para o padre Cristiano, as acções a serem empreendidas vão incrementar a vida espiritual da comunidade, na atenção aos doentes bem como no estímulo e acompanhamento às crianças.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Bispo eleito presidente da Voz di Paz

O facto deu-se numa reunião Assembleia-Geral da organização Voz di Paz, nesta sexta-feira,dia 21 de Maio 2010, em Bissau. Dom José Camnate, (presidente) Adja Satú Camará (Vice-Presidente) e Sambu Sec (tesoureiro) farão parte do Conselho Administrativo.
A organização Voz di Paz nasceu como uma iniciativa de Programa de Pesquisa Acção para Consolidação da Paz na Guine-Bissau, associada ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (INEP), 2005/07. A sua linha de trabalho entende que a paz é uma acção de médio e longo prazo que se constrói, tendo como instrumento escuta e a imparcialidade. Em todo o país tem criado espaços regionais de diálogo.
Desde que foi constituído em organismo Voz di Paz esta é a sua primeira Assembleia Electiva. A missão da Voz di Paz é apoiar os actores, locais e nacionais para responder eficazmente aos desafios da prevenção de conflitos e consolidação da paz. O trabalho é feito aplicando metodologia que integram participação inclusiva, o reforço da capacidade e da responsabilidade, locais.

sábado, 22 de maio de 2010

Escola católica faz diferença

A opinião é já um ganhar consenso na maioria dos guineenses. Os factos porém falam por si: A escola é a única que tem o funcionamento regular, durante o ano lectivo e paga os funcionários a tempo, é a escola João XXIII da Diocese de Bissau.
A dedicação e empenho é acompanhado pela disciplina da Ir Alice de Moura Malheiros, Escolápias que não arreda pé dos seus princípios, “ é possível fazer algo de diferente”. Para muitos encarregados de educação, a escola ainda a mais cara da cidade, ao que Ir Alice responde, “o nosso compromisso é com a qualidade do nosso ensino”.
Todo o dia reúnem-se cerca de mil alunos: Para o curso completo dos Liceus, informática, desenvolvimento do Projecto de Projecto Politico Pedagógico; 152 na Alfabetização de adultos e 66 educadoras de infância.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A tradição ao Espirito Santo em Bissau

Antiga romaria da Legião de Maria que partia da catedral de Bissau ao centro diocesano de espiritualidade Ndame, no sábado, que antecede o domingo de Pentecostes é tradição dos jovens do sector de Bissau para invocar o Espírito Santo.
Os romeiros na sua maioria grupos de jovens concentram-se na catedral e partem em oração até a Ndame. Uma noite que costuma ser difícil, porque em Bissau já é época de chuvas. Porém, para os participantes vencer os obstáculos é uma forma de ir ao encontro do Dom que renova a Fé. A tradição lembra ainda o nome da Ir Inês Paulo Albino, ASC, dinamizadora dos grupos desde 2001 e o padre Leopoldo Pastori, PIME, com o seu génio carismático de músico e compositor que durante algum tempo serviu a comunidade no centro diocesano de espiritualidade.
Este ano, o tema toma é tirado do texto de Actos dos Apóstolos, “Ides receber a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas”.

RENOVAMENTO CARISMÁTICO
O Movimento de Renovação Carismático Católico assinala presença na noite de sábado, 22 Maio 2010 com a oração ao Espírito Santo. A partir de 23 na Catedral invocam o dom do Espírito, no lema: Só Jesus salvará a Guine-Bissau e com o tema: Jesus fonte de Salvação.
0 padre Jonas, assistente espiritual, o frei Michael, pároco da Catedral, o senhor Tonecas Vieira e o senhor Quintino vão dinamizar a noite de adoração.
A oração ao Espírito Santo, no Movimento Carismático Católico, iniciou no ano 2000, na paróquia de Santo António de Bandim. No ano passado, os carismáticos fizeram a oração na paróquia de Fátima.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Localidade fronteriça de São Domingos poderá ter congregação religiosa

Os contactos começaram há 3 anos com as Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, congregação de origem francesa presente no Senegal há mais de 150 anos. A localidade de São Domingos, a norte de Guine -Bissau e a Sul de Senegal, tem uma pequena comunidade cristã que é assistida por uma missão que fica há uns 36 Km, numa estrada de acesso muito péssimo.
Para dom José Câmnate, a presença das madres destina-se a apoiar o crescimento da comunidade cristã com a formação dos agentes, sobretudo catequista para assistência às aldeias. Alem das transacções comerciais entre os dois países (Guiné e Senegal), comunidade de São Domingos está em crescimento com a construção recente de um liceu que poderá atrair moradores, na localidade. Porém, é considerada uma zona de conflito, com a presença na região dos independentistas da Casamansa. “Gostaríamos como igreja com a diocese de Zinguinchor (a sul de Senegal) relançar a esperança, num projecto que reforce as linhas de diálogo”, disse dom José.
Na recente visita exploratória, as Irmãs de Nossa Senhora do Imaculado Conceição de Castres levaram boa impressão e bons motivos de presença missionária. Ir Isabelle Dieng, provincial elogiou a visão pastoral e, por sua vez, em sua companhia, a Ir Laure Andre Badji, natural da região disse que reza para a concretização do projecto.
A congregação chegou a África em 1848, fixando-se em Dakar. No continente não param de crescer, espalham sua presença em várias dioceses, além de Senegal também Benin, Gabão e Congo Democrático.

domingo, 16 de maio de 2010

PEREGRINAÇÃO A GEBA

As comunidades da Diocese de Bafata fizeram a peregrinação a Geba, 18 km de Bafata, nos dia 14 a 15 de Maio 2010, com o tema do Ano Sacerdotal: “Djuntu ku Maria no vivi no fidelidadi sacerdotal”. O a devoção reuniu centena de fiéis às portas da catedral e fez o padre Abraão Ambessum celebrar a missa de envio dos peregrinos.
No trajeto, foram observadas três estações para meditação e oração, nas localidades de Entrocamente de Capé, Gã-Basse e Leiria. Os peregrinos chegaram a Geba ás 7:30 da manhã e ás 10 horas celebraram a missa presidida pelo padre Pedro Pedretti, vigário geral de Bafata, seguida de convívio e animação de grupos.
Geba é o maior evento religioso popular na diocese de Bafata. A sua realiza dá-se sempre associação da semana dedica a Nossa Senhora de Fátima. É uma capela que guarda a primeira presença dos missionários na Diocese de Bafatá.

sábado, 15 de maio de 2010

Igreja e a comunicação social

O caminho renovado da Igreja e os Meios de Comunicação pode conhecer um incremento nos próximos dias na Guine - Bissau.
Na diocese de Bissau, a comunidade católica tenta articulação de um serviço de Assessoria de Imprensa, pensando nos próximos dias relançar o informativo diocesano Caminhos Africanos. A diocese de Bafata, segundo o bispo, um bom avanço já foi dado com a criação, em Bafata, de um estúdio de produção e repetidor da Emissora Católica da Guiné-Bissau. Mas para Pedro Zilli, “não podemos esquecer o exercício da comunicação humana para nós missionários”, disse. O bispo defende além do papel dos jornalistas, mas também comunicadores nos serviços de informação.
O interesse pela formação dos missionários e usos das tecnologias tem levado a sensibilização incentivando os agentes de pastoral. Ao mesmo tempo com alguma expectativa a diocese acompanha a formação de especialização do seu único padre nesta área.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Senhora da Paz

A invocação encheu as ruas na procissão que marcou a noite de 12 de Maio, em Bissau. “ A Guiné -Bissau está a viver um memento de incerteza e também de esperança, a procissão quer ser uma invocação a Maria de compromisso de paz em nossas famílias”, disse o pároco de Fátima, padre Marcos Pifferi justificando a escolha do tema.
No contexto de minoria católica como é da Guiné-Bissau, as Ave-Marias não deixaram de ser uma mensagem para os não católicos parando por alguns minutos o transito na capital. Para o padre Pifferi, os irmãos da confissão islâmica aceitam Maria como serva de Deus e isso encoraja a que estas manifestações ganhem o carácter inter-confessional, no ambiente inter-religioso da Guiné-Bissau.
Antes da procissão dom Pedro Carlos Zilli, O bispo de Bafata, presidiu a missa na cátedra, com a presença da comunidade da Paróquia de Fátima. O bispo é convidado a participar na visita de Bento XVI a Portugal com Dom José Camnate, bispo de Bissau. Na ocasião, dom Pedro, lembrou que estaria em Fátima Portugal e nos actos da visita papal em Portugal de vela acesa para elevar no altar da fé a prece pela Guine -Bissau.
As manifestações a Nossa Senhora de Fátima continuam até dia 16 de Maio. A escola paroquial a ela dedicada tem reservado um momento, neste 13 Maio, interpelando para a necessidade da Paz.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Guiné-Bissau acompanha visita papal a Portugal

Dom Pedro Zillii e Dom José Câmnate deverão estar em Portugal para participar da visita de Bento XVI àquele país. A decisão dos bispos resulta de um convite formulado por dom Jorge Ortega, presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa.
Em todo país, pelas ondas da rádio, Emissora Católica da Guine - Bissau, ouvem-se detalhes sobre a visita de Bento XVI. Os discursos do Papa são ouvidos na íntegra. Segundo o director da Rádio o Papa falando em português chega mais perto de nós: “É uma oportunidade para ouvirmos o pastor universal na nossa própria língua”, disse.
O anúncio do evangelho na Guine deve-se a Portugal. Embora se diga que desde 1533 esteja criada a diocese de Cabo-Verde que inclui a Guine-Bissau, será a partir de 1660, com a fixação dos Franciscanos Portugueses, em Cacheu, e posteriormente em Bissau que a evangelização começa a processar-se de carácter regular.
A Guiné-Bissau, antiga colónia portuguesa, tornou-se independente só em 1974, depois de 11 anos de “luta armada”. E em 21 de Março de 1977, a Guiné-Bissau passa de Prefeitura Apostólica à Diocese, com a publicação pelo Papa Paulo VI, da Bula de erecção da Diocese de Bissau, que passou a depender não mais da Secretaria de Estado, mas da Congregação para a Evangelização dos Povos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Guineense recebe diploma de estudos avançados

Padre Bernardo da Cunha Cumbá faz exame de Curso de Doutoramento em Teologia Sistemática, na Universidade Católica, neste 10 de Maio de 2010.
O académico tem como júri Dr. Jorge Teixeira da Cunha, professor associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Dr. José Manuel Valente da Silva Nunes, professor associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e Dr. Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues Teixeira, professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, dissertando sobre as questões fundamentais da fé, para obtenção do Diploma de Estudos Avançados.
No interesse da organização dos estudos eclesiásticos no Seminário Maior de Guine – Bissau, aquisição do diploma pelo padre Bernardo Cumbá é acompanhada com viva esperança pela comunidade local.

sábado, 8 de maio de 2010

Fátima em Bissau

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima mobiliza-se para a festa da padroeira de 10 a 16 de Maio. A edição 2010 tem como tema a paz no cliché: “Maria no Mame, Djudanu Cumpu Paz”.
No programa de actividades, releva-se a procissão iluminada de dedicação a Nossa Senhora de Fátima, no dia 12 de Maio 2010, no fim do dia, a ligar a igreja da Catedral de Bissau à paróquia de Fátima percorrendo cerca de 3km de estrada. Segundo o pároco padre Marcos Pifferi, a devoção dos guineenses à Nossa Senhora de Fátima é um dado adquirido, desde os tempos mais antigos e era feita nos arredores da catedral. Nos últimos anos, com a erecção da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em 1981, começou a ser retomada com adesão dos fiéis provenientes de diversas comunidades da cidade.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima está a cargo dos padres do PIME e conta com a presença das Irmãs Beneditinas da Divina Providencia.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Partilha de experiência anima clérigos jovens

Os presbíteros recém- ordenados e diáconos das dioceses de Bissau e Bafata em dois dias de troca de experiencias, num programa dedicado ao ano sacerdotal: Perfil do Sacerdote, o Sacerdote na Guine-Bissau, o sacerdote e a vida política, nos dias 5 e 6 de Maio 2010.
Pela equipa organizadora padre Celso, OMI, indicou que o encontro visa aprofundar o sentido do testemunho através da partilha do padre com os seus colegas. Por sua vez padre Vicente OFM, com 34 anos de presença na Guine-Bissau defendeu que os problemas não são os mesmos e que no contexto da africano se impõe a questão da família para o padre, “espero que a troca de impressões leve a comportamentos práticos estes jovens”.
Padre Lino Correia e o diácono Avito José Fernandes de Araújo participantes do encontro, elogiaram a iniciativa partilhando a ideia de que a ocasião se prestava como uma aula prática. Para eles, no seminário se estuda e questões mais teóricas a oportunidade dá-lhes a vivenciar através da troca de experiencia, em todos os níveis do perfil do padre.
Dom José e Dom Pedro acompanharam os trabalhos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Novo superior

Padre Davide Sciocco 45 anos é o novo superior regional do Pontifício Instituto Missões Estrangeiras na Guiné-Bissau, PIME, em substituição do padre Marco Pifferi que ocupou o cargo durante 8 anos.
Davide Sciocco é o actual director da Rádio Sol Mansi, emissora Católica da Guiné-Bissau foi eleito por um período de 4 anos. O escrutínio foi acompanhado pelo superior geral do PIME, padre João Baptista Zanchi e do Conselheiro Geral padre António Nunes em Visita a Guiné-Bissau.
O Padre, reagindo a sua nomeação, indicou de ar tranquilo que o cargo é serviço, buscando responder às necessidades da missão local. Foram também eleitos padre Maurício pároco de Catió como vice - superior e Padre Jaime Coimbra de Nascimento pároco de Bubaque como conselheiro regional.
O PIME está em Bissau desde 1947 e conta actualmente com 13 missionários. Ao serviço da Guiné-Bissau já deu um bispo a Guiné-Bissau, dom Pedro Carlos Zilli e espera ordenar nos próximos dias o seu primeiro padre guineense.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Herança do passado condiciona participação

Padres nas comunidades na Guiné-Bissau apontam que a herança missionária baseada na doação de bens matérias hoje condiciona a organização comunitária de base, para a comunidade prouver a sua sustentabilidade.
Padre Abrãao de Bafata disse que este é o seu maior desafio. Antigamente, os missionários faziam tudo e as contribuições locais eram insignificantes, o modelo não interpelava a participação dos fiéis, “as pessoas devem entender que elas podem fazer alguma coisa”. Por sua vez padre António Imbombo, pároco de Mansoa, no interior de Bissau, disse que a sua primeira experiencia fê-la na comunidade de Santa Luzia, quando acabava de chegar dos estudos. Imbombo disse que lançou a ideia da construção do salão paroquial, mas os fiéis esperavam que o padre financiasse. “Foi um grande trabalho convencer que os fiéis assumissem a obra” disse.
Hoje em todas as comunidades ao lado dos conselhos paroquias e pastorais estão criados os conselhos económicos, leigos que tem a missão de ajudar a comunidade na nobre tarefa de articular a partilha e a comunhão de bens entre os fiéis com a contribuição de cada um. Um exemplo que merece realce é da paróquia de S. Francisco de Assis de Antula, na periferia de Bissau, onde o Conselho Paroquial está a sensibilizar a comunidade para o lançamento da primeira pedra para a construção do templo, com a contribuição dos fiéis, numa campanha intitulada: “Igreja i kasa ki no djunta”.

domingo, 2 de maio de 2010

Apelo a paz marca o fim do fórum das Caritas Lusófonas

Um país caracterizado com relativa tranquilidade sociopolítica, pelo bispo de Bissau dom José Camnate, conheceu a solidariedade dos países da comunidade de língua portuguesa, que terminou os trabalhos neste domingo, 2 de Maio 210. Numa clara alusão de que a Igreja deve continuar a estar ao lado do povo, exortou o bispo, na missa que terminou os trabalhos das Carita Lusófona, na Guine Bissau.
“Os guineenses não precisam nem querem mais golpes violentos nas ruas, anseiam por melhores condições de vida de todos, nomeadamente com salários pagos a tempo e se possível melhorados e com escolas que sejam lugares de aprendizagem qualificadas, com hospitais que inspirem segurança e com tribunais que transmitam confiança e imparcialidade na administração da justiça”, exortou.
Para o bispo, com as instituições democráticas a funcionarem satisfatoriamente, exprimem um forte desejo de toda a população de querer ver chegada da efectiva Reconciliação Nacional para poder gozar da paz verdadeira e caminhar para o desenvolvimento efectivo.
Ao comentar as leituras do domingo lembrou a actualidade da mensagem do Acto dos Apóstolos, é através de muitas tribulações que temos de entrar no Reino de Deus, “não são honrarias que nos esperam mas sim sacrifícios”. Para o bispo de Bissau, novos céus e nova terra exprimem o desejo da humanização da criação e a caridade é o caminho.
O Fórum da Caritas Lusófonas indicou Cabo-Verde, para 2012. As actividades foram começadas no ano 2000 como lugar privilegiado de partilha de países da lusofonia. Guine - Bissau acolheu o evento pela primeira vez que sob o lema: “Combater a pobreza promovendo a auto-suficiência alimentar. Participaram Angola, Cabo-Verde e São Tomé, Brasil, Portugal e Guine - Bissau. Na sua estada a Guiné-Bissau, os delegados foram recebidos pelo Presidente da República.