sexta-feira, 30 de julho de 2010

Primeiro guinieense é padre do PIME

Gaudêncio Francisco Pereira, 35 anos de idade, é primeiro padre da Guine - Bissau a ser ordenado no Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, PIME, fazendo a lista do 2º africano para o instituto. A ordenação acontece na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, neste Sábado dia 31 de Julho 2010, pelas mãos de Dom José Câmnate na Bissign.
Gaudêncio Pereira é de uma família religiosa que já deu um pastor à igreja evangélica; natural de Bissau é filho de Francisco Pereira e de Cristina da Silva. A sua trajectória vocacional iniciou em Bissau, ingressando no Seminário Menor São Kizito, um ano depois do seu baptismo, em 1996, com o decorrer do tempo decidiu abraçar o PIME. Mais tarde foi enviado para o Brasil e Itália para estudar Filosofia e Teologia, respectivamente.
O Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, PIME, nasceu a 31 de Julho de 1850, na Itália e chegou à Guiné - Bissau em 1947, começando uma etapa nova na evangelização do país, ao lado dos Franciscanos, fixando-se em Suzana, Catió, Bubaque, Farim e, mais tarde, na formação do clero local. O apostolado dos padres do PIME é marcado pela tradução em língua local, o Crioulo, como veículo de comunicação que une os povos de Guiné-Bissau.
Assim, a ordenação de Gaudêncio, para toda a Igreja Católica local é uma oportunidade de Acção de Graças.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Campo de férias

Jovens da Paróquia de Fátima, em Bissau, deslocam-se a diocese de Zinguinchor, na paróquia de Nossa Senhora dos Pobres para um intercâmbio de férias de 1 a 16 de Agosto de 2010. A visita enquadra-se nas festividades do grupo daquela paróquia que decorre nos dias 5 e 7 com o lema: “Preservar a Paz e a Reconciliação”.
Os jovens vão acompanhados de um casal e, segundo o programa, vão partilhar temas de reflexão sobre o Matrimónio cristão e os desafios em África, Voluntariado bem como a relação entre a Fé e os Costumes Tradicionais. Para o evento estão convidados também os Jovens provenientes da vizinha Gâmbia.
O intercâmbio entre jovens é uma recomendação da Conferencia Episcopal e reforçada pelo último Sínodo Africano.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

integração missionária

As dioceses da Guiné-Bissau fazem curso de integração missionária nos dias 2 a 27 de Agosto. Os novos missionários vão ser iniciados na língua crioula bem como aos hábitos culturais dos povos da Guiné-Bissau.
Missionários leigos e religiosos inscritos para o novo ano pastoral inscrevem-se na cúria diocesana para este pequeno estágio que se realiza em plena época de férias que prepara o novo ano pastoral 2010/2011. O seminarista maior da Diocese de Bafata, Paulo de Pina Araújo deverá orientar a instrução da língua crioula.
Segundo dados, estão em Guine -Bissau cerca de 15 novos missionários provenientes de vários pontos do mundo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Diocese de Zinguinchor

O Vaticano, através da Congregação para Evangelização dos Povos nomeou o padre Paul Abel Mamba como Administrador Apostólico da Diocese de Zinguinchor, na sequência do estado de saúde, do bispo diocesano, dom Maixent Coly, informou a nunciatura apostólica, dom Luis Mariano Montemayor.
Em um telefonema para o padre Paul Mamba, A Diocese de Bissau manifestou a sua solidariedade à diocese, rezando pela saúde de dom Maixent. A diocese de Zinguinchor faz fronteira com a diocese de Bissau a sul de Sengal. Actualmente é ela que está a dinamizar a criação do núcleo da Universidade Católica na Guiné-Bissau.
Padre Mamba, actual Administrador Apostólico, era até então, vigário geral da diocese de Zinguinchor.

terça-feira, 20 de julho de 2010

A verdadeira familia de Jesus na Biblia actual na inculturação da Igreja em África

A tese é da Ir Inês Paulo Albino, Adoradora do Preciosíssimo Sangue, formada em Teologia Bíblica, na Pontificia Universidade Gregoriana. Segundo ela, a cultura africana tem proximidade da cultura semítica e pode estabelecer um paralelismo para o conceito de Igreja em África.
Irmã Inês é guineense, natural de Bissau. Fez os seus estudos, no ano académico 2005 a 2006 a partir do Evangelho de Marcos 3, 7-36 e teve como moderador o Jesuíta Roland Meynet. A partir do método da retórica defende que como em África, não se trata apenas de laços de sangue: “Sublinha-se o parentesco que envolve os tios e tias como referencias na educação dos filhos”.
Sínodo dos Bispos para África apresenta a Igreja – Família, destacando o valor da solidariedade entre baptizados, na Igreja, Família para as nações. Para a religiosa, o sínodo enriquece, mas precisa de exprimi-lo mais, porque na reflexão pode parecer muito abstracta. Há aspectos doutrinais a ter em conta, porque a “inculturação da Igreja” não pode prescindir da “inculturação da Fé”.

sábado, 17 de julho de 2010

Centro de espiritualidade

Padre Adérito Barbosa da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) vai pregar retiro em Bissau, na primeira semana de Setembro de 2010. A informação foi avançada pela equipa do Centro de espiritualidade diocesano de N`Dame.
O retiro vai reunir missionários: padres e irmãs sobre o tema Espiritualidade do Coração de Jesus no contexto do Ano Sacerdotal. Padre Adérito é professor da Universidade Católica Portuguesa e coordenador da Associação de Leigos Voluntários Dehonianos e autor de vários livros.
O Centro diocesano de Espiritualidade de Ndame é coordenado pelos padres Oblatos de Maria Imaculada e Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Caso do hospital de Bôr estudado na Espanha

O dado consta na publicação da Pediátrica Integral, publicação da Sociedade Espanhola Pediátrica Extra-Hospitalar e Atenção Primária. O Hospital Pediátrico São José do Bôr de Guine-Bissau apresenta um caso clínico complexo considerado objecto de estudo para a sociedade médica.
A partir de Bissau, os trabalhos de acompanhamento foram acompanhados pelo Dr Augusto Bidonga, médico pediátrico, e a criança não precisou de ser transferida. Segundo o especialista, o corpo médico no Hospitalar de Bôr reúne-se às Terças-feiras na primeira hora do dia para o passe de vista colectiva e às quintas-feiras tem uma secção de formação de temas relacionados com a especialidade. “O intercâmbio entre os médicos é decisivo para novas descobertas”, disse.
Hospital Pediátrico de Bôr é afecto à Diocese de Bissau, inaugurado a 1 de Junho de 2010. Em Bissau é único de especialidade.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fieis pedem vida de oração aos religiosos

A revelação veio de um inquérito dirigido às comunidades onde os religiosos tem presença, este ano 2010 pela equipa que trabalha com a Vida Consagrada nas dioceses da Guine -Bissau: “Queremos que nos ensinem a rezar e a estar com Deus”.
Para Ir Laura Aguilar, marianita, responsável da equipa a preocupação é actual e está na agenda permanente dos religiosos para retomar o caminho do testemunho profético, tema e inclusão da última assembleia dos religiosos realizada em Fevereiro. A mesma assembleia entendeu fazer, segundo a religiosa, um estudo aprofundado do inquérito para poder dar respostas às comunidades. Para Ir Laura, no ano pastoral o balanço da comissão é positivo. “Este ano foi conseguido aproximar os religiosos ao interesse de os candidatos à vida religiosa terem algumas etapas aqui”, apontou. No caminho de retomar a ideia do primeiro bispo de Bissau de abrir o seminário às religiosas, parece que fica mais facilitado o caminho de formação.
A Guiné-Bissau tem um total de cerca de 150 religiosos, num total de 29 Institutos 32 nacionalidades.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dados estatistico revelam novas demandas

Resultado definitivo do Recenseamento Geral da População e Habitação da Guine -Bissau apresentado nesta quinta-feira, 9 de Julho de 2010, abre uma nova página para a correcta distribuição da assistência às comunidades no país.
A população actual é de 1.520.830 apresentando um crescimento em relação ao de 1991 que estimava a população em 979.2003. Para o senhor Bessa Víctor da Silva, Director da Estatística Demográfica e Social, até ao momento o país estava a trabalhar com dados de 1991, mas a população cresceu: “O hospital Simão Mendes foi construído para 45 mil, mas hoje o sector de Bissau tem 60 mil e é insuficiente”, exemplificou. Segundo o especialista a população católica estará agora a volta de 20%, num universo em que a população mais jovem está concentrada nos centros urbanos.
Padre Domingos Cá, vigário geral de Bissau, reagindo à apresentação dos dados, disse que o contexto impõe novas demandas: “a Igreja tem de reforçar as suas capacidades e a sua presença”. Segundo padre, os números do recenseamento não surpreendem, porque nas zonas urbanas as comunidades, nos últimos anos, foram obrigadas a multiplicar as missas e, de um modo geral, aumentou a afluência dos jovens na catequese de adultos.
Este é o 3º Recenseamento Geral da População e Habitação, o primeiro foi feito em 1979.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Formação proficional faz história dos religiosos

Duas comunidades, duas escolas profissionais e duas paróquias, em Bissau outra, em Bula, são os Josefinos de Murialdo chamados a Guine - Bissau, em 1984, para Centro de Instrução e Formação Artesanal e Profissional (CIFAP).
Frei Giuseppe Negro, actual director do CIFAP, em Bissau, depois de uma longa história e passagem por vários países em escolas profissionais defende que a congregação persegue a ilusão de que uma nova sociedade é possível. O frei está na Guiné-Bissau desde 1995 e é carinhosamente conhecido por Beppe entre os alunos. Para ele, o centro abre oportunidade aos jovens decididos a ingressar na vida pelo próprio trabalho. “Acho que este é um fruto a salvaguardar e uma razão de continuarmos aqui”.
O CIFAP oferece cursos de construção civil, mecânica, serralharia, electricidade e nos próximos dias vai incluir a contabilidade. Neste ano, a escola de Bissau tem 160 anos, tendo sido solicitado para participar na formação dos ex-militares no quadro da reforma das Forças Armadas, na Guine -Bissau.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Leigos falam aos bispos

Associação Cristã de Gestores e Dirigentes ACGD falou aos bispos reunidos em S. Tomé. Dr Zeferino Estêvão Juliano, angolano, falou da necessidade deste organismo para maior protagonismo das igrejas na evangelizarão nos sectores da vida publica e empresarial.
ACGD é uma organização de matriz católica que visa aprofundar, difundir e aplicar, na prática, a doutrina cristã e social da igreja relativa a vida empresarial, à promoção da paz, justiça social, ao desenvolvimento harmonioso do bem-estar social e individual. A partilha da experiência tinha como objectivo abrir caminho para possíveis núcleos entre os países lusofonos.
O IXº encontro dos bispos prosseguiu no fim-de-semana, com visitas a projectos sociais como o Lar dos Idosos, Dona Simôa Godinho e centro de espiritualidade Paróquia da Trindade na vila de Batepá, onde os fiéis veneram, naquilo que pretende ser um santuário mariano, Nossa Senhora de Fátima, localmente chamada “Nossa Senhora Peregrina”. Na sequencia, uma delegação foi recebida pelo Presidente da Republica, Fradique de Menezes que recordou a ocorrencia dos 35 anos da indepencia dos Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguese PALOP.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bispos lusofonos reúnem-se em SãoTomé

Conferências episcopais dos países lusófonos encontram-se em São Tomé nos dias 2 a 9 de Julho de 2010. Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste vão reunir-se para discutir o tema "A Igreja e a luta contra a pobreza: Partilha de experiências”.
A pobreza já esteve na agenda da Caritas Lusófonas em encontro realizado em Bissau este ano. A expectativa é que os Bispos Lusófonos, com esta reunião orientem uma pequena declaração às autoridades políticas e governativas para com incentivo de políticas de combate à pobreza. Outros aspectos de agenda são a cooperação entre as comunidades da língua portuguesa; a comunhão entre as igrejas e o intercâmbio de propostas ao serviço da evangelização. O Seminário Maior de Guine – Bissau beneficia de presença anual de professores brasileiros para teologia e Filosofia, fruto desta cooperação.
Também tem sido debate a situação de jovens a procura de ensino superior. A declaração de Macau, no último encontro de 2008, orientou que se criem condições de vida digna, quando se quer oferecer bolsas de estudos aos jovens, depois de se congratular com aumento de vagas nas universidades brasileiras e portuguesas para jovens da lusofonia.
Até ao momento já foram realizados 8 encontros. Os dois Bispos de Guine - Bissau participam do encontro.