quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bispo pede uma resposta dos cristãos

O apelo consta da mensagem datada de 28 de Setembro de 2010, com o título: BEM FORMAR A CONSCIÊNCIA MORAL PARA MELHOR TESTEMUNHAR A NOSSA FÉ EM CRISTO RESSUSCITADO, apresentada aos Agentes de Pastoral, reunidos na Cúria Diocesana nos dias 28, 29 e 30 para o Ano Pastoral de 2010/2011.
A mensagem, ouvida na voz do padre Vicente, ofm, interpela o momento actual da sociedade guineense, dividindo-se em duas partes. Na primeira parte reporta-se ao ensinamento Social da Igreja, questionando na segunda parte o ser e o agir cristão no campo político, no campo sócio - económico e no campo eclesial.
Para Dom José Camnaté, a sociedade guineense precisa do testemunho cristão credível. “Formar a consciência moral não é um apêndice da religiosidade, ela constitui o desafio primário da acção da Igreja, pela dignidade da pessoa humana”. Assim, o Bispo de Bissau lembra com amargura o famoso “suku di bás”, (denominação crioula do suborno, da corrupção) que faz com que muitos processos burocráticos não avancem; a eliminação física dos adversários políticos, considerados como inimigos a abater; muitos casos de abuso injustificado do poder; bem como outras práticas de usos e costumes da tradição guineense, contrárias aos valores humanos e morais.
Os Agentes de Pastoral partilham estratégias e experiências para uma acção conjunta em conformidade com o momento actual do país, no qual, os cristãos são chamados ao testemunho coerente, preparando-se para a abertura do novo Ano Pastoral 2010/2011 que acontece no dia mundial das missões.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Formar consciência moral para testemunhar

Formar consciência moral para testemunhar
O tema vai ocupar os agentes de pastoral convocados pelo Secretariado de Pastoral da Diocese de Bissau, nos dias 28 a 30 de Setembro 2010 apresentado pelo frei João Dias Vicente, ofm. O frei Vicente actualmente trabalha na formação e está em Bissau há mais de 30 anos.
Diante de muitos fenómenos e problemas que enfermam a sociedade, o testemunho cristão tem sido questionado em função da coerência do ser e agir cristão. Por isso, o seu aprofundamento se impõe, lembra dom José Câmnate, bispo de Bissau.
Os agentes de pastoral durante os trabalhos vão partilhar também a agenda do Ano Pastoral, buscando melhor as estratégias de uma pastoral de conjunto.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Não podemos perder a responsabilidade da "Nossa Independência"

A afirmação é do padre Domingos Cá, vigário geral da diocese de Bissau, por ocasião do dia da Independência Nacional, na Guine-Bissau que ocorre no dia 24 de Setembro: “Lutamos pela independência contra o colono mas caímos nos mesmos erros”.
Para o presbítero, a data não pode passar despercebida aos guineenses. Cada cidadão deveria buscar inspirar-se nela para lançar o olhar para frente. Na sua opinião, “hoje o dia da independência não tem aquela motivação; a data está reduzida à "galas", sem nenhum impacto cívico”. Por isso, apela aos religiosos para não deixarem de fazer uma menção nos actos de culto, neste fim de semana. Para o padre a enfeméride é uma oportunidade para um exame de consciência sobre o compromisso com a paz, o desenvolvimento e a justiça social.

Jovens redefinem estratégias de combate ao Hiv-Sida

Jovens activistas do Sida – Service realizam Assembleia, neste sábado dia 18 de Setembro de 2010. Os 43 participantes, provenientes de vários pontos da Guiné–Bissau partilharam detalhes do andamento dos trabalhos pelas comunidades.
O Sida - Service foi fundado em Maço de 2001 pela Caritas da Guine - Bissau, quando ainda existia apenas uma diocese. O objectivo da sua criação é olhar a prevenção na perspectiva do ensinamento da igreja. Sob a presidência de dom José Câmnate reuniu-se um pequeno número de estudantes, constituindo assim um grupo temático. Hoje, segundo Ivanildo Paulo, no projecto desde 2005, o projecto sustenta 8 antenas, com estruturas de intervenção regionais.
Ivanildo disse ainda que os frutos do projecto se podem visualizar na linguagem dos jovens ao abordarem a sexualidade humana. “Sida-Service é um projecto educativo”, disse. A acção essencial de intervenção é feita na escola, junto de alunos do 5º até 12º, preferencialmente na aula de biologia com o programa “Alerta Vida” aborda a sexualidade humana alertando para a responsabilidade.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dinâmica missionária exige coração

Afirmação foi defendida pelo Padre Adérito Gomes Barbosa, missionário dehoniano do Sagrado Coração de Jesus, que falou aos missionários da Guine – Bissau, nos dias 14 e 15 de Setembro 2010. “Como seres racionais criamos estereótipos, das pessoas e das culturas, mas a missão é um encontro de pessoas, uma experiência de coração”.
Segundo o padre, a questão foi reflectida pelo Sínodo Africano de 2009, ao apontar em suas preposições que as comunidades consagradas são sinal de convivialidade e interculturalidade. Assim, defendeu que o desafio da relação com o outro, muitas vezes desconhecido, pode encontrar ressonância na afectividade. Porque, “a comunidade é um encontro de corações, sujeitos afectivos em busca da efectividade, isto é, continuidade”.
Padre Adérito é formado em Teologia Pastoral e Ciências de Educação. Escritor de vários livros de espiritualidade e pastoral está na Guine – Bissau há duas semanas, depois de pregar o retiro, tem mantido uma série de encontros de formação com vários grupos. Segundo ele, a experiência pessoal é fundamental em qualquer processo de relação humana.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diocese promove debate o Estado e o Cidadão

A Cúria diocesana de Bafata, em Bafata, promoveu uma conferência nas suas instalações, no dia 11 de Setembro de 2010, sobre o tema o Papel do Estado e do cidadão no Desenvolvimento. O orador foi o senhor Joaquim Apolinário, embaixador da Guine -Bissau na África do Sul.
O embaixador apresentou o conceito da coisa pública e a responsabilidade do cidadão. Para ele, uma sociedade civil dinâmica é uma exigência de valor para uma relação social de equilíbrio entre o Cidadão e Estado. As autarquias, neste sentido foram apontadas como espaço de novas perspectivas e novos interlocutores, na relação Estado – Cidadão. Os impostos, a questão de forças estrangeiras na Guine – Bissau foram também abordados.
Durante a exposição do senhor Joaquim Apolinário,embanixador da Guine-Bissau na África do Sul, os participantes partilharam o interesse da recuperação da auto-estima como força moral para a reconstrução do país.
O Bispo de Bafata, dom Pedro Zilli, e pároco da Sé, padre Abraão Ambessum acompanharam os debates.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mulheres aderem a escola

A constatação é das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, na comunidade de Bidjene. Uma pequena oficina de artes para fazer as mulheres ganhar a vida foi transformada em escola de alfabeto. “Nós precisamos de saber porque só assim é que é possível fazer arte”, disse a senhora Neia Djata, uma das alunas.
Segundo as religiosas no começo não foi fácil para as mulheres porque em muitos casos são elas que levam a casa aos ombros. Mas agora estão mais conscientes e lutam para encontrar tempo de dedicar-se a escola. Ir Tereza Marques, junto das mulheres há 5 anos disse que a alfabetização tornou-se um ponto de atracção e um factor de consciência:"Assim, podemos sonhar!", exclamou. Ao nível do sector já foi escolhida uma equipa de animação feminina coordenada pelas próprias mulheres para partilharem seus próprios problemas. Ouvir histórias de mulheres que se levantaram contra a opressão tem sido uma das grandes atracções nas conversas.
Em Bissorã, também, das 80 mulheres matriculadas 70 chegaram ao fim do ano escolar. Ir Maria do Carmo Farias e Ir Natalina Martinelli, Missionárias da Imaculada, atribuem o sucesso, da comunidade à pequena escola de corte e costura,com que servem as mulheres. Porém, até agora os níveis de escolaridade em todo país ainda são muito baixo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Retiro saúda o Ramadão

“Para que os frutos deste Jejum 2010 fortaleçam a visão de paz entre as religiões e possamos trabalhar lado a lado para o bem do homem, na nossa terra, oremos ao senhor”, rezou dom José Camnate na missa que terminou o retiro dos missionários, nesta sexta-feira, dia 10 de Setembro de 2010, na Guine -Bissau.
Em toda a Guine – Bissau observa-se um dia de feriado nacional e andando pela cidade as pessoas trazem roupas festivas que assinalam o fim do Jejum Islâmico. Para o bispo de Bissau, a data é uma oportunidade de fraternidade na qual é preciso lembrar o valor e o sentido do compromisso da religião para o homem.
A universalidade da fé e da missão cristã marcaram a caminhada espiritual do retiro conduzido pelo padre Adérito Gomes Barbosa, dehoniano, partilhando a profundidade e a beleza do sacerdote, no modelo de Santo Cura d´Ars, no tema Espiritualidade do Coração de Jesus.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

África lugar de esperança

A afirmação é do padre Adérito Gomes Barbosa, dehoniano português que está em Bissau para pregar o retiro anual do clero, missionários e missionárias de 5 a 10 de Setembro de 2010. “Há preocupações, ameaças, mas vai tudo para frente, porque quando estamos a andar não estamos preocupados com os obstáculos, mas sim com o futuro, com a meta”.
Padre Adérito Barbosa é escritor e doutor em Teologia Pastoral e Ciências de Educação. Para ele, o caminho da educação é decisivo para o continente, uma educação que não seja apenas tecnológica, mas que dê o sentido global das coisas de forma holística. Neste sentido, o académico, apontou para a necessidade de se educar para o “pensamento”. Em seu entender, o foco da esperança em África reside na sua grande riqueza que é a tradição que, não sua opinião, não deve ser deitada fora, mas deve ser aprofundada com uma filosofia de base.
Padre Adérito Barbosa é o primeiro dehoniando que vem a Guine – Bissau, onde já trabalham as Missionárias Leigas Dehonianas. Aqui, além do retiro espiritual, vai falar aos jovens, aos professores, aos catequistas e aos estudantes num total de 9 intervenções.

Morte, um apelo à paz

Palavras ouvidas de dom Jean Noel Diouf, Bispo de Tambacounda e Presidente da Conferencia Episcopal Interterritorial do Senegal, Cabo-Verde, Mauritânia e Guiné-Bissau, na missa das exéquias de dom Maixent, bispo de Zinguenchor.
Segundo o testemunho de dom Diouf o bispo, “Viveu seu episcopado suportando o peso da cruz: a cruz da doença, a cruz do naufrágio do barco “Le Djola” e a cruz do conflito armado instalado, há anos, na Região do Cassamance”.
Dom Maixent foi ordenado em 1993 e a partir de 2001 começou a viver graves problemas de saúde, mas não vacilou, vindo a falecer no dia 24 de Agosto de 2010. O seu testemunho de serviço e dedicação, apesar da fragilidade, calou o coração de várias pessoas que o conheceram em vida, como exemplo de entrega, na procura de paz para o conflito, na Cassamance.

Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá.