quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Escolas Católicas agastadas com o Ministério da Educação

A opinião foi manifestada pelo coordenador da Comissão Interdiocesana da Educação, padre Joaquim Cardoso Pereira, CPPS, num documento distribuído a todos os responsáveis das Escolas Católicas, datado de 5 de Novembro de 2010: “Vamos ter que ter muita paciência nas relações com o Ministério da Educação, embora o senhor Ministro tenha muito boa vontade, já demonstrada diversas vezes é um homem só, não tem equipa à altura das exigências.”
A Comissão das Escolas Católicas na Guine - Bissau coordena 133 escolas, divididas em dois tipos de escolas: As de Auto-Gestão, aquelas que funcionam nas estruturas do Estado e foram confiadas às missões e as privadas que foram criadas pelas missões no âmbito da privatização do ensino, mas que precisam de um Alvará para o seu pleno funcionamento. Até agora, segundo padre Joaquim, o ministério não autorizou, pelo Alvará, nenhuma escola Católica. A falta de Alvará dá uma instabilidade, “porque não sabemos o que nos espera, com esta instabilidade”, disse. Procurado pelos serviços de informação defendeu que, as relações com o actual ministro são boas; porque “graças a ele foi possível criar um conjunto de leis que eram reclamadas para o andamento do ensino na Guine -Bissau. Porém, escreve no documento que estamos a citar: “no Ministério, há muitos técnicos, mas pouca gente com vontade de trabalhar”.
As Escolas Católicas regem-se actualmente por um Manual de Procedimentos que foi aprovado em Maio de 2009, com o objectivo de uniformizar a prática didáctico – educativa, nas instituições de ensino. A Igreja Católica, na Guine – Bissau, conta com o apoio da Fundação Evangelização e Cultura, FEC, cuja actuação, em quase todo o país oferece programas de qualificação dos professores.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bafata tem novo diácono

A comunidade diocesana de Bafata conta a partir do dia 20 de Novembro com mais um diácono. Maio da Silva foi ordenado em Bambadinca, como novo diácono da Diocese de Bafata. O Evento reuniu a comunidade e familiares para a festa na véspera de Cristo Rei e missionários das duas dioceses.
Na missa de ordenação o bispo lembrou a diaconia como serviço. Dom Pedro Zili indicou à luz das leituras que reinar com Cristo é servir e dar a vida mesmo que isso custe a vida, “o único titulo de gloria do cristão é a cruz”.
O novo diácono é guineense vai trabalhar na comunidade de Nossa Senhora da Consolata de Cubissec Empada com o padre Lúcio Espíndola Santos que o vai acompanhar no estágio diáconal.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aumento de católicos obriga revisão da catequese

A convicção foi partilhada pela Ir Maria Auxiliadora Queiroz Motta, missionária da Imaculada, responsável da Comissão Inter - diocesana de Catequese na Guine-Bissau. “Constatamos uma corrida das pessoas aos sacramentos nos últimos anos e pensamos que temos que rever o caminho caquéctico”, disse.
A Ir Maria que está na Guine - Bissau há 18 anos e, desde 2005 responde pela catequese, defende que a evangelização no país tem uma herança de pouco aprofundamento, própria de um tempo em que a preocupação missionária era diferente. Nos últimos tempos, com o fluxo de jovens ao catecumenato, via-se que cada missionário recorria à sua experiencia de origem. Tal facto gerava disparidade e confundia os fiéis que nas comunidades reclamavam por uma orientação. Assim, desde 2007 foi lançado um Directório, “ad -experiemtum”, como orientação geral.
O Documento reflecte que o perfil do catequista, sobretudo a sua formação, é decisivo para a nova catequese. Cezar Inácio Viera, catequista da paróquia de Nossa Senhora de Ajuda, em Bissau, há 24 anos de serviço partilhou que a comunidade católica está num bom momento. Para ele o facto de que as pessoas é que procuram a igreja é muito bom, coisa que não acontecia há 20 anos atrás. Por isso, “se nós soubermos acolher, poderemos colher bons frutos, por isso trabalhemos”, alertou.
Em todas as paróquias os números de pessoas inscritas para a catequese são altos, quase em cada 4 católicos 3 andam na catequese. O desafio é fazer com que as pessoas depois dos sacramentos continuem a vida da frequência dos sacramentos, buscando referências cristãs, como lembrou o bispo de Bissau.

domingo, 14 de novembro de 2010

Igreja Católica pode baptizar crianças de pais não cristãos

A disposição foi apresentada pelo padre Francelino Nhaga, diocesano de Bissau, para os participantes das dioceses de Bissau e Bafata que se reuniram nos dias 9 a 11 de Novembro de 2010, no centro de espiritualidade de Ndame para concluir o Documento Caquéctico sobre a iniciação cristã na Guine -Bissau.
Para o padre, “o Código de Direito Canónico não exige nenhuma qualidade moral da parte dos pais, mas apenas o consentimento por isso, não se pode castigar os filhos por causa dos pais”. O Bispo de Bissau que também participou dos debates indicou que alguns elementos da tradição local podiam ser usados como tradição da Igreja Local. Dom José Camnate referia-se a expressão “meninos de criaçon” que na sua opinião podem relevar o papel dos padrinhos e fomentar a maternidade espiritual nas famílias cristãs. A praxis pastoral na Guine -Bissau tem limitado o acesso ao baptismo aos petizes, por causa da garantia fundada para educação dos filhos. O critério, na observação pastoral empenha pouco as famílias cristãs nas pequenas comunidades, no seu papel de igreja doméstica.
A criança, no contexto sócio cultural dos povos da Guine – Bissau é muito pouco visada nos seus direitos. A opção de relevar o seu direito natural ao baptismo solicitado pelos pais à Igreja pode ser entendida como uma nova consciência nas famílias. A igreja não pode deixar este papel de presença na primeira infancia à religião tradicional nem aos grupos étnicos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Padre apela para o valor do matrimónio tradicional

“Não podemos desprezar o matrimónio tradicional na educação da fé na missão crista”. A afirmação é do padre António Ambona recém chegado da Itália, da universidade urbaniana, formado em missiologia Pastoral, na especialidade de pastoral familiar, com o tema de dissertação: “A família como lugar da transmissão da fé crista e a sua tradição”. O padre defende que a inculturação não é um processo simples, o seu realismo implica uma antropologia positiva, para fomentar o verdadeiro diálogo da fé e a cultura tradicional. O padre vai trabalhar em Buba, como novo reforço para a Diocese de Bafata naquela comunidade; porém, a expectativa é que a sua presença reforce o seminário Maior que ainda se debate com a falta de professores.
Em Outubro, a Diocese de Bissau também viu chegar o padre Bernardo da Cunha Cumbá, vindo de Portugal, formado em teologia sistemática, na universidade Católica. Bernardo está nomeado para a Mansoa e neste ano lectivo é professor no Seminário Maior.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Paz às suas almas

O dia dos fiéis defuntos é assinado na Guine – Bissau como feriado, um dado que não passa despercebido aos cristãos, em particular os católicos,que representam apenas 20% da população.
A tradição da data é uma herança trazida dos tempos mais antigos da colonização portuguesa e da primeira evangelização. Neste dia, as comunidades católicas reúnem nos cemitérios para a celebração da missa dos finados, com a respectiva bênção às campas, um momento de fé pessoal em que a ressurreição da carne interpela profundamente a alma humana.
A morte, nas culturas dos povos da Guiné-Bissau, bom como nas culturas africanas, reveste-se de um significado particular, marcada por cerimónias apropriadas, um claro apelo à imortalidade da alma. Por esta razão, o dia atrai às igrejas e aos cemitérios fiéis dos mais diferentes credos.