quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Paz à sua alma

Ir Valeria Briccoli foi enterrar nesta 4ª Feira, dia 29 de Dezembro de 2010, depois de ter padecido de um acidente de viação na Terra Santa, no dia 24 de Dezembro de 2010.
Ir Briccoli Franciscana Missionária do Coração de Maria é de nacionalidade italiana trabalhou na Diocese de Bissau em 1994 a 1998, em Cumura, e, no ano de 2000 de Junho a Agosto, em Nhoma, nos projectos de promoção humana e alfabetização.
A diocese de Bissau e o bispo diocesano exprimem a família religiosa, o mais alto sentido de solidariedade à família religiosa, pedindo a Deus que mande operário para a sua messe.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NOSSO NATAL

Padre Domingos Cá, vigário geral da Diocese de Bissau, para todos:
"Caros amigos do blog!
Tendo em consideração o momento actual que o país atravessa e aproveitando das características do Tempo de Natal, o nosso voto sincero que formulamos é que a paz e a reconciliação cheguem, cada vez de maneira mais clara e profunda, à nossa terra e a cada um dos nossos concidadãos. E este desejo não é nenhuma utopia irrealizável; a paz e a reonciliação são possíveis entre nós como são possíveis em outras partes do mundo, baste que as desejemos de verdade e que, para isso, olhemos com olhos de fé para a iniciativa que vem do próprio Deus e que está tão luminosa na noite santa de Belém: Jesus nasce pobre em Belém para tornar mais humanas e mais ricas interiormente todas as pessoas e todos os povos do mundo. O canto dos Anjos nesta noite santa de Palestina há-de fazer-se ouvir também na Guiné-Bissau, se o quisermos escutar! Que todos, crentes ou descrentes, cristãos ou muçulmanos, sejamos instrumentos e agentes da paz e da reconciliação! Boas Festas para todos vós".

Ir Tatiana (Brasil)
Mensagem para todas as pessoas da Guiné - Bissau e aos que acompanham o blog
Nesse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade. Neste momento onde Deus se faz presente em cada coração, cada família, em todos os lares, eu também gostaria de expressar o meu carinho por você. Quero desejar que os seus passos nunca estejam sós; estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos que têm a missão de caminhar com você segurando firme em suas mãos, para que os seus pés nunca venham a tropeçar no meio do caminho. Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão. Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas; pois, para o Senhor nada é impossível. Desejo que você realize os seus ideais e projectos. Feliz Natal
Um grande abraço da amiga Ir Itatine

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Jubileu enaltece fidelidade de Deus

“Agradeço ao senhor pela Sua fidelidade e ter me conduzido até aqui”. As palavras foram ouvidas do padre Giancalo Todesco, 69 anos, Oblato de Maria Imaculado, no dia da festa dos 50 anos de vida religiosa.
O padre italiano de nacionalidade começou a trajectória missionária no seu próprio país. Depois foi enviado a Laos, nos tempos mais difíceis da guerra civil, trabalhando aí 6 anos, até abandonar o país, com todos os missionários estrangeiros a pedido das autoridades locais, em 1975. Olhando para traz, disse que experiência era uma extraordinária lição de vida que nunca esquece. Em 1976 foi enviado para Senegal – Dakar, servindo em 5 comunidades diferentes até vir a Guine – Bissau em 2008, ao serviço da Diocese de Bissau como ecónomo, na cúria diocesana. Em 50 anos de vida religiosa, defende que a alma da missão é o serviço, como expressão da vontade de Deus, “Ele não abandona aqueles que se entregam às suas mãos”.
Padre Giancarlo nasceu no dia 22 de Dezembro de 1941, como o último filho de seus pais, dos quais duas religiosas. Consciente dos desafios da vida religiosa, deixou uma mensagem de encorajamento aos jovens vocacionados. Deus obrigado!

From Matteo Candido
Padre Giancarlo,Voglio unirmi anch'io, assieme a mia moglie Bruna, alle comuni felicitazioni per il tuo 50º di sacerdozio. Rcordando i tempi di Nguenienne, ti auguro dal Signore entusiamo e costanza nel tuo nuovo impegnativo lavoro pastorale em prol da Guinè.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Novos casamentos

Domingo antes do Natal é marcado por vários casamentos em várias paróquias de Bissau, um facto inédito, comentam os responsáveis de pastoral. Paróquias Bandin, Catedral, Santa Luzia e Cristo Redentor foram as comunidades que receberam os noivos.
Padre Marcos Baliu da Paróquia de Cristo Redentor e animador pastoral dos Jovens País refere que o facto é animador e realça o bom serviço da Pastoral da Familia.
Na Guiné-Bissau, a Cultura Tradicional é ainda muito forte, havendo dificuldades dos jovens abraçarem o Casamento Cristão com liberdade, além das alegação económica que se colocam para a realização.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Portas abertas

Centro de Instrução Formação Artesanal e Profissional, CIFAP da Diocese de Bissau a cargo dos padres de Murialdo promove jornada "Portas Abertas", neste 17 de Dezembro de 2010 a partir de 9h até às 13h.
O objectivo é dar uma oportunidade às pessoas, em particular os jovens, de conhecer a escola, por formas a buscar seus serviços. Os visitantes poderão receber neste dia explicação dos laboratórios e conhecer a rotina dos alunos, bem como os cursos que aí são ministrados.
O CIFAP na Guiné-Bissau conta com duas escolas: uma em Bula outra em Bissau. A estrutura é uma referência na formação artesanal e profissional, tendo sido contactada pela ONU para oferecer formação aos militares, dentro do processo de reforma dos militares

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Debate internacional Fé e Cooperação convoca Igreja Católica da Guiné-Bissau

O evento organizado pela Fundação Evangelização e Cultura - FEC, na festa dos seus 20 anos de existência fez deslocar a Lisboa o Bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli, neste dia 13 de Dezembro de 2010. Dom Pedro Zilli fez a sua intervenção no painel Fé, Educação e Saúde – O porquê do "core business" das organizações de inspiração religiosa?
O Seminário destacou que no contexto global, a fé continua a ser uma singular força mobilizadora, exercendo uma influência incontornável em todos os domínios da vida em sociedade, exemplificando que na Guine -Bissau, as comunidades muçulmanas e cristas criaram escolas comunitárias, assegurando o ensino básico em zonas onde o Estado não garante o acesso a educação e também em algumas regiões, estas comunidades mobilizam-se no sentido de providenciar o salário e alojamento dos professores, como forma de assegurar a educação das suas crianças.
A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), instituída pela Igreja Católica de Portugal (Conferência Episcopal e Institutos Religiosos). Ela surge em 1990 na sequência lógica das celebrações dos 500 anos da Evangelização das Igrejas Lusófonas e do movimento de reencontro desses povos. Em 20 anos de existência, está presente em vários países de Língua oficial Portuguesa trabalhando em projectos de Educação e Saúde. Na Guine - Bissau a FEC está desde Janeiro de 2001 sustentando projectos em quase todas as localidades.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cacheu 2010

Centenas de pessoas se juntaram em Cacheu neste sábado, dia 4 de Dezembro, de vários pontos de Guine - Bissau, Católicos e não - católicos.
Manifestações de piedade mariana encheram o recinto das devoções, desde da capela antiga até ao novo santuário.
Para o vigário a Diocese de Bafata, a comunidade vem a Cacheu pela sua importância histórica,“é aqui que recebemos a fé”.
O momento mais vivo foi assinalado com bênçãos aos objectos religiosos, marcado com vários louvores de piedade mariana.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bissau mobiliza-se para Cacheu

A Diocese de Bissau realiza, no dia 4 de Dezembro 2010, a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade de Cacheu.
O evento, considerada a maior manifestação da religiosidade popular na Guine-Bissau, vai envolver todas as comunidades católicas com o programa de actividades que tem inicio na véspera, com a marcha jovem: Dia 3 Concentração às 14:30, a partir de Capó (à 7 km de Cacheu) e saída para Cacheu às 15h. À noite pelas 19h, piedade eucarística (Adoração ao Santissimo) no recinto do Santuário, numa grande prece pela Paz. No dia 4, no mesmo lugar, pelas 7h:30 concentram-se os peregrinos que percorreram os 7 km até chegar ao Santuário, para às 10h dar inicio a Celebralão Eucaristica. Às 15.00h, encerrando as cerimónias da Peregrinação, haverá uma bênção geral e solene das pessoas e artigos religiosos.
O Santuário de Cacheu, segundo a história da Igreja Católica na Guine - Bissau, criada em 1533, pela Diocese de Cabo-Verde, guarda a marca da chegada dos primeiros missionários à Guine - Bissau, com a fixação em 1660 dos primeiros missionários franciscanos no local. Associada à Evangelização aos valores de sã consciência, a peregrinação é uma Acção de Graças e o renovar do compromisso do testemunho cristão para os desafios da paz e reconciliação.
Os peregrinos de Nossa Senhora de Natividade de Cacheu serão interpelados, neste ano, à urgente necessidade de testemunho cristão. A Igreja, não se contenta com o crescente número de baptizados, mas com uma mentalidade sem valores cristãos.