terça-feira, 29 de março de 2011

Diocese autorizada a abrir casa de acolhimento de crianças na comunidade de Bor

A decisão do executivo guineense foi expressa pelo Ministério da Mulher e Coesão Social e Luta Contra Pobreza, no Despacho nº 3/2011, assinado pela ministra, Dra. Maria de Lourdes Vaz.
O documento com a data do dia 4 de Março de 2011 é resultado de uma visita da governante à infra-estrutura há pouco menos de um mês. É autorizado o funcionamento da Casa de Acolhimento (…) em conformidade com os Padrões Mínimos para Acolhimento residencial de Crianças”, escreve.
A casa de Acolhimento vai se chamar Casa de Acolhimento Bambaram da Diocese de Bissau, situada nas antigas instalações do histórico Internato de Bor. A estrutura tem a capacidade para 100 crianças, com 4 camarotes para as crianças de 0 a 12 anos de idade de ambos os sexos.
O seu funcionamento está marcado para dia 16 de Abril de 2011, acolhendo, numa primeira fase crianças catalogadas evacuadas por motivos médicos. Organizações não governamentais que prestam assistência aos principais centros hospitalares para estes sectores já foram contactadas.
Segundo os responsáveis, Babaram é o nome na língua local que designa o pano que abriga as crianças. Normalmente é oferecido nos momentos mais importantes da vida da pessoa para indicar o voto social de que seja solidário com os sem abrigos e que precisem de carinho.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Comunidades

Bispo de Bissau, dom José Camnate, está em visita às comunidades do interior do país, numa agenda de trabalho que se prolongará até Julho.
Na visita, dom Camnate reúne-se com os lideres de movimentos, fala do sentido de pertença e da necessidade de buscar força interior para enfrentar os obstáculos nas diferentes situações da vida, à luz do caminho percorrido pela Igreja até ao presente. Bispo encontra-se também com a equipa missionária animando-os na sintonia com a diocese toda.
Até ao momento já foram visitadas Blom, Bajob, Caió, Ingoré, Farim, Bubaque e Bissorã, estando agendada para este fim de semana a comunidade de Mansoa.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Diocese de Bafata celebra 10 anos e renova entusiásmo missionário

“Num só Espírito fomos todos batizados para formar um só corpo” de Paulo aos Coríntios foi escolhido como tema da Assembleia que reuniu 50 participantes, em Fevereiro de 2011 no centro de espiritualidade em N’Dame.
A Diocese de Bafata foi criada em 13 de Março de 2001 pela Santa Sé para a região Leste e Sul da Guine -Bissau sendo o seu primeiro Bispo dom Pedro Carlos Zilli, padre do PIME.
No inicio da caminhada com ainda poucos missionários realizou já 3 Assembleias diocesanas. A primeira em 2003, sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã, a segunda em 2009 com o tema: Comunhão na Igreja Família de Deus.
Segundo o Vigário Geral da diocese padre Luca Pedretti a sintonia da comunidade diante dos desafios foi o principal resultado. Padre Pedretti é o segundo vigário da diocese, substituiu o padre Domingos da Fonseca, em 10 anos da existência da Diocese de Bafata.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Quaresma ajuda Santuário

A Renúncia Quaresmal 2011, em Bissau, vai beneficiar o santuário de Nossa Senhora da Natividade de Cacheu. A primeira Igreja portuguesa na costa ocidental africana hoje é ponto de atracção popular de devoção mariana e vai receber ajuda dos fiéis, nesta Quaresma.
“A escolha é motivada pelo interesse que a diocese tem de elevar o nível de serviços prestados ao peregrino que se desloca a Cacheu”, indicou o vigário geral da diocese, padre Domingos Cá.
A cidade de Cacheu situa-se no noroeste da Guiné-Bissau, na margem esquerda do rio com o mesmo nome. É a primeira feitoria portuguesa na África ocidental, em 1588 e a primeira capital da Guiné. O Santuário de Cacheu, segundo a história da Igreja Católica na Guine-Bissau, guarda a marca da chegada dos primeiros missionários à Guine-Bissau, com a fixação em 1660, dos primeiros missionários franciscanos no local. A Renúncia Quaresmal 2010 foi destinada aos Seminários Diocesanos Menor e Maior.

terça-feira, 15 de março de 2011

Carisma para escolas celebra bodas

Irmãs das Escolas Pias, fundadas por Paula Montal celebram 25 anos de presença na diocese de Bissau. As irmãs Adriana Efigenia Coelho, Fátima Lúcia Pereira Alice de Moura Malheiros, brasileiras e a, Ir. Naida Pedro Sambu guineense reuniram a comunidade escolar do Colégio João XXIII para agradecer, em missa celebrada pelo padre António Imbombo.
As irmãs chegaram a Guine -Bissau em 1986 para Bubaque e, em 1990, começaram uma presença em Bissau, no Liceu João XIII. Na Ilha dos Bijagos, a presença foi marcada pela frente de trabalho junto de jovens, segundo o testemunho do padre Imbombo e a Ir. Naida, ambos daquela comunidade. A falta de pessoal fez fechar a casa reduzindo-se apenas a uma comunidade.
Segundo a Ir. Adriana, responsável da comunidade, nos 25 anos de Guiné-Bissau o desafio da falta do pessoal é maior como presença na Guine - Bissau.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Escuteiros fazem campo para inauguração da infra-estrutura de formação

O Corpo Nacional de Escuteiros está reunido em Quinhamel, em acampamento, desde Quinta-feira. A actividade culminará com a inauguração da Infra-estrutura de acolhimento no Campo de Formação Escutista de Quinhamel, neste Domingo dia 13 de Março de 2011.
Trata-se de um conjunto de cerca de 36 balneários e um Salão Multi-Uso no Campo de Formação. A obra foi financiada pela associação italiana “Solidarietà Umana” e é calculada em cerca de € 84.000.00 Euros.
Segundo a Junta Central, em nota assinada pelo Chefe Nacional de Escuteiros Jaílson Fernandes Cabral, o evento vai acolher cerca de 600 escuteiros dos 12 Agrupamentos inscritos no Copo Nacional de Escutas da Guine – Bissau. O acto da inauguração contará com a presença de altas personalidades do Estado guineense bem como as autoridades eclesiásticas locais.
O escutismo é o movimento que mais cresce em todo país, nas suas diferentes secções e é apontado por muitos críticos como o mais completo na formação dos jovens.

Cáritas da Guine -Bissau é parceira credível

A convicção foi partilhada pela Ir. Maria de Lurdes Lima Fernandes, Serva de Nossa Senhora de Fátima, que deixa Guine – Bissau, depois de ter servido como Coordenadora Nacional da Cáritas para as duas dioceses.
Segundo ela, a imagem de credibilidade que hoje a instituição tem é fruto de longos anos de trabalho, mas sistematizado nos últimos anos do seu consulado, num esforço de organização interna de tutelar todo o Serviço Social a partir das Paróquias e Missões. “Tentamos dar uma visão abrangente da realidade social, entendendo que as questões sociais estão interligadas”, defendeu.
Ir. Lourdes é cabo-verdiana formada em Serviço Social. A sua presença na coordenação foi marcada com alto nível de organização da Cáritas, levando a marca de uma uma pastoral social integrada. Ao deixar Guine-Bissau justificou o sem empenho: "os instrumentos de trabalho, os documentos e procedimentos, de que a Cáritas hoje dispõe faziam muita falta". Porém, não escondeu o desafio da sustentabilidade para operacionalizar a Caridade Cristã, ainda débil nas comunidades.
Em sua substituição no cargo, foi indicado o padre Domingos Binhaguê do clero diocesano como o Coordenador Nacional da Cáritas Guine Bissau.

quinta-feira, 3 de março de 2011

FEC: 10 Anos de Missão

A organização Portuguesa Fundação Evangelização e Cultura, FEC na Guine-Bissau desde 2001, comemora neste ano 10º aniversário de missão no país. A presença da FEC, segundo a comunidade católica, marca uma nova era nas instituições de ensino, principal intervenção social da Igreja Católica na Guiné-Bissau.
As dioceses de Bafata e Bissau beneficiam, graças a presença da fundação, de um Manual de Procedimentos para a gestão do fazer social e uma série de propostas no âmbito da requalificação de agentes de desenvolvimento social e comunitário. Ao Lado da Caritas Local, a FEC tem buscado abrir a instituição da caridade na Igreja Católica para parcerias em vista ao relançamento da actividade social em vários âmbitos do desenvolvimento humano sustentável.
Outro indicativo de relevo é também que aos 10 anos constata-se que a fundação cresceu em número de guineenses na sua organização. Em Bissau, o guineense e economista de formação, Domingos Nhama Lacerda Vaz Costa, na FEC há dois anos, disse que o trabalho na fundação é marcado pelo sentido da missão e aprendizado no labor profissional. “A FEC para mim é uma escola de valorização de pequenas coisas que nos fazem grandes profissionais”.

terça-feira, 1 de março de 2011

Consciência moral tema de Carnaval

A Edição 2011 do carnaval do Sector Pastoral de Bissau, da Diocese de Bissau, agendado para 5 de Março de 2011, vai dissertar sobre o tema: “Com consciência moral bem formada é possível promover uma reconciliação nacional, paz, reformas e desenvolvimento na nossa terra”.
As oito paróquias do sector de Bissau, segundo a organização, vão fazer a sua apresentação desfilando uma dança com trajes característicos. As etnias Mancanha, Fula, Mandinga, Manjaco, Papel, Felupe, Balanta e Bijagos são as seleccionadas para apresentação em um quarto de hora para cada grupo. Os jovens pais do sector vão apresentar a peça teatral com o tema do carnaval, inspirando assim os grupos na proclamação pastoral do lema de maneira criativa.
A actividade iniciará às 14:30 na Sé Catedral, Paróquia Nossa Senhora da Candelária.