terça-feira, 31 de maio de 2011

Laicado guineense

As Paróquias do Sector de Bissau, na Guine-Bissau, celebram o dia do catequista, no dia 4 de Junho de 2011, aquela que é considerada a maior festa dos leigos da Guiné-Bissau
Segundo um programa de actividades distribuído às 8 paróquias do sector os catequistas vão reunir-ses para partilhar, na Horta dos Antigos Combatentes na Baixada de Antula, uma Eucaristia, um almoço de confraternização e uma tarde recreativa, com a dedicação a S.Carlos Lwanga, padroeiro dos catequistas.
Segundo a organização espera-se a participação em massa dos catequistas naquela que se considera o maior evento do laicado na Guine-Bissau.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Igreja e Comunicação

Augusto Mutna Tamba da Diocese de Bafata acaba de chegar a Guine-Bissau. O presbítero é formado em Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana, na Itália.
A formação dos catequista sobre os métodos de transmissão ou como comunicar melhor Jesus Cristo em um mundo em constantes mudança e com novas tecnologias é a proposta de trabalho que tem pela frente.
Augusto, primeiro padre guineense formado em Comunicação Social, vai morar em Mansoa, onde a Emissora Católica da Guiné-Bissau tem o estúdio de transmissão, um ponto de referencia, depois de sede em Bissau.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Bijagós

A comunidade de Bubaque tem novo pároco. Padre Vaz da Silva Maurilio substitui o padre Jaime Coimbra do Nascimento que termina missão em Bissau.
A posse do novo pároco foi conferida pelo Bispo de Bissau, Dom José Camnate neste fim de semana. A comunidade de Bubaque tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada, no arquipélago dos Bijagós, criada em 1942 e com o inicio dos trabalhos em 1954 com os padre do PIME. Actualmente conta com a presença das Irmãs Missionárias da Consolata.
O novo pároco é diocesano brasileiro associado ao PIME e esta é a sua primeira missão fora do Brasil.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Eleito celebra com os jovens


Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar eleito da Guiné-Bissau, dia 13 de Maio, Sexta-Feira fez a sua aparição pública ao celebrar na Catedral de Bissau, no Domingo seguinte. Neste Domingo preside a Eucaristia e uma catequese para para os jovens católicos, no estádio 24 de Setembro.
BIOGRAFIA DO BISPO ELEITO
Dom José Lampra é filho de Lambra Cá e de Abetontom Cá. Nasceu a 5 de Janeiro de 1964 em Blom, Região de Biombo. Fez o estudos eclesiásticos em filosofia e teologia em Ziguinchor e Dakar, Senegal, respectivamente de 1990-1995. Em em 1997 foi ordenado padre, tendo recebido o cargo de serviço como vice-reitor do Seminário Menor diocesano de Bissau. No Ano 2000-05, em Roma Doutorou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Urbaniana. De Regresso à Guine-Bissau ocupou o cargo de reitor do Seminário Menor e de professor Titular de Filosofia, no Seminário Maior Dom Settimio Arturo Ferrazeta, em Bissau.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diocese de Bafata homenageia primeiro anúncio

O evento entrou na história como tradição da diocese no dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima, numa pequena capela que sinaliza a chegada dos primeiros missionários.
Peregrinos marcham a pé 20 kilómetros da catedral de Bafata à localidade de Geba. Este ano o tema da caminhada foi: “Maria nossa Esperança em Deus”, tendo iniciado com uma celebração penitencial. Padre Luca Pedretti, vigário geral de Bafata, disse aos nossos serviços de informação que a Guine – Bissau ainda guarda o nome cultural de "Cristãos de Geba, daí o significado popular de Geba nas origens do catolicismo.
A missa foi celebrada na capelinha de Geba foi celebrada pelo padre Abraão Ambessum Sambú que apresentou os milagres da Senhora de Fátima.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Caritas quer parceria com o Governo

O apelo foi feito por Dom José, Bispo de Bissau na abertura dos trabalhos da Assembleia da Caritas Guiné-Bissau, neste dia 17 de Maio de 2011. “É vital para nós... o estabelecimento de parcerias com o Governo”.
Dom José entende que a Igreja não faz o trabalho social para substituir a o estado nas suas acções para o cidadão guineense. “A acção da Caritas é sustentada no mandamento do amor, expressa de maneira particular na atenção aos mais pobres”, justificou. Para o bispo o trabalho da Caritas não se deve entender isolado, mas complementar às várias iniciativas desenvolvidas em prol das comunidades, no testemunho dos mais desfavorecidos.
Pelo executivo guineense, Maria de Lourdes Váz, ministra da Mulher, Família Coesão Social e Luta Contra Pobreza exprimiu o interesse do executivo de aprofundar e fortalecer a parceria com a Caritas. Indicou, em seu discurso, que o seu governo está “ pronto e aberto a colaboração institucional e organizativa com entidades que actuam no sector social”.
Actualmente um protocolo de relações no sector social, privilegiando a Saúde já deu passos, esperando pelo do sector da Educação.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Caritas realiza Assembleia anual

A informação foi avançada em uma convocatória do presidente da Caritas Guine -Bissau, Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafata, em carta dirigida às missões católicas em todo país. Com o tema, Caritas um serviço renovado para Guine -Bissau, o evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de Maio de 2011, na capital guineense.
As acções desenvolvidas pela Caritas, o empenho pela caridade, a reflexão sobre a base estatuária que preveja uma resposta eficiente às necessidades apresentadas pelas paróquias, missões e organismos de acção social tudo isto estará na mesa dos debates. Porém, o bispo lembra o sentido evangélico, cujo alcance da realização depende do envolvimento de todos os baptizados.
Assembleia da Caritas da Guine -Bissau acontece de 4 em 4 anos. Esta a 1ª assembleia que acontece depois da nomeação do padre Domingos Binhague, diocesano de Bissau, no cargo secretário nacional da Caritas.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Papa nomeia bispo auxiliar para Bissau

Padre José Lampra Cá, Reitor do Seminário Menor é eleito Bispo Auxiliar da Diocese de Bissau. A notícia foi tornada pública, no Vaticano às 12 horas desta Sexta-Feira, dia 13 de Maio de 2011, 10 horas de Guine – Bissau.
O auxiliar é constituído a pedido do Bispo Diocesano e a sua nomeação pelo Papa revela a solicitude de Sua Santidade pela Comunidade Cristã na Guiné-Bissau, disse o Padre Francelino António NHAGA,Chanceler da Diocese de Bissau, aos jornalistas e aos missionários reunidos, na cúria diocesana.
HISTORIA DA IGREJA
A Igreja Católica na Guine -Bissau é uma circunscrição localizada na Guiné-Bissau, criada em 4 de Setembro de 1940. Em 1977 foi erecta Diocese de Bissau para toda a Guine –Bissau sendo o seu primeiro Bispo Dom Settimio Arturo Ferrazzetta.
Em 2001 foi criada a Diocese de Bafata, em 13 de Março de 2001 subtraída da Diocese de Bissau, abrangendo Bafatá, Gabú, Quinara, Tombali e Bolama, dado a Dom Carlos Pedro Zilli, como seu primeiro bispo.
Actualmente a Diocese Bissau na área total de 11 490 km2 é governada por Dom José Camnate na Bissingn e nela vivem cerca de 845 000 habitantes, sendo 95 249 católicos, portanto, 11,2% da população, distribuídos por 24 paróquias.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Padres reflectem sobre sustentabilidade

Padres com menos de 5 anos de serviço estão em formação nos dias 11 e 12 no Centro de Espiritualidade de Ndame em Bissau.
A situação económica e a sustentabilidade da Igreja é dos principais assuntos. O tema será apresentado por Dom José Camnate para sensibilizar os presbíteros sobre o caminho da Igreja Africana neste capitulo.Segundo o responsável do Centro, padre Celso e também membro da comissão, o tema tinha sido proposto na última reunião. O número dos padres em serviço nas duas dioceses tende a aumentar, com as últimas ordenações e o desafio da sustentabilidade do clero impõe-se.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Obras missionárias pontifícias

A Guine - Bissau participa na Assembleia Geral do Conselho Superior das Pontifícias Obras Missionárias que decorre em Roma de 09 a 15 de Maio de 2011. Padre Domingos Cá, o Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias acompanha o evento. Para ele, a Assembleia é a expressão colegial e o instrumento de comunicação de todos os responsáveis das Pontifícias Obras Missionárias, chamados a reflectir sobre as actividades de evangelização e sobre as modalidades de cooperação com a missão universal da Igreja. Ao mesmo tempo é necessário voltar a descobrir o sentido cristão e eclesial do dom como intercâmbio entre as Igrejas e como solidariedade universal.

sábado, 7 de maio de 2011

Pobreza exige novas actitudes

Jovens de mais diferentes sensibilidades estão em Bafata, numa inciativa da juventude católica da GuinéBissau, no 1º Forum sobre a Pobreza. O evento foi aberto nesta sexta feira dia 6 e vai até 8 com a presença de 3 intervenção: Padre José Lampra, Secretário de Estado para a juventude na Guiné-Bissau. Na sua intervenção o Secretário de Estado , Fernando Saldanha apelou ao seu testemunho cristão, apelando para importancia dos jovens cristãos procurarem ser fermento dos outros jovens.
Pela manhã do dia 7 os participantes ouviram o Dr. Augusto Bock sobre a Pobreza que tentou definir o conceito de pobreza. Bock é professor universitário e especialista em segurança alimentar apresentou aos jovens o coneceito de pobreza nos indicativos de consumo como é avaliado ou apresentado pelas as agencias internacionais sobretudo das Nasções Unidas. Os debates levam a outra intervenção da tarde em que Dr. Fafali Koudawo fala sobre a Justiça, Animados pelo lema, “Firmes na Fé em Cristo combatamos a pobreza promovendo a Justiça e a Paz.
Até ao começo da tarde deste domingo, dia 8 um texto deve ser discutido para orientar a caminhada dos jovens nas comunidades em vista à uma mudança de atitudes e compromisso, garantiu padre Marcos Baliu.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Protagonismo dos jovens

A iniciativa é da Juventude Católica reúne jovens guineenses das mais diferentes sensibilidades neste dia 6,7 e 8 de Maio, em Bafata. Na agenda o debate sobre a pobreza e o protagonismo dos jovens.
Os jovens vão ouvir Dr Augusto Bock sobre a Pobreza e o Dr Fafali Koudaw sobre a Justiça, Animados pelo lema, “Firmes na Fé em Cristo combatamos a pobreza promovendo a justiça e a paz.
Na Guine – Bissau, assim como quase todos os países africanos, a pobreza é apontada como uma das causas dos males que se assistem no seio da juventude. Em vários casos, os jovens são manipulados para interesses políticos.
A proposta quer tentar engajar de maneira prática a orientação dos Padre Sinodais na Mensagem ao Povo de Deus, no final da IIª Assembleia Espacial para África do Sínodo dos Bispos de 29 de Outubro de 2009.
Bispo de Bafata e Secretario de Estado para da Juventude Cultura e Desportos fazem abertura do evento.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Settimio Artur Ferrazzeta

O nome do primeiro Bispo da Guiné-Bissau é autor do livro que está ser distribuído às comunidades com titulo italiano “Sono Allora Africano” (Agora sou Africano), publicada pela Associozione Rete Guinea Bissau onlus.
A obra é uma colectania de cartas de Dom Settimio escritas a partir de Bissau à sua família, desde que veio a esta terra 1943 até partir para o Pai, em 1999.
Para os bispos de Bafata e Bissau, num texto de apresentação da obra, Settimio é o autentico "homem garandi", o ancião em plenitude por conquistar o coração de todo o povo da Guine-Bissau, com o seu génio simples de comunicar o Evangelho.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Assistencia social

Nova equipa de assistência social para área de projectos foi agora constituída para as duas dioceses, chama-se Comissão Interdiocesana de Projectos constituída por 6 membros. No topo da lista está o nome do padre Lucio Brentegani, como Coordenador.
A Comissão Interdiocesana de Projectos actua como um órgão eclesial que assessora a Caritas Guine -Bissau na área de intervenção e assistência social. Bem com ajudar as paróquia e missões a divisar uma intervenção concreta na assistência social.
Além do padre Domingos Manuel Binhague, como Vice- coordenador, estão nomeados o senhor Simão Cardoso Leitão, a senhora Giuseppina di Girolamo, padre Davide Sciocco e padre Giancarlo Todesco, num prazo de 3 anos renováveis.