sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O médico é colaborador de Deus na defesa da vida

O Bispo de Bissau, Dom José Camnaté Na Bissign, defendeu durante um encontro com o primeiro grupo de médicos recém-formados pela Faculdade de Medicina Raul Dias Argueles, que “um médico é colaborador de Deus na defesa da vida”. Neste sentido, “não se pode de maneira alguma colaborar na eliminação da vida”, disse Dom José Camnaté, advertindo os recém-formados em Medicina no sentido de se afastarem das práticas que vão contra a sua fé. “ Quando os Estados aprovam a legalização do aborto como acto jurídico num país, tal não pode de maneira alguma autorizar o cristão a aceitar essa lei uma vez que é contrária à sua fé. “Vocês podem agir perfeitamente como excelentes profissionais e ao mesmo tempo como pessoas guiadas por uma ética que vem da luz da palavra de Deus, porque a vossa missão é proteger a vida humana desde a concepção até ao seu fim natural”, concluiu.

O primeiro grupo de 88 médicos recém-formados em Medicina pela Faculdade de Medicina de Bissau encontraram-se no dia13 de Dezembro com o Bispo de Bissau, Dom José Camnaté, para lhe pedir orientações morais e espirituais que os ajudarão nas suas vidas profissionais.

Entretanto, apesar de a lei em vigor na Guiné-Bissau não admitir o aborto, esta prática tem aumentado nos últimos tempos de forma clandestina.

Quatros passos para a paz, justiça e reconciliação na Guiné-Bissau

Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, convida o povo guineense para reflectir sobre os passos ideais para levar a paz, justiça e reconciliação à Guiné-Bissau. Dom Lampra Cá falava aos milhares de peregrinos no passado dia 10 de Dezembro em Cacheu, no âmbito da peregrinação nacional 2011 sob o tema: “ Juntos com Maria, trabalhemos para a paz, reconciliação e justiça”.
O Bispo Auxiliar de Bissau lançou quatro propostas que, de acordo com ele, se forem bem recebidas e vividas, o País será capaz de viver na paz, reconciliação e justiça.
O primeiro ponto de reflexão refere-se ao valor da paz. “O que temos a ganhar no caso de haver paz, justiça e reconciliação”? O segundo ponto relaciona-se com as atitudes para chegar a paz. “Que tipos de acções são precisas para que haja paz, justiça e reconciliação”? O terceiro fala da responsabilidade para alcançar esses valores. “Quem deveria trabalhar para que possa haver paz, justiça e reconciliação”? O último é sobre o tempo necessário para construir a paz. “O trabalho da paz, justiça e reconciliação dura quanto tempo”? Estas são as questões que cada peregrino e o povo guineense têm para reflectir, responder e pôr em prática.

A peregrinação Nacional 2011 contou com a presença, para além de Dom Lampra - que presidiu a missa e a adoração com milhares dos jovens -, de dom José Camnaté, Bispo Titular de Bissau e de Dom Pedro Carlos Zili de Bafatá.

A comunidade muçulmana fez-se representar por 20 elementos. A nível estatal, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria do Céu Silva Monteiro, esteve presente e comentou a importância da peregrinação, em particular do tema escolhido. Um lema que não está longe daquele que o país vai realizar em Janeiro de 2012, na sua primeira conferência nacional, “Caminhos para a paz, reconciliação e desenvolvimento”, organizada pela Assembleia Nacional Popular. Nesta irão participar instituições do Estado, privados, militares, entidades religiosas, em particular a Igreja Católica, entre outras.
Segundo a Presidente do STJ, a participação da Igreja Católica nesta conferência vai conferir a esta maior credibilidade, destacando o insubstituível papel da Igreja Católica guineense na promoção da paz, reconciliação e justiça no país.
Na peregrinação a Cacheu, também estiveram presentes os nossos irmãos da Igreja do Senegal, com a presença e participação de padres, irmãs e leigos.

"A Esperança não engana”

Dom Pedro Zilli lançou esta terça-feira (dia 06), em Bafatá, a sua Carta Pastoral endereçada a toda a Diocese de Bafatá que, neste ano 2011, está a festejar 10 anos de fundação pelo Beato João Paulo II. Na Carta datada de 03 de Dezembro 2011 (Memória de São Francisco Xavier), Dom Zilli recorda que "O caminho percorrido pela Diocese de Bafatá, nos seus primeiros dez anos de existência, constituiu-se num tempo 'custoso'. Várias foram as fadigas por nós vividas: umas por contingências da história e outras pelas nossas próprias limitações. Entretanto, a virtude da Esperança sempre iluminou o nosso itinerário diocesano na sua comunhão com a Diocese de Bissau, com a Igreja na África e com a Igreja Universal”.
Dom Pedro analisa vários aspectos que permeiam a vida eclesial e social da Diocese, como o primeiro anúncio, inculturação, os catequistas, a formação, a família, a juventude, as vocações, a economia e o empenho social. Rejubila-se, dizendo que "Grande tem sido o caminho de evangelização na Igreja na Guiné-Bissau. Um caminho que, visto com maior profundidade, leva-nos a superar os eventuais cansaços e a renovar a nossa esperança que 'não engana'". Realça que, como "como cristãos, somos convocados na primeira pessoa a trabalhar para este desenvolvimento harmonioso da sociedade". Cita o "grande dom" da Exortação Apostólica Africae Munus, onde o Papa Bento diz que é preciso reavivar a nossa fé e a nossa esperança, contribuindo assim para a construção duma África reconciliada.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fazer Planos e Prontos a Perder

Independentemente da sua vontade Pe Celso Missionário de Oblatas de Maria Imaculada (OMI) reitor do Centro de Espiritualidade em Ndame manda as suas cordiais saudações e escreve o seguinte: - Queridos amigos, no final de Julho eu tive que vir para a Itália por causa de uma febre persistente causada por um vírus. Graças a Deus tudo foi resolvido no hospital de Negrar (Verona).

Durante a última inspecção, quando já me preparava para regressar à Guiné-Bissau, os médicos encontraram uma outra anomalia, hepatite, embora leve. Portanto, recomendaram-me de aproveitar a presença na Itália, para tomar os meios adequados, que deverão concluir-se nos primeiros meses de 2012.

Este missionário aproveitou da doença para ensinar a prevenir-se e estar prontos - "Devo dizer que me custou muito este imprevisto, mas esta circunstância ensinou-me mais uma vez que, apesar de ser bom na vida, fazer planos e ter projetos, mas devemos estar sempre prontos a mudar, a perder, mesmo deixando-nos guiar pelos acontecimentos. No fundo, não tem importância o que fazemos, mas a Vontade de Deus. Juntamente com as minhas lembranças, asseguro-lhes, a todos, a minha oração -. Padre Celso

A Igreja da Guine Bissau lhe deseja rápidas melhoras, que tudo possa correr bem e que volte aos seus planos segundo a Vontade de Deus.