quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dom Pedro Zilli crisma em Milão

Dom Pedro Zilli crisma em Milão


Nos dias 12 e 20 de Maio, Dom Pedro teve a alegria de crismar em duas paróquias da Diocese de Milão: sábado, 12, na Paróquia San Giovanni Bono alla Barona, onde crismou 48 adolescentes e domingo, 20, na Paroquia dos Santos Nazaro e Celso alla Barona, crismando 27 adolescentes, com a participação de um grupo coral guineense nos cantos da missa. Dom Pedro disse que, “nas duas paróquias, era uma maravilhosa ver a alegria dos crismados, de seus familiares, sacerdotes, padrinhos, catequistas, amigos”.  Nestas duas paróquias, Dom Pedro alegrou-se por ter feito vida comunitária com Pe. Maurizio Canclini, que foi missionário “Fidei Donum” em Zâmbia por 14 anos, Pe. Paulo Selmi, Pe. Giovanni Salatino, Diacono Pietro Radaelli, Pe. Domingos da Fonseca e amigos. Tendo chegado na Paroquia dos Santos Nazaro e Celso, na quinta-feira, dia 17, ele pôde conviver com a comunidade nas santas missas, nas orações, nas confissões, nas vigílias de oração. Nos dias vividos na paróquia, teve a grande satisfação de ver uma comunidade viva, alegre na fé com grande espírito missionário, que apesar da “crise económica”, se preocupa pelo bem dos irmãos em outras terras do mundo. De facto, no sábado (19) à noite, houve um jantar para angariar fundos para ajudar Sarajevo. Dom Pedro observa: “vi que os jovens estavam empenhados nesta promoção, dando, deste modo, uma linda amostra da sua generosidade”. A paróquia dos Santos Nazaro e Celso acolheu, desde 2010, o Pe. Domingos da Fonseca, diocesano de Bafatá, para uma atividade pastoral e para estudos. Ele está a preparar uma tese de Licenciatura com o seguinte tema: “Desigualdade social como fato gerador de conflitos sociais. O caso de Bissau”.



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caritas Guiné-Bissau e suas perspectivas


Caritas Guiné-Bissau:
Assembleia Extraordinária, “Portas Abertas”, partilhando o futuro
Com o tema “Caritas i anos” (Caritas somos nós), a Caritas Guiné-Bissau realizou nos dias 15 e 16 de Maio (Terça e Quarta-Feira), em Bissau, sua Assembleia Extraordinária e a já tradicional “Portas Abertas”.
No dia 15, na cúria diocesana, a Assembleia Extraordinária da Caritas Guiné-Bissau, que contou com Delegados das Paróquias das duas Dioceses (Bissau e Bafatá), teve como ponto máximo a votação dos Estatutos, promulgados Ad Experimentum no dia 1 de Janeiro de 1983 e atualizados no correr dos anos e do Plano Estratégico 2011-2015, com seus três pontos fundamentais: I. Reestruturação da Caritas Guiné-Bissau; II. Reações humanitárias; III. Ações completas dirigidas à redução da pobreza. Saliente-se que os Estatutos, na sua forma atual, foram fruto de um grande caminho percorrido nas Assembleias Anteriores e na comissão “ad hoc” composta por juristas e pessoas com boa experiencia do que é a missão da Caritas. O Plano Estratégico é, igualmente, fruto de um grande caminho na busca de melhor entender o que Deus pede hoje à Caritas no seu empenho em favor dos mais carenciados.
Durante todo o dia, houve uma boa partilha na tentativa de buscar o melhor para a Caritas na sua missão sócio-caritativa. A presença dos Bispos da Diocese de Bissau, Dom José Câmnate Na Bissign e Dom José Lampra Cá e do Vigário Geral da Diocese de Bafatá Pe. Luca Pedretti, ajudou os participantes a pensar, mais profundamente, o bem da nossa Igreja da Guiné no seu amor às pessoas. Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá, não pôde estar presente, pois está na Itália para cuidar da saúde do seu olho direito.
Dia 16, na sede da Caritas, dia das “Portas Abertas”, a Caritas abriu as suas portas para mostrar o que é e o que está a realizar, não somente na sua sede central em Bissau, mas sobretudo, nas comunidades, nas paróquias, nas missões. As “Portas Abertas” permitiram que os participantes compreendessem melhor o que a Caritas está a fazer em prol dos pobres, dos doentes, das crianças e sobretudo, das mulheres que são as que mais sofrem com o peso das tradições culturais, sociais e políticas. De facto, o tema que animou a reflexão dos participantes, durante todo o dia, foi mesmo o da MULHER: Mulheres nos órgãos de comunicação social, Mulheres que dão a luz, Mulheres que educam os filhos, Mulheres que buscam recursos para a família, Mulheres que sofrem disparidade de oportunidade, Mulheres que ficam mutiladas não só no espírito, mas também no corpo. Foram muitas as mulheres que falaram e que compartilharam seus os sonhos e as fadigas.
Foi um dia de reflexão, de relax, mas também de relançamento de Projetos e de Planos para uma Guiné-Bissau melhor, como também para uma Caritas melhor. Na busca de uma Caritas melhor, os participantes descobriram pontos onde se pode trabalhar para melhorá-la. E no fim dos dois dias, uma importante conclusão dos Delegados paroquiais: “trabalhemos todos juntos porque a Caritas ' i anòs’ (‘somos nós’)”. “Caritas… i anos”, foi o tema destes dois dias de trabalho. “Caritas i anos” é o plano de trabalho da Caritas neste tempo difícil para a Guiné-Bissau. “Caritas… i anòs” é o lema da nossa vida de caridade nas nossas comunidades paroquais e nas missões.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Peregrinação a Geba Maio 12

 Nos dias 11 e 12 de Maio, realizou-se mais uma peregrinação a Geba, com o lema: "Djuntu ku Maria no vivi na speransa", que contou com a participação de todas as comunidades pertencentes ao Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá, totalizando mais de 300 fieis. Tudo teve início, no dia 11, às 21 horas, com a celebração penitencial e adoração eucarística na Sé Catedral de Bafatá, com a presença de um bom número dos peregrinos que tiveram a oportunidade de serem atendidos em confissão. Depois da Adoração Eucarística, às 23 horas, deu-se inicio à marcha para Geba acompanhada da reza do terço com animações musicais. Os peregrinos chegaram em Geba em torno das 08 horas de manhã do dia 12. Às 9 horas foi feita a procissão com a Imagem de Nossa Senhora, da entrada de Geba à Capela para a celebração Eucarística presidida por Padre Luca Pedretti, Vigário Geral da Diocese e concelebrada por alguns sacerdotes. Como já previamente concordado, o Vigário Geral sublinhou alguns acontecimentos históricos que marcaram a vida da Igreja de Geba e as propostas de celebrações para 2014: os 80 anos da construção da atual igreja de Geba em 1934 e os 320 anos da primeira visita de um bispo a Geba, Dom Frei Victoriano do Porto em 1694. Depois da Missa, houve momentos de diversão, concursos e a distribuição de prendas, dinamizados pela comissão organizadora da Peregrinação; pelas 16h30 as comunidades se despediram, agradecendo a acolhida dos irmãos de Geba e louvando Nossa Senhora, Mãe da Igreja e nossa Mãe.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Jornadas da Juventude Católica da Guiné-Bissau

As Dioceses de Bissau e Bafatá realizaram, de 04 a 06 de Maio, a sua Jornada da Juventude. Dom José Lampra Cá esteve em Farim com os jovens de Bissau e Dom Pedro Zilli em Buba com os de Bafatá. Em Buba, os jovens eram 530 provenientes de todas as paróquias e missões da Diocese. Em Bissau, os inscritos eram 1029, mas fala-se de 1300 presentes. Bissau e Bafatá tiveram em conta o tema da XXVII Jornada Mundial da Juventude para este ano de 2012: “Alegrai-vos sempre no Senhor”(Fl.4,4). Foi sublinhada a expressão do Papa: “a alegria é um elemento central da experiencia cristã”. Alem deste tema, em Buba, partindo da Carta Pastoral do Dom Pedro Zilli, “A Esperança não engana”, refletiu-se no seguinte: “Jovens esperança de uma Guiné melhor”. Em Buba, os jovens foram inseridos no ambiente da Jornada do Rio de Janeiro, em 2013, conhecendo a sua logomarca oficial, cujo autor é o jovem Gustavo Huguenin, 25 anos de idade. Conheceram também o tema: «Ide, fazei discípulos de todas as nações!» (cf. Mt 28, 19). Houve, em todas as duas jornadas, momentos de desconcentração, concurso musical, oração intensa, Santa Missa. Na Missa de conclusão da Jornada da Juventude em Buba, no domingo, dia 06 de Maio, Dom Pedro Zilli realçou o seguinte: “As jornadas da juventude em Farim e Bafatá revelam que, apesar das dificuldades provocadas pelo golpe militar de 12 de Abril, nossos jovens continuam a acreditar em possibilidades novas mais de acordo com a dignidade dos guineenses. Que a liberdade religiosa é profundamente respeitada neste nosso querido Pais. Revelam que a Igreja, através das Dioceses, Paroquias e Comissões, continuam a investir na juventude, esperança de um futuro melhor”.