terça-feira, 19 de junho de 2012

Selva di Progno em Festa: 35 anos de ordenação episcopal

35º Aniversário de ordenação episcopal de Dom Settimio A. Ferrazzetta, 1º Bispo de Bissau

Domingo, dia 17 de Junho, Selva di Progno, Diocese de Verona, viveu um grande momento: guineenses de origem e guineenses de coração, reuniram-se naquela linda cidade, terra Natal do Dom Settimio A. Ferrazzetta, para festejar os 35 anos de sua ordenação episcopal, ocorrida em Bissau no dia 19 de Junho de 1977. Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística que contou com a presença de familiares do Dom Settimio, guineenses, benfeitores, voluntários, vários sacerdotes, consagrados, amigos…! Uma especial menção às presenças do Prefeito de Selva di Progno, Sr. Aldo Gugole, do ex Prefeito Sr. Gelmino Peloso (que participou da ordenação episcopal de Dom Settimio) e da Senadora Sra. Anna Maria Garavaglia. Na Homilia, Dom Zilli ressaltou quatro aspectos da vida de Dom Settimio: sua espiritualidade, seu amor pelos pobres, sua missionariedade, seu empenho pela paz, especialmente na guerra de 1998-1999.

Para a ocasião, Dom José Câmnate, Bispo de Bissau, enviou uma mensagem que foi lida no início da missa. A um determinado ponto, ele dizia: “Ao evocar D. Settimio como homem de fé, construtor da paz, promotor do diálogo e instrumento de reconciliação, queremos fazê-lo com um sentido de dever e com a preocupação de contribuir para a construção duma sociedade guineense melhor, com a participação de todos: cidadãos, Estado, Igreja”. Tiago Ocane, guineense, um dos organizadores da iniciativa, tomou a palavra, no final da Santa Missa: citou os nomes de vários missionários já falecidos que, juntamente com Dom Settimio, deram a vida pela Guiné-Bissau; agradeceu a todos os presentes. A seguir disse: “para nós guineenses, Dom Settimo é santo”

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Inaugurações nas prisões de Bafatá e Mansoa



No dia 05 de Junho, Bafatá e Mansoa, duas cidades da Guiné-Bissau, viveram momentos muito lindos: a inauguração de dois fornos para a confecção de pães, em seus estabelecimentos prisionais. Em Bafatá, além do forno, inaugurou-se também as atividades de tingimento de tecidos.
Em Bafatá, a cerimónia ocorreu às 11h00 da manhã, presidida por Fr. Michael Daniels, OFM, Coordenador da Comissão Justiça e Paz na Diocese de Bissau. Estiveram presentes: Sr. Manoel da Silva, Diretor da prisão; Sr. Manoel Pereira, Conselheiro Jurídico do escritório das Nações Unidas contra a droga e o crime na Guiné-Bissau; Policiais das Nações Unidas de Cabo Verde e Portugal; Associação Mom ku Mom (“mão com mão”); Liga dos Direitos Humanos de Bafatá; Pe. Francisco Fernandes, Coordenador da Comissão Justiça e Paz na Diocese de Bafatá; Pe.Abraão A. Sambú, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça e Coordenador paroquial da Comissão Justiça e Paz; e membros da comunidade.
Depois que Fr.Michael benzeu o forno e as atividades com tecidos, houve uma explicação, por parte dos próprios prisioneiros, de como é feito o preparo dos pães e o processo do tingimento dos tais tecidos.  A inauguração em Bafatá, terminou com um almoço na cúria diocesana, oferecida pela Comissão Justiça e Paz.
Em seguida, encaminhou-se para a prisão de Mansoa, para a inauguração do seu forno. Este dia 05 de Junho ficou marcado na vida dos prisioneiros. Tanto os 47 de Bafatá, como os 14 de Mansoa, demonstravam um grande contentamento, renovando seus sonhos de, um dia, retornarem à sociedade.
A iniciativa em favor das duas prisões, financiada pela Fundação João Paulo II para Sahel, propõe-se a ajudar na manutenção da prisão relativamente à alimentação e medicamentos; proporcionar aos prisioneiros a aprendizagem de uma profissão; terem uma ocupação durante o tempo em que lá estiverem.

NB: Foto - Benção de Fr.Michael Daniels, prisão de Bafatá.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Familias da Guiné-Bissau no Encontro das famílias em Milão

Sétimo Encontro Mundial das Famílias em Milão


Sob o tema «A família: o trabalho e a festa», de 01 a 03 de Junho, Milão e o mundo inteiro viveram uma grande alegria: a alegria do Sétimo Encontro Mundial das Famílias. Milão, a maior Diocese do mundo, acolheu delegações de 153 países, 50 cardeais, 300 bispos, sacerdotes, e claro, o Papa. Foram três dias emocionantes, marcados pela oração e encontros que fizeram com que o coração dos participantes, e de quem acompanhou pela televisão, retornasse à essência do humano: o relacionamento profundo com Deus, na escuta do Palavra de Deus proclamada pelo Papa Bento XVI. Neste momento de crise económica mundial, de terramoto, tudo foi vivido em família, num sentimento da mais profunda solidariedade. Nas palavras do Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, “o fato de ter havido um terramoto tão recente” no nordeste da Itália “ajudou a dar um sentido extra de espiritualidade e solidariedade a este momento”. No domingo, dia 03, mais de um milhão de fiéis participaram da Santa Missa presidida por Bento XVI no Parque de Bresso. Na Homilia, o Papa faz uma linda síntese do Encontro de Milão: “Família, trabalho, festa: três dons de Deus, três dimensões da nossa vida que se devem encontrar num equilíbrio harmonioso. Harmonizar os horários do trabalho e as exigências da família, a profissão, a paternidade e maternidade, o trabalho e a festa é importante para construir sociedades com um rosto humano”.

A Guiné-Bissau não ficou fora dos 153 Países presentes em Milão: marcou sua presença com 05 casais, entre eles, o casal Adriano e Isabel da Paroquia de Suzana, Norte da Guiné-Bissau, Diocese de Bissau. Adriano, ao telefone com Dom Pedro Zilli, disse: “tudo foi fantástico. Entusiasmante. Tudo parecia um sonho. Um sonho do qual não queremos acordar. Dialogar com o Papa, rezar com o Papa, ouvir o Papa foi maravilhoso. A Santa Missa que coisa linda! A Itália é linda e os italianos são, de verdade, generosos”. Pe. José Fumagalli, Pároco de Suzana, falando da viagem dos casais guineenses para Milão, salienta: “o nosso casal (Adriano e Isabel) viajou para a Itália no domingo da Ascensão, os outros 04 em Pentecostes. Os acompanhamos com a oração, antes e durante o encontro”. Agradecido, Pe. Fumgalli sublinha: “Simpáticos os amigos de Paróquia de Castiglione Olana: há quatro anos, eles têm, aqui em Suzana, um seu missionário do PIME, P. Franco Beati, e quiseram hospedar, sob suas despesas, uma família da nossa Missão para que participasse do encontro mundial de Milão”. O próximo Encontro das Famílias já foi anunciado: “Tenho o prazer, diz o Papa, de anunciar que o próximo Encontro Mundial das Famílias terá lugar em 2015, em Filadélfia, Estados Unidos da América. Saúdo o Arcebispo de Filadélfia, Dom Charles Chaput, e agradeço-lhe antecipadamente por sua disponibilidade”.