quarta-feira, 25 de julho de 2012

22 de Julho, dia histórico em Tite

 Dia 22 de Julho de 2012 ficou na história de Tite: a despedida das Irmãs Clarissas e a acolhida à Comunidade Divino Oleiro.


A celebração da Missa em Tite, Missão da Diocese de Bafatá, no domingo, dia 22 de Julho, foi marcada por dois sentimentos: o sofrimento da despedida e a alegria de quem acolhe. Um sentimento de gratidão, outro de esperança. Mas ambos unidos na entrega confiante ao mistério da Vontade de Deus. Tite celebrou a despedida da comunidade das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do SS. Sacramento que ali viveram e trabalharam onze anos, numa entrega pessoal e comunitária para a construção da comunidade religiosa e civil de Tite. Irmã Geralda Xavier Portugal e Irmã Maria Mônica Fernandes constituíam a atual comunidade. Ao mesmo tempo, houve a acolhida à Comunidade Divino Oleiro, nas pessoas de Cláudia Conceição dos Santos, Karina Schuastz e Valter Rocha Brandão, que saíram da Diocese de Florianópolis, Brasil, a fim de formar uma comunidade na Diocese de Bafatá. Presidiu à celebração o Vigário Geral, Pe. Luca Pedretti, em nome de Dom Pedro Carlos Zilli, em tratamento da saúde, na Itália. Concelebraram, o Responsável de Tite, Pe. José Bergesio, Pe. José Pizzoli, Diretor do Centro Missionário de Verona, Pe. Maurílio Vaz da Silva de Catió e Pe. Lúcio Espíndola Santos de Empada. Participaram da celebração um grupo das Irmãs Clarissas que veio de Bissau e de Gabu e um grupo de cinco jovens que veio de Empada, além das comunidades de Tite. Dom Pedro Zilli enviou uma carta, lida após a proclamação do evangelho, onde agradecia o dedicado e grande serviço que as Irmãs Clarissas prestaram a Tite e acolhia a comunidade Divino Oleiro. O Vigário Geral, na sua homilia, destacou a importância de equilibrar o trabalho, a oração e o descanso. Num primeiro momento, fez-se a acolhida à comunidade Divino Oleiro. A coordenadora da comunidade, Cláudia, enfatizou que quer aprender com a comunidade de Tite. Na conclusão da celebração, a Irmã Mônica e a Irmã Geraldina se despediram destacando seu amor a comunidade, concretizado no trabalho. A comunidade de Tite expressou seu sentimento de gratidão e acolhida com palavras de seus representantes e com a entrega de cinco panos, dados individualmente às duas irmãs clarissas e aos três jovens missionários do Divino Oleiro. Após à missa, houve um almoço de confraternização envolvendo toda a comunidade. Concluiu-se o dia com um “djumbai” (momento de lazer) em frente à igreja. Além dos adultos e jovens, as crianças foram o destaque das atividades da tarde. Elas terão muito a contar sempre que se recordarem do que aprenderam com este dia 22 de Julho, dia de testemunho e experiência cristã,


terça-feira, 10 de julho de 2012

Formação na Caritas Guiné-Bissau


FORMAÇÃO NA CARITAS GUINÉ-BISSAU

NOTA À IMPRENSA

A CARITAS Guiné-Bissau em cumprimento de um dos seus principais eixos do plano estratégico 2011 – 2015 que se trata da reestruturação da CARITAS, com vista a melhorar o seu governo, promovendo uma formação contínua para os seus colaboradores nas Paróquias e de modo particular a formação do Staff da CARITAS Central e os seus Colaboradores mais directos, organiza de 11 a 13 de Julho do ano em curso o primeiro módulo de formação em matéria da formulação e gestão do ciclo de projecto no salão da Cúria Diocesana de Bissau.

Com duração de três dias, este primeiro módulo de formação está destinado à 22 pessoas que para além do pessoal estritamente ligado à CARITAS e aos seus projectos, inclui diferentes padres das duas Dioceses (Bissau e Bafatá), o qual traduz esta realidade numa contribuição da CARITAS Guiné-Bissau na edificação institucional de todos os seus colaboradores directos e indirectos, servindo como um catalisador do potencial da sua acção social na Guiné-Bissau.

Assim, a caritas espera com esse módulo de formação e os seguintes superar o défice organizacional interno sobretudo nas comunidades locais, implantando aos poucos, uma cultura técnico-administrativo alinhada com os procedimentos dos doadores multilaterais.

Bissau, 10 de Julho de 2012

O Secretariado Geral

__________________________

Pe Domingos Manuel Binhaguê

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Presentes Solidários





No âmbito do Programa “Presentes solidários”, no dia 29 de Junho, pelas dez horas da manhã, numa importante cerimónia na “Casa das Mães” de Bafatá, a FEC (Fundação Fé e Cooperação) em parceria com a Caritas Guiné-Bissau, fez a entrega de um conjunto de maletas de medicamentos às Casas das Mães de Bafatá e Gabú. O Programa “Presentes Solidários” consiste em apoiar os Países Lusófonos, nomeadamente, às Missões Católicas de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São-Tomé e Príncipe, com prendas angariadas em Portugal durante o mês de Dezembro, concretamente no Natal.
No ato de Bafatá estiveram presentes: a Srª Mónica Pacheco da FEC, que apresentou o Programa “Presentes solidários”, fazendo a “entrega” formal das maletas; Padre Lúcio Brentegani (Secretário Geral Adjunto da Caritas) em representação do Secretariado da Caritas GB, que procedeu, juntamente com a representante da FEC, a entrega das maletas. Nas suas palavras, relevou a importância das parcerias entre a Caritas GB, a FEC e o próprio “Projeto Maternidade Sem Risco”. Estiveram igualmente presentes: Padre Abrão Sambú, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá; Srª Adriana Nishiyama em representação da cúria diocesana de Bafatá, Dr.ª Sofia Costa em representação da Direção do Hospital Regional de Bafatá (que discursou relevando a necessidade destes apoios); um jornalista em representação da comunicação social; Beneficiárias das Casas das Mães de Bafatá e Gabú (Em nome delas, a Srª Cadidjato Balde agradeceu profundamente a grandeza do gesto); o pessoal do “Maternidade Sem Risco” nas pessoas do Gestor Emmanuel Lopes e a Supervisora Irmã Mira Sanches que proferiram palavras de reconhecimento e agradecimento pelo acto que foi concluído com a entrega de alguns medicamentos por parte dos representantes das instituições às grávidas.
As Casas das Mães de Bafatá e Gabu fazem parte do “Projeto Maternidade Sem Risco”: um consórcio composto pela Cáritas Guiné-Bissau e o CRS (Catholic Relief Service), com o fundamental apoio da APARF (Associação Portuguesa Amigos da Raoul Follereau),a Câmara Municipal de Cascais (Portugal) e a Paróquia de Santa Luzia de Augusta (Sicilia). O objetivo do “Maternidade Sem Risco” é de reduzir a taxa de mortalidade e morbidez materno-fetal ao nível das vinte e oito Tabancas de Bafatá e Gabú, envolvendo 4980 beneficiários diretos e 20000 indiretos, na sua grande maioria muçulmanos, melhorando o acesso aos serviços de saúde das grávidas ao nível das duas Regiões citadas.