quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Assembleia Geral Constituinte da Rádio Sol Mansi

Assembleia Geral Constituinte da Rádio Sol Mansi


Decorreu durante todo o dia 16 de Agosto, na Cúria Diocesana de Bissau, a Assembleia Geral Constituinte da Rádio Sol Mansi.
Tratou-se de um importante encontro que reuniu os dois Bispos presentes na Guiné-Bissau, os ecónomos, representantes dos Conselhos presbiterais das dioceses, Delegados de cada sector, coordenadores das Comissões Justiça e Paz, representantes leigos e religiosos, e os Coordenadores de 3 Estúdios da rádio. O Bispo Auxiliar de Bissau, José Dom Lampra Cá e igualmente Presidente do Conselho de Administração da Rádio Sol Mansi pediu aos jornalistas que “contribuam para uma mudança positiva da sociedade guineense”. Durante a Assembleia foram aprovados os Estatutos da Rádio. O Bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli, atualmente na Itália por motivos de saúde, enviou uma mensagem aos participantes. Na conclusão da sua mensagem, Dom Pedro disse: “Peço ao Senhor que ilumine com os dons do Espírito Santo todos os participantes da Assembleia para que não poupem esforços para uma Rádio Sol Mansi sempre mais à altura do nosso bom povo guineense”.

Dom Pedro Zilli celebra em Mansué

Dom Pedro Zilli celebra em Mansué


No dia 15 de Agosto ‘12, Solenidade de Nossa Senhora Assunta ao Céu, Dom Pedro Zilli celebrou a Santa Missa na Paróquia de São Mansuetto, cidade de Mansué, Província de Treviso, Diocese de Vittorio Veneto. Mansué é a cidade de onde os seus familiares da família Zilli e Veronese saíram da Itália para o Brasil por volta dos anos 1870. Na Homilia, Dom Pedro sublinhou que “os meus familiares, da Itália levaram com eles para o Brasil, quer o desejo de uma vida um pouco melhor, quer a fé em Deus, em Jesus e uma forte devoção a Maria. Depois da casa, a primeira coisa que construíram foi a capela”. Salientou que seu pai José Zilli é o primeiro de uma família de 09 irmãos, 07 homens e 02 mulheres. Daí saíram dois sacerdotes: ele, Dom Pedro e seu primo Luciano Zilli. Falando da devoção a Maria, sublinhou que no Bairro de Santa Isabel do Ipé, onde nasceu, no município de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), “no mês de Maio, a seguir à reza do Terço, colocávamos, no altar, uma flor à Nossa Senhora, enquanto cantávamos um hino em seu louvor. No fim do mês a coroávamos como nossa Mãe e nossa Rainha”. A seguir disse: “vivo a minha vida de missionário, na Guiné-Bissau, sustentado pela fé simples da minha família que, ainda se recorda a fé vivida na Itália daqueles idos anos”. Agradeceu o Pároco Pe. Lucio Marian, o Pe. Canuto Toso, Fundador da “Associação Trevisani nel Mondo”, a sua presidente Elena Barbarotto e toda a comunidade de Mansué. Agradeceu a Associação pelo lindo gesto de lhe ter entregue um quadro com os seguintes dizeres: a “Dom Pedro Carlos Zilli por ter conservado a italianidade das suas origens. Mansué, 15.08.2012”

MISSÃO DE SCHOENSTATT EM BAFATÁ

MISSÃO DE SCHOENSTATT EM BAFATÁ


De 13 a 28 de Julho, a Diocese de Bafatá teve a grande alegria de acolher 12 jovens missionários de Portugal (10 raparigas e 02 rapazes), acompanhados de seus assessores espirituais: Pe.José Manuel Herrera, sacerdote do Movimento Schoenstatt, e Sra. Rosana Silva (Consagrada do Instituto Senhoras de Schoenstatt). A Missão Schoenstatt em Bafatá, concretizou-se na Paróquia Nossa Senhora da Graça, sede da Diocese, cujo Pároco é o Pe. Abraão Ambessum. Os missionários ficaram hospedados na cúria diocesana, em companhia das leigas missionárias Adriana Nishiyama e Rita Valbordo Carvalho e na casa paroquial.

Dom Pedro Zilli que não pôde estar presente em Bafatá, por motivos de saúde, enviou uma mensagem aos Missionários de Schoenstatt, desejando “que a Missão em Bafatá neste mês de Julho, com seu fundamento na Palavra de Deus, seja como chuva e a neve que regam a terra, fazem germinar as sementes,...cumprindo a vontade do Senhor”. Em Bafatá tiveram um dia de formação sobre a Guiné-Bissau e sua Igreja, orientado pelo Pe. Domingos da Fonseca, Pe. Abraão e Irmã Goretti,. Participaram da festa dos 10 anos das Irmãs da Congregação Santa Teresinha de Contuboel, distante 30 kms de Bafatá: uma festa com muita alegria, eucaristia e dança. Um dos jovens missionários salienta: “A festa ajudou a perceber como o povo de Bafatá é acolhedor, carinhoso e alegre com toda a gente”. Visitaram 191 famílias de Bafatá, levando a Imagem da Santa Mãe Peregrina, sempre acompanhados pelos jovens vocacionados e seminaristas da paróquia que enriqueceram ainda mais o diálogo, pois as famílias não falam português e sim o criolo. A Rosana disse que “a visita às famílias foi ocasião para uma grande descoberta das riquezas do bom povo de Bafatá e que as famílias mostraram toda a sua felicidade por receberem a Mãe Peregrina e os missionários em suas casas”. Encontraram-se com as crianças, jovens e adultos nas dependências da missão para partilhar, brincar, aprofundar a fé, rezar o terço, com grande destaque à celebração da Santa Eucaristia. Foi celebrada uma missa com as crianças do Djumbafatá (convívio), tipicamente guineense com danças e uma linda encenação do evangelho. Os jovens além de rezar o terço todos os dias, puderam confeccionar seu próprio terço. Participaram da missa na Paróquia São Daniel Comboni de Bafatá, e após a missa, houve uma breve conversa com a comunidade.

No domingo, à tarde, dia 22, foi vivido um lindo momento com as famílias e jovens da comunidade, numa maravilhosa troca de experiencias familiares a partir de duas realidades bem diferentes: a da Guiné e a de Portugal. Houve uma brincadeira, onde cada um pôde mostrar um talento; houve danças, malabarismo, música etc...! Os missionários, com a colaboração do Pe. Admir, Pe. Abraão, Domingos Mandjaco, Dominguinho, vocacionados, pintaram o salão da missão, “deixando o espaço com um rosto diferente e mais bonito para as reuniões e atividades que lá acontecem”, ressaltou Rosana. Os missionários estiveram no Hospital Regional de Bafatá. Sentiram uma imensa alegria por preparar a comida para os doentes internados. Além de um encontro com o Dr. Vitorino, Diretor do Hospital, que lhes apresentou a situação atual, duas das jovens ajudaram na pediatria e na Casa das Mães que está sob a responsabilidade da Caritas Guiné-Bissau em parceria com o Ministério da Saúde. Na missa de despedida, estiveram presentes algumas das famílias visitadas, jovens e crianças. Sr. Diniz, coordenador paroquial, agradeceu em nome de toda a paróquia pelo belíssimo trabalho que o grupo realizado durante estes dias. Os missionários, por sua vez, agradeceram todo o acolhimento da cúria diocesana, da paróquia Nossa Senhora da Graça, nas pessoas do Pe. Abraão, Pe. Admir, Pe. Alberto, seminaristas, irmãs, vocacionados, famílias, jovens…! Enfim de todos. Agradecem todo o apoio dos sacerdotes da Paroquia São Daniel Comboni: Pe. Pedro e Pe. Lúcio. Por sua vez, a Paróquia Nossa Senhora da Graça, a Diocese agradeceram a presença dos missionários de Schoenstatt pela fé, missionariedade e devoção à Nossa Senhora, a Mãe Peregrina, nos dias vividos em Bafatá. Numa missa celebrada no Santuário de Schoenstatt, em Lisboa no dia 30 de Julho, Dom Pedro Zilli, agradeceu a Deus por mais esta iniciativa pastoral na Diocese. Agradeceu os missionários e convidou-os a “retornarem a Bafatá para partilharem a fé, o amor a Deus e a Nossa Senhora com os irmãos guineenses”.