sábado, 22 de setembro de 2012

SOS Tuberculose e HIV/SIDA na Guiné-Bissau



O golpe de Estado, na Guiné-Bissau, do dia 12 de abril do corrente ano, teve, entre as várias consequências, o agravamento da pobreza do País e sua gente. O isolamento internacional que o País está a viver tem provocado a falta de medicamentos de Tuberculose e HIV/SIDA. Esta situação classificada, por quem está no terreno de “gravíssima”, é compartilhada pelo Ministério da Saúde Publica e Solidariedade Social, Dioceses de Bissau e Bafatá, Hospital do Mal de Hansen (Missão Católica de Cumura), Hospital Raoul Follereau e por todos aqueles que lutam para aliviar o sofrimento deste povo já tão sofrido.

Dom José Câmnate Na Bissign, Bispo de Bissau, diz  estar deveras inquieto porque ninguém sabe quanto tempo poderá durar este ‘isolamento político-diplomático’ da Guiné-Bissau. E quem pagará as consequências desta nova crise serão, como sempre, os grupos vulneráveis (doentes, crianças, mulheres e idosos). Para evitarmos o pior, precisamos de alguém que nos ajude a elaborar um PLANO DE EMERGENCIA.

Dom José lança um SOS sobre a necessidade do envio dos medicamentos de Tuberculose e HIV/SIDA, como também de um técnico para “ajudar na avaliação da real situação sanitária no Pais”

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Timor Leste, 10º Encontro de Conferências de Bispos Lusófonos


De 6 a 10 de Setembro 12, em Díli, Timor Leste, realizou-se o 10º Encontro de representantes de Conferências Episcopais de Países de língua oficial portuguesa – CPLP. Participaram os seguintes Bispos: D. Gabriel Mbilingi - Angola; D. Pedro Brito Guimarães - Brasil; D. Arlindo Gomes Furtado - Cabo Verde; D. Pedro Carlos Zilli - Guiné-Bissau; D. Francisco Chimoio - Moçambique; D. Manuel Clemente - Portugal; D. Manuel António dos Santos - Sao Tomé e Príncipe; D. Basílio do Nascimento - Timor Leste; D. Alberto Ricardo da Silva –Timor Leste; P. José Maia, Presidente da Fundação Fé e Cooperação (FEC), e o P. Manuel Morujão, Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
O tema principal do Encontro foi «O desafio das seitas, no horizonte da nova evangelização». Entre outras coisas foi evidenciado que as seitas têm mais impacto entre católicos cuja fé não assenta sobre um encontro pessoal com Cristo e o seu corpo eclesial, nem se traduziu numa verdadeira iniciação à vida em Cristo. Foi dito também que o «Ano da Fé» deve ser aproveitado para crescer na fé, pessoal e comunitariamente, e no testemunho que dela importa dar, como profunda e feliz realização humana.
Na partilha sobre os desafios que a Igreja enfrenta nos nossos diversos Países, foi sublinhada a urgente necessidade de os cristãos se empenharem na promoção de sociedades justas, livres e solidárias, como exigência inalienável da fé. Abordaram também o tema do desenvolvimento sustentável, na continuação de uma recomendação da Aliança Internacional de Agências Católicas de Desenvolvimento (CIDSE), aderindo à sua mensagem dirigida à Conferência internacional, recentemente organizada pela ONU no Rio de Janeiro (Rio+20).
Os bispos foram recebidos pelo Sr. Presidente da República, Taur Matan Ruak, em clima de grande cordialidade, e pelo Primeiro Ministro, Xanana Gusmão, que os acolheu muito amavelmente e lhes apresentou as prioridades do seu Governo para os próximos anos.
Tiveram ocasião de presidir à celebração da Eucaristia em diversas comunidades paroquiais de Díli e arredores. Ficaram felizes por ver a adesão à fé de tantos jovens e a vibração dos corações orantes de todo o povo.
Particularmente significativa foi a Eucaristia no domingo, dia 9, na Catedral de Díli em ação de graças pelos 450 anos de evangelização de Timor. Presentes o Srs. Presidente da República, Primeiro Ministro e outros membros do Governo, Presidente da Assembleia da República, diversas autoridades e incontáveis fiéis.
Na avaliação destes encontros, ficou claro que são úteis e se devem continuar a realizar. De facto, têm sido ocasião para conhecimento e aproximação das Igrejas que representamos. Têm também proporcionado a criação de iniciativas de colaboração, nomeadamente no campo da formação de seminaristas e no apoio a rádios católicas.
Por fim, os bispos disseram: “Ao encerrarmos os nossos trabalhos, desejamos exprimir a nossa profunda gratidão, na pessoa dos seus Bispos, D. Basílio do Nascimento e D. Alberto Ricardo da Silva, por tão amistoso e fraternal acolhimento da Igreja de Timor Leste”.

 Bispos com primeiro ministro Xanana Gusmão,  
foto de Secundino Cunha, Jornal Correio da Manhã