quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Igreja lança iniciativa sobre diálogo



O Presidente da República de transição da Guiné-Bissau, Manuel Serifo Nhamadjo, reuniu-se hoje (30.10.2012) com o Bispo de Bissau, Dom José Câmnaté na Bissing.

Falando a imprensa após o encontro, Dom Câmnaté Na Bissing afirmou que actual situação do país é “preocupante”, e, para isso, a Igreja Católica pensa lançar para breve uma “iniciativa sobre o diálogo” nacional.

“Diante da situação atual acreditamos que a única, a melhor via para podermos resolver os nossos problemas internos e abrir perspetivas futuras, é pôr a volta da mesma mesa todos os guineenses”.

O Bispo acredita ainda que se todos velarem pelo diálogo e escutar as opiniões dos outros é possível sair desta situação.

A futura acção sobre o diálogo nacional, da iniciativa Voz de Paz, aliada aos líderes religiosos será lançada daqui há duas semanas, e envolverá toda a camada social, política e organizações.     

O Bispo de Bissau, dom José Camnaté na Bissing estava acompanhado nesta audiência pelo Director de voz de Paz, Fafali Kudawo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CRISMAS NA PARÓQUIA SÃO DANIEL COMBONI







Na manhã do domingo, dia 28 de Outubro, seis jovens da Paróquia São Daniel Comboni, Diocese de Bafatá, receberam o Sacramento da Crisma, conferido pelo Bispo Dom Pedro Zilli na presença do vigário paroquial Pe Lúcio Brentegani. A celebração teve lugar no salão da paróquia onde a comunidade se reuniu com contentamento, apesar de estar a viver um momento de particular preocupação pela saúde do seu pároco, Pe Luca Pedretti, em Verona na sequência de um problema cardíaco.
Recordando os vários tipos de cegueiras que vivemos ao longo da nossa vida, durante a homilia Dom Pedro exortou os crismandos e todos os fiéis a não desistirem, como o cego Bartimeu, de implorar a piedade do Senhor. Recordando as palavras do Papa Bento XVI na Porta Fidei, quando ao número 8, ele diz: “Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo”, Dom Pedro convidou todos os presentes a renovar com os seis crismandos as suas próprias promessas batismais, pronunciando com o coração o “Creio”. No momento da invocação do Espírito Santo convidou também toda a comunidade a impor as mãos sobre os seis crismandos, pedindo para eles os dons do Espírito.

Por fim foi oferecida a cada um dos crismados uma Bíblia Sagrada, entregue pelo bispo, que sublinhou a importância de ao longo deste Ano da Fé se firmarem na Palavra, a fim de se tornarem “confirmadores” dos seus irmãos no seguimento de Jesus, Luz do Mundo.

FORMAÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES

Encontro de Formação de líderes “firmantaduris” de Jovens e Adolescentes
Nos dias 27 e 28 do mês de Outubro foi organizado um encontro de formação para os líderes “firmantaduris” de grupos de jovens e adolescentes da zona pastoral leste, Diocese de Bafatá.
O encontro que teve a duração de dois dias, decorreu numa das salas da missão católica de Bambadinca e contou com a presença de 18 jovens, provenientes das Paróquias e Comunidades de Contuboel, São Daniel Comboni, de Bafatá, Nossa Senhora da Graça de Bafatá, Santa Isabel de Gabú e Imaculado Coração de Maria de Bambadinca.
Durante a formação foram desenvolvidos os seguintes temas: as características de um líder ou “firmantadur”; Sida – causas e consequências; Consciência moral nos jovens e adolescentes.
A Comissão Diocesana apresentou aos jovens e adolescentes um manual de apoio para este novo ano pastoral que tem como tema: «As virtudes teologais na vida dos jovens e adolescentes».
É de salientar que a referida formação foi organizada pela comissão diocesana da juventude da Diocese de Bafatá e contou com a presença do Bispo Dom Pedro que deixou palavras de encorajamento e esperança, sublinhando que “os jovens devem de ser os primeiros interessados na procura do seu próprio bem” (cf. Carta Pastoral “A esperança não engana” ,7.7).
No fim do encontro, os participantes mostraram-se satisfeitos pela formação e comprometeram-se em transmitir aquilo que receberam aos seus colegas de grupos.

sábado, 27 de outubro de 2012

SETOR PASTORAL SUL REUNIU-SE

No dia 25 de outubro, o Setor Pastoral Sul da Diocese de Bafatá, que é composto pelas paróquias e missões de Bedanda, Buba, Bolama, Cafal, Caboxangue, Catió, Empada, São Francisco da Floresta e Tite, reuniu-se em Buba. Sob a coordenação do Pe. Maurizio Fioravanti, delegado pastoral, os participantes foram um total de 29 entre padres, irmãs, consagrados e fiéis leigos. Dom Pedro Zilli participou da reunião e presidiu à celebração da Santa Missa de abertura. A partir da leitura da sua carta, enviada à Diocese com a data de 17 de outubro, o Setor refletiu sobre como viver mais intensamente o Ano da Fé, com especial ênfase para a Peregrinação Nacional de Cacheu, no próximo dia 08 de dezembro. Buba ficou encarregada de elaborar temas de oração e meditação a serem enviados às paróquias e missões para uma melhor preparação da Peregrinação; O Setor falou da Assembleia Diocesana prevista para maio 2013; Escolheu as São Francisco da Floresta e Bedanda para enviarem os dois dos dez jovens guineenses previstos para a participação na JMJ Rio 2013. Foi falado das atividades pastorais do Setor para o ano pastoral 2012-2013; O “casamento forçado e sua repercussão na pastoral” foi um tema que, a partir da apresentação do Frei Francisco Cesário Mendes Gomes, OFM, atualmemte em Caboxangue, chamou muito a atenção dos participantes. Concordou-se em aprofundar tal temática durante o ano pastoral em curso. Dom Pedro comunicou que, na reunião do Conselho Presbiteral de novembro próximo, um dos assuntos será fazer o ponto da animação vocacional na Diocese.




JORNADAS DA EDUCAÇÃO NA DIOCESE DE BAFATÁ

Jornadas de Lançamento do ano letivo 2012-2013

das escolas das Missões Católicas da Diocese de Bafatá

Sob a orientação da Irmã Ana Lúcia dos Santos, coordenadora da Comissão Diocesana de Educação e Ensino e Mónica Pacheco, técnica da FEC (Fundação Fé e Cooperação), nos dias 23 e 24 de Outubro, na Cúria Diocesana de Bafatá, tiveram lugar as Jornadas de Lançamento do ano letivo 2012-2013. Participaram 35 diretores, professores, representantes dos comités de gestão e missionários responsáveis das 26 escolas das missões católicas de Bafatá, Bambadinca, Buba, Catió, Empada, Bedanda, Caboxangue, São Francisco da Floresta, Cafal, Bolama e Tite. Depois de um balanço conjunto acerca do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, criaram-se estratégias e sinergias. Durante estes dois dias, além de apresentação mais técnica de alguns procedimentos de gestão e administração escolar, foram debatidas questões comuns, como a participação da comunidade na vida das escolas, a dificuldade de cumprimento do calendário escolar, a definição de papéis e a comunicação entre os diferentes protagonistas. Foi apresentada e discutida a proposta de acompanhamento da Comissão Diocesana e da FEC, com incidência no plano de visitas e na formação em gestão e administração escolar.
A motivação, o empenho e a dedicação inquestionáveis destas pessoas à educação e ao ensino revelaram-se, uma vez mais, maiores e mais fortes que as dificuldades concretas de cada escola e que os constrangimentos que o país atravessa. Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá, nas sessões de abertura e encerramento, agradeceu à Comissão, à FEC e a todos os participantes “por serem um sinal de esperança para um país que continua a enfrentar enormes dificuldades”.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

SEMINARISTAS GUINEENES RUMO AO SACERDÓCIO



Como já anunciado neste blog, na segunda-feira, dia 22 de Outubro, o Seminário Maior Dom Settimio A. Ferrazzetta, em Bissau, viveu mais um lindo momento da sua história: a celebração da eucaristia para a abertura do Ano Académico 2012-2013 e os ritos onde 09 seminaristas, 05 da Diocese de Bafatá e 04 da Diocese de Bissau, avançaram no caminho rumo ao sacerdócio. Hélder Cá, Mateus Ernesto Djata e Victor Pereira foram admitidos entre os candidatos à Ordem Sacra; Maiúca Gomes Té, Mário dos Santos e Naioncam Bernardo Mancabo receberam o ministério de Leitor; Abulai Albino Sanha, Dingana Siga e Inácio Djú receberam o ministério de Acólito.


A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá e concelebrada por Dom Pedro Zilli, um bom numero de sacerdotes, religiosas e familiares dos seminaristas. Dom Pedro Zilli que proferiu a homilia, exortou os seminaristas a viverem o ano académico 2012/2013 na perspectiva do Ano da Fé. Aos 09 seminaristas que avançaram no caminho formativo rumo ao sacerdócio, Dom Pedro disse: “Vivam o Ano da Fé como cristãos candidatos ao sacerdócio. Cultivem um grande amor à Palavra de Deus e à Santa Eucaristia, pois por ela ‘edifica e cresce o povo de Deus’(Ritual da Instituição dos Acólitos). Alimentem uma grande devoção a Maria. Ela intercede por nós junto a Jesus. Maria, a mãe do Verbo, Rainha do Silêncio, vigia com ternura os nossos passos”.

Os seminaristas maiores neste ano 2012-2013 são um total de 24: Diocese de Bafatá 08; Diocese de Bissau 06; Preciosíssimo Sangue 05; Franciscanos 05. Os seminaristas diocesanos menores são 27: 14 da Diocese de Bafatá e 13 da Diocese de Bissau.

DOM PEDRO ZILLI VISITA CATIÓ




De quinta-feira (dia 18) a domingo (dia 21 de Outubro), Dom Pedro Zilli visitou a comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Catió. A finalidade principal da visita foi a de conferir o Sacramento da Crisma a um grupo de 17 jovens. Nos dias vividos em Catió, ele encontrou a comunidade nas celebrações eucarísticas, na oração do terço, na adoração eucarística. Encontrou os crimandos no retiro em preparação à crisma, os catequistas, confissões aos crimandos, à comunidade. Encontrou as irmãs, os padres Maurizio Fioravanti, Fabio Motta, Maurilio Vaz e Rupak, indiano do PIME. Na reunião com os catequistas, entre outras preocupações, estava aquela de sua formação. Sentem que o anúncio do Evangelho é “uma grande responsabilidade” e que o catequista “deve reunir condições para anunciar o mistério de Jesus na sua palavra”. Os catequistas em Catió, neste ano pastoral 2012-2013 são um total de 25 e, além da catequese na Praça de Catió, se ocupam de 06 tabanças (aldeias do interior): Ilheu d’Infanda, Kibil, Komo, Mato Faroba, Katusan, Kubumba. Falaram da importância da Bíblia para todos os fiéis e que “para um catequista ela é indispensável”. Dom Pedro recordou a importância do Concilio Vaticano II e do Catecismo Igreja Católica no contexto do Ano da fé. No domingo, “Dia Mundial das Missões”, às 9,00 horas, foi vivido o grande momento da visita de Dom Pedro: o Sacramento da Crisma aos 17 jovens. Muito bem preparados pelo Pe. Fabio Motta e o catequista Mario Nacanlé, no momento de receberem o Sacramento, todos entregaram, por escrito, a Dom Pedro o compromisso que, como crismados assumirão na comunidade: grupo jovem, coral, caritas, catequista, …. ! Querem ser “ativos na Igreja”. Todos sentem a “necessidade de uma boa vida espiritual”. Empenharam-se em “rezar com a Palavra de Deus”. Dom Pedro exortou a crismados e toda a comunidade paroquial de Catió “a viverem o Ano da Fé com profunda alegria, descobrindo sempre mais a beleza do caminho cristão”. Exortou igualmente a todos a serem missionários.

SETOR PASTORAL LESTE REUNIU-SE

Os membros das comissões do Setor Pastoral Leste (Diocese de Bafatá) reuniram-se em Bambadinca no dia 20 de Outubro, para a programação das atividades do novo ano pastoral 2012/2013.

Sobre a programação, cada comisão elaborou o seu plano de atividades que pretende desenvolver durante este novo ano pastoral.

Para o ano da Fé foi proposto três retiros para o pessoal Missionário com a participação dos leigos. Todos os retiros terão lugar na Paróquia São Daniel Comboni, em Bafatá.

1º retiro será no dia 29 de Novembro de 2012;

2º retiro será no dia 28 de Fevereiro de 2013;

3º retiro será no dia 30 de Maio de 2013.

Para o próximo encontro do Setor Pastoral, no dia 12 de Fevereiro 2013, foi programada uma formação ligada aos documentos do Concilio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica.

Na reunião, as paróquias foram exortadas a organizarem ações que permitam a vivência do Ano da Fé para todos os fiéis cristãos a elas pertencentes.

No que toca a JMJ Rio 2013, foram escolhidas duas paróquias (Gabú e Bambadinca) para indigitarem os nomes dos dois Jovens do Setor Pastoral que vão participar deste evento de comunhão da juventude com o Papa. O Pe Avito, coordenador diocesano da comissão da Juventude e Adolescência, aproveitou para informar os requisitos necessários para a Viagem.
No contexto do Ano da Fé, os participantes refletiram sobre a Peregrinação a Geba, em Maio 2013, e os preparativos para a celebração dos 80 anos da construção de sua igreja.



sábado, 20 de outubro de 2012

Ano Académico abre com ritos

A abertura do Ano académico 2012/2013 no Seminário Maior Diocesano de Bissau “Dom Settimio Arturo Ferrazzetta” vai ser marcada com a administração de alguns ritos aos seminaristas.
Os seminaristas: Hélder Cá, Mateus Ernesto Djata e Victor Pereira farão o rito de admissão ao estado clerical; enquanto Maiúca Gomes Té, Mário dos Santos e Naioncam Bernardo Mancabo vão receber o ministério do leitorado. Receberão o ministério do acolitado os seminaristas Abulai Albino Sanha, Dingana Siga e Inácio Djú.
A cerimónia terá lugar no dia 22 de Outubro, durante a santa missa, que será presidida por Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NOVO PRESIDENTE PARA O CLERO DIOCESANO DA GUINÉ BISSAU


Com duração de dois dias encerrou esta quinta feira (18. 10. 2012) o encontro ordinário dos padres diocesanos da Guine Bissau. Durante estes dias os padres reflectiram sobre a vida do clero diocesano guineense, numa reunião que teve como ponto mais forte a eleição do novo “bureaux” que fica composto de seguinte modo até ao ano 2015: Presidente Padre Bernardo Da Cunha, Vice-presidente Padre Domingos Binhaguê, Secretário Padre Avito José Araújo, Vice Secretário Padre Francisco Fernandes e o Tesoureiro Padre Admir Barreiro.
Falando no acto da posse o novo presidente Padre Bernardo da Cunha disse que irá fazer tudo para que o corpo do clero diocesano da Guiné-Bissau volte a sua estrutura normal cabeça, tronco e membros, sobretudo em nome do novo corpo directivo disse que terá como prioridade a comunicação no seio do clero diocesano.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CARTA DE DOM PEDRO ZILLI, AOS DIOCESANOS DE BAFATÁ, ANO PASTORAL 2012-2013



17 de Outubro de 2012

Na sua carta, Dom Pedro disse: “proponho aos diocesanos, algumas reflexões que tenho levado à frente neste início de ano pastoral: vivência do Ano da Fé, Assembleia Diocesana, Jornada Mundial da Juventude Rio 2013”
1. Vivência do Ano da Fé

Dom Zilli diz que “Juntamente, com toda a Igreja, no dia 11 de Outubro, às 18 horas, na Sé Catedral de Bafatá, iniciou-se o Ano da Fé. Além de uma boa presença de cristãos de Bafatá, a celebração contou com a participação de Bambadinca, Gabu e Contuboel”.
Salienta que “ao nível de Diocese, na reunião do Secretariado Pastoral, além da abertura do Ano da Fé no próprio dia 11 de Outubro na Sé Catedral e do convite às paróquias e missões a fazer o mesmo, foi sugerido que uma parte do Conselho Presbiteral de 14 e 15 de Novembro, seja dedicada à reflexão e oração sobre o Ano da Fé. O Secretariado foi unânime sobre a importância de valorizar a Peregrinação Nacional de Cacheu, no dia 08 de dezembro, com o tema ”Maria djudanu kirsi na fe” (Maria ajuda-nos a crescer na fé). Realçou-se que a Assembleia Diocesana prevista para 06 a 10 de maio 2013, será uma excelente ocasião para a vivência do referido ano. Peço, no entanto aos Setores Pastorais e às Comissões Diocesanas que dêem outras sugestões para a sua dinamização na Diocese”.
Dom Zilli que “ao seu nível, os Setores Pastorais são chamados a pensar em um programa de atividades para a vivência deste Ano da Fé. Igualmente, as paroquias e missões são chamadas a pensar em iniciativas para o evento”. Salienta “que é na Paróquia que o Ano da Fé deverá ser vivido mais intensamente…e que toda a atividade pastoral na Diocese, nos Setores e nas Paróquias deverá ser iluminada pelo Ano da Fé”. “Sobretudo, exorta Dom Pedro, “rezemos pedindo ao Senhor a graça da Fé. Como os Apóstolos devemos pedir-Lhe: "Aumenta-nos a fé\” (Lc. 17,5)
Diz que tanto “comunitária como individualmente, lembremo-nos que o Papa Bento XVI na Carta Apostólica Porta Fidei, nos convida a voltar a nossa atenção para os Documentos do Concílio Vaticano II e para o Catecismo da Igreja Católica”.

2. Assembleia Diocesana

Dom Zilli fala da “Assembleia Diocesana com previsão para os dias 06 a 10 de Maio de 2013. Com o lema ‘TODOS E TODAS NA ESCOLA DE JESUS SERVO’ (Exortação da Conferência Episcopal para a Quaresma 2012) e, tendo presente o apelo do Papa Bento XVI na Exortação Apostólica Africae Munus 13, ‘a África tem necessidade de ouvir a voz de Cristo…’, a Assembleia Diocesana preparará um plano pastoral, para os próximos anos, fundamentado nas Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade, procurando inculturá-las a partir do estudo, da reflexão, da compreensão e valorização de determinados valores culturais guineenses”

3. Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Dom Zilli da JMJ Rio 2013 e que “para tal, as Comissões de Juventude das duas Dioceses se reuniram, em Bafatá, no dia 08 de Outubro. Na reunião foi decidido que, além de dois bispos, a intenção é participar com 10 ou 12 jovens das duas dioceses, incluindo os dois sacerdotes diocesanos coordenadores das Comissões da juventude. Neste sentido, as Comissões estão a estabelecer contactos com dioceses e amigos para ver se conseguem ajudas para que a Igreja da Guiné-Bissau não fique fora de um evento eclesial tão importante. Foi dito também que os guineenses se juntarão à pré-jornada mundial da juventude PIME, de 16 a 22 de Julho, no Polo PIME da Vila Missionária em São Paulo”.

Reflexão sobre Catecismo da Igreja Católica e Concilio Vaticano II


Os sacerdotes, religiosas e leigos da Diocese de Bissau estiveram reunidos nos dias 16 e 17 de outubro (terça e quarta-feira) na cúria diocesana de Bissau, no âmbito da formação permanente em torno do Ano da Fé.

Os temas abordados foram o Catecismo da Igreja Ctólica e o Concilio Vaticano II.
“Neste Ano da Fé, os cristãos são convidados para serem formadores da consciência. Uma consciência com olhos virados para a paz, reconciliação nacional, justiça, progresso e melhoria das condições de vida das populações, por cima de tudo, mentalizando as pessoas sobre o imperativo de trabalharem todos para conseguir essas virtudes”.
A ideia foi partilhada pelo padre Luís Miranda, missionário do PIME (Pontifício Instituto Missões Estrangeiro) orador do tema sobre o “Concilio Vaticano II”.
O segundo tema “Catecismo da Igreja Católica” foi orado pelo padre Renato Chiumento, missionário franciscano e pároco da paróquia Nossa Senhora da Paz de Nhoma, que na sua exposição realçou a importância deste documento.
Já o bispo de Bissau, Dom José Câmnaté Na Bissing, no final do encontro sublinhou que todos problemas que o país e os cristãos se enfrentam têm lugar a onde deverão ir buscar soluções, indicando a bíblia.
Esta é a primeira das várias sessões de formações permanentes programadas no âmbito da comemoração do Ano da Fé.
No próximo mês de Dezembro, dias 10 e 14 haverá um retiro espiritual para todo pessoal missionário (padres, irmãs e leigos);
18 de dezembro haverá a segunda formação igual a esta com o tema “missão evangelizadora no mundo de hoje”;

5 de março de 2013, a terceira formação permanente que decorrerá sob tema “fé, ecumenismo e diálogo inter-religioso”;

28 de maio, a ultima formação programada tendo como tema “Catecismo da Igreja Católica na preparação na pastoral ordenaria na igreja”.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jovens estudantes de Guiné-Bissau participam no 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos em Curitiba


Os estudantes participaram no 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos que se realizou entre os dias 12 a 14 de outubro deste ano, no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba. O evento é organizado pelo Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e conta com apoio do Colégio Marista e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
Os jovens são membro do Movimento Pastoral dos Estudantes Africanos de Fortaleza e estão sendo convidados pelo Setor Universidades e Setor Mobilidade Humana da CNBB para expor as experiências dos estudantes do continente africano que vivem em Fortaleza. A articulação desse movimento acontece desde 2009 com a ajuda da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza – Núcleo dos Estudantes Internacionais. O grupo se encontra duas vezes por meses na Igreja do Otávio Bonfim, Bezerra de Menezes.
Os participantes poderão debateram a volta dos temas como: Ecumenismo e Diálogo das Religiões na universidade, Mídia Digital e Evangelização, Juventude e Afetividade, O que o mercado de trabalho espera do Jovem Universitário.

Participarão do Ebruc o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti; o bispo auxiliar de São Paulo (SP) e referencial do Setor Universidades da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; irmão Frederico Urtenberger, representante da ANEC, irmão Clemente Ivo Juliatto, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), entre outros.
O 1º EBRUC ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), no campus Betim, entre os dias 09 e 11 de outubro de 2010, e reuniu 180 jovens universitários de todo o país.

Ano da Fé “uma bíblia para cada cristão”


Na missa que marcou a abertura do Ano da Fé na diocese de Bissau, o bispo de Bissau, Dom José Câmnate Na Bissing, apelou os párocos da sua Diocese para procurarem pôr à disposição dos seus paroquianos a bíblia e o catecismo da igreja católica como forma de facilitar a que cada cristão tenha esses instrumentos tão importantes.
Dom José Câmnate fez este apelo no rescaldo da missa do início do Ano da Fé na diocese de Bissau sábado (13 de Outubro de 20 12) na Sé Catedral de Bissau.

O Bispo de Bissau deseja ver no decurso deste Ano da Fé cada cristão da sua Diocese com uma bíblia, tendo-os convidado para aprofundarem os seus conhecimentos da palavra de Deus, do catecismo da igreja católica e do Concilio Vaticano II.
Dom Câmnate Na Bissing, na homilia afirmou que a fé não resume-se apenas em ir à missa, mas sim, em testemunhá-la e vivê-la intensamente em todos momento e lugares “ na política, na economia e no trabalho” etc, afirmou.

O prelado abordou, ainda, a questão do paradoxo que se verifica entre a vida e a fé, defendeu que não deve haver dicotomia entre as mesmas.
Dom José Câmnate convidou, por outro lado, os guineenses à escuta e vivência dos ensinamentos evangélicos sustentando que isso poderá conduzi-los a uma verdadeira reconciliação e paz que tanto almejam.

A missa da abertura do Ano da Fé na Diocese de Bissau foi assistida por dezenas de padres, religiosos e religiosas, e leigos provenientes das diferentes paróquias que compõem a Diocese de Bissau. Recorde-se que o Papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé para o período de 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013.

Entretanto, para assinalar este Ano da Fé a Diocese de Bissau irá promover várias atividades a começar logo no dia 16 a 17 de outubro (terça e quarta-feira) com uma formação permanente destinada aos padres, na qual vão debruçar-se sobre o Catecismo da Igreja Católica e os documentos do Concilio Vaticano II;
No dia 8 de dezembro terá lugar a peregrinação nacional ao santuário de Cacheu com o tema “Maria djudanu kirsi na fé”;

Nos dias 10 e 14 de Dezembro haverá um retiro espiritual para todo pessoal missionário; quatro dias depois, isto é, no dia 18 de dezembro haverá a segunda formação permanente para os padres com o tema “missão evangelizadora no mundo de hoje”;
5 de março de 2013, a terceira formação permanente que decorrerá sob tema “fé, ecumenismo e diálogo inter-religioso;

18 de maio, mais uma sessão de formação sobre o Catecismo da Igreja Católica na preocupação da pastoral ordinária na igreja.
A comemoração do Ano da Fé vai concluir-se com uma missa solene no dia 24 de Novembro de 2013, na solenidade de “Cristo Rei do Universo “ na Sé Catedral de Bissau.

Paralelamente ao programa da Diocese as comissões diocesanas e as paroquias têm também seus programas comemorativos do Ano da Fé.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ANO DA FÉ NA DIOCESE DE BAFATÁ

Às 18,00 horas deste dia 11 de outubro, na Sé Catedral de Bafatá, com uma boa representação de diocesanos de Bafatá, Bambadinca, Contuboel e Gabu, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística de abertura do Ano da Fé na Diocese. As demais comunidades não marcaram presenças devido às distâncias e sobretudo, por causa das estradas neste tempo de chuvas. A partir do Evangelho de Lucas 11, 1-13, onde Jesus ensina o “Pai-Nosso” aos seus discípulos e fala-lhes da “oração com confiança”, Dom Pedro convidou os participantes a viverem o Ano da Fé numa união mais profunda com Jesus, o enviado do Pai. Sublinhou as palavras do Papa Bento XVI na Carta Apostólica Porta Fidei, 6, onde Sua Santidade diz que “o Ano da Fé é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”. Ao falar do Dom Settimio A. Ferrazzetta e do Pe. Leopoldo Pastori, dois grandes missionários da Igreja da Guiné-Bissau, cujas causas de beatificação estão para serem iniciadas, Dom Pedro exortou os presentes a identificarem outros santos da nossa terra: missionários, catequistas, pais e mães de família que, com simplicidade, viveram o amor a Deus e aos irmãos de acordo com os ensinamentos de Jesus no seu Evangelho.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Comissão da Juventude e Pastoral Universitária cooperam para uma sociedade melhor




As duas organizações da Igreja católica guineense que trabalham diretamente com os jovens acordaram trabalhar juntos durante este ano pastoral (2012/2013) com intuito de encontrarem a melhor forma de evangelização no campo juvenil bem como no campo académico.

Os membros das duas organizações, (Comissão Diocesana da Adolescência e Juventude da Diocese de Bissau e a Comissão da Pastoral Universitária), encontraram-se esta terça-feira, (09 de Outubro de 2012), na Paróquia de Cristo Redentor na qual concordaram da necessidade de conjugação de esforços entre as duas organizações, a fim de inverterem a tendência negativa que está a minar a sociedade guineense, em particular a juventude trazendo ao de cima os valores.

A Comissão Diocesana da Adolescência e Juventude da Diocese de Bissau é uma organização que coordena e incrementa a pastoral juvenil da Diocese. A pastoral universitária é uma organização que congrega estudantes, docentes e funcionários universitários.

 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

GUINÉ-BISSAU JMJ RIO 2013


Com a participação de Dom Pedro Zilli, na manhã de ontem (dia 08 de Outubro), teve lugar na cúria diocesana de Bafatá, uma reunião dos coordenadores da juventude das Dioceses de Bissau e Bafatá, com a finalidade de fazer o ponto da desejada participação dos jovens guineenses na JMJ Rio 2013. Entre outras coisas, foi dito que além de dois bispos, a intenção é participar  com 10 ou 12 jovens das duas dioceses, incluindo os dois sacerdotes diocesanos (guineenses) coordenadores das duas Comissões  juventude. Para tanto, as Comissões estão a estabelecer contactos com dioceses e amigos para ver se conseguem ajudas para que a Igreja da Guiné-Bissau não fique fora de um evento eclesial tão importante. Foi dito também que os guineenses se juntarão à pré-jornada mundial da juventude PIME, de 16 a 22 de Julho, no Polo PIME da Vila Missionaria em São Paulo. 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DIRETORIO LITURGICO GUINÉ-BISSAU



Estão prontos os 150 exemplares do Diretório Litúrgico 2013 da Igreja da Guiné-Bissau, elaborado a partir do Diretório Litúrgico do Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.

Através do presente instrumento de espiritualidade litúrgica, a Igreja guineense aprofundará a “comunhão na Igreja família de Deus”. Os cristãos católicos serão convidados a rezar uns pelos outros nas festas patronais, de Institutos e Congregações. Recordarão aqueles que os precederam na atividade missionária e que agora repousam no Senhor. Na carta de introdução do Diretorio, Dom José Câmnate, Bispo de Bissau, e Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá, recordam que “a 11 de Outubro de 1962, há cinquenta anos, o Papa João XXIII dava início ao Concilio Vaticano II. Com o Papa Bento XVI, viveremos um Ano da Fé que iniciará no próximo dia 11 de Outubro e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013”. Os bispos realçam que “a vivência mais atenciosa e quotidiana da espiritualidade litúrgica nos leve a crescer na consciência de que ‘o Ano da Fé é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo’”(Porta Fidei, 6)

Em nome de todas as comunidades diocesanas, Dom José e Dom Pedro agradecem “ao Pe. Lúcio Espíndola Santos, Coordenador da Comissão de Liturgia na Diocese de Bafatá e a leiga missionária Adriana M. Nishiyama pelo paciente e corajoso empenho na inserção e controle dos dados litúrgicos. Agradecem igualmente ao Pe. Pedro Lourenço Ferreira, O.C.D, do Secretariado Nacional de Liturgia, por gentilmente nós ter enviado, via internet, cópia do Diretório Litúrgico de Portugal”.







Nasce nova Paróquia na Guiné-Bissau



“Riba di tudu bó pui amor, pabia i son amor ki ta kumpu kumunhon” (tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas o amor é o vínculo da perfeição), Col 3,14.

É o tema que orientou ao longo da semana as atividades comemorativas da inauguração da Paróquia número 27 da Diocese de Bissau que teve lugar este domingo (07 10 2012). Uma cerimónia bem animada e que foi presidida pelo Dom José Câmnaté Na Bissing, Bispo de Bissau, na qual marcou, também, presença as chuvas.

Trata-se da Paróquia “Santa Josephina Bakita” de São Domingos que os seus paroquianos ficaram a conhecer o primeiro pároco desta Paróquia, padre Franco Beati (Itália) e o padre Stephen khu Du (Myan Mar) vigário paroquial, ambos missionários do Pontifício de Instituto Missões Estrangeiro (PIME).

Na ocasião, Dom José Camnaté Na Bissing realçou a necessidade de a Paróquia ser “família das famílias”.

Ao comentar a figura da ”Santa Bakita” padroeira desta Paróquia, disse que não obstantes as dificuldades e obstáculos que esta se enfrentou durante a sua vida terrena conseguiu ultrapassá-los graça à sua fé até ao ponto de ser hoje reconhecida santa da Igreja católica. 
 “É possível sermos santos”, começou por dizer Câmnaté Na Bissing na sua homilia. “Se a “Bakita”padroeira desta Paróquia, conseguiu numa situação muito terrível ultrapassar todas essas barreiras até ao ponto de ser considerada santa, não há motivos para nós deixarmo-nos de acreditar que mesmo com a atual situação conjuntural do país poderemos chegar à santidade”, concluiu o Bispo de Bissau.

A Comunidade de São Domingos foi fundada pelo capelão português em 1940. Em 1979 foi assumida pelos missionários do PIME até a data presente. Agora Paróquia “Santa Bakita” de Domingos era ligada à Paróquia Nossa Senhora da Luz de Susana.
A 30 de Outubro de 2010 recebeu as irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres.

O território da Paróquia de São Domingos estende-se até junto da fronteira com o Senegal, concretamente, em N’pack uma das vilas de Ziguinchor, e com as Paróquias Nossa Senhora da Luz de Susana e Paróquia Maria de Matias de Ingoré.

O São Domingos está situado no nordeste da Guiné-Bissau, tem a fronteira com o Senegal e faz parte do Sector Pastoral de Cacheu.


Casimiro Cajucam

RSM/Fim

domingo, 7 de outubro de 2012

Importância das Igrejas neste período de transição



O académico Fafali Koudawo, defendeu na quinta-feira, dia 4 de Outubro, a criação de um grupo da sociedade civil e religiosos para abrir o diálogo na procura de soluções” para a crise na Guiné-Bissau.
Doutorado em Ciências Políticas e reitor da Universidade Colinas de Boé, Fafali Koudawo disse “era importante a criação de uma entidade não comprometida” com os conflitos e acrescentou que “já paira no ar a ideia” de chamar também entidades religiosas, pela credibilidade que têm.
Fafali Koudawo defendeu esta ideia à margem de um debate sobre os desafios do período de transição na Guiné-Bissau, decorrente do golpe de Estado de 12 de abril, que depôs os dirigentes Raimundo Pereira, Presidente interino, e Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro, organizado pela organização “Voz di Paz”, da qual ele é o director.

Casimiro Cajucam

RSM/FIM