terça-feira, 29 de janeiro de 2013

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS EM BAFATÁ


Nos dias 26 e 27 de Janeiro 13, na cúria diocesana de Bafatá, reuniram-se em torno de 50 catequistas e outras lideranças do Setor Pastoral Leste, para um encontro de Leitura Orante da Bíblia. Assessorando o encontro esteve Pe.Décio Walker, assessor da Comissão de Animação Bíblica Catequética da CNBB-Brasil. A partir de textos do Livro de Atos dos Apóstolos, os participantes viram como as primeiras comunidades cristãs, inspiradas na Palavra de Deus viviam a Fé, a Esperança e a Caridade. A reflexão ajudou o grupo a preparar a Assembleia Diocesana de maio próximo, onde serão aprofundadas as três virtudes teológicas da Fé, Esperança e Caridade. No sábado estiveram presentes Pe. Abraão Ambessum, pároco da paroquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá e Pe.Lucio Brentegani, responsável da paróquia São Daniel Comboni e ecônomo da diocese. Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, aproveitando de sua viagem a Gabú, passou para cumprimentar os participantes do encontro, parabenizando e incentivando os catequistas a buscarem sempre mais a Palavra de Deus. O Encontro encerrou com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Décio e concelebrada com Pe. Lucio Brentegani. Os catequistas e demais participantes agradeceram pela oportunidade de aprenderem algo mais sobre a Bíblia. Saíram enriquecidos e fortalecidos, assumindo o empenho de passarem o que aprenderam aos outros que não puderam estar presentes.

MERECIDAS HOMENAGENS A DOM SETTIMIO



Bem merecidas são as homenagens a Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, bispo de Bissau, falecido no dia 27 de Janeiro de 1999. No domingo, dia 27 de Janeiro, Dom Pedro Zilli teve a alegria de participar em Laurenzana, Diocese de Acerenza, Sul da Itália, da jornada italiana pela paz. Mais de 600 adolescentes e jovens participaram daquele momento tão bonito. Nem o frio e nem a neve os intimidaram. Na missa concelebrada com Dom Giovanni Ricchiutti, Bispo de Acerenza, dom Pedro deixou a todos uma mensagem de paz, falando de Dom Settimio que é recordado por todos na Guiné-Bissau como um homem de paz, um homem santo. Dom Pedro convidou a todos os presentes a rezarem e a se solidarizarem com o povo da Guiné-Bissau, constantemente ameaçado pela instabilidade política, pelos países em conflito e pelo Mali que sofre as consequências da guerra.

“Memória viva” de um Bispo inesquecível

Os guineenses comemoraram neste dia 27 de Janeiro o 14º aniversário da morte de Dom Settimio, o primeiro bispo da Guiné-Bissau (1977-1999). A esse propósito Dom Lampra Cá, o bispo Auxiliar de Bissau, convidou os guineenses “para imitarem os bons exemplos deixados pelo Dom Septímio”, sustentando que ele deverá servir-nos de modelo tendo em conta as suas virtudes e legado que nos deixou”. Continuando, o auxiliar de Bissau afirmou que “Dom Settimio ensinou-nos a melhor forma de tornarmo-nos bons guineenses, que passa essencialmente pela resolução dos nossos problemas através do diálogo não com a força ou pelo nervosismo”. Prosseguiu ainda, dizendo que a resolução do problema não deveria ser matando o outro mas sim, pela valorização de uns aos outros colocando o diálogo sempre no primeiro plano”, concluiu.
      A comemoração deste dia sentiu-se quase em toda Guiné. A paróquia Santo António de Canchungo, situada no norte da Guiné-Bissau, realizou uma peregrinação a Bissau com o lema “Dom Settimio um homem de paz”, que começou na Assembleia Nacional Popular e terminou com a deposição de coroas de flores junto à campa de Dom Settimio, na Sé Catedral de Bissau prosseguindo-se depois com a celebração da missa em sua memória.
      Na diocese de Bafatá, concretamente na paróquia Santa Isabel de Gabú, leste do país, cerca de 200 km da capital Bissau, foi realizada uma jornada de reflexão e de homenagem à figura de Dom Settimio Ferrazzetta, culminando com a santa missa presidida pelo Bispo auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá. As actividades decorreram sob o tema “ como pode contribuir o pensamento de Dom Settimio para o desenvolvimento da Guiné-Bissau e para consolidação de uma paz durável?” orado pelo Dom Lampra Cá.
      Em Portugal o fórum dos cristãos católicos guineenses comemorou este dia com várias actividades, com destaque para a deposição da coroa de flor na Rua Dom Settimio Ferrazzetta, em Massamá, Lisboa, Teatro e Poesia sob o tema “Vida de D. Settimio Arturo Ferrazzetta” e a missa presidida pelo padre Domingos da Fonseca, que se encontra actualmente na Itália”. A missa teve lugar na Paróquia da Nossa Senhora da Fé – Monte Abraão em Lisboa.
Dom Settimio Arturro Ferrazzetta, franciscano italiano, foi um homem muito dedicado e corajoso, que se tornou a única autoridade moral durante a guerra de 1998. A imagem moral da Igreja local, sempre solicitada para as questões sociais do país, deve-se à personalidade deste homem.
Os grupos, através de várias alegorias, encenaram a fome, a miséria dos mais pobres proclamando a necessidade da palavra da fé para justiça e paz entre os homens. Os júris consideraram a temática muito actual para o momento do país.
Na vida pública, Dom Settimio Arturo Ferrazzetta é, a partir de 27 de Janeiro 2010, nome da avenida que era conhecida como "estrada da granja", indicado pelas Autoridades Civis da Guiné-Bissau, em reconhecimento do seu trabalho.

sábado, 26 de janeiro de 2013

DOM ZILLI NA ITALIA: ENCONTROS ECLESIAIS

Dom Pedro Zilli, estando na Itália, para controlos do olho direito, tem aproveitado da sua ida aquele Pais, para encontrar vários amigos, grupos missionários, paróquias e Dioceses. Assim, no dia 22 de Janeiro, encontrou Dom Edoardo Aldo Cerrato, Bispo de Ivrea que tem o missionário Pe. José Bergesio em Tite, Diocese de Bafatá. De 23 a 29 de Janeiro, Dom Pedro está na diocese de Acerenza, Região Basilicata, Sul da Itália, cujo bispo é Dom Giovanni Ricchiuti. A Diocese de Acerenza teve um seu missionário na Guiné-Bissau: Pe. Antonio Grillo, que, com idade avançada, continua amando a nossa terra e empresta o seu nome a um Liceu em Bambadinca: “Liceu Pe. Antonio Grillo” que, neste ano letivo 2012-2013, conta com 1056 alunos da 7ª a 12ª classes. A geminação entre a Diocese de Acerenza e Bafatá tem dado muitos frutos: adoção de alunos, formação dos seminaristas, construção de poços, ajuda na construção do referido liceu e varias outras iniciativas que envolvem comunidades paroquias, escolas e amigos. No entanto, a maior beleza da geminação é a comunhão vivida entre as duas diocese e os dois bispos: Dom Pedro e Dom Giovanni. Dom Pedro teve alegria de participar no dia 25 de Janeiro, conversão de São Paulo e encerramento da semana de oração pela unidade dos cristãos, da oração das vésperas, em rito ortodoxo, guiadas pelo Padre Adrian Roman, sacerdote ortodoxo de origem romena e presididas por Dom Giovanni Ricchiuti. Dom Pedro disse que “viveu uma profunda emoção em participar de um momento tão bonito que pedia ao Senhor a graça da unidade na mesma fé em Cristo”.

domingo, 20 de janeiro de 2013

MALI: CORREDORES HUMANITARIOS

ÁFRICA/MALI - “Abrir imediatamente corredores humanitários para socorrer os civis”: apelo do Arcebispo de Bamako invia articolo imprensa preferiti Bamako (Agência Fides) – Urge abrir rapidamente corredores humanitários para permitir o envio de ajudas à população carente de alimentos e remédios. É o apelo lançado por Dom Jean Zerbo, Arcebispo de Bamako e Presidente da Caritas Mali, por meio da Caritas Internationalis. Em nota enviada à Agência Fides, Dom Zerbo afirma: “começou um novo período de sofrimento para a população de Mali. Acolhemos com alegria qualquer ajuda para o crescente número de desabrigados e refugiados. Estas pessoas precisam de alimentos, água potável, kits para a higiene pessoal, medicamentos contra a malária e outros, para cobrir as necessidades básicas, enquanto a situação está piorando. Estamos na estação fria e está muito úmido, o que torna a situação humanitária ainda mais complicada”.

A nota da Caritas Internacionalis estima que cerca de 400.000 pessoas tenham fugido do norte de Mali e das áreas de combate, para se refugiar no sul ou nos países vizinhos. “O número certo de refugiados e deslocados é difícil de se estabelecer, porque o povo continua a se movimentar” – diz à Fides Pe. Edmond Dembele, Secretário Geral da Conferência Episcopal de Mali. “Caritas Mali está mobilizada há tempos, mas seus meios são escassos. Já em abril de 2012, doou algumas toneladas de cereais e medicamentos para os povos do norte, ocupado pelos islâmicos, além de ter-se ativado para ajudar os desabrigados que se encontram em Bamako e em outras cidades do sul” – afirma Dom Dembele. “Efetivamente, como afirma Pe. Zerbo, a situação humanitária, já dramática, agravou-se na última semana com o início dos combates. Precisamos com urgência de ajudas internacionais” – conclui o sacerdote. (L.M.) (Agência Fides 18/1/2013)



BAFATA ACOLHE FEIRA DE MEDICINA NATURAL




Aconteceu no  dia 18 de janeiro a primeira Feira da Medicina Natural em Bafatá. Tal evento foi realizado na cúria de Bafatá e contou com a presença de vários líderes vindos de Mansoa, Farim e Contuboel.
Na atividade que teve iníco às 9h00 e encerramento às 17, foram expostos e vendidos diversos produtos, tais como: xaropes, pomadas, farelos, sabão, sementes e mel. Irmã Maria de Jesus, responsável pela feira e coordenadora da Medicina Natural em Contuboel, ficou admirada com a presença de muitos jovens e adultos. Muitos pediram que a feira fosse realizada mais vezes, demonstrando assim uma boa aceitaçã do público.
 Irmã Maria Raudino, coordenadora do grupo "Natureza em Vida" da Caritas Guiné-Bissau, numa entrevista de 11 de Outubro do ano passado, à Agencia Lusa, diz o seguinte: “No ano passado (2011) foram vendidos 565 garrafas de medicamento para a hepatite e mais de 400 para a febre tifóide. Preparados naturais para a anemia, paludismo, bronquite ou asma também a preços baixos (cerca de 1,5 euros)”.

domingo, 13 de janeiro de 2013

FÓRUM SOBRE EDUCAÇÃO DOS FILHOS EM SÃO FRANCISCO DA FLORESTA




Nos dias 11 a 13 de Janeiro (sexta a domingo), São Francisco da Floresta, Sul da Guiné-Bissau e da Diocese de Bafatá, acolheu um Fórum que, a partir do tema “matrimónio forçado”, refletiu sobre várias problemáticas, especialmente a educação dos filhos, das populações dos Setores de Bedanda e Cubucaré. O Fórum, coordenado pelo Frei Francisco Cesario M. Gomes, contou com as presenças de Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá, Dom José Camnate, Bispo de Bissau, Pe. Maurilio Vaz, representando o Delegado do Setor Pastoral Sul, Pe. Maurizio Fioravanti, Pastor Purna Gili da Igreja Evangélica próxima ao Aeroporto de Bissau, Pastor João Mbatna da Igreja Evangélica de Caboxangue, Augusto Fara Mendes Delegado do Setor de Bedanda, Lamba Demba Sani, Secretario do Setor de Bedanda, Irmã Ana Lúcia dos Santos, Coordenadora da Comissão Diocesana de Educação e Ensino, Mónica Pacheco da FEC – Fundação Fé e Cooperação, Irmã Rina Contarin de Bedanda. Contando as pessoas acima e os “omis e minjeris garandis” de São Francisco da Floresta, Bedanda, Caboxangue, Cafal e outras bairros, o total de participantes somou o numero de 85 pessoas. O Fórum foi considerado como uma “Escola” para todos. Num verdadeiro diálogo cultural, ecuménico e interreligioso, todos ouviram e todos falaram. A partir das discussões, surgiram algumas propostas de atuação: levar para as casas e bairros tudo o que foi refletido. Não guardar as riquezas do Fórum somente para mim como participante; Espalhar escolas de autogestão por todos os bairros; Empenhar-se na arrumação das estradas, não esperando tudo do Estado; Organizar as populações para melhorar as condições de vida nos bairros; Acompanhar as famílias para que descubram seus valores e propô-los à sociedade; Superar a mentalidade, segundo à qual, o homem faz este tipo de serviço e a mulher aquele outro…; Incentivar a colaboração entre família, escola, autoridades civis e Igrejas na educação dos filhos; Parar com a prática de acusar pessoas como feiticeiras para depois matá-las.   O Fórum concluiu-se com a celebração da Eucaristia no domingo de manhã.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bissau acolhe 1º encontro de padres josefinos de África




Inicia esta quinta-feira (10 de janeiro) e prolonga-se até ao dia 12 do mesmo mês no CIFAP, em Bissau, o 1º capitulo da vice - província dos padres da Congregação josefinos de África.

O início dos trabalhos deste encontro será presidido pelo bispo de Bissau, Dom José Câmnaté Na Bissign.

O encontro tem por objetivo analisar à situação económica da congregação, a vida consagrada e familiar dos seus membros e perespetivar o futuro.

Participam neste encontro 24 padres desta congregação incluindo o seu superior-geral (presidente de Murialdo World), Mário Aldegani (italiano) e do seu ecónomo - geral, padre Juarez Dalan(argentino). 

Os países membros desta vice-província são: a Guiné-Bissau, Serra Leoa e Gana. Entretanto, os países como a Nigéria e o Benim surgem neste momento como o campo da vocação desta vice - província.

Este é o seu 1º capitulo (encontro) desde a sua criação em março de 2012 em que passou-se a assumir a sua autonomia financeira e administrativa.

O referido encontro vai encerar com a santa missa no dia 12 de janeiro às 09 horas na paróquia Santo António de Bandim que será presidida pelo superior-geral da congregação (presidente de Murialdo World), Mário Aldegani, na presenças de restantes padres participantes no encontro e juntos com os fieis católicos da comunidade local.

A congregação de São José (Josefinos de Murialdo) foi fundada na Guiné-Bissau a 11 de agosto de 1984 em vila de Bula norte do país cerca de 40 km da capital Bissau, tendo como um dos seus trabalhos mais notáveis para além dos trabalhos no campo da evangelização, a contrução de centros de instruções e formação Artesanal e Profissional (CIFAP) em Bula e Bissau que já formou números consideráveis de jovens.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DOM PEDRO ZILLI VAI AO ENCONTRO DAS FAMILIAS ENLUTADAS

Ouvindo estas palavras, Dom Pedro Zilli, juntamente com Pe. Jorge Carlos Soares, Pároco da Paroquia São José de Bolama, os consagrados da Comunidade Divino Oleiro que estão em Tite, a leiga Missionária Adriana e o Pe. Rogério da Diocese de Uruaçu, Goiás, foram, no dia 03 deste mês de janeiro, visitar e rezar com as famílias de Bolama que perderam seus familiares, no dia 28 de dezembro de 2012, em um naufrágio na travessia Bolama-Bissau.

A Igreja, na pessoa de Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá, foi ao encontro destas pessoas que estão sofrendo, levando-lhes conforto e esperança. Não se trata de uma simples prática de benevolência, mas uma motivação de compaixão e solicitude que leva a prestar atenção e a servir com dedicação. Ir ao encontro destas famílias cristãs e muçulmanas exige o dom abnegado de si mesmo ao próximo, de forma especial àqueles que vivem no sofrimento (Salvifici doloris, 29). Este gesto de Dom Pedro Zilli, lembra-nos a parábola evangélica do Bom Samaritano que salienta muito bem os sentimentos mais nobres e a resposta de uma pessoa, diante de outro ser humano que sofre e se encontra em necessidade. Dom Pedro Zilli disse: “Na oportunidade, rezamos e nos fizemos presentes junto às famílias que perderam seus entes queridos e estão enlutadas. Diante dessa realidade, vejo a necessidade de chamar a atenção das autoridades competentes para verificarem com acuidade quais foram as causas e os principais responsáveis desta enorme tragédia para que a mesma não venha a se repetir ocasionando mais dor e sofrimento.” Esta chamada de atenção de Dom Pedro Zilli, reflete uma preocupação específica e íntegra da pessoa humana, "criada à imagem de Deus e dotada da dignidade que Deus lhe deu e de direitos humanos inalienáveis" (Ecclesia in Asia, 33). Rezemos para que Deus abençoe estas famílias e confortá-las com sua bênção.