quinta-feira, 28 de março de 2013

IRMÃS MARIANITAS VIVEM SEMANA SANTA EM SONACO




A pequena comunidade Santo António de Sonaco, Paróquia Santa Isabel de Gabu, Diocese de Bafatá, está a viver uma Semana Santa diferente, plena de alegria e espiritualidade com a presença das Irmãs de Santa Mariana de Jesus (Marianitas), desde o Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa, 24 a 31 de março. As três marianitas, nas pessoas das Irmãs Eurizanda Maria Gomes Dias, Alberta Emulé e a aspirante Erica sentem-se muito felizes por estarem em Sonaco, partilhando com a comunidade a fé, a oração diária, o amor a Jesus na Semana da sua Paixão, Morte e Ressurreição. Nesta Quinta-feira Santa, depois da Missa Vespertina “Na ceia do Senhor”, do “Lava Pés”, celebrada por Dom Pedro Zilli, a Irmã Eurizanda disse-lhe que estão a ser muito bem acolhidas pela comunidade, tanto nos momentos comunitários como nas visitas às famílias. Dom Pedro Zilli e o Pároco, Pe. Gèrard Meyer, estão muito agradecidos às irmãs pelo testemunho de sacrifício e de amor à Missão, vividos juntamente com pessoas que iniciam uma caminhada eclesial.  As Marianitas chegaram na Guiné-Bissau em 1992, indo diretamente para Suzana. Atualmente, continuam em Suzana e contam com mais duas comunidades em Bissau: Bairro da Ajuda e em Bor, na casa de Acolhimento “Bambaran”.   



segunda-feira, 25 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM BAFATÁ




Realizou-se, na Paróquia São Daniel Comboni, em Bafatá, no dia 24 de março, Domingo de Ramos, um encontro para jovens e adolescentes na celebração da 28ª Jornada Mundial da Juventude. Sob o tema “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (cf. Mt 28:19), aproximadamente duzentos jovens e adolescentes das Paróquias Nossa Senhora da Graça e São Daniel, que compreende também Contuboel, participaram deste momento de comunhão com o Papa Francisco e com os jovens de todo o mundo. A partir do tema acima referido (“Ide e fazei discípulos de todas as nações”), Irmã Mira das “Filhas do Sagrado Coração de Maria”, partilhou com o grupo o “sentido da missão”, “quem são os missionários”. Realçou que todo baptizado é missionário e não se pode delegar a nobre missão de anunciar o Evangelho de Jesus somente ao Papa, Bispos, Padres, Irmãs ou Catequistas,…! A Irmã recordou aos participantes que “Jesus, ao enviar os seus discípulos para anunciar a sua salvação ao mundo, não os deixa sós, mas que ‘estará com eles, todos os dias até o fim dos tempos”.

domingo, 24 de março de 2013

VISITA PASTORAL DOM PEDRO ZILLI EM EMPADA




De 22 a 24 de março (sexta-feira a domingo), Dom Pedro Zilli realizou sua visita à Paróquia Nossa Senhora Consolata de Empada. Na sexta-feira, à tarde, chegou na comunidade durante a celebração da via-sacra. No final saudou os participantes e deu a todos a bênção. No sábado, de manha, orientou um retiro para os casais da comunidade, falando do sacramento do “Matrimónio, dom de Deus”. Nos momentos de partilha, orientados pelo Pe. Maio da Silva, voltou-se ao tema da paróquia no ano pastoral passado: “Família, força da paróquia”. Os participantes colocaram algumas dificuldades: nas reuniões de casais poucos participam; não é nada fácil convencer os filhos mais crescidos a irem à Igreja, etc; Sugeriram que se programe e se participe das reuniões de casais para reforçar a missão da família na Igreja; que se continue a insistir sobre a importância de os jovens participarem da vida da comunidade. À tarde, Dom Pedro reuniu-se com os padres e a irmãs para refletirem sobre as atividades da equipe missionária. No domingo de manha, tendo como concelebrante o Pároco, Pe. Lúcio Espíndola Santos e com grande participação de fiéis, Dom Pedro presidiu à celebração eucarística do “Domingo de Ramos da Paixão do Senhor”. Na homilia, ele convidou a todos a viverem intensamente a Semana Santa para chegarem à Páscoa com coração cheio de alegria proveniente da vida nova em Cristo ressuscitado. Pediu oração de todos para os catecúmenos que serão batizados no sábado santo.

sexta-feira, 22 de março de 2013

ENTREVISTA COM DOM PEDRO ZILLI, BISPO DE BAFATÁ, PARA O PROGRAMA LUSOFONIAS: QUARESMA E PÁSCOA NA GUINÉ-BISSAU




Na entrevista, o Bispo de Bafatá, Dom Pedro Carlos Zilli, falou das tradições pascais na Guiné-Bissau, em particular na sua diocese. A mensagem da Conferência Episcopal (Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau) para a quaresma deste ano, sobre ecologia e fé e, a mensagem de esperança ao povo guineense mereceram destaques na entrevista que dom Pedro Zilli concedeu ao programa lusofonias que poderá ser acompanhado às 07 horas de manhã de sábado do dia 30 deste mês (Sábado Santo) na Rádio Sol Mansi e nos países lusofonos onde este programa é transmitido.

Eis aqui o teor da entrevista na integra:

1.        Dom Zilli, o Senhor poderia sublinhar alguns pontos da vivência da Quaresma na Guiné-Bissau?

Fico positivamente impressionado quando chegam Quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa. Os cristãos jejuam seriamente. Fazem este sacrifício com muito amor. Impressiona-me igualmente ver como são vividas as vias-sacras. Há uma participação em massa, com grande devoção.

Em Bafatá, no sábado santo de manhã, fazem algo que gosto muito; vão cumprimentar Maria. Levam a ela as condolências, pois afinal, seu filho faleceu. A morte por aqui, como em qualquer lugar do mundo, é muito sentida. São solidários com Maria que está a chorar a morte do seu filho. Eu acho este gesto tão bonito, tão humano.

Outro ponto que gosto muito é o da preparação aos Sacramento do Batismo da Crisma e Eucaristia a serem celebrados Sábado Santo, na Vigília Pascal. É maravilhosos ver adultos recebendo a graça de Deus nos Sacramentos”...!

3. Como é vivido o Tríduo Pascal na Guiné-Bissau?

Na Missa da Vigília Pascal, cume do Tríduo Pascal, são celebrados os Sacramentos da Iniciação (Batismo, Crisma, Eucaristia) para os catecúmenos adultos que fizeram anos de catequese, fizeram o retiro quaresmal. Nesta noite santa do Sábado Santo se tornam cristãos. É uma alegria ver a alegria destes novos cristãos. Estes neófitos (recém-nascidos) para a vida cristã são um estímulo para que os cristãos mais antigos renovem a própria fé em Cristo, autor da Salvação. É um estímulo para que outros se decidam pelo caminho cristão. Graças a Deus, mais e mais pessoas tem pedido os Sacramentos, aceitando para isto, não poucos sacrifícios. O Senhor continua chamando a humanidade para o encontro com seu Filho, o Salvador desta mesma humanidade.

4.     Dom Pedro, Páscoa é vida nova em Cristo, é esperança, o que dizer aos cristãos da Guiné na Páscoa?

Gosto muito daquela expressão de São Paulo aos Coríntios: “Se alguém está em Cristo, este alguém é uma criatura nova” (Cfr. 2 Cor. 5,17) É importante ajudar os cristãos a compreenderem, com o coração, a grande novidade que Cristo nos trará com sua morte e ressurreição; ele nos trará a Vida Nova. Então, a importância da fé em Cristo vivida intensamente no Ano da Fé. É igualmente importante sublinhar a esperança.

O Papa Bento XVI, em Cotonou (Benin), em Novembro de 2011, disse que “a África é o continente da esperança”. Ele disse na altura: «Eu quase sempre junto à palavra África a da esperança. Quando digo que África é o continente da esperança, não faço uma retórica fácil, mas exprimo simplesmente uma convicção pessoal, que é igualmente a da Igreja”. Disse que «Muitas vezes, o nosso espírito limita-se a preconceitos ou a imagens que dão à realidade africana uma visão negativa proveniente duma análise falsa”.

5.      O Sr. poderia trazer algum ponto da Mensagem da Conferencia Episcopal para a quaresma deste ano, sobre ecologia e fé?

Na nossa Conferencia Episcopal que envolve 04 países (Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau) para esta Quaresma de 2013, nossa Mensagem será relacionada à Ecologia. Tem este título: “Alguns desafios da ecologia à luz da fé cristã.
Nós resumimos nossa Mensagem em duas palavras:   "Fé e Ecologia". Nós demos razoes para esta escolha, dizendo aos fieis:  "Através desta exortação, nós queremos chamar a vossa atenção para a problemática ecológica e ambiental, não somente porque ela responde a uma preocupação pontual de sobrevivência da humanidade, mas também porque ela interpela e estimula a fé dos cristãos, impulsionando-os a reconsiderar sua relação com a Criação, e consequentemente, com o Criador.  Esta exortação é, alem disso, mais importante, pois ela se situa no quadro providencial do Ano da Fé  proclamado pelo Papa Bento XVI”. 

Depois acrescentamos 
que fé e a ecologia são duas realidades a serem tomadas como complementares.   Nas orientações práticas aos fieis, nós pedimos, entre outras coisas, que a partir desta Quaresma de 2013, cada cristão plante e cuide de uma árvore a cada ano; que os jovens cristãos se tornem líderes ecológicos em seus bairros, engajando-se com os seus concidadãos, a fazer com que as ruas e praças sejam atraentes, através de campanhas periódicas de limpeza e embelezamento.  

O programa lusofonias é da autoria da Fundação Fé e Cooperação (FEC) é transmitido semanalmente nos países do espaço lusofonos e e outros nomeadamente em: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Estados Unidos e Vaticano.

No programa lusofonias de sábado de dia 23 de Março aborda o tema: A eleição do Papa Francisco. Na Guiné-Bissau o entrevistado foi também o bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli.

terça-feira, 19 de março de 2013

Visita da Madre Provincial Antónia Calderon Rodrigues




No dia 19 de março, Solenidade de São José, Dom Pedro Zilli teve a honra da visita da Madre Antonia Calderon Rodrigues, Superiora da Província Cristo Rei, Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, de origem mexicana. Juntamente com a Provincial, que chegou à Guiné no dia 06 de março, estavam as Irmãs Julia Ortega, Lucina Escobar, Frosy Garcia e Silvia Mendes. Madre Antonia falou, com alegria, da beleza das atividades que suas irmãs levam para frente, na Guiné-Bissau, no âmbito da Evangelização, Educação, Saúde e luta contra a desnutrição materna infantil. Na Guiné, a Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição tem duas comunidades: Bambadinca (Diocese de Bafatá) e Cuntum Madina, Bissau (Diocese de Bissau). Dom Pedro agradeceu a Superiora pela visita e por tudo aquilo que suas Irmãs fazem em Bambadinca e Bissau em favor da Igreja guineense e do povo deste País. 

sábado, 16 de março de 2013

CONSELHO PRESBITERAL DE BAFATÁ REUNIDO NUM AMBIENTE DE FESTA




Nos dias 13 e 14 de Março, o Conselho Presbiteral Diocesano esteve reunido, em Bafatá. Dia 13 é o aniversário da criação da Diocese e da nomeação do Dom Pedro Zilli para seu bispo. Foi o saudoso Beato João Paulo II que realizou estes dois atos no dia 13 de Março 2001: 12 anos. Neste dia, o Conselho festejou conjuntamente esta data tão importante para a Diocese e a eleição do Papa Francisco. Dom Pedro disse “que a eleição do Papa foi um maravilhoso presente para a Diocese”. No dia 14, de manhã, Dom Pedro e os conselheiros celebraram, na Sé Catedral, a Santa Missa já com a foto do Papa Francisco ao lado do altar. É o caso de dizer: “viva a internet”. Na tarde do dia 13, Pe. Gerard Meyer, Espiritano e Pároco da Paroquia Santa Isabel de Gabu, refletiu, com o Conselho, sobre a Declaração Nostra Aetate do Concilio Vaticano II que fala do diálogo com as religiões. Na manha do dia 14, dando sequencia aos trabalhos,o Conselho continuou a preparação do Secretariado Pastoral Permanente a ser realizado em Maio próximo, no qual participarão cerca de trinta agentes de pastoral entre bispo, sacerdotes, irmãs e leigos de toda a Diocese. A seguir, Dom José Câmnate, Bispo de Bissau, aprofundou o projeto da criação de uma Universidade Católica na Guiné-Bissau. Uma sua pergunta ficou gravada no coração de todos os participantes: “como ajudar ainda melhor o nosso povo guineense a sair da pobreza e subdesenvolvimento em que se encontra?” Disse ainda que “pensando no bem dos nossos jovens, futuros dirigentes do Pais e mesmo da Igreja, é importante enfrentar, com coragem, os desafios da criação de uma universidade.”
As 14h00 a reunião foi encerrada com um fraterno almoço.

segunda-feira, 11 de março de 2013

BAMBADINCA REFLETE SOBRE A VOCAÇÃO




No dia 10 de Março, Quarto Domingo da Quaresma, a Paróquia “Imaculado Coração de Maria “ de Bambadinca viveu mais um momento forte na sua história: a visita de 06 seminaristas maiores do seminário dos Padres do Preciosíssimo Sangue de Cristo acompanhados pelo Reitor Pe. Wenceslau J. Banugashti. A referida visita enquadrou-se na programação anual do mesmo seminário que, em cada ano, escolhe duas comunidades para visitar. Na primeira fase os seminaristas estiveram em Canchungo e neste domingo em Bambadinca.
A visita, segundo o Reitor, teve dois objectivos principais: partilhar a fé com os irmãos de Bambadinca, e fazer animação vocacional a partir da apresentação da vida e obra do Santo fundador: São Gaspar Del Bufalo. Durante a palestra sobre a vida de São Gaspar, onde participaram cem jovens e adolescentes, os seminaristas e o Padre Wenceslau falaram da beleza da vida quando é vivida com amor. Sublinharam o aspecto da disponibilidade que o jovem deve ter em procurar descobrir a própria vocação e, uma vez descoberta, não sentir medo de ser missionário.
O momento marcante de toda essa visita foi a participação na Santa Missa, onde se formou um coral duplo: da Paróquia de Bambadinca e do Seminário Maior de São Gaspar.
No entender do Pároco de Bambadinca, Padre Dionísio Ferraro, “essa troca de experiência faz crescer uma comunidade e desperta nos Jovens o sentido de servir a Igreja de Deus presente nos cinco continentes”.


  



segunda-feira, 4 de março de 2013

VISITA PASTORAL DE DOM PEDRO A GABÚ



D.Pedro e Pe. Gerard com os catecúmenos que serão batizados na Páscoa

De quinta-feira, dia 28 de fevereiro a domingo, dia 03 de março, Dom Pedro Zilli realizou sua visita pastoral na Paróquia Santa Isabel de Gabu. Na quinta-feira, visitou a comunidade Santo António de Sonaco, tendo lá celebrado a Santa Missa, especialmente na intenção do Papa Bento XVI que neste dia 28 concluía o seu papado. Na sexta-feira, ele esteve na comunidade São Paulo de Pitche: celebrou a Santa Missa, encontrou a comunidade, visitou as autoridades civis e religiosas nas pessoas dos imames. No sábado, em Gabu, encontrou as Irmãs Clarissas Franciscanas do Santíssimo Sacramento, catequistas, catequizandos, CVAV (valentes), vocacionados, jovens, adolescentes, Conselho Paroquial e no domingo, presidiu à celebração eucarística do 3º Domingo da Quaresma, na qual, 12 catecúmenos fizeram seu primeiro escrutino e, a seguir, encontrou as famílias.
Em todos os encontros, Dom Pedro falou do Ano da Fé, convidando a todos a cultivarem a fé para descobrir, sempre mais, a beleza do caminho cristão. Nos vários momentos, ele sublinhou a grandeza do Papa Bento XVI que recordava a todos que “Cristo dá tudo, não tira nada”. Pediu à Comunidade que reze pelo próximo Papa. A Mensagem do Papa Bento XVI Crer na caridade suscita caridade”,  «Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1 Jo 4, 16) e a Exortação da nossa Conferencia Episcopal para a Quaresma 2013 “alguns desafios da Ecologia, à luz da Fé cristã”, ocuparam a atenção de todos durante a visita.
A paróquia Santa Isabel de Gabu, cujo pároco é o Pe. Gerard Meyer da Congregação dos Espiritanos, está localizada num ambiente bastante muçulmanizado. No entanto, Gabu conta com uma comunidade cristã muito viva, onde, por exemplo, os catequizandos são 350. Os grupos de jovens, catequistas, famílias são muito animados. Dom Pedro incentivou a comunidade a “dar um alegre testemunho da fé em Cristo e no amor à Igreja”. Agradeceu o Pe. Meyer, o seminarista Jineskig, as irmãs e toda a comunidade paroquial pelo como “foi organizada a visita pastoral”.