segunda-feira, 29 de abril de 2013

COMUNIDADE CATÓLICA NOVA ALIANÇA VISITA BAFAT




De sexta-feira, dia 26 de abril, a segunda-feira, 06 de Maio ’13, a Comunidade Católica Nova Aliança está a visitar a Diocese de Bafatá. A Comunidade que nasceu em 1991, na Diocese de Anápolis, Estado de Goiás, Brasil, veio com a finalidade de conhecer a Diocese e estudar a possibilidade de assumir uma atividade de colaboração missionaria entre ela e Anápolis. O grupo é constituído por cinco pessoas: o Fundador da Comunidade Magno Fernando José Ferreira, Walter Machado de Almeida Junior,Mônica Maria Miguel e o casal José Reinaldo Azarias Cavalcante e Claudineia Dias Cavalcante. A Comunidade Nova Aliança, com casas em 10 dioceses brasileiras, tem o seguinte carisma: “Somos chamados a sermos colaboradores da Instauração e Restauração da Aliança de Amor Compromisso e Fidelidade entre Deus Pai e a humanidade, contribuindo para que cada pessoa tenha um encontro pessoal com Deus, tendo o compromisso missionário de tornar presente o próprio Cristo no mundo, dando continuidade a sua missão, oferecendo a cada pessoa a oportunidade de retomar sua identidade de filho e filha amado de Deus”. Dom Pedro Zilli está muito feliz com a visita da Nova Aliança, vendo nela mais uma possibilidade para o crescimento da Diocese de Bafatá. Está igualmente feliz por poder colaborar para que a Igreja do Brasil cresça sempre mais na sua abertura à Missão “Ad Gentes”. Agradece o Dom João Wilk, OFM Conventual, Bispo de Anápolis, “pela solicitude missionária, enviando a Comunidade Católica Nova Aliança a Bafatá”

BAFATÁ ACOLHEU A 5ª JORNADA DA JUVENTUDE CATÓLICA GUINEENSE





Mais de 3000 jovens provenientes de todas as paróquias e missões das Dioceses de Bissau e Bafatá, reuniram-se, de sexta-feira a domingo, 26 a 28 de abril ’13, em Bafatá para a 5ª Jornada da Juventude Católica Guineense. Foram acolhidos com palavras de “bem-vindos” pelo Dom Pedro Zilli, pelo Governador da Região de Bafatá, Sr. Lassana Fati e demais autoridades. Os jovens viveram momentos de intensa oração, catequese, não faltando um momento de concerto que agrupou músicas de cunho religioso e da “nova geração”. Na sexta-feira à noite, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento orientado pela Paróquia de Catió. Diante do Santíssimo Sacramento, enquanto apresentavam o logomarca da JMJ Rio 2013, os jovens iam sendo motivados com as 03 palavras do Papa Francisco no domingo de Ramos, dia 24 de março, em Roma: alegria, cruz, jovens. No sábado de manhã, os jovens participaram da catequese com Dom Pedro. Dom Pedro falou-lhes do tema da Jornada “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”(Cf. Mt. 28,19), explicitou alguns desafios a serem enfrentados pela juventude, exortando-os a serem cristãos, lutando contra o aborto, mentalidade antidemocrática e a não caírem na droga. A seguir, houve a celebração da Santa Eucaristia. À tarde, uma marcha jovem. À noite, o concerto. Domingo de manhã, confissões e Santa Missa presidida por Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau. A partir da expressão de Paulo e Barnabé, “é preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus”(Atos 14,22), da primeira leitura do 5º Domingo de Pascoa, Dom Lampra exortou os jovens a viverem o sacrifício, lutando para conseguir vencer na vida com meios lícitos e não fundados no vicio e no lucro fácil. Sublinhou a importância das virtudes na vida de um jovem. Durante a Missa, foram apresentados os jovens e sacerdotes que estão a se preparar para a JMJ Rio 2013. Dom Pedro agradeceu, publicamente, todos aqueles que estão a colaborar para que jovens e sacerdotes guineenses participem deste evento tão importante nas terras brasileiras. Agradeceu a todos pelo como transcorreu a Jornada, dando especial ênfase às duas Comissões Diocesanas da Juventude de Bissau e Bafatá

Sacerdotes e Jovens para a JMJ Rio 2013


quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS MISSIONÁRIAS DIOCESANAS DA ENCARNAÇÃO VISITA A DIOCESE DE BAFATÁ





A Irmã Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, Arquidiocese de Montes Claros (Minas Gerais), acompanhada pela sua coirmã, Francisca Pontes Alexandre, chegaram ontem à noite, dia 24 de abril, em Bafatá para um período de 06 meses. Numa mensagem enviada a Dom Pedro Zilli, Irmã Dorilene escreveu: “Estamos celebrando os 25 anos de fundação da nossa Congregação. Vivemos o carisma da Encarnação, indo aonde ninguém quer ir, ‘para levarmos uma palavra de coragem aos desanimados’ (Isaias 50,4), inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, o Servo de Javé (João 1,14)”.
Hoje de manhã, na comunidade das Irmãs Santa Teresinha (Genalda, Maria de Jesus e Ana Lucia) em Contuboel, onde as duas vão habitar nestes 06 meses, Dom Pedro teve um encontro com elas, com as de Contuboel e a Irmã Maria de Lourdes Melo (Lourdinha), das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santissimo Sacramento. No encontro, as duas franciscanas manifestaram a alegria por estarem na Guiné, podendo dar, desde já, um contributo missionário e aprofundar a possibilidade de uma futura presença na Diocese. Dom Pedro, as Irmãs de Contuboel e Irmã Lourdinha desejam “boa estadia” às duas, entre nós .
Foi, por ocasião do Congresso Clareano em Belo Horizonte (Minas Gerais) no ano passado, que a Irmã Dorilene conheceu a Irmã Lourdinha, que vive há mais de 30 anos na Guiné-Bissau. Do encontro entre as duas irmãs nasceu mais um novo dom à Missão da Guiné. Que Deus seja louvado. 

Irmã Francisca, Ana Lucia, Lourdinha, Dorilene, Maria de Jesus, Dom Pedro, Genalda

Bafatá acolhe maior festa da juventude católica da Guiné-Bissau



A cidade de Bafatá, segunda capital da Guiné-Bissau, situada no leste do país cerca de 105 km da capital Bissau, acolhe neste deste fim de semana (26, 27 e 28 de Abril) a 5ª jornadas interdiocesana da juventude católica guineense.

O tema escolhido pelo Papa emérito, Bento XVI, para a XXVIII jornada mundial da juventude “Ide e fazei discípulos de todos os povos” (Mt 28, 19) é o mesmo que vai orientar estas jornadas.

O tema chama a atenção aos fiéis católicos de todo o mundo, em particular os jovens, para uma evangelização séria fazendo-se chegar a palavra de Deus até aos confins da terra como Jesus Cristo havia recomendado os seu discípulos.

Este acontecimento é aguardado com muita emoção, entusiasmo e alegria pelos jovens que desejam viver e comunicar a própria fé com mais coragem e intensidade nestas Jornadas.
Durante três (3) dias cerca de 4 mil jovens vão se  reunir a volta dos dois Bispos da Guiné-Bissau (Dom Pedro Zilli, de Bafatá e Dom Lampra Cá, auxiliar de Bissau) para ouvirem seus ensinamentos.

Alem do tema da jornada, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a ocasião servirá igualmente para os pastores da igreja católica da Guiné-Bissau refletirem com a juventude, a volta da situação do país, e particularmente, dos problemas que afetam a juventude guineense.

Orações, confissões, missas, festas e manifestações de paz são entre outras atividades irão marcar esta festa da juventude.

Este evento juvenil antecede a Jornada Mundial da Juventude Católica que terá lugar entre os dias 23 e 28 de Julho, no Rio de Janeiro, em Brasil onde a igreja católica guineense participará com 15 jovens e os dois bispos acima mencionados.

domingo, 21 de abril de 2013

GABU GANHOU UM NOVO SACERDOTE

Pe.Gerard, Dom Pedro e Pe.Daniel



No dia 21 de abril, Quarto Domingo de Páscoa, Domingo do Bom Pastor, Gabu ganhou um novo sacerdote: Pe. Daniel Thiara Boubane, da Congregação dos Espiritanos, originário da Guiné-Conacry. Na Santa Missa deste domingo, Dom Pedro Zilli, Pe. Gèrard Meyer, o seminarista Jineskig, as irmãs e toda a comunidade paroquial de Gabu deram boas vindas ao Pe. Daniel. No inicio da celebração, Pe. Meyer, pároco de Gabu e coirmão do Pe. Daniel, manifestou sua alegria por acolher um amigo a quem teve a graça de batizá-lo na Guiné-Conacry. Dom Pedro, nas suas palavras disse: “Agradeçamos a Deus, por mais um Missionário Espiritano na Diocese de Bafatá, na Paróquia Santa Isabel de Gabu. É uma grande alegria receber o Pe. Daniel no Dia Mundial de Orações pelas vocações. Rezemos por ele para que esteja bem entre nós. Sua presença é um dom de Deus”. No final da celebração, um paroquiano, ao tomar a palavra, em nome da comunidade, disse que Pe. Daniel chegava em Gabu como “testemunho de Deus”. Ao ouvir estas palavras, Dom Pedro sublinhou que Pe. Daniel recebeu da comunidade um maravilhoso programa de vida missionária: ser “testemunho de Deus”. Falando do seu nome, Pe. Daniel disse que a palavra “Thiara” significa “o primeiro filho de sua mãe”. Nas suas palavras, ele pediu o apoio da comunidade e disse-se disposto a tudo fazer para servi-la da melhor maneira. No final da Santa Missa, Pe. Meyer saudou 04 cristãos da etnia dos Fulacundas, provenientes da Paróquia Pakour da Diocese de Kolda (Senegal), sublinhando que não é evidente que um fula deva, necessariamente, ser muçulmano.
Os Padres Espiritanos estão em Gabu desde 24 de outubro de 2004, sendo a Paróquia Santa Isabel erigida no dia 23 de outubro de 2005 e Pe. Gerard Meyer nomeado seu primeiro pároco. 

sábado, 20 de abril de 2013

JOVENS CONSAGRADOS E CONSAGRADAS ENCONTRAM-SE EM NHABIJÃO





Dando continuidade à programação da Comissão Interdiocesana da Vida Consagrada para o Ano Pastoral 2012-2013, de sexta-feira a domingo, 19 a 21 de abril, está a realizar-se no “Centro Feira das Possibilidades” de Nhabijão (Diocese de Bafatá), um encontro que conta com a participação de 23 Junioristas e 05 Professos Temporários de Congregações presentes na Guiné-Bissau. Com o tema “A missão evangelizadora na África de hoje”, o grupo está a ser acompanhado pelas irmãs Alessandra Bonfonti, Maria Auxiliadora das Missionarias da Imaculada e Pe. Carlos Andolfi (OMI), membro da Comissão Interdiocesana Vida Consagrada. Nesta manhã de sábado, apresentando o relato do batismo do etíope, eunuco e alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia (Atos 8,26-40), Irmã Alessandra sublinhou que o evangelizador deve ouvir o apelo do Senhor, indo ao encontro das pessoas para explicar-lhes a Palavra Deus como fez Filipe ao etíope. Tendo presente a reflexão proposta pela Irmã, na partilha em plenário, os consagrados realçaram uma série de atitudes do evangelizador: amor, encontro, escuta, disposição, obediência, sacrifício, inculturação, serviço, humildade, aceitação, prontidão, levantar-se, paciência, flexibilidade, coerência, coragem, integração, sensibilidade, presença, esperança, dependência, iniciativa. Ainda hoje de manha, Dom Pedro Zilli esteve visitando o grupo. Falou-lhe da Mensagem do Papa Bento XVI para o 50º dia mundial de orações pelas Vocações a ser celebrado neste quarto domingo de Páscoa, 21 de Abril: “As vocações sinal de esperança fundada na fé”. Dom Pedro falou também da constituição da Conferência Vida Consagrada Guiné-Bissau (COVIC-GG) na terça-feira passada, dia 16, como um sinal do importante caminho feito pela Igreja guineense no seu serviço ao Evangelho nesta terra africana. Na continuação do encontro, a Irmã Auxiliadora estava para apresentar a missão evangelizadora da Igreja na África e, especialmente, na Guiné-Bissau, a partir dos documentos emanados pelos bispos e conferências episcopais. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

IGREJA DA GUINÉ-BISSAU GANHA NOVO LIVRO DE CÂNTICOS E ORAÇÕES




Foi publicado em Verona – Itália e acabou de chegar na Guiné-Bissau, neste dia 16 de abril, o Livro de Orações e Cânticos “Sinhor Jesus no na ngabau”, para serem colocados à disposição das paróquias, missões, seminários e todas as instituições eclesiais das duas dioceses.
O Livro que apresenta as Orações Tradicionais da Igreja, a Santa Missa e Cânticos mais conhecidos nas duas Dioceses, propõe-se como um valioso instrumento para o fortalecimento da nossa espiritualidade individual e comunitária.
Na apresentação do Livro, Dom Pedro Zilli escreveu: “em nome dos Bispos da Guiné e de todas a paróquias e missões de Bissau e Bafatá, ‘muito obrigado’ às duas comissões diocesanas de liturgia pela coragem, paciência e perseverança na elaboração deste precioso meio de evangelização e de crescimento na fé”.
A apresentação do Livro traz a data do dia 11 de Outubro de 2012. Dom Pedro disse: “a 11 de Outubro de 1962, há exatamente cinquenta anos, o Papa João XXIII dava inicio ao Concilio Vaticano II. Hoje, a Igreja inicia o Ano da Fé. Que o Livro “Sinhor Jesus no na ngabau” nos ajude a crescer na fé e no amor à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo”.
Os Bispos e toda a comunidade cristã guineense agradecem os benfeitores que possibilitaram a existência de mais este dom de Deus. São 10.000 exemplares já em Bissau e Bafatá. 



terça-feira, 16 de abril de 2013

ASSEMBLEIA CONSTITUINTE DA COVIC-GB


Dom Luis Mariano, Dom José Câmnate, Dom Pedro, Consagrados e Consagradas

Neste dia 16 de abril ‘13 (terça-feira), na “Aula Magna” da cúria diocesana de Bissau, realizou-se a Assembleia Constituinte da Vida Consagrada da Guiné-Bissau (COVIC- GB). A Assembleia que foi presidida pelo Núncio Apostólico na Guiné-Bissau, Senegal, Cabo-Verde e Delegado Apostólico na Mauritânia, Dom Luís Mariano Montemayor, contou com a presença de Dom José Câmnate Na Bissign, Bispo de Bissau e Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá e Presidente da Comissão Interdiocesana Vida Consagrada da Guiné-Bissau. Dos 30 Institutos e Sociedades presentes na Guiné-Bissau, na Assembleia Constituinte participaram 22 Institutos Religiosos, 02 Institutos Seculares e 01 Sociedade de Vida Apostólica. A Assembleia teve a seguinte ordem dia: abertura solene com oração, Palavra de apresentação e bem-vindos pelo Dom Pedro Zilli; Pensamento espiritual do Papa Francisco pelo Núncio Apostólico; Breve historial da Comissão Interdiocesana da Vida Consagrada e do processo de elaboração dos Estatutos da COVIC-GB por Frei Renato Chiumento e Dom Pedro Zilli; leitura aprovação dos Estatutos. Dom Luís apresentou a espiritualidade do Papa Francisco, “uma espiritualidade do coração”. Salientou que no nome “Francisco” já está contido um programa: “uma Igreja pobre para os pobres”. A seguir à Santa Missa presidida pelo Núncio, Dom Pedro sublinhou que os Estatutos, hoje aprovados, são fruto de um caminho que envolveu tantos missionários que deram e continuam a dar a vida por este povo e esta Igreja da Guiné-Bissau. Salientou que o empenho dos Consagrados e Consagradas foi fundamental. Realçou a preciosa contribuição do Núncio na apreciação jurídica, sugestões de referências canónicas e outros documentos da Igreja. Disse que COVIC-GB começou a ganhar corpo no dia 15 de Novembro 2011, na Cúria Diocesana de Bissau, numa reunião com Dom Luís Mariano Montemayor, Dom José Câmnate Na Bissign, Dom Pedro Zilli, membros da Comissão Interdiocesana e 18 Consagrados e Consagradas. Naquele dia, depois das palavras de agradecimento e incentivo por parte do Núncio Apostólico, Dom José Câmnate lançou um desafio: “Porque não evoluir de Comissão da Vida Consagrada para Conferência dos Superiores/as Maiores da Vida Consagrada na Guiné-Bissau?” E assim, tudo começou até se chegar ao dia de hoje, 16 abril. Depois das palavras de Dom Pedro, Dom José Câmnate agradeceu a todos, iniciando pelo Núncio Apostólico. Pediu à COVIC-GB que ajude a Vida Consagra na Guiné-Bissau “a compreender melhor a espiritualidade do povo guineense integrando-a nos vários carismas implantados no País”.
A primeira Assembleia Geral da COVIC-GB será realizada no dia 30 deste mês de abril: haverá a eleição do Conselho Diretivo e aprovação do Regulamento Interno.



segunda-feira, 15 de abril de 2013

DOM PEDRO ZILLI VISITA TITE

Dom Pedro e Pe. José Bergésio, com crismados em Tite


Para ministrar o Sacramento da Crisma e presidir a renovação dos votos da Cláudia Conceição dos Santos, Valter Rocha Brandão e Karina Schuastz da Comunidade Divino Oleiro, de 12 a 14 de abril, Sexta-feira a Domingo, Dom Pedro visitou a Missão Católica São Pedro de Tite. Na sexta-feira à tarde, participou de celebração das Vésperas com a comunidade. No sábado de manhã, celebrou a Santa Missa, falou com Pe. José Bergesio, com a Cláudia, e, em sua companhia, visitou Hospital Carlotta, tendo tido um encontro com Dr. Vasco Na Dun, Diretor Geral. À tarde com Pe. José, Valter e Karina, visitou as comunidades de Brandão e São José. Na visita, pôde perceber ainda melhor as dificuldades dos missionários para acederem às tabancas para a catequese. A título de exemplo, de Tite a São José são 35 kms, mas gastam 1,45 horas de viagem de carro naquela estradinha tão ruim, sem pensar no tempo das chuvas. São 3,30 de viagem para ir e vir. A pessoa volta para casa toda dolorida…! Esta é a beleza do missionário: não poupa sacrifícios para fazer com que o Evangelho de Jesus chegue aos corações num ambiente de absoluto Primeiro Anúncio. No domingo, Terceiro Domingo de Pascoa, de manhã, foi vivido o grande momento da comunidade: a crisma de 10 jovens e a renovação dos votos do Divino Oleiro que está em Tite desde Julho do ano passado, 2012. Na homilia, Dom Pedro sublinhou a palavra de Jesus a Pedro no Evangelho proclamado na Santa Missa: “Segue-me”. Realçou que era uma graça iniciar a Semana de oração pelas vocações com a celebração do Sacramento da Crisma e com a renovação dos votos. Pediu à comunidade que continuasse a rezar por ele, pois ontem, dia 14 de abril, completaram-se 28 anos que celebrou a Missa de Envio para as Missões e recebeu o crucifixo, “meu companheiro de viagem missionária, que está dependurado na cabeceira da minha cama e sobretudo, está dentro do meu coração”, disse Dom Pedro. A celebração de envio de Dom Pedro foi realizada na sua Paroquia em Ibiporã (Paraná), no dia 14 de abril de 1985.   

domingo, 7 de abril de 2013

ESPIRITANOS EM EXERCICIOS ESPIRITUAIS



De 08  a 13 de abril (segunda a sábado), os Espiritanos do Senegal, Guiné-Bissau, Guiné-Conacry, Mauritânia, num total de 45 entre sacerdotes, diáconos, irmãos e seminaristas estagiários, estarão reunidos no Centro de Espiritualidade de Cap des Biches, Senegal, para seus Exercícios Espirituais anuais a serem orientados pelo Pe. Alphonse Seck (Vigário Geral da Arquidiocese de Dakar). Da Guiné-Bissau participarão o Pe. Michel Gerlier, Pároco e Bajob, Pe. Manuel Alves Semedo, Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Ajuda (Bissau), Diácono Odilon Leno desta mesma paróquia, Pe. Gèrard Meyer, Pároco da Paroquia Santa Isabel de Gabu, o Seminarista Jineskig Jeremias Gomes e o Pe. Daniel Boubane, prestes a chegar a Gabu.
Na conversa do Pe. Meyer e o Seminarista Jineskig com Dom Pedro foi dito que Francisco Libermann, um dos fundadores do Congregação os Espírito Santo, amava dizer: "o meu coração é dos africanos". De fato, este continente sempre foi o principal destino dos seus missionários. Aí se realizam os principais critérios da missão espiritana: a primeira evangelização, o diálogo inter-religioso, a presença junto dos mais pobres. Dom Pedro desejou boa viagem aos dois para o Senegal e bons Exercícios Espirituais para todos os participantes. Prometeu rezar para que nesta semana de oração e de escuta da Palavra de Deus, iluminados pelo Espírito Santo, nossos irmãos Espiritanos cresçam ainda mais no amor a Jesus e aos africanos.  

DOM PEDRO CELEBRA EM GABÚ E ENCONTRA NEÓFITOS


Dom Pedro com Dona Rosa Rodrigues

No dia 07 de Abril, Segundo Domingo de Páscoa, “Domingo in Albis” e “Domingo da Divina Misericórdia”, Dom Pedro celebrou a Santa Missa na Paróquia Santa Isabel de Gabu. Na homilia, comentando e Evangelho do dia (Jo. 20,19-31), ele enumerou os dons de Jesus aos discípulos, frutos de sua ressurreição: a paz, a alegria e o dinamismo missionário. Enfatizou a beleza da Profissão de Fé de Tomé: “Meu Senhor e Meu Deus”. Após a Santa Missa, o Dom Pedro encontrou-se com os 13 neófitos, entre os quais a Senhora Rosa Rodrigues de 73 anos de idade, que receberam o Sacramento o Batismo na Vigília pascal do Sábado Santo. O Bispo iniciou a conversa com eles, citando o Papa Francisco, na homilia do Sábado na Oitava de Páscoa (06 de Abril), na capela da Casa Santa Marta em Roma, quando diz: “Os cristãos são perseguidos pela fé. Em alguns países são punidos pelo simples fato de carregarem uma cruz. Hoje, no século XXI, a nossa Igreja é uma Igreja dos mártires, daqueles que dizem como Pedro e João: ‘Não podemos calar o que vimos e ouvimos’. E isso – prosseguiu o Papa – “nos dá força, nos dá a força de testemunhar com a vida a fé que recebemos e que é o dom que o Senhor dá a todos os povos”. Dom Pedro, o Pároco Pe. Gèrard Meyer eo catequista Marcelino Vaz ficaram muito felizes com a alegria estampada no rosto de cada um dos batizados.



quinta-feira, 4 de abril de 2013

SACERDOTES DIOCESANOS DA GUINÉ-BISSAU REÚNEM-SE EM BAFATÁ


vermelhos padres e seminaristas, azuis militares
Nos dias 03 e 04 de abril, quarta e quinta-feira da Semana de Pascoa, os sacerdotes diocesanos das dioceses de Bissau e Bafatá reuniram-se no Salão Dom Settimio Arturo Ferrazzetta da cúria diocesana de Bafatá. A partir da Exortação para a Quaresma 2013, da Conferência Episcopal, (Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau), “Alguns desafios da ecologia à luz da fé cristã”, na manhã do dia 03, Dom Pedro Zilli propôs ao grupo a reflexão sobre “Ecologia humana, família e Vocação”. A seguir, Dom José Câmnate lançou um desafio aos sacerdotes, exortando-os a uma mais profunda compreensão da identidade, espiritualidade e missão do sacerdote diocesano. Na tarde deste mesmo dia, os sacerdotes, ajudados por alguns seminaristas, jogaram contra os militares da Zona Leste (Região de Bafatá, Bambadinca e Gabú). Foi um jogo bonito com um resultado de 2 a 2. Era lindo ver que a Guiné é mesmo uma família: militares e sacerdotes são amigos, são famílias. Na manhã do dia 04, os sacerdotes continuaram os trabalhos estudando mais aprofundadamente os “Estatutos da Associação da Família do Clero Diocesano da Guiné-Bissau” para uma futura aprovação. Os sacerdotes diocesanos guineenses são um total de 29: 18 da Diocese de Bissau e 11 da Diocese de Bafatá. Dos 29, 02 são Bispos: Dom José Câmnate Na Bissign e Dom José Lampra Cá.