terça-feira, 28 de maio de 2013

CV-AV FAZ PROMESSAS EM BUBA



Neste domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, Dom Pedro Zilli, na celebração da Santa Missa, presidiu as promessas do CV-AV (Coração Valente, Alma Valente) em Buba. Fizeram a Promessa: 43 Benjamins, 30 Cadetes, 44 Ainés, 09 Menores, 04 futuros Dirigentes, perfazendo um total de 130. Houve também a Promessa para Dirigente da Irmã Esperança João das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição de Buba. Em Buba, o CV-AV já contava com 196 membros. 



Neste ano de 2013, na Guiné-Bissau, o Movimento conta com mais de 36 seções de Base divididas em 04 Setores Pastorais com de 8882 membros efetivos. Na Diocese de Bafatá, o Movimento está presente em Buba, Gabu e prepara-se para Bambadinca. No dia 10 de abril de 2012, Dom Pedro, com um Decreto, deu seu reconhecimento ao Movimento CV-AV na Diocese de Bafatá. O CV-AV, que foi fundado pelo francês Gaston Courtois, é um Movimento da Ação Católica, composto e animado pelas crianças ao serviço das crianças. O CV-AV chegou na Guiné-Bissau em 1998. 







sábado, 25 de maio de 2013

ORDENAÇÃO DIACONAL DE DOIS FREIS FRANCISCANOS






Neste sábado, dia 25 de Maio, dia da África, Dom Pedro Zilli teve a alegria de ordenar, na Sé Catedral de Bissau, dois diáconos franciscanos guineenses: Frei Benicio Luís N’Fitca de Bafatá e Frei Boaventura da Silva de Antula, Bissau. Na celebração, que contou com uma boa presença de fieis, familiares dos dois, consagrados, consagradas, seminaristas, meninas das casas de formação e amigos, Dom Pedro manifestou seu contentamento pelo convite feito pelos franciscanos para ordenar os Benicio e Boaventura. Na homilia, ele disse: “obrigado ao Frei Antonio Scabio, Ministro Provincial, ao Frei Vitor Luis Quematcha, Custódio da Custodia “São Francisco de Assis” da Guiné-Bissau e toda a Comunidade Franciscana por acolher mais dois novos dons para si e para toda a Igreja”. A partir da oração da Coleta, Dom Pedro exortou os dois a serem “diligentes no trabalho, humildes no ministério e perseverantes na oração”. Pediu-lhes para serem “diligentes na relação com o Senhor, com os irmãos franciscanos, com todas as pessoas, especialmente, com os pobres”. Recordou o Diácono São Lourenço quando dizia: “a riqueza da Igreja são os pobres”. Convidou-os a viver na simplicidade. Dom Pedro convidou a todos a rezarem por André Gueye novo bispo de Thiés, Senegal, e membro da Conferencia Episcopal Interterritorial do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, cuja ordenação episcopal foi celebrada hoje, dia 25, em Thiés. Dom José Câmnate participou deste momento tão importante de Igreja. Convidou igualmente para que se rezasse por Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto, nomeado para Patriarca de Lisboa. Frei Vítor Quematcha agradeceu a Dom Pedro pela disponibilidade em ordenar seus dois confrades  Agradeceu seus familiares, rezou pelos pais e mães de ambos já falecidos. Com os dois novos diáconos, 17 são os franciscanos guineenses.






quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEMANA CULTURAL PE. LEOPOLDO PASTORI





Todos os anos, o Liceu da Diocese, em Bafatá, organiza uma semana cultural para recordar o aniversário da morte do Pe. Leopoldo Pastori – PIME – Pontifício Instituto Missões Estrangeiras, no dia 26 de Maio de 1996. Em 2006, o Liceu que trazia o nome de São Francisco Xavier passou a ser chamado do “Liceu Pe. Leopoldo Pastori”. Nesta semana, de 22 a 26, várias atividades estão a ser desenvolvidas, tais como jogos, divertimentos, cultura geral e naturalmente conferências sobre a vida e obra do Pe. Leopoldo. Dom Pedro Zilli, na manhã desta quinta-feira, encontrou-se com um grupo de alunos, exortando-os a aprender com os bons exemplos de fé em Cristo e amor aos irmãos com pessoas como o Pe. Pastori. João Lima, Diretor do Liceu e membro do grupo “Libertason” fundado pelo Pe. Leopoldo em 1976, recorda com muito carinho do querido missionário do PIME, quando dizia: “jovens, esforcem-se para construir a Igreja da Guiné-Bissau”. Sublinha que Pe. Leopoldo “não poupava sua vida. Estava sempre pronto para acolher as pessoas, transmitindo-lhes uma palavra de conforto e de fé”. O Liceu Pe. Leopoldo Pastori conta com 299 alunos da sétima à décima segunda classe: cristãos, muçulmanos e religião tradicional africana.

ENCONTRO DOS BISPOS DA GUINÉ-BISSAU



Comunicado às Paroquias e Missões das
Dioceses de Bissau e Bafatá
Os Bispos da Guiné-Bissau, Dom José Câmnate Na Bissign, Dom Pedro Carlos Zilli e Dom José Lampra Cá, para aprofundar a reflexão sobre o caminho da Igreja da Guiné-Bissau no seu serviço ao povo deste Pais, como também atender às orientações da Nunciatura Apostólica e da Conferência Episcopal, da qual fazem parte, reuniram-se, no Centro de Espiritualidade de N’Dame nos dias 21 e 22 de Maio. Na tarde dia 21, depois dos funerais do Sr. Henrique Pereira Rosa, iniciaram os trabalhos. As perguntas “como evangelizar hoje a Guiné-Bissau?” e “quais são os desafios no nosso caminho de evangelização?”, motivaram a reflexão dos Bispos. Manifestaram todo o seu regozijo e agradecimento a Deus pelo aumento de batizados, de comunidades cristãs que crescem continuamente, dos jovens e adultos que se casam pela Igreja, do aumento os sacerdotes locais, dos consagrados, das consagradas. Sublinharam que as igrejas são cada vez mais insuficientes para conter tão grande número de participantes nas celebrações. Ao mesmo tempo, mostraram-se preocupados pela urgente necessidade do aprofundamento da fé em Jesus Cristo “único Salvador do mundo”(Porta Fidei); a necessidade de uma fé alimentada pela Palavra de Deus lida e meditada; a necessidade de uma fé que leve a um maior empenho eclesial, social e politico; a necessidade de interiorizar o sentido de pertença à Igreja, despertar e fortalecer a dimensão missionária da fé de cada cristão.
Os Bispos enfatizaram a importância da formação sempre mais intensa dos sacerdotes diocesanos, através de alguns documentos eclesiais específico para que continuem a aprofundar sua identidade, espiritualidade e missão.
Reiteraram a importância da Pastoral do Dizimo; regozijaram-se com os trabalhos já realizados, neste âmbito, que demonstram a fé no Deus providente, o sentido de pertença eclesial e o desejo de não suspender atividades pastorais por falta de meios financeiros.
Manifestaram a vontade de ver nossa Igreja sempre mais apta a servir-se dos meios de comunicação social para anunciar o Evangelho e difundir a Doutrina Social da Igreja, propondo a descoberta contínua dos verdadeiros valores que dignificam uma pessoa, um povo, uma Nação.
Sublinharam que a Guiné-Bissau está a passar por momentos muito difíceis marcados por crises profundas. Realçaram que a Igreja da Guiné-Bissau tem o dever moral de empenhar-se em dar à sociedade quadros que, fundados nos valores evangélicos, sejam qualificados para a gestão da coisa pública, de maneira a encontrarem soluções para o Pais. É neste contexto que se inserem os esforços para a criação da Universidade Católica.
Falaram da viagem de Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá para a JMJ 2013 e dos contatos já programados com a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e algumas dioceses de Brasil com as quais já existem experiencias de colaboração. Os objetivos destes contactos é estabelecer parcerias relativamente à Universidade Católica, intensificar a vinda de professores para o Seminário Maior, pedir bolsas de estudos para sacerdotes guineenses e solicitar sacerdotes Fidei Donum para a Guiné-Bissau.
No contexto do Ano da Fé, o encontro foi permeado pelos momentos de oração e da celebração da Santa Eucaristia. Os Bispos agradeceram a Deus pela oportunidade de se encontrarem e partilhar preocupações sobre a vida da Igreja e do Pais. Invocaram as bênçãos de Deus para que nossa Igreja possa continuar a ser fiel à sua missão, particularmente na tarefa da reconciliação, da justiça e da paz. Nas suas orações, os Bispos pediram ao Senhor para que aumente em todos nós, cristãos, a fé. Os Bispos agradeceram a Deus pelos sacerdotes, consagrados/as, catequistas e demais agentes de Pastoral que não poupam esforços para a edificação do Reino de Deus.
Agradeceram ao Senhor pela ordenação do novo Bispo de Thiés, Senegal, Dom André Gueye, dia 25 de Maio (novo membro da Conferencia Episcopal Inter-territorial do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau) e pela nomeação de Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto, para Patriarca de Lisboa, Igreja Lusófona irmã. Que o Senhor os abençoe nesta nova missão que lhes é confiada.
. No fim dos trabalhos, agradeceram ao Centro de Espiritualidade de N’Dame pelo bom acolhimento a eles reservado e por tudo aquilo que, há anos, faz pelo rejuvenescimento espiritual da Igreja da Guiné.


domingo, 19 de maio de 2013

CRISMAS EM BAFATÁ NA SOLENIDADE DE PENTECOSTES






A comunidade paroquial Nossa Senhora da Graça, Sede da Diocese de Bafatá, viveu mais um momento de fé na seu caminhar cristão: na Solenidade de Pentecostes, domingo, dia 19 de maio, oito jovens e três senhoras receberam o Sacramento da Confirmação. Na homilia, Dom Pedro Zilli sublinhou a importância deste sacramento na vida de um cristão. Convidou a todos que participaram da celebração a “receberem” também eles este dom do Espírito Santo. Explicou “que para aqueles que haviam sido crismados era uma renovação da crisma recebida e para aqueles ainda não crismados era uma ocasião para sentirem, no coração, o desejo deste sacramento”. Dom Pedro convidou os crismados, padrinhos e toda a comunidade presente a “se abrirem aos dons do Espírito Santo e a serem missionários, anunciando com alegria a beleza da vida cristã”. No fim da celebração houve agradecimentos à Irmã Maria Domingas Ramos Tavares das Filhas do Sagrado Coração de Maria e Pe. Abraão Ambessum, Pároco, pelo entusiasmo com que prepararam o grupo para a recepção do Sacramento da Crisma. 
Durante a celebração houve a benção dos ícones, oferecidos pelo padre Gaetano Corbo da Diocese de Acerenza, Itália, em memória de sua mãe Maria Viola.








sábado, 18 de maio de 2013

PASTORAL DA CRIANÇA EM BAFATÁ




No sábado, dia 18 de maio, o Salão Dom Settimio Arturo Ferrazzetta da Cúria Diocesana de Bafatá acolheu 14 líderes das comunidades de Bambadinca, Bafatá e Contuboel, para uma reciclagem da Pastoral da Criança. Na abertura do encontro, Dom Pedro Zilli deu “boas vindas” a todos os participantes, agradecendo-os pelo maravilhoso serviço que prestam voluntariamente à Pastoral da Criança. Sublinhou que, no Secretariado Pastoral Diocesano Alargado, de 06 a 09 deste mês de maio, na Paroquia São Daniel, ele incentivou as Paróquias e Missões da Diocese a promoverem esta Pastoral, sem esquecer os Centros de Recuperação Nutricional (CRN). Disse que “as duas coisas vão juntas, sendo complementares”. A Sra. Eraldine (Dica), formadora do projeto “Nó kume sabi”, partilhou o tema da nutrição e alimentação saudável. Juntamente com ela, os líderes aprenderam a fazer um bolo de abóbora. A Dra. Sophia C.M. Costa, responsável da maternidade do Hospital Regional de Bafatá, fez uma explicação detalhada dos cartões da gestante e da criança. A Irmã Maria de Jesus de Contuboel, coordenadora da Pastoral da Criança, na Diocese de Bafatá, manifestou toda a sua alegria por mais uma reciclagem, tendo agradecido ao Dom Pedro Zilli pelo “incentivo” a esta Pastoral. Agradeceu à Adriana Nishiyama, um “apoio muito forte” em favor do seu bom andamento. Irmã Maria concluiu o encontro, pedindo a bênção de Deus sobre todos os participantes, as crianças e suas mães. Expressou um desejo: “que todas as crianças tenham vida” 


sexta-feira, 17 de maio de 2013

SACERDOTES RECÉM-ORDENADOS REÚNEM-SE




A Comissão Interdiocesana de Acompanhamento dos Sacerdotes récem-ordenados, nas pessoas dos Padres Celso Corbioli, José Marques Henriques e Abraão Ambessum Sambu, organizou, nos dias 16 e 17 de maio (quinta e sexta-feira) mais um encontro para os sacerdotes “recém-ordenados” das Dioceses de Bissau, Bafatá, Franciscanos, Oblatos de Maria Imaculada, Josefinos, Preciosíssimo Sangue, Espiritanos e Fidei Donum de Foggia, Itália. O encontro, que contou com a participação de 16 sacerdotes, alem dos membros da Comissão, foi realizado no Salão Settimio Arturo Ferrazzetta (Cúria Diocesana de Bafatá) e teve os seguintes temas: Pastoral Vocacional na Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis do Papa João Paulo II, com o Pe. Henriques, as “politicas vocacionais” do PIME, Franciscanos e Diocesanos. Dom Pedro Zilli falou da Evangelização na África  com um especial ênfase na Exortação Apostólica do Papa Bento XVI Africae Munus e na “Nova Evangelização”. O encontro foi marcado pelos momentos de oração, especialmente a Santa Missa, com pedidos para que o Senhor envie o seu Espírito Santo a toda a Igreja na Solenidade de Pentecostes a ser celebrada no próximo domingo, dia 19. Na avaliação foi dito, entre outras coisas, que o encontro ajudou no aprofundamento da vida sacerdotal, no incremento de uma maior maturidade tanto humana como espiritual e na beleza da comunhão eclesial no sacerdócio. Em julho, os sacerdotes recém ordenados farão um merecido passeio e, em novembro, o primeiro encontro da Ano Pastoral 2013-2014.   

sábado, 11 de maio de 2013

PEREGRINAÇÃO MARIANA EM GEBA




Nos dias 10 e 11 de maio, sexta-feira e sábado, o Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá realizou mais uma peregrinação a Geba, distante 20 kms de Bafatá, onde em 2014, serão celebrados os 80 anos da construção da atual capela, em 1934 e os 320 anos da primeira visita de um bispo a Geba, Dom Frei Victoriano do Porto em 1694. A peregrinação que contou com todas as paróquias e missões do Setor (Nossa Senhora da Graça e São Daniel Comboni de Bafatá, Bambadinca, Contuboel, Gabu e Geba) atraiu um grande número de jovens e adolescentes, mas também de vários adultos. Há quem calculou uns 500 participantes. Um grupo de religiosas também participou das celebrações e da marcha. A peregrinação teve início, no dia 10, às 22 horas, com uma celebração penitencial, confissões e adoração eucarística, animadas pelo Pe. Lúcio Brentegani, na Sé Catedral de Bafatá. A marcha para Geba iniciada às 23, 40 horas, foi conduzida ao som da recitação do rosário, cânticos marianos e meditações. Os peregrinos passaram toda a noite caminhando, com um profundo espírito de oração e sacrifício.
Às 9,30 horas teve início uma procissão solene com a imagem de Nossa Senhora, desde a entrada de Geba até à capela, onde Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística, concelebrada pelo pároco e delegado do Setor Pastoral Leste Pe. Abraão Ambessum Sambu, pe. Lúcio Brentegani, Pe. Alberto Gomes, Pe. Admir Cristiano Barreiro e Pe. Daniel Thiara Boubane. Na homilia, Dentro do Ano da Fé, Dom Pedro sublinhou o tema da peregrinação nacional de Cacheu, no dia 08 de Dezembro do ano passado: “Maria, djudanu kirsi na fé” (Maria, ajuda-nos a crescer na fé). Citou a Carta Apostólica do Papa Bento XVI, Porta Fidei, onde ele fala da fé de Maria: “Pela fé, Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (cf. Lc 1, 38),…”. Havia também um dístico com a seguinte inscrição: “Maria, Mulher de fé”. A pequena comunidade católica de Geba acolheu os peregrinos, oferendo-lhes a carne de uma vaca. Ao final da Santa Missa, voltou-se a falar da recuperação da capela e da casa para o padre naquela localidade. 



segunda-feira, 6 de maio de 2013

SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL ALARGADO REUNIDO EM BAFATÁ




A Diocese de Bafatá está a realizar, de segunda a quinta-feira, 06 a 09 de maio, na Paróquia São Daniel Comboni, Bafatá, o “Secretariado Diocesano de Pastoral Alargado” que conta com 39 participantes. As Comissões Diocesanas (catequese, inculturação, liturgia, vocações,…) enviaram questionários às Paroquias e Missões para, a partir das respostas, elaborar uma síntese refletida do caminho pastoral da Diocese. Tais sínteses estão a ser apresentadas. Deste modo, o Secretariado elencará propostas de ações pastorais para um caminho diocesano sempre mais intenso e mais missionário. Nas palavras de abertura do Secretariado, nesta segunda-feira à tarde, dia 06, Dom Pedro Zilli, citando a carta que escreveu no dia 02 de maio, aos Membros das Comissões Diocesanas, disse: “Agradeço a todas as Comissões pelo empenho em evidenciar o caminho da sua área. Agradeço as Paróquias e Missões pelas respostas aos questionários”. Desejou a todos uma boa reunião na busca da vontade do Senhor para o caminho pastoral da Diocese