segunda-feira, 24 de junho de 2013

BUBA CELEBRA SACRAMENTOS


No dia 23 de junho, 12º Domingo do Tempo Comum C, a Paróquia Santa Cruz de Buba, viveu mais um momento de alegria e de crescimento eclesial: a celebração dos Sacramentos do Batismo, Crisma, Matrimônio e Eucaristia. Foi muito bonito ver o nascimento de mais uma família cristã nas pessoas do casal Humberto e Linda e da filha Luciana. Com esta família  dez são as famílias cristãs em Buba. Pe. Antonio Ambona, Vigário Paroquial, convidou os jovens para que também eles se casem pela Igreja. 


Dom Pedro Zilli, que presidiu à celebração  exortou a todos a terem a mesma fé de São Pedro que, no Evangelho deste Domingo, diante da pergunta de Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?”, respondeu: “O Cristo de Deus”(Lc. 9,20). Dom Pedro sublinhou o exemplo de São Pedro que colocava toda a sua força em Cristo e que os jovens, os consagrados, as famílias  enfim, todos devem igualmente colocar sua força em Cristo. Pe. Clemente Kiok Gomes, Pároco agradeceu a Dom Pedro pela presença e à nova família “pelo testemunho de assumir, diante de todos, a vida familiar em Cristo, no Sacramento do Matrimônio”. 


JARDIM INFANTIL SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS FAZ FESTA DOS FINALISTAS

"Jardim Infantil Santa Teresinha,: é grande, é bonito"


Neste sábado, dia 22 de junho, o Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus da Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá, que neste ano 2012-2013, conta com 93 “alunos”, fez a festa para 26 finalistas. Seriam 31, mas 05 não puderam estar presentes. A Diretora, Irmã Zenaida, nas suas palavras iniciais, exortou os finalistas a continuarem animados no próximo ano na primeira classe com o mesmo entusiasmo e empenho que até agora demonstraram. Agradeceu aos pais pelo esforço em enviar seus filhos ao Jardim Infantil. Depois da entrega dos certificados, os meninos fizeram um série de apresentações. Entre outras coisas cantavam: “nós somos crianças da Guiné-Bissau que querem trabalhar para o futuro”. Um deles disse: “o meu jardim se chama  Santa Teresinha do Menino Jesus: é grande, é bonito”.

D.Pedro, Pe.Giuseppe Maraula de Acerenza com os finalistas.

Dom Pedro Zilli, Bispo da Diocese de Bafatá, tomou a palavra para agradecer os amigos de Acerenza (Itália) pela presença em Bafatá nestes dias e na festa dos finalistas, como também por todo o apoio que aquela Diocese tem dado a Bafatá nas adoções escolares à distancia e em várias outras iniciativas.  Parabenizou os pais pelo esforço para enviar os filhos à Escola, às Irmãs e Educadoras pelo carinho com que tratam os meninos; elogiou os meninos pela maneira bonita com que se apresentaram na festa e por terem chegado alegres e esperançosos no final de mais um ano; recordou os amigos da Associação Poilon Onlus que construiu o Jardim Infantil, inaugurado em junho de 2009, e que continua apoiando-o anualmente com uma cifra econômica para o bom andamento das suas atividades. Por fim, agradeceu os sacerdotes da Paróquia Nossa Senhora da Graça pelo bom acompanhamento que dão ao Jardim Infantil. 

Uma dos finalistas.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ACERENZA VISITA BAFATÁ




Dom Pedro, Sacerdotes, Irmãs de Bambadinca, Autoridades Locais e Delegação de Acerenza

Em nome de Dom Giovanni Ricchiuti, Bispo da Diocese de Acerenza e da Associação de Voluntariado Ruah, ambas na Itália, de 16 a 26 de junho, uma delegação está a visitar Bafatá. A visita da delegação composta pelo Pe. Giuseppe Maraula, Luciana Forlino da Caritas Diocesana e pelo voluntário Alfredo Petrosino, tem a finalidade de encontrar  Dom Pedro Zilli, os responsáveis diocesanos, as autoridades locais, os sacerdotes e irmãs da Paróquia de Bambadinca para refletir como concretizar a abertura da Missão Católica de Xitole que é uma das comunidades desta Paróquia.  Neste projeto serão contemplados os três pontos fundamentais da Missão da Igreja: Evangelização, Educação e Saúde. A realização da iniciativa será  fruto de um caminho que as Dioceses de Bafatá e Acerenza começaram a partir da obra missionaria de Pe. Antonio Grillo que voltando para a Itália em 1986, desejava de coração, que sua Diocese se abrisse à missão guineense. Os dois bispos, Dom Ricchiuti e Dom Zilli, acolhendo com alegria o seu desejo, fizeram com que as duas Dioceses se tornassem uma grande família, inaugurando em 2008 a geminação Acerenza-Bafatá. 
Missão de Xitole atualmente




terça-feira, 18 de junho de 2013

VISITA DE DOM PEDRO A TITE E A BOLAMA

Porto de Bolama
De segunda a quinta-feira (10 a 13 de Junho) acompanhado pelo Pe. Abraão Ambessum, Vigário Geral da Diocese e pelas Irmãs Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, Arquidiocese de Montes Claros (Minas Gerais), e sua coirmã, Francisca Pontes Alexandre (ver blog www.igrejadebissau.blogspot.com de abril 2013 e Balafon de Março-Abril 2013), Dom Pedro esteve visitando as Missões de Tite e Bolama. O objetivo da visita era apresentar às Irmãs estas duas missões, para uma possível presença delas em Bolama já em 2014. Na segunda-feira de manhã, com o grupo, Dom Pedro chegou em Tite e, à noite, presidiu à Eucaristia. Estando em Tite, com a Comunidade Divino Oleiro, houve visita ao Hospital, à Escola. Na terça de manha, depois das Oração das Laudes e pequeno-almoço, Dom Pedro, Pe. Abraão e as irmãs seguiram para Bolama. Em Bolama, sempre acompanhados pelo pároco Pe. Jorge Carlos Soares, houve encontro com os vocacionados, com representantes da comunidade, duas celebrações eucaristicas e visita a algumas aldeias onde a Paróquia realiza atividades de catequese e escola. As Irmãs ficaram muito animadas com a possibilidade de empenho da Congregação em Bolama. Na reunião com a comunidade e com Dom Pedro, a Irmã Dorilene disse: “chegando no Brasil, vamos falar com nossas co-irmãs e, se Deus quiser em Janeiro do próximo ano, já estaremos de volta. Rezem por nós para que possamos dar este grande passo missionário”.

Na porta da igreja de Bolama



DOM PEDRO VISITOU EMPADA

D.Pedro, Pe.Lucio Espindola e batizados em Madina de Baixo

De 06 a 09 de Junho (Quinta-feira a domingo), Pedro visitou a comunidade paroquial Nossa Senhora Consolata de Empada. Na quinta-feira à tarde, depois da reunião do Setor Pastoral Sul em Buba, com o Pároco Pe. Lucio Espindola Santos, ele seguiu para Empada. Na Sexta-feira de manhã, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, presidiu à Eucaristia na “Jornada para a santificação dos sacerdotes”. Visitou a farmácia, encontrou os padres e irmãs, as famílias da comunidade, visitou alguns doentes em casa e no hospital. No sábado de manhã, foi para Madina de Baixo para a celebração da Santa Missa, 05 batismos e 05 primeiras comunhões. Visitou um terreno que a comunidade está a adquirir, pois o atual onde se encontra a capela é um pouco pequeno e escondido atrás de umas casas. Foi cumprimentar o chefe da Tambanca Sr. Mamadu Djassi e o Imame Sr. Bacar Djassi. Os batizados de Madina de Baixo, com os 05 deste sábado, são 37 e as famílias cristãs casadas pela Igreja 08. 
Crismas em Empada
No domingo de manhã, Dom Pedro crismou três jovens em Empada e à tarde ministrou os sacramentos da iniciação e celebrou um matrimónio na aldeia de Mui que, assim, inicia uma comunidade cristã, depois de mais de 20 anos de paciente e esperançoso empenho, sobretudo, das irmãs Missionárias da Consolata.

Sacramentos em Mui

domingo, 2 de junho de 2013

CATIÓ CELEBRA SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

Batizando faz Profissão de Fé

Com a presença de Dom Pedro Zilli, desde sexta-feira, 31 de maio, a comunidade paroquial “Nossa Senhora de Fátima” de Catió, viveu neste domingo, 02 de Junho, a alegria de ver um grupo de seus filhos receberem os Sacramentos da Iniciação Cristã. Dom Pedro batizou 12 jovem, ministrou-lhes o Sacramento da Eucaristia e crismou outros 05. 

Pe. Fabio Motta, Dom Pedro Zilli, Pe. Maurizio Fioravanti
A celebração do Batismo, Crisma e Eucaristia foi muito bem preparada pela comunidade, tendo à sua frente, o Pároco, Pe. Maurizio Fioravanti que fez com que a própria comunidade, os padrinhos e especialmente os que receberam estes sacramentos, interiorizassem mais profundamente a sua riqueza. A igreja paroquial estava repleta, especialmente de jovens. Foi preciso construir um anexo na sua frente. Neste mesmo domingo, na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, foi feita uma homenagem aos catequistas, pois, na Guiné-Bissau, São Carlos Lwanga, cuja memória é celebrada no dia 03 de Junho, foi escolhido como Padroeiro dos Catequistas. Pe. Fabio Motta apresentou a figura de Carlos Lwanga, de Uganda, martirizado, juntamente com outros 21 jovens “por causa da fé no Deus de Jesus Cristo”. O tema do dia do catequista na Diocese de Bafatá foi o seguinte: “O catequista alimenta a sua fé em Cristo para melhor servir à Igreja”. 

Dom Pedro crisma um jovem