quarta-feira, 31 de julho de 2013

BISPOS DE GUINÉ-BISSAU VISITAM A ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

Dom Pedro Carlos Zilli, bispo da Diocese de Bafatá, e Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, na Guiné-Bissau (África Ocidental), vieram conhecer a Arquidiocese de Belo Horizonte e buscar parcerias com instituições para o envio de missionários, colaboração para intercâmbio e formação católica de ensino superior.

D.Pedro, D.João Justino e D.José Lampra

Nesta terça-feira, dia 30, estiveram em reunião com o bispo-auxiliar, dom João Justino de Medeiros Silva, que em 2009, esteve na diocese africana em missão. Dom João Justino ministrou formação para seminaristas do Seminário Maior da Diocese de Bafatá.
De acordo com dom Pedro Zilli, que é membro do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, um grande grupo de missionários, entre religiosos e leigos, de várias nacionalidades, trabalham atualmente em comunidades e paróquias de Guiné-Bissau. Mas que ainda há muito a fazer. "Precisamos de sacerdotes para o trabalho missionário em nossas paróquias e instituições católicas". Dom Pedro Zilli também disse que todo cristão que se dispõe a ir ao encontro do outro, pode se tornar um missionário.
Dom José Lampra Cá, ressaltou a importância da educação católica para a formação dos jovens em seu país. Para os próximos anos, querem implantar uma universidade católica e levar uma boa formação, principalmente em Filosofia, para o seminário diocesano. "O homem é fruto da educação. Não queremos correr o risco de deixar lacunas na formação. Por isso estamos percorrendo o Brasil em busca de parcerias e convênios, pois não temos formadores suficientes".


Os bispos também irão se reunir com o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, diretores e gestores da PUC Minas e instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte. Conf. site:   http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=6049

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CHEGOU A JMJ RIO 2013

Dom Pedro, Dom Lampra, jovens chineses, venezuelanos, brasileiros
A pré-jornada PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) realizada na Vila Missionária, São Paulo, organizada pelo PIME e Missionárias da Imaculada, tendo Pe. Stefano Ferrari à sua frente, foi uma maravilha. Contou com 240 jovens do Brasil, China, Itália, México, Venezuela, Senegal, Guiné-Bissau e outros. Os senegaleses participantes na pré-jornada PIME eram 14 jovens e mais 05, entre sacerdotes e adultos. Da Guiné-Bissau participaram 11 jovens, 04 sacerdotes, Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá. 

Na Igreja Sao Francisco Xavier, Sao Paulo
Dom Pedro e Dom Lampra foram acolhidos nas Missionarias da Imaculada. Os jovens e sacerdotes nas Missionárias da Imaculada, nas estruturas da Paróquia São Francisco Xavier, no PIME, nas famílias. A Missa de envio ao Rio de Janeiro foi presidida por Dom Lampra no sábado, dia 20 à tarde. Ontem, domingo de manhã, os da pré-jornada PIME vieram para o Rio de Janeiro, tendo concelebrado e participado da Missa das 10 horas na Basílica de Aparecida do Norte. Tudo foi vivido com muita emoção e fé nesta peregrinação da fé. 

jovens guineenses em Aparecida do Norte
A JUFRA (Juventude Franciscana da Guiné-Bissau), num total de 07 jovens, acompanhados pelo Frei José Nfanda (OFM), fez a pré-JMJ em São Joao del Rey, Minas Gerais. Conforme as informações disponíveis, 19 jovens, 06 sacerdotes, 02 bispos, num total de 27 guineenses participarão na JMJ Rio 2013. Que o Senhor seja louvado por tantos amigos benfeitores que possibilitaram a vinda dos representantes da Guiné-Bissau a este evento tão grande de fé, onde a expectativa da chegada dos jovens e Papa Francisco é muito grande. Papa Francisco que disse ontem no Angelus na Praça de São Pedro: “Todos os que estarão no Rio querem ouvir a voz de Jesus: Senhor, o que devo fazer de minha vida? Vocês, jovens presentes aqui na Praça, façam a mesma pergunta ao Senhor”. Disse também no seu Twitter: "Quantos gostariam de estar no Rio para a JMJ, mas não podem! Que se sintam bem-vindos entre nós, por meio da oração", escreve o Papa na versão em português de seu perfil @pontifex. (cm)

jovens pre-jornada pime em Aparecida do Norte


domingo, 14 de julho de 2013

VERONA ACOLHE ENCONTRO DE REFLEXÃO SOBRE A GUINÉ-BISSAU

Os participantes da Convention
Neste sábado, dia 13 de Julho, em Verona, foi realizado um lindo encontro, chamado de “Convention”, que acolheu 200 pessoas entre guineenses que vivem na Itália, italianos nas pessoas dos missionários e amigos benfeitores da Guiné-Bissau. A “Convention” que ganhou o tema “em nome da amada terra da Guiné-Bissau”, contou com a profunda conferência proferida pelo Bispo Auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá: “A situação da Igreja da Guiné-Bissau no contexto do momento histórico em que está vivendo”. Dom Lampra, na sua apresentação, sublinhou quatro pontos: os desafios do momento histórico que a Igreja está a viver; a responsabilidade indeclinável dos guineenes; a Igreja da Guiné-Bissau a serviço do homem por amor; a Igreja da Guiné não está sozinha; Dom Lampra exortou a todos, especialmente os guineenses, à “indeclinável responsabilidade”, de modo que o “dever-fazer” possa estar acima do “poder-fazer”. Com a colaboração de Dom Pedro Zilli, seguiu-se um bom debate. 

Pe. Domingos da Fonseca, Dom Pedro, Dom Lampra
Filomeno Lopes, guineense, doutor em filosofia e comunicação pela Universidade gregoriana, redator da Rádio Vaticano, escritor de livros de filosofia africana, apresentou o livro-entrevista que ele fez com Dom Settimio, cujo título é: “Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, testemunha de paz na Guiné-Bissau (1924-1999)". Falando do franciscano que chegou na Guiné em 1955 e foi bispo de 1977 a 1999, Filomeno diz na apresentação: “Settimio foi um pedaço de história, não somente da Igreja, mas de toda a nação guineense”. À tarde, dentro do tema “fé e ecologia”, foi lançada uma proposta de empenho para todos os presentes no sentido de se assumir a responsabilidade na “salvaguarda da criação”, pois na Guiné a floresta está a ser devastada. A proposta quer ser uma ocasião para ajudar as pessoas a não derrubarem a floresta de qualquer maneira, mas também promovê-la plantando árvores. No final dos trabalhos, Dom Pedro presidiu à celebração da Santa Missa. 


Dom Pedro e Dom Lampra

Os presentes agradeceram Dom Lampra e Dom Pedro pela presença que traz animação e comunhão eclesial. Agradeceram Pe. Sergio Marcazzani, da Diocese de Verona, que foi missionário na Guiné e continua dando um grande contributo pelo bem da Igreja e do Pais. Agradeceram todas as pessoas que colaboraram com Pe. Sergio na preparação e realização da “Convention”. 

terça-feira, 9 de julho de 2013

SCHOENSTATT RETORNA A BAFATÁ

Dom Pedro Zilli, Pe. Admir C. Barreiro, seminaristas de Bafatá com jovens de Schoenstatt

Os jovens de Portugal do Movimento de Schoenstatt, que no mês Julho de 2012 estiveram em Bafatá, retornaram neste ano para continuar a Missão então iniciada na Paróquia Nossa Senhora da Graça. O primeiro grupo chegou no dia 03 de Julho constituído por 03 rapazes e 03 raparigas. No dia 12 chegarão mais 09: Rosana, Responsável da Missão em Bafatá.  Pe. Darren, o seminarista Mario e 06 jovens – 01 rapaz e 05 raparigas. A Missão em Bafatá será concluída no dia 28 de Julho. Num encontro com Dom Pedro no sábado, dia 06, os 06 jovens manifestaram todo o seu contentamento por estarem em Bafatá, quase todos pela primeira vez. Disseram que o objetivo da Missão é que Nossa Senhora visite as famílias, levando Jesus a todos, como o levou a Isabel e João Batista. Partindo do nome “Schoenstatt” que quer dizer “Lugar Bonito”, Dom Pedro pediu ao grupo que, com ajuda dos padres da paróquia, irmãs, jovens, famílias, façam todo o esforço para que Bafatá seja um lugar ainda mais bonito aos olhos de Deus e de seu Filho Jesus. Na missa que presidiu no domingo de manhã na Capela Nossa Senhora de Fátima, com a participação dos jovens missionários, Dom Pedro “agradeceu-lhes pela corajosa presença em Bafatá, pela fé e pelo amor à Missão. Exortou os presentes a abrirem seus corações e suas casas para acolherem Nossa Senhora”.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PASTORAL DO DIZIMO NA GUINÉ-BISSAU

Sr. Antoninho com Bispos, Sacerdotes e Lideres do Dizimo em Bissau
De 25 de junho a  03 de julho 13, a Igreja da Guiné-Bissau teve a alegria de receber a visita do Sr. Antoninho Tatto do MEAC (Movimento para Evangelização e Ação de Comunidades). Ele veio com o objetivo de ajudar os católicos guineenses numa compreensão mais profunda a respeito da Pastoral do Dizimo. No seu programa de visitas, ele teve encontros com o Secretariado Diocesano de Pastoral de Bissau,  Catequistas do Setor Pastoral de Bissau,  Legionários e grupo de Família Cristã,  Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá, intervenção na missa na Sé Catedral de Bafatá, encontro com Escuteiros e Valentes, Juventude Franciscana,...! Referindo-se  ao encontro que ele manteve, no dia 26, com o Secretariado Diocesano de Pastoral da Diocese de Bissau,  Frei Renato Chiumento, no seu Blog  http://renatochiumento.blogspot.com , fez o seguinte comentário:“tivemos a sorte de escutar o Sr. Antoninho Tatto, cristão brasileiro, casado, que nos ofereceu uma palestra sobre o Dizimo. Todo  mundo ficou impressionado com a sua exposição e convencido de que é tempo que este aspecto da vida cristã seja uma realidade também nas nossas paróquias e comunidades”. Frei Renato citou o Sr. Antoninho quando disse: "O dizimo não é dar esmola ao padre, mas ajudar a Igreja a crescer e a ter os meios para realizar as suas atividades". 


Sr. Antoninho Tato em Bafatá
No sabado, dia 29, encontrou-se, em Bafatá, com os representantes do Setor Pastoral Leste que contou com a presença de Dom Pedro Zilli. Foi uma manhã muito bonita em que o Sr. Antoninho, com a sua experiencia de vida cristã, mostrou claramente que contribuir com o dizimo é sinal de confiança no Deus providente.  No domingo, dia 30, Solenidade de Sao Pedro e Sao Paulo, ele participou da missa na Sé Catedral de Bafatá, tendo dirigido uma palavra aos participantes. Ao ouví-lo, as pessoas reagiram dizendo que agora entendem o signicado do dizimo e estão animadas em contribuir. Na terça-feira, no almoço de encerramento, com as presenças do Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá, sacerdotes e um bom grupo de católicos, todos manifestaram sua gratidão e contentamento por terem tido a oportunidade de perceber,  ainda melhor,  a responsabilidade do cristão na construção da comunidade, sendo nela membros da família e não simples dependentes das ajudas de outros. 

Sr. Antoninho com Dom Pedro Zilli e Dom Lampra Cá
Os Bispos da Guiné - Dom José Câmnate, Dom José Lampra Cá e Dom Pedro Zilli - em nome de toda a Igreja guineense, ficaram muito agradecidos ao Sr. Antoninho “pela disponibilidade de vir à Guiné-Bissau e pela grande ajuda que ele deu no nosso caminhar eclesial”. Ficaram agradecidos ao Pe. Antonio Imbombo “pelo entusiasmo com que promoveu a vinda do nosso irmão brasileiro e por estar incentivando as paróquias à Pastoral do Dizimo”. 

SEMINÁRIO BÍBLICO EM LUANDA


De 25 a 29 de Junho de 2013, o Centro Bíblico para África e Madagascar (C.E.B.A.M), em coordenação com a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (C.E.A.S.T), organizou um Seminário continental para os Países lusófonos da África, no Centro São João de Brito, em Viana, Província de Luanda-Angola. Estiveram presentes os delegados de Moçambique, São Tomé, Guiné-Bissau e Angola. Da Guiné-Bissau participaram  a Irmã Inês Paulo Albino (Diocese de Bissau) e Padre Avito José Fernandes de Araujo (Diocese de Bafatá). Temas e Sub-temas, métodos e estratégias: O referido Seminário teve como tema: «A Palavra de Deus é o veículo da fé para as crianças dos Países lusófonos de África», tendo como guião: « Deixai as crianças virem a Mim» (Mc. 10,13-16). Os Sub-temas foram articulados em:
1. Uma abordagem bíblica: o desafio da missão evangelizadora e pastoral. Cuidados pelas crianças com análise em Mc. 10,13-16- Pe. Bonifácio Tchimboto ( Prof. de Bíblia no Seminário Maior de Luanda);
2. Duas abordagens contextuais: A Criança em seu contexto familiar e sócio-eclesial em África ( Pe. Yves Lucien Ndjana- Director do CEBAM);
A Criança sujeito de direito, educação e cultura. Caso da Guiné-Bissau ( Irmã Inês e Padre Avito Delegados da Guiné-Bissau);
3. Uma abordagem doutrinal: coloque a criança na missão evangelizadora da Igreja. Resumo dos ensinamentos papais e eclesiásticos ( Ir. Emiliana Bundo);
4. Três abordagens Pastorais: Os principais desafios da pastoral da criança em Àfrica. Africae Munus ( Leigo Salvador);
A consideração da criança a partir do seu valor psicológico ( Senhor Armel Diockel Sarr- Senegal)
Evangelização dos evangelizadores: como se torna evangelista no processo de uma Nova Evangelização ( Irmã Marlise Heckler);
5. Metodologia e Estratégias: Oficinas práticas e métodos ( Sr. Armel e Irmã Maria do Céu Costa).

 O Pe.  Avito encerrou a apresentação deste texto, publicado aqui no blog, dizendo que diante do quadro acima,”uma pergunta deve permear as nossas mentes: o que fazer para construir um futuro melhor em nossos Países?” Fez também uma constatação e uma proposta: “dos Países presentes no Seminário, só a Guiné-Bissau que ainda não tem uma Comissão de Apostolado Bíblico. Oxalá que os nossos Bispos se empenhem neste sentido, para elegermos a palavra de Deus como guia das nossas atividades pastorais”