terça-feira, 13 de agosto de 2013

DOM PEDRO ZILLI, DOM JOSÉ LAMPRA CÁ E PE. MAIO DA SILVA ENCONTRAM SACERDOTES DE FLORIANÁPOLIS E TUBARÃO

 
Com sacerdotes de Tubarão

Continuando as visitas a Universidades, Dioceses e Paróquias brasileiras, Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá, acompanhados pelo Pe. Maio da Silva de Empada, encontraram-se com sacerdotes das dioceses de Florianópolis e Tubarão no Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil nestes dias 12 e 13 respectivamente. Tanto num encontro como outro, os bispos falaram dos contactos que estão a ter no Brasil para solicitar colaborações no âmbito da formação universitária, sacerdotal e pastoral. Nos encontros, Dom Pedro disse que se “sente duplamente feliz por ser profundamente Igreja do Brasil e profundamente Igreja da Guiné-Bissau e poder ser uma ponte entre as duas”. Dom Lampra sublinhou que, “nosso objetivo é dar um contributo para eliminar a idéia de que a Guiné-Bissau é um país ‘inviável’, sem perspectivas. A Escola, desde o Jardim da Infância até à Universidade, ajudará muito na recuperação e construção da verdadeira essência guineense. E neste sentido, o Brasil pode continuar a dar um sempre maior contributo como um país irmão que é”. Os sacerdotes participantes dos dois encontros manifestaram seu contentamento por encontrar a “delegação” guineense, mostrando-se disponíveis a fazer crescer a possibilidade de intensificar a colaboração com a Guiné-Bissau iniciada com os padres Ademir Eing, José Eduardo Bittencourt e Auricélio Costa, de Tubarão, quando eram seminaristas; Pe. Lucio Espindola Santos e Divino Oleiro de Florianópolis. Não foi possível encontrar Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão, por motivos de compromissos já assumidos anteriormente por ele. Com Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, Dom Pedro e Dom José se encontrarão hoje, dia 14. 

domingo, 11 de agosto de 2013

3º CAMPO DE FORMAÇÃO DO MOVIMENTO CV-AV (VALENTES)



Foi realizado em Bafatá na paróquia Nossa Senhora da Graça, o 3º Campo de Formação do Movimento de Ação Católica para Evangelização das crianças CV-AV (valentes) do setor pastoral de Bissau, sob lema: Celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia. Foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo iniciou de 28 de Julho a 04 de agosto com 108 campistas e o segundo de 04 a 11 de agosto com 151 campistas.

Durante estes dias, foram  tratados diferentes temas:  santa missa lugar sagrado e sua importância, oração, higiene pessoal e ambiental, personalidade de figuras da igreja (Jesus,Maria,Jose...), comportamento de um valente, como transmitir valores humanos e cristão, mandamentos de lei de Deus, CV-AV é uma família, o vosso corpo é o templo do Espirito Santo, a vocação dos leigos no apostolado, como podemos relacionar com Jesus, You Cat, a psicologia infantil, Concílio Vaticano II, perfil de um líder e kerigma. 
Além de participarem das formações, realizaram também trabalhos manuais, limpezas e visitas em alguns lugares históricos da cidade de Bafatá, tudo com o objetivo de educar e formar as crianças tanto a nível espiritual como social.

sábado, 10 de agosto de 2013

CRS REALIZA FORMAÇÃO EM BAFATÁ


Nos dias 03 a 07 de agosto, foi realizada no salão D.Settimio da cúria Diocesana de Bafatá, uma formação sobre: “Nutrição e Seguimento das Crianças”. Onde contou com a participação de seis elementos do projeto Maternidade Sem Risco, entre gestor e Animadores da Casa das Mães de Bafatá e Gabú.  Como formadores, contou com a presença de François Sagna, coordenador de projetos do CRS (Catholic Relief Services) em Ziguinchor e de Laurent Manga, mestre em saúde publica.
Durante esses dias, foram abordados temas onde falaram de suas definições, objetivos, causas, consequências e método de prevenção: alimentação complementar após seis meses exclusivo de aleitamento, medidas antropométricas, diarreia, infecção respiratória aguda, gravidez, consulta pré-natal, vacinação, vitamina A e planejamento familiar.
No dia 07, enceramento das atividades, estiveram presentes:  o Secretário Geral da Cáritas de Bissau, Pe.Domingos Binhague, juntamente com sua Staff e Pe.Lucio Brentegani, coordenado do Conselho Cáritas de Bafatá.