segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CONTUBOEL TRIDUO DE PREPARAÇÃO Á FESTA DE SANTA TERESINHA




No domingo, dia 29 de setembro, Dom Pedro Zilli, celebrou a Santa Missa na Comunidade de Contuboel, onde estão desde julho de 2002, as Irmãs da Congregação Santa Teresinha de Aracaju, Sergipe. Com a comunidade, elas inciaram um triduo de preparação à festa de Santa Teresinha, padroeira das missões,  a ser celebrada amanhã,  dia 01 de Outubro.  Na homilia, além de refletir com a comunidade, a parábola do “rico e Lázaro” (Lc. 16,19-31), Dom Pedro chamou a atençao dos presentes para a Mensagem do Papa Francisco relativa ao dia Mundial das Missoes a ser celebrado no domingo, dia 20 de outubro, quando ele diz: “Uma comunidade é ‘adulta’  quando professa a fé, a celebra com alegria na liturgia, vive a caridade e anuncia sem cessar a Palavra de Deus, saindo do próprio recinto para levá-la também às ‘periferias’, sobretudo a quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo”.
 

 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

DIOCESE DE BAFATÁ E PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GRAÇA DE BAFATÁ COMEMORAM PADROEIRA.



Por ocasião da festa da padroeira da Diocese de Bafatá e da paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá, foi realizado durante os dias 12 a 17 de agosto, várias atividades: adoração eucarística, desportivas, palestras e concertos.
No dia 18 de agosto, foi celebrada a festa “Nossa Senhora Assunta ao Céu”, neste mesmo dia, foi empossado o novo pároco na pessoa de Pe.Alberto Gomes para Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá. Na ausência do bispo D.Pedro Zilli, Pe.Abraão A.Sambú, vigário geral da Diocese, presidiu o ato de empossamento.  A Celebração Eucarística foi presidida por Pe.Thimoté Ntab, primeiro padre senegalês formado no seminário maior “Dom Settimio A.Ferrazzetta”de Bissau e concelebrada por Pe.Abraão A.Sambú, Pe.Alberto Gomes, Pe.Admir C.Barreiro, Pe.Avito Araujo, Pe.Francisco Fernande, Pe.Augusto Mutna e Pe. Leonce Sadjo, pároco da Catedral de Kolda. É bom salientar que neste mesmo dia, Pe.Abraão Sambú, completou 5 anos como pároco da paróquia acima.
Juntamente com Pe.Leonce tivemos a alegria de receber 45 membros da paróquia Notre Dame d’Etoile de Kolda – Senegal, da qual faz geminação com a Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá.



CAMPO DE FORMAÇÃO EM ZIGUINCHOR



31 jovens da paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá acompanhado de Pe Admir Cristiano Barreiro e da Ir. Mira Magdalena Sanches de Pina estiveram  durante 10 dias num campo de formação na paróquia Santo António de Pádua em Ziguinchor, Senegal. Durante esses dias, os jovens participaram de algumas atividades como: formações relacionadas às situações vigentes da vida dos jovens.  Durante esses dias vividos, os jovens das duas paróquias revelaram um grande rosto da fraternidade cristã e espirito de solidariedade. Houve momentos de diversão e animações, segundo o que foi programado. O grupo não deixou de fora a visita ao pastor daquela igreja Irmã, na pessoa de Dom Paul Abel Mamba; no fim da visita o Bispo de Ziguinchor pediu aos seus jovens de terem a coragem de sair do país para os eventos do mesmo gênero; aproveitou também o momento para mostrar a sua satisfação pela presença dos jovens guineenses na sua Diocese. Para ele, isso demonstra a verdadeira irmandade existente entre as Igrejas da Sub-região.

No último dia do campo houve um momento bem animado pelos jovens em gesto de despedida onde cada um tentou mostrar a sua habilidade. No Domingo dia 11 de Agosto, após a Santa Missa, os jovens de Ziguinchor ofereceram um almoço aos nossos jovens.



NOVO PÁROCO PARA EMPADA

Com a transferência de Pe.Lucio Espindola Santos para a Missão de Tite, foi empossado no dia 11 de agosto, o segundo pároco para a Paróquia Nossa Consolata, na pessoa de Pe.Antonio Ambona, na qual antes estava na paróquia Santa Cruz em Buba. D.Pedro estando fora do país delegou Pe.Abraão A.Sambu para o empossamento do novo pároco.

O novo pároco ao usar da palavra disse perante os paroquianos que ele deve ser como lama nas mãos do oleiro. Pode ser bom ou mau pároco dependendo deles. Por fim pediu a boa colaboração de toda a comunidade a fim de puder levar avante os trabalhos. É bom salientar que Pe.Ambona já trabalhou nesta paróquia nos anos 2003 e 2004.