domingo, 16 de fevereiro de 2014

PASTORAL DA CRIANÇA VISITA GUINE BISSAU



Na reunião com instituições em Bissau
De  31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, a Pastoral da Criança do Brasil visitou a Guiné-Bissau: Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador internacional, Pe. Ademar Rover, coordenador na Africa e no Haiti (irá estender sua estadia até o dia 21 de fevereiro) e Danieli Maroleto, membro da equipe coordenadora. A visita é fruto do convite de Dom Pedro Zilli, que esteve  na sede da Pastoral da Criança (Curitiba/PR), após a Jornada Mundial da Juventude em 2013.
A agenda foi marcada por  encontros com instituições como Embaixada do Brasil, Presidência da Republica, Ministério da Saúde, UNICEF, PAM, OMS, Direção Geral de alimentação, nutrição e sobrevivência da criança, visitas às comunidades onde há Pastoral da Criança, celebrações da vida, centros de recuperação nutricional, reunião com os lideres e coordenadores. Além de propor a expansão da atuação da Pastoral da Criança no país, motivar os líderes para o trabalho da Pastoral da Criança, foi apresentado  o projeto de Acompanhamento Nutricional que permite acompanhar a evolução da criança.


Durante a visita, Danieli Maroleto capacitou os líderes e voluntários no Novo Sistema de Informação da Pastoral da Criança, o que irá facilitar a captação de dados e o registro das ações locais da Pastoral da Criança.
A Guiné-Bissau iniciou a Pastoral da Criança em 2007 e atualmente está presente em duas dioceses (Bissau e Bafatá ), 9 paróquias e 35 comunidades. Acompanha 1.124 famílias, 1.249 crianças e 70 gestantes. O trabalho voluntário é realizado por 125 líderes capacitados.