terça-feira, 25 de março de 2014

BOLAMA GANHA UM COMUNIDADE DE IRMÃS


ir.dorilene, ir.etelvina e ir.francisca
A paróquia São José de Bolama ganhou uma comunidade de irmãs. São as Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, congregação de direito diocesano, proveniente da Arquidiocese de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. As irmãs Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, co-fundadora juntamente com Dom Geraldo Majela de Castro, Ana Francisca Pontes Alexandre e Etelvina Moreira de Arruda chegaram em Bissau, na madrugada do dia 19 de março com a Air Marrocos. No sábado, dia 21, em companhia de Dom Pedro Zilli, a partir de Bafatá, foram para Bolama, tendo sido acolhidas pelo pároco Pe. Abraão Ambessum Sambu, Diácono Paulo de Pina Araujo, autoridades, representantes da comunidade, crianças do Jardim Infantil. Nas palavras de “bem vindas” sublinhou-se que as irmãs eram acolhidas numa família e que a presenças delas enriqueceria esta mesma família. No sábado à tarde, participaram das procissão de Sao José pelas ruas de Bolama. No domingo, de manhã, dia 23, durante a celebração eucarística da Solenidade de Sao José, esposo de Maria, as irmãs fizeram sua entrada oficial na comunidade. 


A alegria das irmãs, do pároco, do diácono, da comunidade paroquial, do “Divino Oleiro” de Tite e do Dom Pedro foi muito grande. Na homilia, Dom Pedro sublinhou que não foi programado que as irmãs entrassem em Bolama exatamente na Solenidade de Sao Jose, padroeiro da paróquia e que chegassem na Guiné no dia 19, dia da sua festa. Realçou que este fato poderia ser considerado como “uma feliz coincidência”, mas que, acrescenta ele, “aos olhos de Deus não existe coincidência. Tudo faz parte do seu Mistério”. Exortou as irmãs e toda a comunidade a viverem três virtudes fundamentais de Sao José: “o ser justo, obediente, serviçal”. Pediu às irmãs que se empenhem na evangelização, educação e saúde, onde a Pastoral da Criança ocupe uma posição e destaque. Dom Pedro agradeceu a congregação das Irmãs, Dom José Alberto Moura, arcebispo de Montes Claros pelo seu grande empenho para que pudessem chegar até à Guiné; agradeceu a paróquia de Bolama pelo modo bonito como as recebeu. 
Irmã Dorilene, nas suas palavras, agradeceu a Dom Pedro, Pe Abraão, Diácono Paulo e toda a comunidade pelo acolhimento em família; falou da sua congregação que tem o carisma da “encarnação”: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”(Jo. 1,14). As Franciscanas Missionárias Diocesanas de Encarnação são a terceira comunidade religiosa feminina em Bolama. As primeiras foram as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição: 23 de fevereiro de 1893 até 1900; as segundas foram as Clarissas Franciscanas Missionarias do Santíssimo Sacramento: 08 de agosto de 1981 a 18 de setembro de 1988. Em Setembro 2002 os Freis de São Gabriel vieram para Bolama. Deixaram-na em Agosto de 2006.
D.Pedro, Pe.Abraão e as Irmãs no porto de Bolama