quarta-feira, 5 de março de 2014

RENÚNCIA QUARESMAL 2014 NA GUINÉ-BISSAU E SOLIDARIEDADE PARA COM A FILIPINAS:




Na data de hoje, dia 05 de março, Quarta-feira de Cinzas, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli escreveram às  Paróquias e Missões das Dioceses de Bissau e Bafatá para dizer que “foi pensando nos mais carenciados que, nós bispos da Guiné, achamos por bem que a ‘Renúncia Quaresmal’ das nossas paróquias e missões, neste ano 2014, seja destinada aos Centros de Recuperação Nutricional existentes no território das duas dioceses”. A escolha dos Bispos tem o seu fundamento na situação de desnutrição de muitas crianças guineenses. Citam o Protocolo Nacional de Gestão Integrada da Desnutrição Aguda, de 2013, quando diz: “27,4% das crianças guineenses, com menos de 5 anos, apresentam atraso do crescimento e a desnutrição crônica grave atinge 7,5% das crianças. A situação nutricional é considerada alarmante (prevalências entre 30 e 40%) em Gabú (30,2%), Bafatá (32,3%) e Oio (35,4%)”.
Centro de Recuperação Nutricional de Gabú
A partir do tema da Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2014), “fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza”, Dom José e Dom Pedro exortam a todos para que “sejamos generosos para com estes nossos irmãos mais amados por Deus”.
Na carta, os Bispos colheram “a ocasião para comunicar a todos que o fruto do nosso jejum e coleta do mês de dezembro passado como gesto de solidariedade para com o povo das Filipinas, nação profundamente ferida pelas inundações desastrosas do tufão ‘Haiyan’, foi muito animador: a Diocese de Bissau arrecadou 1.021.775 CFA e a de Bafatá 300.000 CFA, num total de 1.321.775 CFA. Fazendo o câmbio, enviamos, através da Nunciatura Apostólica, a soma de Euros 2.015 ao Pontifício Conselho Cor Unum que a juntará a muitas outras ofertas a serem destinadas àquele nosso povo irmão”. Por fim, desejam “bom itinerário quaresmal para todos nós”.