sábado, 17 de maio de 2014

MOVIMENTO APOSTÓLICO DE SCHOENSTATT CELEBRA 100 ANOS EM FÁTIMA

O movimento apostólico de Schoenstatt, em Portugal, celebrou no  domingo, dia 04 de Maio, em Fátima, o primeiro centenário da sua fundação.
O dia começou às 9h30, no Centro Paulo VI, com “a gala da Aliança de Amor e uma exposição” que pretendia “recordar os 100 anos de história (1914 – 2014) e celebrar os frutos desta história de Aliança de Amor com Nossa Senhora”. À  tarde, às 16h00, houve a reza do terço na Capelinha das Aparições”, a que se seguiu a celebração da Santa Missa, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, concelebrada pelo Núncio Apostólico em Portugal, sacerdotes do Movimento, Pe. Admir Cristiano Barreiro. No fim da Celebração, Dom Manuel abençoou a Imagem da Mãe Peregrina que vai ser colocada na Ermida de Bafatá,  Guiné-Bissau .

Presentes nesse dia jubilar estiveram  mais de de 600 pessoas que peregrinaram a pé desde a sexta-feira, especialmente famílias e jovens que se juntaram a peregrinos de todo o país.
Da Guiné-Bissau participaram o Pe. Admir Cristiano Barreiro da Diocese de Bafatá e Adriana Nishiyama, Leiga Missionária em Bafatá. Os dois levaram uma carta de Dom Pedro Zilli endereçada “Aos Amigos do  Movimento Schoenstatt em Portugal”. A carta de  de 28 de abril,  entre outras coisas, dizia:  “Agradeço-vos pelas duas missões realizadas em Bafatá em julho de 2012 e em julho de 2013, marcadas pelas visitas, orações, animação das crianças, dos jovens, adultos, alimentação no Hospital de Bafatá, pinturas no salão paroquial e outras ações”. Na mesma carta, Dom Pedro dava “bem-vindos aos Missionários, a Bafatá, de 08 a 25 de julho próximo”


O Movimento Apostólico de Schoenstatt terá seu momento mais alto nas celebrações do Centenário da sua Fundação, em outubro deste ano na  Alemanha, santuário original. Tais celebrações internacionais vão ter lugar também em Roma, onde é previsto um encontro com o Papa Francisco.

Em Portugal, o Movimento de Schoenstatt tem quatro santuários, nas dioceses de Aveiro, Braga, Lisboa e Porto, os quais são “centros de peregrinação, de formação e de fé”. Entre as diversas iniciativas do Movimento, destacam-se o serviço à família e à juventude, através de grupos de casais e jovens, cursos para namorados e noivos, missões juvenis e familiares.

Rosana Silva, Pe Admir, Adriana