terça-feira, 27 de maio de 2014

SEMANA CULTURAL NO LICEU PE.LEOPOLDO PASTORI DE BAFATÁ

Alunos no momento da premiação no final da semana cultural
 Por ocasião 18° aniversário da morte do Pe. Leopoldo Pastori, de 20 a 26 de Maio, realizou-se mais uma Semana Cultural com os alunos do “Liceu Pe.Leopoldo Pastori” da Diocese de Bafatá. Durante toda a semana, os alunos refletiram sobre vários temas,tais como: vocação profissional, juventude e a família, direitos humanos e igualdade do gênero, concursos de conhecimentos gerais nas disciplinas de português, matemática, geografia, etc…, torneio de futebol masculino e feminino. 

Dom Pedro na celebração eucarística
Na segunda-feira, dia 26, aniversario da morte do Pe. Leopolo, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística de encerramento da semana. Exortou os participantes a cultivarem  a mesma  fé e santidade de Leopoldo e, a seu exemplo,  nutrirem um grande amor a Deus e aos irmãos. 
Apos a missa, houve um momento de premiação aos alunos que participaram dos concursos proporcionados pela Semana Cultural. Classes de alunos fizeram apresentações de danças, poesias e outros! Dentre as poesias, destacamos uma que classifica Pe. Leopoldo como “Homem Sábio”. A poesia, dirigindo-se a ele, diz: “…foi a tua sabedoria que nos trouxe aqui…! …pedimos a Deus que nos dê aquela sabedoria que deu a ti para que possamos servir a nossa sociedade que dorme e não quer acordar…! Homem sábio, não te esqueceremos, pois nos deixaste a melhor coisa: BOM EXEMPLO”. 

Dom Pedro entrega um prêmio a uma aluna
O Liceu Pe. Leopoldo Pastori, no ano 2013-2014 conta com 262 alunos da sétima a decima segunda classes.

Pe. Leopoldo, Missionário do PIME,  “o Missionário-Monge” como era chamado, nasceu em Lodi (Itália) no dia 09 de fevereiro de 1939, chegou pela primeira em 1974 na Guiné, fez missão em Bafatá, Centro de Espiritualidade de Ndame,…! Faleceu no dia 26 maio de 1996. Em 2012, os bispos da Guiné-Bissau e o Superior Regional do PIME escreveram ao Bispo de Lodi, pedindo-lhe que iniciasse a sua causa de beatificação. 

Crianças do Jardim Infantil "Santa Terezinha" de Bafatá participam da festa do Liceu