segunda-feira, 7 de julho de 2014

BEDANDA: ALEGRIA DOS SACRAMENTOS


No dia 06 de julho, décimo quarto domingo do tempo comum ano A, Bedanda, Sul da Diocese de Bafatá, viveu a alegria da celebração do 04 sacramentos: Batismo, Crisma, Eucaristia e Matrimonio.  Entre adultos e crianças, 32 pessoas receberam o sacramento do Batismo, das quais 17 foram crismadas, 17 receberam a Primeira Comunhão e 08 casais já adultos e com filhos casaram-se pela Igreja.



Para se chegar a este dia da Graça do Senhor, além da catequese normal que durou anos, foram 05 meses de intensa preparação próxima aos sacramentos. Deve-se dizer ainda que toda a comunidade, especialmente os que receberam os Sacramentos e padrinhos, participou de 01 dia de retiro com confissões, pensando neste dia tao bonito.


 Dom Pedro Zilli teve a felicidade de ministrar os 03 sacramentos da iniciação e abençoar os 08 novos casais cristãos. Tomando a palavra do Evangelho do dia, quando Jesus diz “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que eu hei de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espirito. Pois meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mt.11,28-30), Dom Pedro exortou os agraciados com os Sacramentos e toda a comunidade a depositarem toda a sua confiança em Jesus em quem poderão encontrar “descanso” durante a caminhada cristã de pessoas que, em Cristo, são “criaturas novas”(2 Cor. 5,17). Exortou-os igualmente à participação na santa missa dominical, da catequese, estudo e anúncio da Palavra de Deus, do Sacramento da Reconciliação, à vivência da caridade. Dom Pedro agradeceu as irmãs de Bedanda, a comunidade e os sacerdotes de  Caboxangue pelo espirito missionário vivido durante anos. Em 1994 foram celebrados os  02 primeiros matrimônios em Bedanda, com os deste domingo são já 18.