sexta-feira, 18 de julho de 2014

RADIO SOL MANSI LANÇA LIVRO



Na tarde do dia 17 de julho, no Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau, a Radio Sol Mansi lançou o Manual do  Jornalismo “O poder da voz e a voz do poder”, textos para ações de formação social. Na contra-capa diz-se que o Manual, “resultado de um conjunto de ações de formação para jornalistas promovidas na Guiné-Bissau pela Fundação Pro Dignitate, em colaboração com a Conferencia Episcopal Italiana e a Universidade de Rhode Island (Estados Unidos)”, contou com a coordenação e prefácio do Jornalista António Pacheco e textos dos jornalistas da Radio Sol Mansi Amadu Uri Djaló, Ana Bela Bull Ramalho, Armando Mussá Sani, Casimiro Jorge Cadjucam e Mamadú Saido Embaló. 

Ana Bella, D.Lampra, Agnelo Regalla, Pe.Zamberletti e Abdulai Silá
Na sua intervenção, Ana Bela pontualiza que o livro “é fruto de anos de formação do pessoal da Radio para o jornalismo e que para a qual, o Sr. Antonio Pacheco deu seu grande contributo”. Acrescenta que este instrumento se propõe a ser uma “ajuda para que o País saia da crise através de um jornalismo que, não escondendo a verdade, apresente noticias positivas. Um jornalismo que colabore no enraizamento da paz na Guiné-Bissau”. Pe. Alberto Zamberletti (PIME), Diretor da Radio Sol Mansi, disse que para ele, “é uma honra apresentar o livro, num caminho iniciado pelo seu coirmão no PIME e predecessor na direção da Radio, Pe. Davide Sciocco”. Sublinhou a importância de uma nova mentalidade que está a surgir na Africa no âmbito da comunicação: “o Jornalismo cidadão”. 

Com os 5 jornalistas
O escritor  Abdulai Silá da Editora ku si mon disse que o livro “é um elemento novo que vem enriquecer iniciativas em ato no nosso Pais”. Sublinhou que “o livro que está bem feito, é um trabalho coletivo que revela o senso do profissionalismo. O livro não é somente jornalismo, é cidadania, no qual se aprende jornalismo e como se comportar em sociedade”. Manifesta todo o seu reconhecimento ao Sr. Antonio Pacheco. Dom Jose Lampra Ca, Bispo Auxiliar de Bissau e Presidente do Conselho de Administração da Radio, realça que “a apresentação do livro é um convite para que cada um de nós coloque seus talentos a serviço da humanidade. Foi o que fizeram Antonio Pacheco e os 05 jornalistas”. Enfatiza que o jornalismo deve ser fundado “numa linguagem pacificada e pacificante”. O Ministro da Comunicação Social, Sr. Agnelo Regalla, iniciou dizendo que esta era a primeira vez que aparecia em um ato publico desde que assumiu o referido Ministério. Disse que participar de um ato da Radio Sol Mansi, uma Radio católica, era-lhe ocasião para pedir ao Senhor graças para a sua nova missão. Salienta que o livro será um instrumento importante “para que as pessoas ligadas à comunicação social façam um jornalismo que restitua valores para uma sociedade mais sã, mais democrática, mais aberta às belezas culturais da Guiné-Bissau”. Dom Pedro Zilli agradeceu publicamente o Pe. Alberto Zamberletti e o pessoal da Radio pelos exemplares do livro a serem oferecidos aos Bispos Lusófonos que estarão reunidos em Luanda (Angola) na próxima semana.