domingo, 17 de agosto de 2014

BAFATÁ: SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

     

Em Bafatá, neste dia 17 de Agosto, domingo da Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, sob a presidência de Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, foram celebradas a  festa da paróquia Nossa Senhora da Graça e da Diocese, dedicada em 2009 à “Nossa Senhora Assunta aos Céus”. Na mesma celebração, os Padres Domingos Tchuda e Raul Bonte Có, guineenses do PIME, ordenados sacerdotes no dia 26 de julho, foram enviados às missões, tendo recebido o “crucifixo missionário”: Domingos para o México e Raul para os estudos em Roma. 

Na homilia, Dom Pedro Zilli, manifestou toda a sua alegria por mais uma festa da Paróquia Nossa Senhora da Graça e por mais uma festa da Diocese. Exortou os participantes a pedirem a Maria, “que nos ajude a buscar sempre as coisas do alto, para merecermos, como ela, participar gloria do Céu”. Falou do seu contentamento pelo envio, na catedral de Bafatá, dos Domingos e Raul às missões. “Bafatá, a primeira missão do PIME na Guiné-Bissau, viu vários de seus missionários de 1947 a 1997: 50 anos”. Agradeceu o Pe. Alberto Zamberletti, Superior Regional do PIME, presente na celebração,  “por ter oferecido um grande dom a ele e à Diocese de Bafatá no dia da sua festa: o envio dos dois missionários”. Dom Lampra que presidiu também ao rito de envio dos Domingos e Raul, dirigindo-se a cada um dos dois, no momento da entrega do crucifixo, sublinhou as palavras da fórmula tradicional do PIME: “Eis o companheiro indivisível das tuas fadigas apostólicas, o teu  sustento nos perigos e nas dificuldades, o teu conforto na vida e na morte”. 


No fim da celebração, Dom Lampra exortou-os a levarem às missões a fé que receberam na Guiné-Bissau, a levarem tudo aquilo que de melhor a Guiné oferece, “deixando para traz o que não é bom”. Pe. Alberto Gomes, pároco, agradeceu a todos pela bonita celebração e pelo como ela foi preparada com um tríduo de oração, ensaios dos cantos, ornamentação. Agradeceu o pessoal da cozinha pelo bom almoço. Agradeceu a presença do Dom Lampra, Pe. Zamberletti, Domingos Raul, sacerdotes diocesanos, religiosas, leigos missionários. Pe. Zamberletti e Pe. Domingos agradeceram Dom Pedro, a paróquia pelo lindo momento de fé e de missionariedade vivido. 

Pe. Alberto Zamberletti, Pe. Domingos, Dom Lampra, Pe. Raul, Dom Zilli