segunda-feira, 18 de agosto de 2014

EMPADA: BUBJUMBAI BUBE MADA



De 20 de julho a 17 de agosto, realizaram-se em Empada, Sul da Guiné-Bissau e da Diocese de Bafatá, as atividades do “Budjumbai Bube Mada”, expressão da etnia beafada que significa “Djumbai di Mininus”.  Coordenaram as atividades Pe. Maio da Silva, os seminaristas maiores diocesanos Helder Cá, Bartolomeu Biague e trinta animadores, vinte locais e dez portugueses. Os portugueses eram o Pe. Antonio Fernandes, Superior Provincial dos Missionários da Consolata, o jornalista Francisco Pedro, quatro rapazes e quatro raparigas,  todos os nove ligados ao carisma da referida Congregação Missionária. 

Pe. Maio com o grupo
 Nas açoes desenvolvidas durante o mês, as 200 crianças e adolescentes, de idade compreendida entre 06 e 16 anos,  foram divididas em quatro equipas e com as seguintes denominações: verde – bondosos; azul – solidários; vermelho – consoladores; amarela – harmoniosos. 
confecção de um djadar
Durante o “Budjumbai Bube Mada”, foram desenvolvidas as seguintes iniciativas: bordados, rendas, pinturas de cabaças, djadar, colares e pulseiras. Saliente-se que cada criança escolhia a atividade que queria aprender.

Ao trabalho
 No encerramento do intenso mês de cidadania, de dialogo que preparam o futuro, Pe. Maio da Silva disse: “Agradecemos desde já o Instituto Wilson Groh de Florianópolis, SC, Brasil, pelo grande apoio que tem dado para a realização do ‘Budjumbai Bube Mada’, as Missionárias da Consolata de Empada pelo espaço que nos concederam, toda a comunidade e de modo especial, os animadores pelo tempo que dispensaram durante um mês para estarem a ensinar as crianças e adolescentes algo que lhes servirá no futuro. Um carinhoso agradecimento aos dez Missionários da Consolata pela riqueza que trouxeram para tornar o mês de convivência  ainda mais bonito e mais universal”. 




Obrigado ao jornalista Sr. Francisco Pedro pelas fotografias