segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Franciscanos da Guiné organizam marcha pela paz segundo o "Espírito de Assis"

No sábado passado, a cidade de Bissau conheceu um movimento insólito. Uma multidão de cerca de 500 pessoas de todas as idades, raças e religiões (havia alguns muçulmanos) invadiu a estrada principal que leva ao centro da cidade, desfilando pacificamente, numa marcha que começou na Cúria diocesana até à Catedral. 
Esta marcha, que era a primeira organizada pela família franciscana da Guiné, tinha como objetivo de pedir a paz para a Guiné, para a África e para todo o mundo (em particular a terra de Jesus e a Ucrânia). Ao longo do percurso os participantes rezaram e cantaram; houve também momentos de paragem com apresentação de peças teatrais. A primeira, alusiva à paz, foi realizada pelo grupo dos pré-adolescentes de Cacheu, na praça Império; a segunda peça foi representada por um grupo de jovens da Catedral e tinha como tema o Cântico das criaturas.
O p. Domingos Cá, representante do Bispo, na sua intervenção pediu aos participantes mais seriedade e empenho na luta pela paz no mundo, apresentando o saudoso bispo D. Settimio como modelo de pastor que lutou incansavelmente pela paz na Guiné e não só.
A Renata, uma rapariga muçulmana que participou da marcha, falando no fim, convidou todos os presentes à reconciliação e ao perdão mútuo, porque - como ela disse - "somos todos irmãos".