sábado, 16 de agosto de 2014

JOVEM FRANCISCANO GUINEENSE AO ENCONTRO COM IRMÃ MORTE



 Fr. António Tomé de Sousa, jovem frade guineense, faleceu no dia 14 de agosto,  no início da tarde, por causa de ataque cardíaco. Ele tinha nascido a 29 de Setembro de 1968 em Bissau, ingressando na Ordem dos Frades Menores em 1996 (primeira profissão), professando solenemente em 7 de Setembro de 2002 e tendo sido ordenado padre em 18 de Dezembro de 2004. Acabava de chegar de Roma onde tinha estudado pedagogia na universidade salesiana.
Fr. António era uma pessoa muito simpática, brincalhona, simples, sincera. Deixa toda a Igreja da Guiné, e em particular a família franciscana, no desespero pela sua partida repentina. 



Eis a mensagem do secretário custodial, fr. Paulo Duarte: 
Caro Frei Victor Quematcha, Custódio
Caros Irmãos da Custódia,
É com profunda dor que acabo de receber a notícia do desaparecimento físico do Frei António Tomé de Sousa.
Ausente da Guiné, quero manifestar a minha comunhão fraterna e sentida dor pela perda prematura deste nosso saudoso irmão, minha e de todos os irmãos da Província de Portugal de modo particular o (Ministro provincial Frei Vitor Melícias, Frei Vicente e dos Frei Carlos Tambá e Frei Domingos Tchigna) que se encontram em Lisboa neste momento.
Pedimos que transmitam à sua Família de sangue nossos sentidos pesamos, na certeza da nossa oração e solidariedade fraterna nesta hora de dor, mas também de esperança, pois o Senhor nunca abandona aqueles que ama!
Aos irmãos da Custódia, na pessoa do seu Custódio (Frei Victor Quematcha), neste momento tão difícil, quanto eu desejaria aí estar, para poder com todos vós e mais de perto partilhar esta dor pela partida deste nosso confrade.
A minha presença fraterna e amiga nesta hora da sua parida para o Pai!
Frei Paulo Duarte