segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BUBA EM MUDANÇAS

Dinga Siga, Pe. Domingos da Fonseca, Dom Lampra, Dom Pedro, Pe. Clemente, Pe. Admir,  Inacio Dju, Pe. Domingos Cá
No domingo,  dia 21 de setembro, a comunidade paroquial Santa Cruz de Buba viveu um momento eclesial profundamente significativo: Pe. Clemente Gomis Kyock da Yuncan, pároco desde 1977, transferido para Bambadinca como Vigário Paroquial, foi homenageado pelo seu serviço missionário naquela comunidade por mais de 20 anos. Pe. Domingos da Fonseca, foi nomeado Pároco seu novo Pároco, Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba Vigário Paroquial. Ambas as nomeações trazem a data do mesmo dia 21 de Setembro. O seminarista Dingana Siga foi apresentado como estagiário no ano diaconal. 

Ambas as nomeações foram lidas por Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, que fez o seu ano diaconal em Buba, no ano pastoral 1995-96, e que celebrou, em companhia Pe. Domingos Cá, a eucaristica presidida por Dom Pedro Zilli.
Na homilia, Dom Pedro agradeceu ao Pe. Clemente pelo seu longo  serviço à comunidade de Buba e pela sua disponibilidade em iniciar uma nova missão em Bambandinca. Agradeceu ao Pe. Domingos da Fonseca, Pe. Admir, Dingana, pedindo-lhes que, juntamente com as Irmãs e a comunidade, “marquem sempre mais presença nas tabancas”. Todos os que tomaram a palavra, disseram coisas edificantes a respeito daquilo que foi o Pe. Clemente em Buba.

Pe. Clemente

Pe. Clemente, já em 1992, com Pe. Domingos Cá, vinha de Bolama para a celebração eucarística em Buba. Em 1994 deixou Bolama tendo vindo para Tite, continuando a responsabilizar-se por Buba, assumindo também Empada. Em outubro de 1995, com o então seminarista José Lampra Cá, passou a residir em Buba, continuando a apoiar Empada. 

Pe. Domingos da Fonseca