terça-feira, 16 de setembro de 2014

SUZANA: COMUNIDADE EM FESTA

A celebração na igreja paroquial de Suzana
Devia ser e foi mesmo.  A festa celebrada em Suzana, no sábado, dia 13 de setembro,  para agradecer os cinquenta anos de ordenação sacerdotal do pe. Josè Fumagalli do PIME, pároco de Suzana, Diocese de Bissau, queria ser, segundo a vontade do aniversariante, uma festa de Igreja e não só uma homenagem a uma pessoa… E em Suzana conseguiram que fosse. Antes de mais nada foi inserida num contexto de celebração do sacramento da confirmação a 33 candidatos de 17 anos para cima. 

Profissão de fé dos crismandos junto as sepulturas do Pe. Marmugi e catequistas
Em segundo lugar, foi implementada com a ação de graças pelos aniversariantes do sacramento do matrimónio e pelas irmãs e os padres saídos das comunidades de Suzana.Desta forma, além da catequese do sacramento da crisma, houve a preparação ao longo de cinco retiros para os crismandos, guiados pelo próprio pe José, coadjuvado pelos catequistas e pelos adultos “iniciadores”. 

Dom Câmnate, Pe. Domingos, Dom Pedro, Pe. Abraão Cabral, Pe. José Fumagalli
Na última semana, uma novena com cinco temas rezados: o Espírito nos fez filhos de Deus no Batismo; o Espírito nos guia no caminho da vida; o Espirito nos conforma  a Cristo dando-nos os carismas para cumprirmos nossa missão na Igreja, como Reis (a vida do povo de Deus através do sacramento do matrimónio), como profetas e testemunhas (o carisma da consagração religiosa), como sacerdotes, participando da Eucaristia no  sacerdócio dos fiéis e celebrando a Eucaristia como sacerdotes ordenados. 

Pe. Zamberletti, Pe. Fumgalli, Dom Pedro, Alfonso Fumagalli, Dom Câmnate
Tudo num contexto de fé e de alegria, que quis ser um convite para os crismados a não pararem, como acontece muitas vezes, mas sim a se entregarem a Cristo na Igreja, empenhando-se a continuar com a força do Espírito, assumindo cada um sua “missão” no contexto da Igreja e da vida. Comovedora a profissão de fé feita junto às sepulturas do pe. Marmugi e dos primeiros catequistas, expressando a vontade de seguir na caminhada cristã por eles começada  em Suzana. Significativa a presença de Pe. Domingos Tchuda, jovem missionário do PIME recém ordenado, comunicando sua alegria de responder à vocação recebida.
Dom Câmnate, Pe. Domingos Tchuda, Pe. José Fumagalli, Dom Pedro
Na celebração estiveram presentes os Bispos de Bissau e de Bafatá, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli, o Superior do PIME na Guiné Bissau pe Alberto Zamberletti, padres e irmãs em bom número, os pais do pe. Abraão Cabral que trabalha em Suzana, testemunhando a alegria duma família cristã que deu um filho à Igreja e muitos amigos. As comunidades de Suzana estão de parabéns com um elevado número de famílias cristãs, seis irmãs e quatro padres (dos quais, um já foi chamado a receber o prémio), os seminaristas e estes jovens confirmados que aparentam boa vontade de seguir as pegadas destes irmãos mais velhos.