quinta-feira, 23 de outubro de 2014

BISSAU: SEMINÁRIO ABRE ANO LETIVO COM RITOS RUMO AO SACERDÓCIO





Na manhã da segunda-feira, dia 20 de outubro, o Seminário Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta abriu o Ano Letivo 2014-2015. Na celebração da Santa Missa de abertura,  presidida por Dom Pedro Zilli, 05 jovens da dioceses de Bissau e Bafatá deram mais um passo rumo ao sacerdócio: Isnaba Surnate Clabus da Diocese de Bissau, foi admitido  “entre os candidatos à Ordem Sacra”; Luis Paulo Costa Monteiro, da Diocese de Bafatá, foi instituído leitor; Helder Manuel Openani Cá de Bafatá, Mateus Djata e Victor Pereira de Bissau foram  instituídos acólitos.


Na homilia, Dom Pedro disse que “os nossos cinco irmãos estão a dar, no dia de hoje, um passo importante nas suas vidas. Que eles possam compreender, sempre mais, que uma consagração específica supõe uma escolha total de Jesus Cristo, da sua Igreja e das pessoas às quais serão enviados. Devem compreender que são chamados a servir ao Senhor com todas as suas energias”. Em nome dos bispos da Guiné-Bissau, Dom Pedro desejou a todos um feliz ano letivo. Trinta são os seminarista maiores neste ano: diocesanos de Bissau, de Bafatá, Franciscanos, Preciosíssimo Sangue, Josefinos de Murialdo…!

Foram feitas as apresentações dos novos alunos e  professores. Foi dada uma palavra de bem-vindo ao Pe. Gaudêncio Francisco Pereira, guineense, sacerdote do PIME, missionário em Watuluma (Papua Nova Guiné) que veio para as férias no seu país. Dom Pedro sublinhou que na Guiné estamos habituados aos missionários que vão de ferias para os seus países de origem. “Desta vez, disse, é um missionário que vem para as ferias. Isto é muito significativo, pois a Igreja da Guiné iniciou a enviar missionários e já começa a beneficiar de suas experiencias missionárias”. Dom Pedro falou a todos os presentes do ano dedicado a Dom Ângelo Ramazzotti no PIME e que “se prevê o envolvimento de toda a Igreja da Guiné-Bissau na sua celebração”.