quinta-feira, 9 de outubro de 2014

FESTA DE SÃO FRANCISCO EM SÃO FRANCISCO DA FLORESTA




No dia 03 de outubro, sexta-feira, Pe.Lucio Brentegani, acompanhado pela Elena Rossetto, esteve em São Francisco e Santa Clara, Sul da Diocese de Bafatá, para a celebração da Festa  de São Francisco de Assis.  Na celebração da Santa Missa à tarde, participaram as Irmãs de Bedanda e um grupo de jovens, também de Bedanda, que animou os cantos. Na homilia, Pe. Lucio ajudou os participantes a recordarem os nomes de franciscanos de ontem e de hoje na Guiné-Bissau. 


Nas várias intervenções, os nomes Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, falecido em 1999 e do leigo Vittorio Bicego que seguia a espiritualidade franciscana, falecido em 1998, foram sempre lembrados. Depois da missa, as irmãs fizeram um tipo de concurso com perguntas sobre São Francisco de Assis, sua historia e os principais temas franciscanos. 


Diego Mamassamba, responsável da estrutura, contou a vida de Vittorio Bicego, sublinhando que, como São Francisco, ele deixou tudo, vindo da Itália, para ajudar os irmãos guineenses. Ressaltou que, para eles de São Francisco da Floresta e Santa Clara, “Vittorio não era um branco qualquer, era um pai”. São Francisco da Floresta e Santa Clara são dois terrenos da Diocese de Bafatá, contendo uma estrutura, apoiada pelos amigos da Itália, para a plantação e transformação de caju. Vittorio Bicego foi seu fundador. Elena veio da Itália poucos dar uma mão ao pessoal da estrutura na melhoria organizativa das atividades.