sexta-feira, 10 de outubro de 2014

SÃO FRANCISCO E SANTA CLARA ACOLHEM ELENA ROSSETTO




Na quinta-feira, dia 9 de outubro, à tarde, Dom Pedro Zilli acompanhado por Paolo Rezzele, Cesare Campagnola, Pe. Sergio  Marcazzani, amigos do Veneto que seguem, há anos, a Empresa São Francisco e Santa Clara, Sul da Guine-Bissau e da Diocese de Bafatá,  que produz, transforma e comercializa castanha de caju, apresentaram aos seus responsáveis e trabalhadores a nova voluntaria Elena Rossetto da Diocese de Vicenza. Elena, uma  jovem profissional, que ama a Guiné-Bissau  e sua gente, acompanhará as atividades da iniciativa nascida do coração do inesquecível Vittorio Bicego, nos anos 80, para dar um futuro aos jovens guineenses na valorização da agricultura.

Elena, Cesare, D.Pedro, Paolo e Pe.Sergio
Na  sua apresentação foi sublinhado que “Elena chega como membro da família e que dará uma mão qualificada para o desenvolvimento do projeto”. Seu trabalho será de acompanhar os trabalhadores na impostação de uma administração bem organizada que vise a autonomia tanto na econômica como na gestão.
O acolhimento por parte dos responsáveis e dos trabalhadores foi unanime e rica de esperança para o futuro. Salientaram que,  “nós por primeiros,  sentimos o dever de realizar passos decisivos rumo ao completamento do sonho de Vittorio”

Local da transformação do caju
A Empresa agrícola São Francisco e Santa Clara conta atualmente com 150 trabalhadores sazonais para a colheita, 18 trabalhadores fixos para os trabalhos agrícolas, 70 para a transformação e várias dezenas de “contratados” para a limpeza das 7 áreas nas quais são plantados cajus.
Nascida em 1985, com a concessão do terreno por parte do Estado, a Empresa desenvolveu-se, pouco a pouco, com pessoas que, desde então, cresceram no seu interno, tornando-se os trabalhadores atuais.  Consta de uma fabrica para a transformação de caju que é exportado anualmente para a Itália.