segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DIOCESE DE BAFATÁ


Marcia, Ir.Cleonice, Ir.Dirce, D.Pedro e Pe.Nelito
Entre os dias 25 de janeiro a 12 de fevereiro, a Diocese de Bafatá, através da Comissão de Educação e Ensino, promove o curso de formação para 120 professores nos núcleos de Bafatá, Empada, Bambadinca, Bolama  e Tite.
Para ministrar o curso, a Diocese conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que enviou uma equipe composta por quatro professores, a saber: Ir Dirce da Silva, assessora da Comissão Episcopal Missionária da CNBB, Ir Cleonice Aparecida dos Santos, superiora das Irmãs da Instrução Cristã, com sede em Maringá-Paraná, Márcia Muniz, Assistente Social, coordenadora do SASOP (Serviço de Assessoria a Organização Populares Rurais) - ONG, com sede no Estado da Bahia e o Pe Nelito Dornelas, da assessoria das  Pastorais Sociais da CNBB. Esta equipe é composta por psicólogos, psicanalista e assistente social.
O objetivo do curso é contribuir com os professores em sua qualificação humana e profissional possibilitando-lhes uma melhor qualidade na pratica educacional.
Segundo Ir Ana Lúcia coordenadora da Comissão Educação e Ensino da Diocese de Bafatá, este curso possibilitará uma melhor relação interpessoal entre professores e alunos, contribuindo na administração dos conflitos e na construção de uma prática educacional interativa, fundada na afetividade.
Nas palavras de boas vindas na abertura do curso, o bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli, ressaltou a importância da solidariedade entre as igrejas da Itália, Portugal e Brasil com as Dioceses de Guiné Bissau na formação de seminaristas e de professores, como uma forma de completar à inacabada obra missionária, referindo-se a uma imagem de São Francisco Xavier, cuja escultura incompleta encontra-se em Setúbal, Portugal.
No primeiro dia do curso houve uma boa e valiosa participação dos educares, cuja experiência espera-se repetir nos outros grupos. 
 
Salão da cúria de Bafatá, formação dos professores.


sábado, 25 de janeiro de 2014

OBRIGADO PE.LUCA PEDRETTI




Nos dias 08 a 21 de janeiro, recebemos na Diocese de Bafatá a visita de Pe.Luca Pedretti carinhosamente chamado de Pe.Pedro, que esteve na Paróquia São Daniel Comboni em Bafatá, durante os anos de 2004 a 2012. Acompanhado pelos amigos Giancarlo e Analisa, Pe. Pedro veio se despedir da missão guineense, pois  devido a um problema de saúde, teve que regressar urgentemente a Itália em outubro de 2012. Na Diocese de Bafatá foi por duas vezes nomeado vigário geral e era pároco da Paroquia Sao Daniel Comboni. D.Pedro Zilli e toda a diocese de Bafatá agradecem o Pe.Pedro pelo maravilhoso serviço realizado entre nos, desejando-lhe boa missão com as bençãos do Senhor na Diocese de Verona pois, se a saúde não lhe permite continuar na Guine, permite  exercer seu ministério sacerdotal na sua terra de origem. De fato, ele já é pároco na sua diocese. 


AMIGOS DE TITE EM TITE

Novello, Pe.Lucio, Atilio, Karina, Valter, Claudia e Savina
De 07 a 27 de janeiro, Atilio, Novello e Savina da Associação veronense “Amigos de Tite”, estão visitando a Guiné-Bissau, com especial atenção a Tite. Voltaram a Tite, não somente para resolver alguns problemas técnicos do Hospital Carlotta, construído pela Associação em 1986, mas sobretudo para encontrar os novos missionários presentes na Missão desde 2012: Pe. Lucio Espindola Santos, vindo de Empada e os três consagrados do Divino Oleiro (Claudia, Valter e Karina), ambos da Arquidiocese de Florianópolis, SC, Brasil. Os Amigos de Tite disseram ter encontrado “um ambiente acolhedor, aberto, dinâmico e pleno de entusiasmo”. Disseram que os quatro missionários “são pessoas de fé profunda e testemunhas credíveis dos valores evangélicos que anunciam. As pessoas, especialmente, os jovens, percebem tudo isto e respondem positivamente”. Atilio e amigos concluem que, “com o trabalho dos missionários, o Hospital Carlotta iniciou uma nova etapa, depois de anos de descaso”; Salientam que o Liceu “Gino Ambrosi” está se tornando uma escola organizada e de qualidade para 350 alunos”. Notaram que a catequese está entrando em várias “tabankas” (bairros).


No mesmo período, Dom Wilson Jönck, Arcebispo de Florianópolis, Pe. Vilson Groh da mesma arquidiocese, acompanhados por Dom Zilli estiveram em Tite. Com os bispos, missionários, Amigos de Tite e a comunidade houve uma interessante e profícua troca de experiencias e sugestões em vista de desenvolver serviços em modo mais conforme às necessidades da comunidade. Dom Pedro agradece de coração o momento vivido com os amigos de Verona e do Brasil, certo de que o caminho que se vai delineando será “sempre mais cheio de frutos”.  

Confiando nos missionários, a comunidade pede outras realizações, tais como alfabetização para adultos, jardim infantil e costura.

Com comunidade de Tite

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COMUNIDADE PAROQUIAL DE BAFATÁ DESEJA FELIZ ANO DE 2014 A DOM PEDRO ZILLI




Na tarde deste dia 24 de Janeiro, a comunidade paroquial Nossa Senhora da Graça de Bafatá veio até à cúria diocesana para desejar a Dom Pedro Zilli um feliz ano de 2014. Dom Pedro agradeceu a todos pelo gesto de familiaridade e de comunhão eclesial. Aproveitou da ocasião para falar de alguns acontecimentos previstos para 2014 na diocese: inicio dos trabalhos para a construção das missões de Cacine, Quebo, Gabu, duas ordenações sacerdotais. Convidou a todos a viverem o ano de 2014 com a esperança de que a Guiné-Bissau está à procura de dias melhores. Exortou a todos a votarem com convicção nas próximas eleições gerais marcadas para 16 de março próximo. No fim, convidou a todos a colocarem 2014 sob a proteção de Nossa Senhora. 

DOM WILSON E PE. VILSON VISITAM A GUINÉ-BISSAU


D.Pedro Zilli, Pe.Antonio Ambona, D.Wilson Jonck, Pe.Maio da Silva e Pe.Vilson Groh, homenagem em Empada
De 11 a 24 de Janeiro, Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, SC, Brasil e o Pe. Vilson Groh, da mesma arquidiocese, visitaram a Guiné-Bissau. O objetivo da visita consistia em encontrar Pe. Lúcio Espindola Santos, a Comunidade Divino Oleiro, originários da Arquidiocese, os bispos, o PIME, as Comunidades de Empada e Tite. Chegando em Bissau, no dia 12, reuniram-se com Dom Pedro Zilli e Pe. Alberto Zamberletti, Superior Regional do PIME, para um agradecimento recíproco pela presença do Pe. Lúcio Espíndola Santos, sacerdote de Florianópolis e Associado ao Instituto. De passagem por Bafatá, com Dom Pedro, viajaram para Empada, pois aquela Missão acolheu, num passado recente, o Pe. Lucio e os irmãos da Comunidade Divino Oleiro. Ao mesmo tempo, encontraram sacerdotes, irmãs, comunidade e alunos do Liceu Dom Settimio Arturo Ferrazzetta beneficiado com 200 bolsas de estudos provenientes de Florianópolis e Curitiba, através do Instituto Vilson Groh (IVG), Instituto que acolheu Pe. Maio da Silva, diocesano de Bafatá, em agosto e setembro do ano passado; Empada viveu uma profunda alegria com os irmãos visitantes, ocasião para um lindo momento de fraternidade, de solidariedade e de sentido de Igreja. De Empada, sempre com Dom Pedro, seguiram para Tite, para encontrar Pe. Lucio, os irmãos da Comunidade Divino Oleiro: Claudia, Valter e Karina. Em Tite estavam também três benfeitores dos “Amigos de Tite” com sede em Verona: Atilio Mazzotto, Novello Santos e Savina que apoiam a Missão, com especial atenção ao Hospital Carlotta, desde os idos de 1986. Foram feitas reuniões com Dom Pedro, Pe. Lúcio, Divino Oleiro, “Amigos de Tite” e comunidade para estudar possibilidades de intensificar apoios à Missão nos âmbitos da evangelização, saúde e educação. 
Na comunidade de Tite
Durante a permanência em Tite, houve visitas a alguns bairros onde há catequeses, como também à ilha de Bolama, onde Pe. Abraão Ambessum Sambu é pároco desde Outubro do ano passado. Dom Wilson, nas suas palavras, manifestou  disposição em continuar a “apoiar a atividade da Diocese de Bafatá, com especial atenção às crianças, à juventude e ao Hospital Carlotta de Tite”.
Sob o tema “conhecimento de si mesmo e espiritualidade”, Dom Wilson orientou, de 20 a 23, um encontro de formação, no centro de Espiritualidade de Ndame, para sacerdotes, consagrados e consagradas. O encontro contou com mais de 40 participantes.
Em Empada, Tite, Bolama e Bissau, os dias foram marcados por momentos intensos de oração e de grande animação, fundados na comunhão eclesial e na fraternidade  que, como diz o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2014, “é fundamento e caminho para a paz”

No curso em Ndame

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PE. SERGIO MARCAZZANI E DR. SERAFINO SORDATO VISITAM A GUINÉ-BISSAU

Dom Pedro Zilli, Pe. Sergio Marcazzani, Dr. Serafino Sordato, Missionarias da Imaculada e comunidade de Cafal
De 29 de dezembro 2013 a 08 deste mês de janeiro 2014, Pe. Sergio Marcazzani diocesano de Verona, que já foi missionário na Guiné e que continua colaborando com o crescimento da nossa Igreja e  Dr. Serafino Sordato, Presidente da Rede Guiné-Bissau estiveram na Guiné-Bissau. Com o intuito de encontrar os bispos, missionários, missionárias, comunidades e fazer o ponto dos projetos apoiados pela Rede GB, os dois visitaram Bissau, Bula, Canchungo, Cacheu, Bafatá, Buba, Tite, Caboxangue, Bedanda, Sao Francisco da Floresta e Cafal.   Nas visitas, alem de  contactar os projetos em curso no âmbito da escola, saúde, agricultura, acompanhamento de sacerdotes diocesanos guineenses com dificuldades de saúde, Dr Serafino e Pe. Sergio acolheram alguns projetos a serem submetidos ao Conselho da Rede Guiné-Bissau: apoio aos carcerados de Bafatá no que se refere à saúde, motor de barco para Cafal, Centro de Recuperação Nutricional em Blon, etc. Os bispos, os missionários, e todos os beneficiados pelos projetos apoiados pela Rede GB, ficaram muitos agradecidos pelas visitas dos dois amigos benfeitores.

A Rede Guiné-Bissau, com sede em Verona (Itália), foi fundada no ano de 1999 e tem como objetivos a valorização da pessoa e da família; tutela e cuidado da saúde dos cidadãos; socorro e transporte dos doentes; intervenções voltadas à proteção civil e do território. Todas estas ações nascem do discernimento  das necessidades individualizadas  pela Igreja da Guiné-Bissau e são por ela levadas à frente, através de seus bispos, missionários, sacerdotes, consagrados e consagrados locais e comunidades cristãs.
Dr- Serafino Sordato e Pe Sergi com crianças em Cafal


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BAFATÁ SE PREPARA PARA O SÍNODO EXTRAORDINÁRIO DA FAMÍLIA


Em Buba, na terça-feira, dia 07 de Janeiro 2014, uma comissão constituída pelos Padres Domingos da Fonseca, Vigário Geral, Antonio Ambona, Coordenador da comissão da família, Fabio Motta, coordenador da catequese, Giuseppe Pizzoli, com ajuda de Dom Pedro Zilli e Pe. Francisco Fernandes fizeram a síntese das respostas provenientes das paróquias e missões da diocese de Bafatá, relativas à 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada de 05 a 19 de Outubro 2014, em Roma, sob o tema: “os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Dom Pedro e a Comissão ficaram muito agradecidos, pois todas as paróquias e missões das cidades de Bafatá, Bambadinca, Bedanda, Bolama, Buba, Caboxangue, Cafal, Catió, Contuboel, Empada, Gabu e Tite reagiram positivamente respondendo às 14 questões propostas pela comissão, elaboradas a partir das 38 perguntas enviadas pela Secretaria do Sínodo e da situação concretas da família na Guiné-Bissau. Na reunião, todos foram unânimes em dizer que, alem de dar o seu contributo ao Sínodo e nele participar através de suas respostas, será a própria Diocese com suas paróquias e missões a beneficiar, pois valorizando o seu conteúdo, poderá atuar na pastoral familiar de modo muito mais incisivo e realístico.