domingo, 23 de fevereiro de 2014

BAMBADINCA AGRADECE PE.DIONISIO FERRARO



Neste domingo, dia 23 de fevereiro, em Bambadinca, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração da  Santa Missa de ação de graças pela presença do Pe. Dionisio Ferraro, PIME, naquela comunidade. Concelebraram Pe. Alberto Zamberletti, Superior Regional do PIME, Pe. Clemente Gomis Kyock representando o clero diocesano, Pe. Avito José Fernades de Araujo. Pe. Giovanni Phe Thu, PIME, também ele em Bambadinca, não concelebrou: estava a atender confissões.
Por motivos de saúde, Pe. Dionisio decidiu retornar à Itália. Chegou na Guiné-Bissau no dia 07 de julho de 1973, entrou em Bambadinca no dia 23 de agosto de 2009. Construiu a casa dos padres, recuperou um edifício localizado diante da casa das irmãs, construiu em Xitole e em outras tabancas (bairros). Sobretudo, animou a catequese na sede da paróquia e em várias comunidades que a compõem. Foi já no tempo  do Pe. Dionísio, no dia 03 de dezembro 2011 que,  em Bambadinca que foi erigida a Paróquia Imaculado Coração de Maria, tendo sido nomeado seu primeiro pároco. Durante a Missa deste dia 23, a comunidade manifestou todo o seu agradecimento pela presença de fé e de dinamismo do Pe. Dionisio. 

Tanto Pe. Avito, próximo pároco em Bambadinca, como Dom Pedro agradeceram o Pe. Dionísio por todo o seu trabalho missionário na paroquia. Agradeceram ao PIME por disponibilizar o seu missionário. Pe. Alberto Zamberletti, nas suas palavras, disse que, certamente, nos  40 anos  vividos na Guiné-Bissau, Pe. Dionísio terá visto muitas coisas, tanto boas como más. Sugeriu-lhe que deixe para traz tudo aquilo que não foi bom e guarde no coração tudo aquilo que foi bom. Nos anos em que esteve na Guiné, alem de muitas atividades apostólicas, construções e outros, Pe. Dionísio publicou o Missal Ferial na Criol, Missal Dominical na Criol, Quatro Vangelhos cu Atos di Apóstolos na Criol, Nobo Testamento na Criol, Katekese kriol ku Balanta, etc.  



sábado, 22 de fevereiro de 2014

ADOLESCENTES EM INTERCÂMBIO FORMATIVO



Sob o lema: “Adolescentes, discípulos de Jesus” cerca de 80 adolescentes da comunidades de Catió, Contuboel e São Daniel Comboni de Bafatá, estão realizando nestes dias 21 a 23 de fevereiro, um intercambio na Paróquia São Daniel Comboni em Bafatá.
Pe.Lucio Brentegani, Pe.Fabio Motta, Ir.Odiliah, Ir.Maria de Jesus e o voluntário Davide Malacchini estão a orientar a reflexão para que os participantes aprofundem a vivencia da vida cristã nos ambientes familiar, social e eclesial em que estão inserido.
Em comunhão com a Igreja Universal que está a se preparar para o Sínodo Extraordinário da Família neste ano 2014, os adolescentes estão a ser ajudados na compreensão de uma vida familiar sempre mais conforme à vontade do Senhor.
D.Pedro Zilli, além de ouvir os adolescentes e aprofundar com eles o tema escolhido, recordou aos presentes o aniversário da Fundação João Paulo II para o Sahel fundada no dia 22 de fevereiro de 1984. Sublinhou que nestes 30 anos, a Fundação, atendendo aos apelos do Papa João Paulo II, não cessou de lutar contra  a seca e a  desertificação nos 9 países que dela fazem parte.

Recordou igualmente a festa da Cátedra de São Pedro, remarcando a importância de estarmos fundados na rocha que é Pedro,  hoje representado pelo  Papa Francisco.


FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II PARA O SAHEL FESTEJA SEUS 30 ANOS



Neste dia 22 de fevereiro, a Fundação João Paulo II para o Sahel está a festejar seus 30 anos de existência. Nasceu em 22 de fevereiro de 1984.
Em 1980, enquanto o Sahel se consumia literalmente sob os rigores de uma seca implacável, uma voz ergueu-se, despertando a consciência de um mundo que assistia impotente ou indiferente ao horrível espetáculo de terras que se haviam tornado inférteis e populações esfomeadas.

Era a voz do Papa João Paulo II. Em 10 de maio de 1980, pisando pela primeira vez o solo do Sahel, movido pela devastação ecológica que descobriu muito além dos clichés da televisão, o Santo Padre lançou o apelo histórico de Ouagadougou (Burkina Faso). Dirigindo-se assim ao mundo, o Papa chamava a nossa atenção para a grave seca que assolava os países do Sahel.  Na sua famosa homilia daquele 10 de maio,  João Paulo II disse :« Daqui de Ouagadougou, do centro de um desses países, a que podemos chamar os países da sede, que me seja então permitido dirigir a todos, em África e fora deste continente, um apelo solene a que não se fechem os olhos ao que se passou e ao que se está a passar na região do Sahel». No dia 5 de novembro de 1981 o Santo Padre confidencia aos Bispos do Sahel: « Desejo que uma obra concreta se realize no Sahel … e que continue a ser o sinal eficaz do meu amor pelos meus irmãos africanos mais sofridos»


Em 22 de fevereiro de 1984 : a Fundação vê a luz do dia e o seu nascimento é oficializado pelo próprio João Paulo II. Ele diz:  « Foi com profunda satisfação que fiquei a saber que o apelo que lancei a 10 de maio 1980, em Ouagadougou, a favor dos povos do Sahel, gravemente afetados pela desertificação e pela seca, teve uma ampla ressonância internacional”.
Muitos fiéis, especialmente na República Federal da Alemanha, animados por sinceros sentimentos de solidariedade universal e por um verdadeiro espírito cristão, ofereceram generosamente a sua contribuição para aliviar o sofrimento dos seus irmãos africanos. Nos conselhos de Administração da Fundação, os bispos administradores têm sublinhado a importância de sensibilizar os próprios sahelianos no sentido de contribuírem com fundos para financiamentos de mais projetos. 
Com a criação da Fundação muito foi feito: centenas de Sahelianos receberam formações, água foi fornecida a milhões de camponeses, árvores foram plantadas, terras cultiváveis recuperadas, criação de animais…! No entanto, muito resta a fazer para vencer a desertificação e suas consequências.

Dom Pedro Zilli que esteve no Conselho de Administração  da Fundação João Paulo II para o Sahel, em Keur Moussa, Senegal, em finais de Janeiro e inícios de fevereiro deste ano 2014, formulou um voto: “que no ano em que a Fundação completa 30 anos e que o Papa João Paulo II será canonizado, possamos redobrar esforços na luta contra a desertificação e a seca. Que o Papa João Paulo II interceda junto do Senhor pelos nove países do Sahel: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gambia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal”. 


domingo, 16 de fevereiro de 2014

FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II PARA O SAHEL REUNIU-SE



De 27 de janeiro a 03 de fevereiro 2014, realizou-se no Mosteiro de Keur Moussa, Diocese de Thiés (Senegal) a 32ª Sessão Ordinária do Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel..
A reunião  teve seu inicio no dia 27 de janeiro com uma cerimonia de abertura na presença de Sua Excelência Dom André Gueye, bispo de Thiés e do Prior do Mosteiro, Frei Jean Marie acompanhado pelo Frei Thomás. À cerimonia de abertura, seguiu-se uma tarde de retiro espiritual.
Os trabalhos do Conselho de Administração foram presididos por  Dom Jean Pierre Bassene, Bispo de Kolda, administrador representante do Senegal, presidente do Conselho de Administração, auxiliado por  Dom Michel Cartatéguy, arcebispo de Niamey, administrador representante do Niger, vice presidente do Conselho de Administração.


Participaram da reunião os bispos administradores dos 9 países Membros da Fundação: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gambia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal. Participaram igualmente secretario de Cor Unum, o conselheiro permanente para a Africa na Conferencia Episcopal Alemã, técnicos consultores e membros do secretariado da fundação. D.Pedro Zilli representou a Igreja da Guiné-Bissau.


RADIO SOL MANSI FESTEJA ANIVERSARIO DE 13 ANOS



Na tarde do dia 14 de fevereiro, na cidade de Mansoa, a Rádio Sol Mansi festejou seus 13 anos de vida. Na festa estavam presentes seus jornalistas, locutores, técnicos, correspondentes, o “Clube do Ouvinte”, amigos de outras rádios, televisão, jornais, povo de Mansoa e de outros lugares do país. Marcaram presenças no evento Dom Pedro Zilli, vice presidente do Conselho de Administração da RSM, o Diretor Pe. Alberto Zamberletti (PIME), o Diretor Adjunto Pe. Augusto Mutna, diocesano de Bafatá, a colaboradora Irmã Alessandra Bonfanti, Missionária da Imaculada, amigos da caritas alemã, da rede telefônica MTN, autoridades civis e militares de Mansoa. Os festejos foram marcados por muita alegria com danças e poesias das crianças do Jardim Infantil de Mansoa, jovens músicos, e várias outras atrações. 


Pe. Alberto Zamberletti agradeceu a todos pela presença, falou dos dois novos passos a serem dados pela rádio relativos à instalação de um retransmissor na cidade de Catió em colaboração com MTN e à construção da nova sede em Bissau. Dom Pedro Zilli, nas suas palavras, em nome dos Bispos da Guiné e do Conselho de Administração da Rádio, saudou a todos os presentes, agradeceu a todos e fez um voto: “que a RSM não poupe esforços para continuar a cumprir a sua missão de ser uma ‘voz de paz na Guiné-Bissau’, especialmente no momento em que nos preparamos para as eleições gerais”. Fez votos para que se não perca de vistas as palavras consignadas no artigo 4º dos Estatutos: “A RSM tem por objetivo contribuir para a promoção integral da pessoa humana, assente na paz, na justiça, na reconciliação, no desenvolvimento e no diálogo entre as religiões e no seio da sociedade”,
A Rádio Sol Mansi  iniciou suas  emissões em Mansoa no dia 14 de Fevereiro do 2001, com um pequeno emissor de 250 Watt e uma área atingida de poucos kms. Pe. Davide Sciocco (PIME) foi seu fundador e a dirigiu até meados do ano passado (2013).
Durante os anos a Rádio Sol Mansi cresceu, e em 2008 tornou-se a Rádio Nacional da Igreja Católica, com uma cobertura de todo o território nacional, com 3 estúdios (Bissau, Mansoa e Bafatá) e 2 retransmissores (Canchungo e Gabu).




PASTORAL DA CRIANÇA VISITA GUINE BISSAU



Na reunião com instituições em Bissau
De  31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, a Pastoral da Criança do Brasil visitou a Guiné-Bissau: Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador internacional, Pe. Ademar Rover, coordenador na Africa e no Haiti (irá estender sua estadia até o dia 21 de fevereiro) e Danieli Maroleto, membro da equipe coordenadora. A visita é fruto do convite de Dom Pedro Zilli, que esteve  na sede da Pastoral da Criança (Curitiba/PR), após a Jornada Mundial da Juventude em 2013.
A agenda foi marcada por  encontros com instituições como Embaixada do Brasil, Presidência da Republica, Ministério da Saúde, UNICEF, PAM, OMS, Direção Geral de alimentação, nutrição e sobrevivência da criança, visitas às comunidades onde há Pastoral da Criança, celebrações da vida, centros de recuperação nutricional, reunião com os lideres e coordenadores. Além de propor a expansão da atuação da Pastoral da Criança no país, motivar os líderes para o trabalho da Pastoral da Criança, foi apresentado  o projeto de Acompanhamento Nutricional que permite acompanhar a evolução da criança.


Durante a visita, Danieli Maroleto capacitou os líderes e voluntários no Novo Sistema de Informação da Pastoral da Criança, o que irá facilitar a captação de dados e o registro das ações locais da Pastoral da Criança.
A Guiné-Bissau iniciou a Pastoral da Criança em 2007 e atualmente está presente em duas dioceses (Bissau e Bafatá ), 9 paróquias e 35 comunidades. Acompanha 1.124 famílias, 1.249 crianças e 70 gestantes. O trabalho voluntário é realizado por 125 líderes capacitados.





sábado, 15 de fevereiro de 2014

FORMAÇÃO BIBLICA NA GUINÉ-BISSAU


No encontro bíblico de Bissau
De 21 a 30 de janeiro de 2014, no âmbito da atividade e cooperação na Igreja Católica dos países Lusófonos de expressão portuguesa, esteve em serviço nas Dioceses de Bissau e Bafatá, uma equipa do apostolado bíblico da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé) , composta pela Ir.Maria do Céu Costa, coordenadora geral e Irmão Salvador Alfredo Juliana, coordenador geral adjunto da Comissão Pastoral dos grupos bíblicos – comissão episcopal da Pastoral Bíblica da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.

Formação bíblica em Buba
Durante este período, a equipa desenvolveu ações de formação bíblica e formação de conceitos sobre a organização e o funcionamento dos grupos bíblicos nas paróquias e comunidades, incluindo seus animadores bíblicos. Nestas formações participaram: padres, irmãs, diáconos, seminaristas e leigos. Na Diocese de Bissau a formação foi realizada nos dias 21 a 23 de janeiro no salão da cúria de Bissau com a presença de 130 participantes. Na Diocese de Bafatá, nos dias 24 a 30 de janeiro, nomeadamente em Bafatá, Gabú, Bambadinca e Buba com um total de 103 participantes.

Os bispos da Guiné  e todos os participantes das formações ficaram muito agradecidos pela disponibilidade dos nossos dois irmãos de Angola, em virem nos ajudar numa maior compreensão da palavra de Deus.
Formação bíblica em Gabú

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SENEGAL: PAPA PEDE AOS JOVENS SENEGALESES PARA REZAREM PELA PAZ NO MUNDO E NA REGIÃO DE CASAMANCE


Sob o tema “Jovem cristão autor da nova evangelização, ‘Vem e segue-me’”(Mt. 9,9), realizou-se de 7 a 9 deste mês de fevereiro (sexta-feira a domingo), em Kaolack, no Senegal, a 5ª edição do encontro inter-territorial da juventude 2014. 
O Papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens pedindo-lhes para rezar pela paz no mundo e na região de Casamance. A nota foi lida, no domingo, pelo Núncio Apostólico no Senegal, Dom Luis Mariano Montemayor, durante a missa de encerramento presidida pelo Arcebispo de Dakar, Cardeal Théodore Adrien Sarr.
Dom Montemayor pediu aos jovens para se engajarem no processo de paz no Senegal e rezarem pela reconciliação dos corações.
Participaram do encontro 25 mil jovens provenientes de 7 dioceses do Senegal, mas também de outros países africanos como Gâmbia, Mauritânia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Guiné Conakry, Mali, Togo, Burkina Faso, Costa do Marfim, Benin e Gana. Uma delegação proveniente da Espanha também tomou parte do evento. O encontro ofereceu aos jovens momentos de comunhão com o objetivo de promover a paz, justiça, reconciliação e desenvolvimento, além de orações, testemunhos e reflexões para reforçar os jovens na fé.
O Cardeal Adrien Sarr disse aos jovens que a Conferência Episcopal da África Ocidental tem projetos para os próximos encontros regionais juvenis. O purpurado pediu aos jovens para que sejam missionários e anunciadores da verdade e da salvação, porta-estandartes da alegria e da escuta recíproca, testemunhas fiéis de acolhimento e meditação da Palavra de Deus. 

do site da Rádio Vaticano 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DIA DA VIDA CONSAGRADA JUNTA UMA CENTENA DE RELIGIOSOS E RELIGIOSAS EM BRÁ


Desta vez foi organizada na paróquia São João Batista de Brá em Bissau, no dia 1 de Fevereiro, a festa da Vida Consagrada, que tradicionalmente é celebrada no dia 2 de Fevereiro, festa litúrgica da Apresentação de Jesus ao templo. Foi a primeira vez que a neo-nascida Conferencia da Vida Consagrada organizava o evento. Tudo correu maravilhosamente e com grande precisão de tempo.

Houve momentos mais sérios, como a palestra oferecida pelo fr. Renato Chiumento sobre “A nova evangelização e os religiosos segundo a perspectiva da Evangelii Gaudium”  do Papa Francisco, e outros mais leves, como o espetáculo do grupo artístico IRIS na parte da tarde.  Não faltou a presença do nosso bispo, D. José Câmnate  que presidiu a S. Missa e aproveitou da homilia para encorajar os presentes a continuarem com entusiasmo e fidelidade o trabalho pastoral, apesar de tantas dificuldades e da crise politica e socioeconômica em que se encontra neste momento o País. 
Conf. http://renatochiumento.blogspot.com/2014/02/dia-da-vida-consagrada-junta-uma.html




segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

JORNADA ACADÊMICA NO SEMINÁRIO MAIOR INTERDIOCESANO EM BISSAU




Dia 27 de Janeiro é uma data importante para o Seminário Maior Interdiocesano de Bissau, porque se recorda o desaparecimento físico de Dom Arturo Ferrazzetta, primeiro bispo da diocese, a quem está dedicado o Seminário. Neste data a nossa instituição organiza todos os anos uma “Jornada Acadêmica” com celebração eucarística e apresentação de um tema de atualidade. Este ano foi convidado o Pe. Rui Santiago, redentorista português, que está a dar um curso sobre a Bíblia aos nossos seminaristas. O tema por ele proferido foi: Teologia e espiritualidade. Foi uma palestra extraordinária, onde o orador soube introduzir  os alunos do seminário no mundo fascinante e apaixonante da espiritualidade vivida teologicamente e da teologia feita espiritualidade e  adoração. A jornada contou com a presença do Pe.Guido Boufler da diocese de Santo Ângelo no Brasil que esteve no mês de janeiro ensinando filosofia aos nossos seminaristas.
Os seminaristas maiores, no ano letivo 2013-2014, são 10 da Diocese de Bafatá, 9 da Diocese de Bissau, 5 Franciscanos, 3 Preciosíssimo Sangue e 1 Josefino.

Conf. http://renatochiumento.blogspot.com/ 

D.Settimio com sacerdotes na Guiné-Bissau