quinta-feira, 29 de maio de 2014

AMIGOS DE POLICORO (ITÁLIA) VISITAM A DIOCESE DE BAFATÁ

Alfredo, Dom Pedro, Tony em Gabu
De 25 a 31 de maio, os amigos da Associação World of Colors, Alfredo Petrosino e Antonio Sagaria,  da cidade  de Policoro, Itália, estão em visita a Diocese de Bafatá. O objetivo da visita é ver como andam as obras de ampliamento e reestruturação da Escola São Francisco Xavier na Paróquia Nossa Senhora da Graça, sede da Diocese de Bafatá.  Participaram, em Bambadinca,  da Jornada da Juventude  da Diocese de Bafatá que contou com cerca de 600 jovens. Participaram também da despedida do Pe. Gèrard Meyer, missionário em Gabu durante 10 anos e 39 de Africa, que retornou à Franca para um serviço nas atividades de sua Congregação, os Missionários do Santo Espirito. Participaram igualmente, em Bafatá, das festividades de aniversário do Liceu Pe. Leopoldo Pastori. Nestes dias, nossos dois amigos estão na Ilha de Bolama, onde é pároco Pe. Abraão Ambessum, anteriormente pároco em Bafatá, tendo sido o promotor da iniciativa de oferecer aos alunos uma escola mais conforme seus merecimentos.  No sábado, dia 31, participarão da ordenação sacerdotal do Diácono Paulo de Pina Araujo na Catedral de Bafatá. Com Dom Pedro Zilli, estão a estudar a possibilidade de um novo projeto a ser apresentado no dia 07 de dezembro deste ano, em Policoro. Alfredo e Tony trouxeram saudações do Dom Francesco Nolé, bispo da Diocese de Lagonegro-Tursi, dos componentes da Associação World of Colors e de todos os que aderiram ao projeto “Escola São Francisco Xavier”. Em  nome da Diocese de Bafatá, Dom Pedro agradece os amigos Alfredo e Tony pela amável presença de amor às pessoas mais necessitadas, especialmente às crianças. Agradece igualmente todos os Amigos de Policoro a municípios vizinhos. 


Alfredo e Tony no Liceu Pe. Leopoldo Pastori, Bafatá

quarta-feira, 28 de maio de 2014

DIÁCONOS PAULO E ADMIR EM RETIRO ESPIRITUAL PARA ORDENAÇÃO SACERDOTAL

Paulo com sua mãe e tio na ordenação diaconal, novembro 2013
De 19 a 23  de maio,os diáconos Paulo de Pina Araujo e  Admir Isnaba P. Tamba da Diocese de Bafatá, estiveram reunidos em Tite para o retiro espiritual com vista à ordenação sacerdotal. Pe. Lucio Espindola Santos, arquidiocesano de Florianópolis,  Associado ao PIME e Assistente Pastoral  na Missão São Pedro de  Tite,  foi quem os ajudou durante estes dias a conhecer de uma forma simples e profunda a essência da vida sacerdotal.

Admir com os  pais na ordenação diaconal, novembro 2013
Na sua primeira reflexão, o pregador evidenciou que é necessário que o sacerdote esteja sempre aberto e disponível a todos. Evidenciou igualmente que  o sacerdócio é um serviço e que, portanto, o ideal deve ser Deus. Fundamentou as suas reflexões na Exortação Apostólica do Papa Francisco “Evangelii Gaudium”, da qual destacou alguns pontos essenciais: a Santíssima Trindade, o Querigma, a Missionariedade, o Bom Pastor, a Cruz e a figura de Maria.

Na ordenação diaconal
Demonstrou, durante a sua exposição, que nao se deve assumir o sacerdócio como uma obra heroica, mas é preciso assumi-lo como uma obra de Deus. Ao terminar, Pe. Lúcio deixou este conselho: “procurai estar sempre na graça de Deus”. Paulo será ordenado sacerdote, em Bafatá, no dia 31 de maio e Admir, em Empada, no dia 21 de junho por Dom Pedro Zilli

Admir e Paulo diáconos


terça-feira, 27 de maio de 2014

SEMANA CULTURAL NO LICEU PE.LEOPOLDO PASTORI DE BAFATÁ

Alunos no momento da premiação no final da semana cultural
 Por ocasião 18° aniversário da morte do Pe. Leopoldo Pastori, de 20 a 26 de Maio, realizou-se mais uma Semana Cultural com os alunos do “Liceu Pe.Leopoldo Pastori” da Diocese de Bafatá. Durante toda a semana, os alunos refletiram sobre vários temas,tais como: vocação profissional, juventude e a família, direitos humanos e igualdade do gênero, concursos de conhecimentos gerais nas disciplinas de português, matemática, geografia, etc…, torneio de futebol masculino e feminino. 

Dom Pedro na celebração eucarística
Na segunda-feira, dia 26, aniversario da morte do Pe. Leopolo, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística de encerramento da semana. Exortou os participantes a cultivarem  a mesma  fé e santidade de Leopoldo e, a seu exemplo,  nutrirem um grande amor a Deus e aos irmãos. 
Apos a missa, houve um momento de premiação aos alunos que participaram dos concursos proporcionados pela Semana Cultural. Classes de alunos fizeram apresentações de danças, poesias e outros! Dentre as poesias, destacamos uma que classifica Pe. Leopoldo como “Homem Sábio”. A poesia, dirigindo-se a ele, diz: “…foi a tua sabedoria que nos trouxe aqui…! …pedimos a Deus que nos dê aquela sabedoria que deu a ti para que possamos servir a nossa sociedade que dorme e não quer acordar…! Homem sábio, não te esqueceremos, pois nos deixaste a melhor coisa: BOM EXEMPLO”. 

Dom Pedro entrega um prêmio a uma aluna
O Liceu Pe. Leopoldo Pastori, no ano 2013-2014 conta com 262 alunos da sétima a decima segunda classes.

Pe. Leopoldo, Missionário do PIME,  “o Missionário-Monge” como era chamado, nasceu em Lodi (Itália) no dia 09 de fevereiro de 1939, chegou pela primeira em 1974 na Guiné, fez missão em Bafatá, Centro de Espiritualidade de Ndame,…! Faleceu no dia 26 maio de 1996. Em 2012, os bispos da Guiné-Bissau e o Superior Regional do PIME escreveram ao Bispo de Lodi, pedindo-lhe que iniciasse a sua causa de beatificação. 

Crianças do Jardim Infantil "Santa Terezinha" de Bafatá participam da festa do Liceu

GABU: DESPEDIDA DO SEU PÁROCO

Pe. Daniel, Dom Pedro, Pe. Meyer, acólitos
Pe. Gerard Meyer, sacerdote francês da Congregação dos Missionários do Santo Espirito, despediu-se, no domingo dia 25 de maio,  da Comunidade paroquial Santa Isabel de Gabu. Ele retornará à Franca para um serviço de animação missionaria nas estruturas da sua Congregação. Chegou em Gabu em outubro de 2004; Em outubro de 2005, com a criação da paróquia, tornou-se seu primeiro pároco. Em colaboração com as Irmãs Clarissas Franciscanas Missionarias do Santíssimo Sacramento, em Gabu desde janeiro de 1996, catequistas, famílias, jovens, Movimento CVAV (Coração Valente, Alma Valente)  e outros, foram 10 anos de grande serviço missionário na Sede da Paróquia como também de intensificação da catequese, construção de capelas em Sonaco, Pitche, Pirada, Santa Clara na periferia de Gabu. O itinerário catecumenal para o batismo foi uma grande marcada deixada pelo Pe. Meyer, não somente para Gabu, mas também para toda a Diocese de Bafatá. A preocupação pela compreensão e estudo da realidade, o dialogo cultural e inter-religioso, num ambiente muçulmanizado, ficam também como um ponto importante da sua ação missionaria. 

Na Missa de despedida do Pe. Meyer
Durante a Missa de despedida presidida por Dom Pedro Zilli, Pe. Meyer sublinhou três aspectos que, para ele, sintetizam seus sentimentos: agradeceu o Bispo, as irmãs, a comunidade,…a todos e especialmente a Deus pelos 10 anos de Gabu; pediu perdão pelas faltas cometidas; convidou a comunidade a “ir à frente com coragem”. Pe. Daniel Thiara, seu coirmão espiritano em Gabu, agradeceu o Pe. Meyer por tudo aquilo que ele significa na sua vida: desde a catequese na Guiné-Conacry, o batismo, o acompanhamento vocacional e a partilha da missão gabuense. A comunidade paroquial demonstrou todo o seu carinho pelo seu missionário, oferecendo-lhe vários presentes,  dirigindo-lhe palavras de agradecimento embelezadas com profundo carinho filial. Dom Pedro agradeceu Pe. Meyer pelo seu zelo missionário e seu senso de disponibilidade na fé. Pediu-lhe que levasse saudações à sua família e aos superiores espiritanos na França, pelo dom de um missionário às missões. Exortou a comunidade a seguir o seu exemplo de dedicação ao anuncio do Evangelho de Jesus. Pe. Gerard Meyer chegou na Africa, mais propriamente no Senegal, 1975: 35 anos de missão no chão africano. 

oferta ao Pe. Meyer de tecido local muito simbólico

10ª JORNADA DA JUVENTUDE CATÓLICA GUINEENSE


Jovens em Bambadinca na catequese com Dom Pedro Zilli
As Dioceses de Bissau e Bafatá realizaram, de 23 a 25 de Maio, a sua Jornada da Juventude. Dom José Lampra Cá esteve em Cantcungo com os jovens de Bissau e Dom Pedro Zilli em Bambadinca com os de Bafatá. Em Bambadinca, os jovens eram cerca de 600, provenientes de todas as paróquias e missões da Diocese. Em Cantcungo, mais de 2000.  


Jovens em Cantcungo na catequese dom Dom Lampra
Bissau e Bafatá tiveram em conta o tema da XXIX Jornada Mundial da Juventude para este ano de 2014 proposto pelo Papa Francisco: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). Em Bambadinca, Dom Pedro fez a catequese do sábado, seguida pela Santa Missa. Bissau e Bafatá tiveram em conta o tema da XXIX Jornada Mundial da Juventude para este ano de 2014 proposto pelo Papa Francisco: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). Em Bambadinca, Dom Pedro fez a catequese do sabado seguida pela Santa Missa. No domingo, Pe Domingos da Fonseca, Vigário Geral, presidiu à celebração eucarística de encerramento da Jornada

Dom Pedro preside celebração em Bambadinca
. Em Cantcungo, Dom José Lampra Cá fez a catequese, presidiu à Santa Missa do sábado, como também a de encerramento, no domingo. Dom Lampra entregou ao responsável da Juventude do Setor Pastoral de Biombo uma cruz peregrina. Este, por sua vez, a entregou aos jovens de Quinhamel, sede da Jornada em 2015, cujo lema será: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8). Deste modo, nossos jovens continuarão sua preparação para Cracóvia 2016.

Dom Lampra entrega cruz peregrina

sábado, 17 de maio de 2014

MOVIMENTO APOSTÓLICO DE SCHOENSTATT CELEBRA 100 ANOS EM FÁTIMA

O movimento apostólico de Schoenstatt, em Portugal, celebrou no  domingo, dia 04 de Maio, em Fátima, o primeiro centenário da sua fundação.
O dia começou às 9h30, no Centro Paulo VI, com “a gala da Aliança de Amor e uma exposição” que pretendia “recordar os 100 anos de história (1914 – 2014) e celebrar os frutos desta história de Aliança de Amor com Nossa Senhora”. À  tarde, às 16h00, houve a reza do terço na Capelinha das Aparições”, a que se seguiu a celebração da Santa Missa, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, concelebrada pelo Núncio Apostólico em Portugal, sacerdotes do Movimento, Pe. Admir Cristiano Barreiro. No fim da Celebração, Dom Manuel abençoou a Imagem da Mãe Peregrina que vai ser colocada na Ermida de Bafatá,  Guiné-Bissau .

Presentes nesse dia jubilar estiveram  mais de de 600 pessoas que peregrinaram a pé desde a sexta-feira, especialmente famílias e jovens que se juntaram a peregrinos de todo o país.
Da Guiné-Bissau participaram o Pe. Admir Cristiano Barreiro da Diocese de Bafatá e Adriana Nishiyama, Leiga Missionária em Bafatá. Os dois levaram uma carta de Dom Pedro Zilli endereçada “Aos Amigos do  Movimento Schoenstatt em Portugal”. A carta de  de 28 de abril,  entre outras coisas, dizia:  “Agradeço-vos pelas duas missões realizadas em Bafatá em julho de 2012 e em julho de 2013, marcadas pelas visitas, orações, animação das crianças, dos jovens, adultos, alimentação no Hospital de Bafatá, pinturas no salão paroquial e outras ações”. Na mesma carta, Dom Pedro dava “bem-vindos aos Missionários, a Bafatá, de 08 a 25 de julho próximo”


O Movimento Apostólico de Schoenstatt terá seu momento mais alto nas celebrações do Centenário da sua Fundação, em outubro deste ano na  Alemanha, santuário original. Tais celebrações internacionais vão ter lugar também em Roma, onde é previsto um encontro com o Papa Francisco.

Em Portugal, o Movimento de Schoenstatt tem quatro santuários, nas dioceses de Aveiro, Braga, Lisboa e Porto, os quais são “centros de peregrinação, de formação e de fé”. Entre as diversas iniciativas do Movimento, destacam-se o serviço à família e à juventude, através de grupos de casais e jovens, cursos para namorados e noivos, missões juvenis e familiares.

Rosana Silva, Pe Admir, Adriana

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM CATIÓ



No dia 13 de maio, terça-feira, em Catió, foi celebrada da Festa de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da Paróquia daquela cidade, capital da Região Tombali, Sul da Diocese de Bafatá. Pelas 19, 00 horas iniciou-se a procissão luminosa com a cruz e a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com uma boa participação de fieis. Saindo de  Sua, bairro onde está a missão e residência dos sacerdotes do PIME  e peregrinando  até à Igreja paroquial na Praça, Jesus e sua Mãe, iam abençoando as famílias, especialmente aquelas com maiores dificuldades, por causa da doença e de todos os problemas do dia-a-dia. 


Chegando à Igreja, Dom Pedro presidiu à celebração eucarística, concelebrada pelos Padres Fabio Motta e Roberto Spaggiari. Nas intenções da Missa, rezou-se pelo Pe. Maurizio Fioravanti, Pároco, atualmente na Itália para cuidar da saúde. 


Com a ajuda dos padres, das irmãs e do voluntário Davide Malacchini, os jovens e adolescentes animaram a tarde do dia 13, contando estórias, cantando musicas tradicionais, religiosas e outras atividades que proporcionaram muita alegria. Na sua visita a Catió, Dom Pedro encontrou-se com as irmãs Eugenia e Maura do Conselho Geral das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Encontrou-se igualmente com os que serão batizados e crismados em junho, como também com seus padrinhos, catequistas e grandes da comunidade. 




sexta-feira, 16 de maio de 2014

DOM PEDRO ZILLI CRISMA EM EMPADA


De sábado, dia 10, a segunda, dia 12 de maio, em companhia do Diácono Admir Isnaba Pereira Tamba, Dom Pedro esteve em visita à Paroquia Nossa Senhora Consolata, em Empada. O objetivo da visita era ministrar o Sacramento da Crisma a 06 membros da comunidade paroquial. No sábado, à tarde, Dom Pedro, em companhia do Pároco, Pe. Antonio Ambona, teve um encontro com o grupo e a seguir, o Sacramento da Confissão. No encontro, sublinhou alguns pontos da Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial de oração pelas vocações. Realçou o que o Papa diz na Mensagem quando cita as suas próprias palavras para os crismandos no dia 28 de abril de 2013: “Nós, cristãos, não somos escolhidos pelo Senhor para coisas pequenas; ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jogai a vida por grandes ideais”. 
Dom Pedro, os 06 crismados, Pe. Ambona e Diácono Admir

No Domingo do Bom Pastor, Dia Mundial de Oração pelas vocações, de manhã, a celebração da Eucaristia e o Sacramento da Crisma. Na Homilia, exortou os 06 crismados e toda a comunidade a abrirem seus corações a Cristo, o Bom Pastor. Agradeceu a Deus, à comunidade, familiares, Irmãs, padres pelo dom da primeira vocação à Igreja: o Diácono Admir Isnaba Pereira Tamba a ser ordenado sacerdote no próximo dia 21 de Junho em Empada, sua comunidade de origem. Pediu ao Senhor a graça de mais vocações consagradas e matrimoniais.
Dom Pedro, Missionárias da Consolata, Padres de Empada no Liceu Settimio A. Ferrazzetta
Durante a visita teve encontros com as irmãs e com os padres para ver o caminho da comunidade e como andam as preparações para a ordenação sacerdotal do Diácono Admir. Visitou o Liceu Dom Settimio A. Ferrazzetta, onde está a ser construído  mais um pavilhão com três salas de aulas e a aquisição de novos bancos escolares. Tudo graças aos Amigos Benfeitores. Visitou “Fonte Frondosa Empada”, construída em 1946 e que foi restaurada através das irmãs com o apoio econômico do casal brasileiro Orestes  e Dalgi, Leigos da Consolata.



sexta-feira, 2 de maio de 2014

CENTRO DE NHABIJÃO ACOLHE ENCONTRO SACERDOTES JOVENS P.I.M.E

Por ocasião do décimo aniversário do Centro “Feira das Possibilidades” de Nhabijão, distante 30 kms de Bafatá, realizou-se nos dias 22 e 23 de abril, nas suas instalações, um encontro de formação dos sacerdotes jovens do PIME, acompanhados pelo Superior Regional, Pe. Alberto Zamberletti. A dimensão social do testemunho cristão foi o tema tratado, através de momentos de partilha, troca de experiencias pastorais, depois dos primeiros anos de ministério sacerdotal. 
Placido (AIP), Pe. Stephen, Pe. Franco, Pe. Zamberletti, Monica (ALP), Pe. Fabio, Pe. Giovanni, Pe. Demaria
Na celebração eucarística conclusiva do encontro, Dom Pedro Zilli convidou os jovens sacerdotes a seguirem o exemplo daqueles missionários, de ontem e de hoje, que tudo faziam e fazem para que mais pessoas abram seus corações a Cristo. Agradeceu ao Senhor pelo PIME e seus jovens sacerdotes, pelos 10 anos de criação do Centro “Feira das Possibilidades”, pelo grande empenho do ALP (Associação Leigos PIME) e seus Voluntários na sua condução, pelo pessoal  que aí colabora, pelo grande apoio da Caritas Guiné-Bissau e do Conselho Caritas Bafatá, pelos organismos que financiaram e continuam a financiar as suas atividades: Cooperação Portuguesa, Conferência Episcopal Italiana, Caritas Alemã, PIME, Fundação João Paulo II para o Sahel e outros. Agradeceu, de modo especial, ao Senhor pelos 30 anos da Fundação João Paulo II para o Sahel que, neste ano 2014, está a celebrar 30 anos de serviço às populações do Sahelianas marcadas pela seca e desertificação.