segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BUBA EM MUDANÇAS

Dinga Siga, Pe. Domingos da Fonseca, Dom Lampra, Dom Pedro, Pe. Clemente, Pe. Admir,  Inacio Dju, Pe. Domingos Cá
No domingo,  dia 21 de setembro, a comunidade paroquial Santa Cruz de Buba viveu um momento eclesial profundamente significativo: Pe. Clemente Gomis Kyock da Yuncan, pároco desde 1977, transferido para Bambadinca como Vigário Paroquial, foi homenageado pelo seu serviço missionário naquela comunidade por mais de 20 anos. Pe. Domingos da Fonseca, foi nomeado Pároco seu novo Pároco, Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba Vigário Paroquial. Ambas as nomeações trazem a data do mesmo dia 21 de Setembro. O seminarista Dingana Siga foi apresentado como estagiário no ano diaconal. 

Ambas as nomeações foram lidas por Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, que fez o seu ano diaconal em Buba, no ano pastoral 1995-96, e que celebrou, em companhia Pe. Domingos Cá, a eucaristica presidida por Dom Pedro Zilli.
Na homilia, Dom Pedro agradeceu ao Pe. Clemente pelo seu longo  serviço à comunidade de Buba e pela sua disponibilidade em iniciar uma nova missão em Bambandinca. Agradeceu ao Pe. Domingos da Fonseca, Pe. Admir, Dingana, pedindo-lhes que, juntamente com as Irmãs e a comunidade, “marquem sempre mais presença nas tabancas”. Todos os que tomaram a palavra, disseram coisas edificantes a respeito daquilo que foi o Pe. Clemente em Buba.

Pe. Clemente

Pe. Clemente, já em 1992, com Pe. Domingos Cá, vinha de Bolama para a celebração eucarística em Buba. Em 1994 deixou Bolama tendo vindo para Tite, continuando a responsabilizar-se por Buba, assumindo também Empada. Em outubro de 1995, com o então seminarista José Lampra Cá, passou a residir em Buba, continuando a apoiar Empada. 

Pe. Domingos da Fonseca



PASTORAL DA CRIANÇA: ESPIRITUALIDADE EM CUNTUM-MADINA



A convite das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, no sábado, dia 20 de setembro, Dom Pedro Zilli esteve em Cuntum-Madina (Bissau) para um encontro com os lideres  da Pastoral da Criança daquela comunidade sobre espiritualidade desta mesma pastoral. 


No livro “Guia do Líder da Pastoral da Criança”, Dom Pedro tomou, por exemplo, a pagina 293, onde se diz: “Pregar é anunciar a boa nova de Jesus: ele veio trazer vida plena para todas as pessoas Na Pastoral da Criança anunciamos a boa nova ajudando gestantes e famílias a perceberem a sua dignidade de filhos de Deus”. Rezou com os lideres a “Oração da Mãe Gestante” (pagina 45), a “Oração do Líder da Pastoral da Criança”(p.290). 


Com o apoio da Dulcineia Marcondes, brasileira enviada pela Pastoral da Criança Internacional à Guiné-Bissau, Dom Pedro insistiu sobre a importância de uma solida espiritualidade um serviço às mães, às crianças  e às famílias seja sempre mais conforme à vontade do Senhor que ama com um amor especial, as pessoas mais carenciadas. 




domingo, 21 de setembro de 2014

BAFATÁ: CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO




Para bem iniciar o ano catequético 2014-2015, de 15 a 19 de setembro (segunda a sexta-feira) cerca de 30 catequistas das Paróquias Nossa Senhora da Graça e São Daniel Comboni, ambas da cidade de Bafatá, reuniram-se na Curia Diocesana. Sob o lema “ai de mim se não evangelizar”,  acompanhados pelos padres Alberto Gomes Admir Cristiano Barreiro, Pároco e Vigário paroquial da paroquia Nossa Senhora da Graça, Pe. José Pizzoli, Vigário paroquial de São Daniel Comboni, catequista Mateus Lopes Furtado e Dom Pedro Zilli, os catequistas fizeram uma rápida peregrinação pela História da Salvação. 

Dom Pedro e os catequistas
Vários temas foram tratados:a criação do mundo, o Povo de Deus, os 10 Mandamentos da Lei de Deus, Jesus Cristo, Apóstolos, Sacramentos da Iniciação Cristã, Sacramento da Confissão. Durante a formação, foram sublinhados vários aspectos fundamentais da catequese: pedagogia catequética, valorização dos catecismos existentes, atenção a um roteiro bem preciso. Insistiu-se sobre a necessidade de o catequista preparar-se do melhor modo possível para a catequese e que cultive uma sempre maior espiritualidade na oração, na escuta da Palavra de Deus, na participação da Santa Eucaristia. 

Pe.José Pizzoli e os catequistas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

 BISPOS DA GUINE-BISSAU ESCREVEM

Caríssimos irmãos e irmãs nas Dioceses de Bissau e Bafatá,

A todos, nossa saudação,

Com esta carta, congratulamo-nos com os esforços do Governo da Guiné-Bissau, Organismos Internacionais, Comunidades Religiosas no sentido de se prevenir contra a epidemia do vírus Ébola no nosso País.
 Com satisfação, temos notado o grande esforço da população guineense e de nossas comunidades paroquiais em colaborar na campanha de sensibilização, na limpeza dos lugares públicos, na organização e saneamento dos bairros e tabancas, etc,
Manifestando preocupação pela real ameaça do vírus, exortamos todas as nossas comunidades a procurarem sempre mais informações sobre a evolução da situação e que continuem a por em prática todas as medidas necessárias para a prevenção do referido vírus: que se siga colocando baldes com água e lixívia nas entradas das igrejas e locais de encontros para que todos possam lavar as mãos; que se evite encontros de férias; que se receba a comunhão nas mãos; que não se dê o abraço da paz durante a celebração da Santa Missa.
Através da Caritas Guiné-Bissau, da Comissão Justiça e Paz e da Rádio Sol Mansi será elaborado um programa de formação que permita às nossas comunidades participarem ativamente na campanha de sensibilização e prevenção do Ébola e de outras epidemias. Que todas as paróquias e missões estejam abertas às orientações a serem lançadas.

Como cristãos, fundados na Fé, continuemos a pedir ao Senhor que afaste esta doença dos nossos países e nos ajude a encontrar formas concretas de solidariedade com as populações mais afetadas.
Confiantes no Deus da Vida, enfrentemos este desafio com clarividência e coragem.

A todos, a nossa bênção.

Bissau, 15 de Setembro de 2014




Dom José Câmnate na Bissign                                                  Dom Pedro Carlos Zilli

          Bispo de Bissau                                                                       Bispo de Bafatá

terça-feira, 16 de setembro de 2014

SUZANA: COMUNIDADE EM FESTA

A celebração na igreja paroquial de Suzana
Devia ser e foi mesmo.  A festa celebrada em Suzana, no sábado, dia 13 de setembro,  para agradecer os cinquenta anos de ordenação sacerdotal do pe. Josè Fumagalli do PIME, pároco de Suzana, Diocese de Bissau, queria ser, segundo a vontade do aniversariante, uma festa de Igreja e não só uma homenagem a uma pessoa… E em Suzana conseguiram que fosse. Antes de mais nada foi inserida num contexto de celebração do sacramento da confirmação a 33 candidatos de 17 anos para cima. 

Profissão de fé dos crismandos junto as sepulturas do Pe. Marmugi e catequistas
Em segundo lugar, foi implementada com a ação de graças pelos aniversariantes do sacramento do matrimónio e pelas irmãs e os padres saídos das comunidades de Suzana.Desta forma, além da catequese do sacramento da crisma, houve a preparação ao longo de cinco retiros para os crismandos, guiados pelo próprio pe José, coadjuvado pelos catequistas e pelos adultos “iniciadores”. 

Dom Câmnate, Pe. Domingos, Dom Pedro, Pe. Abraão Cabral, Pe. José Fumagalli
Na última semana, uma novena com cinco temas rezados: o Espírito nos fez filhos de Deus no Batismo; o Espírito nos guia no caminho da vida; o Espirito nos conforma  a Cristo dando-nos os carismas para cumprirmos nossa missão na Igreja, como Reis (a vida do povo de Deus através do sacramento do matrimónio), como profetas e testemunhas (o carisma da consagração religiosa), como sacerdotes, participando da Eucaristia no  sacerdócio dos fiéis e celebrando a Eucaristia como sacerdotes ordenados. 

Pe. Zamberletti, Pe. Fumgalli, Dom Pedro, Alfonso Fumagalli, Dom Câmnate
Tudo num contexto de fé e de alegria, que quis ser um convite para os crismados a não pararem, como acontece muitas vezes, mas sim a se entregarem a Cristo na Igreja, empenhando-se a continuar com a força do Espírito, assumindo cada um sua “missão” no contexto da Igreja e da vida. Comovedora a profissão de fé feita junto às sepulturas do pe. Marmugi e dos primeiros catequistas, expressando a vontade de seguir na caminhada cristã por eles começada  em Suzana. Significativa a presença de Pe. Domingos Tchuda, jovem missionário do PIME recém ordenado, comunicando sua alegria de responder à vocação recebida.
Dom Câmnate, Pe. Domingos Tchuda, Pe. José Fumagalli, Dom Pedro
Na celebração estiveram presentes os Bispos de Bissau e de Bafatá, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli, o Superior do PIME na Guiné Bissau pe Alberto Zamberletti, padres e irmãs em bom número, os pais do pe. Abraão Cabral que trabalha em Suzana, testemunhando a alegria duma família cristã que deu um filho à Igreja e muitos amigos. As comunidades de Suzana estão de parabéns com um elevado número de famílias cristãs, seis irmãs e quatro padres (dos quais, um já foi chamado a receber o prémio), os seminaristas e estes jovens confirmados que aparentam boa vontade de seguir as pegadas destes irmãos mais velhos.


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HERMANAS FRANCISCANAS DE LA INMACULADA CONCEPCION ENTRAM EM NHOMA



São três as novas irmãs que chegaram ontem (3 de Setembro), a Nhoma: Sílvia, Nélida e Elvira. Pertencem à congregação das “Hermanas Franciscanas de la Inmaculada Concepcion”, presentes na Guiné-Bissau desde os anos ’80 (na pediatria do hospital nacional Simão Mendes) e mais recentemente instaladas em Bambadinca (1993) e em Contum-Madina (2000).
As novas irmãs vem substituir as irmãs franciscanas do Coraçao Imaculado de Maria, que deixaram a missão em 2004, depois de 18 anos de presença. Espera-se que a chegada destas irmãs dê novo impulso à evangelização e aos setores da saúde, da educação e da promoção humana na nossa comunidade.