segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DIRETORIO LITURGICO GUINÉ-BISSAU



Estão prontos os 150 exemplares do Diretório Litúrgico 2013 da Igreja da Guiné-Bissau, elaborado a partir do Diretório Litúrgico do Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.

Através do presente instrumento de espiritualidade litúrgica, a Igreja guineense aprofundará a “comunhão na Igreja família de Deus”. Os cristãos católicos serão convidados a rezar uns pelos outros nas festas patronais, de Institutos e Congregações. Recordarão aqueles que os precederam na atividade missionária e que agora repousam no Senhor. Na carta de introdução do Diretorio, Dom José Câmnate, Bispo de Bissau, e Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafatá, recordam que “a 11 de Outubro de 1962, há cinquenta anos, o Papa João XXIII dava início ao Concilio Vaticano II. Com o Papa Bento XVI, viveremos um Ano da Fé que iniciará no próximo dia 11 de Outubro e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013”. Os bispos realçam que “a vivência mais atenciosa e quotidiana da espiritualidade litúrgica nos leve a crescer na consciência de que ‘o Ano da Fé é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo’”(Porta Fidei, 6)

Em nome de todas as comunidades diocesanas, Dom José e Dom Pedro agradecem “ao Pe. Lúcio Espíndola Santos, Coordenador da Comissão de Liturgia na Diocese de Bafatá e a leiga missionária Adriana M. Nishiyama pelo paciente e corajoso empenho na inserção e controle dos dados litúrgicos. Agradecem igualmente ao Pe. Pedro Lourenço Ferreira, O.C.D, do Secretariado Nacional de Liturgia, por gentilmente nós ter enviado, via internet, cópia do Diretório Litúrgico de Portugal”.