terça-feira, 2 de outubro de 2012

Igreja guineense cria nova Paróquia



O Bispo de Bissau, Dom José Câmnaté Na Bissing, vai presidir no dia 07 de Outubro, Domingo, à cerimónia da fundação da nova Paróquia da sua Diocese. Trata-se da Comunidade de São Domingos que será declarada oficialmente como Paróquia a partir de 07 de Outubro de 2012 e será baptizada com o nome da Paróquia “Santa Bakita” de São Domingos.
As actividades comemorativas alusivas a erecção desta futura Paróquia já terem iniciadas e decorrem sob tema “riba di tudu bó pui amor, pabia i son amor ki ta kumpu kumunhon” (tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas o amor é o vínculo da perfeição), Col 3,14.
No dia 27 de Setembro, realizou-se a missa inaugural que marcou o início das actividades comemorativas, na qual o pároco de Paróquia Nossa Senhora da Luz de Suzana, o padre José Fumagalli, falou da ”lembrança dos primeiros passos da comunidade de São Domingos. O seu passado e o presente”.

Dia 28, Sexta-Feira,   o padre Domingos Cá, Vigário Geral da Diocese de Bissau, falou sobre o que é uma Paróquia?  A identidade da Paróquia.

No dia 29 o padre Cristiano Urolis, Pároco da Paróquia São José de Bôr e Reitor do Seminário Menor Diocesano “São Kizito”, falou da experiência de um pároco. O sentido de pertença a Paróquia.

Foram, também, realizado um retiro espiritual e confissões orientados pelo Padre Celso Corbioli, Missionário Oblato de Maria Imaculada, pároco da paróquia “São Francisco de Assis” de Antula.

Nos dias 4 e 5 de Outubro será exibido o filme da “ Santa Bakita” escolhida para ser a padroeira da Paróquia de São Domingos.

A futura paróquia “Santa Bakita” de São Domingos terá o seu primeiro pároco padre Franco Beati (Itália) e como vigário paroquial, Stephen khu Du (Myan Mar), todos missionários do Pontifício de Institutos Missões Estrangeiro (PIME).
A comunidade de São Domingos até agora está ligada à Paróquia Nossa Senhora da Luz de Suzana.

Desde a sua fundação em 1979 por um capelão português que estava nessa altura ao serviço da administração colonial, esta Comunidade, nunca conteve um padre residente.  
A 30 de Outubro de 2010 recebeu as irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres.

O número das paróquias da Diocese de Bissau vai, assim, subir para 27 com a criação da Paróquia “Santa Bakita” de São Domingos.  
O São Domingos está situado no nordeste da Guiné-Bissau, tem a fronteira com o Senegal e faz parte do sector pastoral de Cacheu.

Casimiro Cajucam

RSM/Fim