terça-feira, 23 de outubro de 2012

SEMINARISTAS GUINEENES RUMO AO SACERDÓCIO



Como já anunciado neste blog, na segunda-feira, dia 22 de Outubro, o Seminário Maior Dom Settimio A. Ferrazzetta, em Bissau, viveu mais um lindo momento da sua história: a celebração da eucaristia para a abertura do Ano Académico 2012-2013 e os ritos onde 09 seminaristas, 05 da Diocese de Bafatá e 04 da Diocese de Bissau, avançaram no caminho rumo ao sacerdócio. Hélder Cá, Mateus Ernesto Djata e Victor Pereira foram admitidos entre os candidatos à Ordem Sacra; Maiúca Gomes Té, Mário dos Santos e Naioncam Bernardo Mancabo receberam o ministério de Leitor; Abulai Albino Sanha, Dingana Siga e Inácio Djú receberam o ministério de Acólito.


A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá e concelebrada por Dom Pedro Zilli, um bom numero de sacerdotes, religiosas e familiares dos seminaristas. Dom Pedro Zilli que proferiu a homilia, exortou os seminaristas a viverem o ano académico 2012/2013 na perspectiva do Ano da Fé. Aos 09 seminaristas que avançaram no caminho formativo rumo ao sacerdócio, Dom Pedro disse: “Vivam o Ano da Fé como cristãos candidatos ao sacerdócio. Cultivem um grande amor à Palavra de Deus e à Santa Eucaristia, pois por ela ‘edifica e cresce o povo de Deus’(Ritual da Instituição dos Acólitos). Alimentem uma grande devoção a Maria. Ela intercede por nós junto a Jesus. Maria, a mãe do Verbo, Rainha do Silêncio, vigia com ternura os nossos passos”.

Os seminaristas maiores neste ano 2012-2013 são um total de 24: Diocese de Bafatá 08; Diocese de Bissau 06; Preciosíssimo Sangue 05; Franciscanos 05. Os seminaristas diocesanos menores são 27: 14 da Diocese de Bafatá e 13 da Diocese de Bissau.