quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bispo de Bissau no Fórum sobre Fé cultura e desenvolvimento na África


O Bispo de Bissau, Dom José Câmnate Na Bissign, parte esta sexta-feira, 16 de Novembro, a Dar-es-Salam, na Tanzânia para participar no Fórum sobre “Fé cultura e desenvolvimento na África”, que terá lugar entre os dias 20 e 25 de Novembro, no qual vão participar 60 delegados oficiais de todas as Conferências episcopais africanas.

O evento é organizado pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (Secam), em colaboração com o Pontifício Conselho da Cultura, um dicastério do Vaticano.

O objetivo é chegar à criação de um Fórum permanente sobre a Cultura e o desenvolvimento na África, começando “pelos recursos e os desafios do continente africano”.

Momento antes de deixar o país, Dom José Câmnate Na Bissign, destacou a importância deste fórum sublinhando que “a cultura é um aspeto que toca com os guineenses, na medida em que este fórum irá ajudar a redescobrir os aspectos positivos que a cultura africana tem”. Falando da pobreza, Na Bissign lamentou a forma como a pobreza tem aumentado em África e em particular na Guiné-Bissau.

A ocasião serviu, ainda, para o bispo de Bissau manifestar a sua alegria sobre os trabalhos da ONG Voz di Paz, que em colaboração com os líderes religiosos procede nesta sexta-feira ao lançamento do “Apelo para um Novo Contrato Social na Guiné-Bissau”. Um acto que visa criar um espaço de reflexão sobre o futuro desejado para o país e o rumo a trilhar para atingir a estabilidade e a prosperidade. Este caminho segundo uma nota de Voz di Paz, “passa necessariamente por um novo Contrato Social do país concebido como um acto de renascimento de uma nova cidadania guineense”.