terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pastoral universitária – um sonho possível na Guiné-Bissau


“A Universidade e, dum modo geral, a cultura universitária constituem uma realidade de importância decisiva. Estão em causa questões vitais neste campo e as profundas mudanças culturais com consequências desconcertantes suscitam novos desafios. A Igreja deve tê-los em conta na sua missão de anunciar o Evangelho”.

A Diocese de Bissau, na pessoa de seu Bispo D. José Câmnaté Na Bissing tem ao longo destes anos procurado lançar iniciativas para estruturação da Pastoral Universitária a nível das universidades radicadas em Bissau. Pois, olhando para o panorama da realidade universitária na Guiné-Bissau vai se percebendo que reclama da presença da Igreja no seu seio enquanto espaço no qual são estudados e debatidos, nas suas diferentes perspetivas, as questões de interesse comum, que têm haver tanto com a sociedade civil como a comunidade política, para além da perspetiva académica de cada um dos cursos elegidos pelos universitários.

Assim, o Bispo de Bissau constituiu a Comissão da Pastoral Universitária, e esta para alargar a sua ação na Universidade, congrega a si um grupo de Jovens com a qual constitui a equipa de coordenação das atividades da PU.

Tem procurado chegar ao mundo universitário através de atividades como:

Dois momentos altos de Celebração Eucarística, uma no início do ano académico, que vai acontecer no próximo dia 16 de Novembro no Liceu João XXIII em Bissau, e outra no final do ano, como momento de gratidão ao Senhor pelo ano que a sua a graça acompanhou a vida de cada um dos estudantes.