quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BISPO EMERITO DE ZIGUINCHOR (SENEGAL) É SEPULTADO



Nesta quarta-feira, dia 19 de Dezembro, na Sé Catedral de Ziguinchor, Sua Eminência Cardeal Theodore Adrien Sarr, Arcebispo de Dakar, presidiu a Missa Solene pela alma de Dom Augustin Sagna, Bispo emérito de Ziguinchor. Após à celebração Dom Sagna foi sepultado na mesma Catedral dedicada a Santo António de Pádua.

Dom Augustin Sagna, cujo lema episcopal era “Omnia in Christo” (tudo em Cristo) nasceu no dia 23 de Outubro de 1920. Faleceu na quarta-feira passada, dia 12 de Dezembro, com 92 anos de idade. Dom Sagna, que foi ordenado bispo no dia 15 de Janeiro de 1967, teve como sucessores, o falecido Dom Maixent Coly e o atual bispo Dom Paul Abel Mamba. Depois da sua reforma em 1995, retirou-se a Cabrousse como pároco fundador da Paróquia Saint Jean Baptiste.

Dom Augustin deixa na memória coletiva e no coração dos fiéis, a figura de um pastor de grande bondade, de um sábio promotor das vocações sacerdotais e religiosas, de um grande construtor e de um missionário edificante, ao serviço de Deus e dos homens.

Na Homilia da Santa Missa, Dom Ernesto Sambu, Bispo de Saint Louis (Senegal), disse que “Dom Augustin foi um homem cheio de qualidades e muito profundo…! Ele foi antes de tudo, um homem de fé. Deus era o seu apoio. Ele não se deixava abater pelos acontecimentos que podiam desencorajá-lo”.

Os bispos da Guiné-Bissau (Dom Câmnate, Dom Lampra e Dom Pedro), acompanhados por sacerdotes, religiosas e fiéis participaram deste momento de dor, e ao mesmo tempo, de fé e esperança que a Igreja irmã de Ziguinchor está a viver.